14456
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Resenha crítica - Análise Linguística / Semiótica

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica. Nesta aula o foco é que o aluno reconheça, no processo de leitura, os recursos linguísticos e discursivos que constituem o gênero resenha crítica para que, posteriormente, possa empregá-los adequadamente nas resenhas críticas que produzirá. Ler, compreender, produzir resenha crítica é importante para que o aluno participe ativamente da sociedade letrada. A leitura de resenha crítica possibilita conhecer a opinião de alguém sobre o produto resenhado e orienta a escolha de assistir ou não a um filme ou espetáculo, a ler ou não um livro, enfim, a consumir ou não determinado produto cultural.

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

<https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica>. Acesso em 05 de setembro de 2018.

Materiais necessários:

Telão e computador com acesso à internet.

Texto impresso, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet na sala de aula ou na sala de informática.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica utilizada nesta aula é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso, o filme Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim), faz uma crítica, e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto e na compreensão da forma de composição desse gênero textual.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez. 2007. Disponível em:

<https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196>

MORAIS,A.G.; SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em:

<http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 30/08/2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula eles aprenderão mais sobre esse gênero textual resenha crítica. Nesta aula será utilizada a resenha crítica Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim.

Materiais complementares:

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05 de setembro de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre os alunos e a argumentação nos momentos em que necessitarem decidir por uma das opções de respostas.
  • Retome com os alunos o que eles já sabem sobre resenha crítica. Essa aula pressupõe que os alunos já conhecem o gênero resenha crítica. Se você estiver utilizando os planos em sequência, retome o que já foi estudado nas aulas anteriores sobre esse gênero textual. Se você não utilizou os planos anteriores, explique aos alunos que esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim), faz uma crítica, e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.
  • Explique para os alunos que, nesta aula, será aprofundado o estudo de como a resenha crítica é organizada.
  • Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola e possam compreender melhor sua função social. Aproveite o momento para explorar com os alunos os elementos da página web: ícones de redes sociais, menu superior que apresenta caminhos para outras possíveis leituras, como navegar por outros assuntos, imagens, publicidade, resenhas críticas de outros produtos (séries e TV, HQs e livros, músicas, livros), linha de endereço do site. É importante que os alunos vivenciem as possibilidades de percurso de leitura que o texto em ambiente digital oferece.

5. Peça que os alunos leiam as informações que aparecem neste slide. Pergunte-lhes:

  • O que vocês imaginam encontrar no texto?
  • O título principal e o título auxiliar nos dão alguma pista sobre a opinião da autora a respeito do filme? Quais pistas? A expressão “une com sucesso” sugere que a autora vai apresentar opinião favorável ao filme.

6. Convide os alunos a lerem silenciosamente o texto.

Materiais complementares:

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica 05 de setembro de 2018.

Clique aqui para imprimir o texto.

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira, no desenvolvimento: 15 minutos para a leitura e a discussão do texto e 20 minutos para a realização das atividades e socialização das respostas.
  • Mantenha a organização dos alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre os alunos e a argumentação nos momentos em que necessitarem decidir por uma das opções de respostas.
  • Apresente o texto em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato, na escola, com o texto em seu meio de circulação fora da escola e poderão compreender melhor sua função social. O texto está disponível em https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica
  • Peça para que os alunos façam a leitura silenciosa do texto. A leitura silenciosa possibilita que o aluno exercite sua capacidade de concentração, imprima seu ritmo à leitura, releia trechos que considerar necessário, grife trechos que considerar importantes, dialogue com o texto e lhe atribua sentido.
  • Após a leitura, promova uma discussão coletiva do texto e oriente:
  • Observação da parte em que a autora descreve o filme resenhado e a identificação das informações que aparecem nessa parte (nome do filme, nome do diretor do filme, breve resumo do filme).
  • Observação das partes em que a autora faz comentários sobre a resenha crítica e identificação das palavras utilizadas para avaliar o filme, como “consegue divertir os pequenos”, “servem muito bem para entreter os adultos”, “destaque positivo”, “o afinco com o qual o filme foi feito”, “há muita criatividade”, “é um contraponto interessante, que faz sentido”, renova o interesse das crianças”, “o som é um ponto positivo”.
  • Identificação de elementos do filme que receberam da autora avaliação positiva (produção, animação, som, elementos de detetive) e trechos que receberam avaliação negativa (“trilha sonora destoa muito do filme e a música parece querer forçar uma diversão”, “alta”, animada demais e usada em momentos estranhos”) .
  • Como a autora finaliza, se recomenda ou não o filme.
  • Quem são os possíveis leitores da resenha?
  • Para que serve a resenha crítica?
  • Após a discussão, diga aos alunos que, baseados nessa discussão, eles farão uma atividade escrita.
  • Entregue a folha de atividade aos alunos ou passe-as no quadro para eles copiarem no caderno.
  • Durante a realização da atividade, circule pela sala e observe como os alunos estão desenvolvendo a atividade. Dê um tempo para que as duplas troquem ideias e façam seus registros, circule pela sala e acompanhe o trabalho das duplas durante a realização das atividades. Se perceber que há alunos com dificuldade para realizar a atividade, faça perguntas que os ajudem a chegar ao entendimento. Retome com esses alunos tópicos discutidos após a leitura.
  • Cheque o tipo de dúvida do aluno: falta de entendimento da comanda da atividade, falta de entendimento do texto, falta de entendimento de como o texto se organiza, não diferencia o que é apresentar do que é avaliar o filme. Conhecer o tipo de dúvida é importante para o professor realizar a intervenção adequada e também muito importante para o aluno ter consciência do seu processo de aprendizagem e da necessidade do que pode fazer para avançar no desenvolvimento de suas competências: ler mais vezes o texto, reler o enunciado da atividade, trocar ideias com os colegas sobre o texto e a atividade, solicitar ajuda ao professor.
  • Promova um momento para que os alunos socializem suas respostas com a turma. Nesse momento, convide-os a fazerem comparação das respostas e identificar aquelas que apresentam todas as informações necessárias, com uma linguagem conceitual e não descritiva.
  • Oriente as duplas que fizeram respostas incompletas a acrescentarem o que falta, com base nas respostas socializadas. Esse momento propicia o desenvolvimento da habilidade de elaborar respostas bem planejadas e refletidas com base no trabalho coletivo, além de demonstrar o reconhecimento dos recursos linguísticos e discursivos do gênero resenha crítica, para empregá-los no momento de produção desse gênero textual. A revisão das respostas a partir das contribuições dos colegas amplia o conhecimento da turma sobre o gênero textual em estudo, encoraja o aluno a contribuir com o grupo, a oferecer e aceitar sugestões, a compreender a importância da troca de ideias para que todos se desenvolvam pessoal e intelectualmente. A socialização promove o desenvolvimento de uma postura ativa diante da aprendizagem, além de propiciar o desenvolvimento de uma postura ética, colaborativa, empática entre os alunos.

Materiais complementares:

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05 de setembro de 2018

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira, no desenvolvimento: 15 minutos para a leitura e a discussão do texto e 20 minutos para a realização das atividades e socialização das respostas.
  • Mantenha a organização dos alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre os alunos e a argumentação nos momentos em que necessitarem decidir por uma das opções de respostas.
  • Apresente o texto em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato, na escola, com o texto em seu meio de circulação fora da escola e poderão compreender melhor sua função social.
  • Peça para que os alunos façam a leitura silenciosa do texto. A leitura silenciosa possibilita que o aluno exercite sua capacidade de concentração, imprima seu ritmo à leitura, releia trechos que considerar necessário, grife trechos que considerar importantes, dialogue com o texto e lhe atribua sentido.
  • Após a leitura, promova uma discussão coletiva do texto e oriente:
  • Observação da parte em que a autora descreve o filme resenhado e a identificação das informações que aparecem nessa parte (nome do filme, nome do diretor do filme, breve resumo do filme).
  • Observação das partes em que a autora faz comentários sobre a resenha crítica e identificação das palavras utilizadas para avaliar o filme, como “consegue divertir os pequenos”, “servem muito bem para entreter os adultos”, “destaque positivo”, “o afinco com o qual o filme foi feito”, “há muita criatividade”, “é um contraponto interessante, que faz sentido”, renova o interesse das crianças”, “o som é um ponto positivo”.
  • Identificação de elementos do filme que receberam da autora avaliação positiva (produção, animação, som, elementos de detetive) e trechos que receberam avaliação negativa (“trilha sonora destoa muito do filme e a música parece querer forçar uma diversão”, “alta”, animada demais e usada em momentos estranhos”) .
  • Como a autora finaliza, se recomenda ou não o filme.
  • Quem são os possíveis leitores da resenha?
  • Para que serve a resenha crítica?
  • Após a discussão, diga aos alunos que, baseados nessa discussão, eles farão uma atividade escrita.
  • Entregue a folha de atividade aos alunos ou passe-as no quadro para eles copiarem no caderno.
  • Durante a realização da atividade, circule pela sala e observe como os alunos estão desenvolvendo a atividade. Dê um tempo para que as duplas troquem ideias e façam seus registros, circule pela sala e acompanhe o trabalho das duplas durante a realização das atividades. Se perceber que há alunos com dificuldade para realizar a atividade, faça perguntas que os ajudem a chegar ao entendimento. Retome com esses alunos tópicos discutidos após a leitura.
  • Cheque o tipo de dúvida do aluno: falta de entendimento da comanda da atividade, falta de entendimento do texto, falta de entendimento de como o texto se organiza, não diferencia o que é apresentar do que é avaliar o filme. Conhecer o tipo de dúvida é importante para o professor realizar a intervenção adequada e também muito importante para o aluno ter consciência do seu processo de aprendizagem e da necessidade do que pode fazer para avançar no desenvolvimento de suas competências: ler mais vezes o texto, reler o enunciado da atividade, trocar ideias com os colegas sobre o texto e a atividade, solicitar ajuda ao professor.
  • Promova um momento para que os alunos socializem suas respostas com a turma. Nesse momento, convide-os a fazerem comparação das respostas e identificar aquelas que apresentam todas as informações necessárias, com uma linguagem conceitual e não descritiva.
  • Oriente as duplas que fizeram respostas incompletas a acrescentarem o que falta, com base nas respostas socializadas. Esse momento propicia o desenvolvimento da habilidade de elaborar respostas bem planejadas e refletidas com base no trabalho coletivo, além de demonstrar o reconhecimento dos recursos linguísticos e discursivos do gênero resenha crítica, para empregá-los no momento de produção desse gênero textual. A revisão das respostas a partir das contribuições dos colegas amplia o conhecimento da turma sobre o gênero textual em estudo, encoraja o aluno a contribuir com o grupo, a oferecer e aceitar sugestões, a compreender a importância da troca de ideias para que todos se desenvolvam pessoal e intelectualmente. A socialização promove o desenvolvimento de uma postura ativa diante da aprendizagem, além de propiciar o desenvolvimento de uma postura ética, colaborativa, empática entre os alunos.

Materiais complementares:

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05 de setembro de 2018

Clique aqui para imprimir o texto.

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a compararem os conhecimentos que tinham sobre a forma de composição do gênero resenha crítica com os conhecimentos que têm agora, após a aula de hoje.
  • Peça para que registrem suas observações no caderno. Esse momento é importante para que os alunos retomem os conhecimentos adquiridos, e para que possam organizar o pensamento e utilizar ferramentas verbais adequadas para fazer o registro da aprendizagem. Espera-se que os alunos tenham compreendido a forma de composição da resenha crítica, que é organizada tendo apresentação do produto resenhado, avaliação, recomendação/refutação do produto resenhado. O registro é importante para a construção e sistematização de conhecimentos necessários à futura produção de resenhas críticas que os alunos farão nas próximas aulas. Esta aula é a quarta de uma sequência de quinze, por isso é importante que os alunos tenham registro de seu aprendizado para que possam utilizá-lo sempre que for necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica. Nesta aula o foco é que o aluno reconheça, no processo de leitura, os recursos linguísticos e discursivos que constituem o gênero resenha crítica para que, posteriormente, possa empregá-los adequadamente nas resenhas críticas que produzirá. Ler, compreender, produzir resenha crítica é importante para que o aluno participe ativamente da sociedade letrada. A leitura de resenha crítica possibilita conhecer a opinião de alguém sobre o produto resenhado e orienta a escolha de assistir ou não a um filme ou espetáculo, a ler ou não um livro, enfim, a consumir ou não determinado produto cultural.

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

<https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica>. Acesso em 05 de setembro de 2018.

Materiais necessários:

Telão e computador com acesso à internet.

Texto impresso, caso em sua escola não seja possível utilizar computador com acesso à internet na sala de aula ou na sala de informática.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica utilizada nesta aula é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso, o filme Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim), faz uma crítica, e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto e na compreensão da forma de composição desse gênero textual.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez. 2007. Disponível em:

<https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196>

MORAIS,A.G.; SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em:

<http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 30/08/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula eles aprenderão mais sobre esse gênero textual resenha crítica. Nesta aula será utilizada a resenha crítica Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim.

Materiais complementares:

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre os alunos e a argumentação nos momentos em que necessitarem decidir por uma das opções de respostas.
  • Retome com os alunos o que eles já sabem sobre resenha crítica. Essa aula pressupõe que os alunos já conhecem o gênero resenha crítica. Se você estiver utilizando os planos em sequência, retome o que já foi estudado nas aulas anteriores sobre esse gênero textual. Se você não utilizou os planos anteriores, explique aos alunos que esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Gnomeu e Julieta - O Mistério do Jardim), faz uma crítica, e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.
  • Explique para os alunos que, nesta aula, será aprofundado o estudo de como a resenha crítica é organizada.
  • Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola e possam compreender melhor sua função social. Aproveite o momento para explorar com os alunos os elementos da página web: ícones de redes sociais, menu superior que apresenta caminhos para outras possíveis leituras, como navegar por outros assuntos, imagens, publicidade, resenhas críticas de outros produtos (séries e TV, HQs e livros, músicas, livros), linha de endereço do site. É importante que os alunos vivenciem as possibilidades de percurso de leitura que o texto em ambiente digital oferece.

5. Peça que os alunos leiam as informações que aparecem neste slide. Pergunte-lhes:

  • O que vocês imaginam encontrar no texto?
  • O título principal e o título auxiliar nos dão alguma pista sobre a opinião da autora a respeito do filme? Quais pistas? A expressão “une com sucesso” sugere que a autora vai apresentar opinião favorável ao filme.

6. Convide os alunos a lerem silenciosamente o texto.

Materiais complementares:

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica 05 de setembro de 2018.

Clique aqui para imprimir o texto.

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira, no desenvolvimento: 15 minutos para a leitura e a discussão do texto e 20 minutos para a realização das atividades e socialização das respostas.
  • Mantenha a organização dos alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre os alunos e a argumentação nos momentos em que necessitarem decidir por uma das opções de respostas.
  • Apresente o texto em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato, na escola, com o texto em seu meio de circulação fora da escola e poderão compreender melhor sua função social. O texto está disponível em https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica
  • Peça para que os alunos façam a leitura silenciosa do texto. A leitura silenciosa possibilita que o aluno exercite sua capacidade de concentração, imprima seu ritmo à leitura, releia trechos que considerar necessário, grife trechos que considerar importantes, dialogue com o texto e lhe atribua sentido.
  • Após a leitura, promova uma discussão coletiva do texto e oriente:
  • Observação da parte em que a autora descreve o filme resenhado e a identificação das informações que aparecem nessa parte (nome do filme, nome do diretor do filme, breve resumo do filme).
  • Observação das partes em que a autora faz comentários sobre a resenha crítica e identificação das palavras utilizadas para avaliar o filme, como “consegue divertir os pequenos”, “servem muito bem para entreter os adultos”, “destaque positivo”, “o afinco com o qual o filme foi feito”, “há muita criatividade”, “é um contraponto interessante, que faz sentido”, renova o interesse das crianças”, “o som é um ponto positivo”.
  • Identificação de elementos do filme que receberam da autora avaliação positiva (produção, animação, som, elementos de detetive) e trechos que receberam avaliação negativa (“trilha sonora destoa muito do filme e a música parece querer forçar uma diversão”, “alta”, animada demais e usada em momentos estranhos”) .
  • Como a autora finaliza, se recomenda ou não o filme.
  • Quem são os possíveis leitores da resenha?
  • Para que serve a resenha crítica?
  • Após a discussão, diga aos alunos que, baseados nessa discussão, eles farão uma atividade escrita.
  • Entregue a folha de atividade aos alunos ou passe-as no quadro para eles copiarem no caderno.
  • Durante a realização da atividade, circule pela sala e observe como os alunos estão desenvolvendo a atividade. Dê um tempo para que as duplas troquem ideias e façam seus registros, circule pela sala e acompanhe o trabalho das duplas durante a realização das atividades. Se perceber que há alunos com dificuldade para realizar a atividade, faça perguntas que os ajudem a chegar ao entendimento. Retome com esses alunos tópicos discutidos após a leitura.
  • Cheque o tipo de dúvida do aluno: falta de entendimento da comanda da atividade, falta de entendimento do texto, falta de entendimento de como o texto se organiza, não diferencia o que é apresentar do que é avaliar o filme. Conhecer o tipo de dúvida é importante para o professor realizar a intervenção adequada e também muito importante para o aluno ter consciência do seu processo de aprendizagem e da necessidade do que pode fazer para avançar no desenvolvimento de suas competências: ler mais vezes o texto, reler o enunciado da atividade, trocar ideias com os colegas sobre o texto e a atividade, solicitar ajuda ao professor.
  • Promova um momento para que os alunos socializem suas respostas com a turma. Nesse momento, convide-os a fazerem comparação das respostas e identificar aquelas que apresentam todas as informações necessárias, com uma linguagem conceitual e não descritiva.
  • Oriente as duplas que fizeram respostas incompletas a acrescentarem o que falta, com base nas respostas socializadas. Esse momento propicia o desenvolvimento da habilidade de elaborar respostas bem planejadas e refletidas com base no trabalho coletivo, além de demonstrar o reconhecimento dos recursos linguísticos e discursivos do gênero resenha crítica, para empregá-los no momento de produção desse gênero textual. A revisão das respostas a partir das contribuições dos colegas amplia o conhecimento da turma sobre o gênero textual em estudo, encoraja o aluno a contribuir com o grupo, a oferecer e aceitar sugestões, a compreender a importância da troca de ideias para que todos se desenvolvam pessoal e intelectualmente. A socialização promove o desenvolvimento de uma postura ativa diante da aprendizagem, além de propiciar o desenvolvimento de uma postura ética, colaborativa, empática entre os alunos.

Materiais complementares:

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05 de setembro de 2018

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua o tempo da seguinte maneira, no desenvolvimento: 15 minutos para a leitura e a discussão do texto e 20 minutos para a realização das atividades e socialização das respostas.
  • Mantenha a organização dos alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre os alunos e a argumentação nos momentos em que necessitarem decidir por uma das opções de respostas.
  • Apresente o texto em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato, na escola, com o texto em seu meio de circulação fora da escola e poderão compreender melhor sua função social.
  • Peça para que os alunos façam a leitura silenciosa do texto. A leitura silenciosa possibilita que o aluno exercite sua capacidade de concentração, imprima seu ritmo à leitura, releia trechos que considerar necessário, grife trechos que considerar importantes, dialogue com o texto e lhe atribua sentido.
  • Após a leitura, promova uma discussão coletiva do texto e oriente:
  • Observação da parte em que a autora descreve o filme resenhado e a identificação das informações que aparecem nessa parte (nome do filme, nome do diretor do filme, breve resumo do filme).
  • Observação das partes em que a autora faz comentários sobre a resenha crítica e identificação das palavras utilizadas para avaliar o filme, como “consegue divertir os pequenos”, “servem muito bem para entreter os adultos”, “destaque positivo”, “o afinco com o qual o filme foi feito”, “há muita criatividade”, “é um contraponto interessante, que faz sentido”, renova o interesse das crianças”, “o som é um ponto positivo”.
  • Identificação de elementos do filme que receberam da autora avaliação positiva (produção, animação, som, elementos de detetive) e trechos que receberam avaliação negativa (“trilha sonora destoa muito do filme e a música parece querer forçar uma diversão”, “alta”, animada demais e usada em momentos estranhos”) .
  • Como a autora finaliza, se recomenda ou não o filme.
  • Quem são os possíveis leitores da resenha?
  • Para que serve a resenha crítica?
  • Após a discussão, diga aos alunos que, baseados nessa discussão, eles farão uma atividade escrita.
  • Entregue a folha de atividade aos alunos ou passe-as no quadro para eles copiarem no caderno.
  • Durante a realização da atividade, circule pela sala e observe como os alunos estão desenvolvendo a atividade. Dê um tempo para que as duplas troquem ideias e façam seus registros, circule pela sala e acompanhe o trabalho das duplas durante a realização das atividades. Se perceber que há alunos com dificuldade para realizar a atividade, faça perguntas que os ajudem a chegar ao entendimento. Retome com esses alunos tópicos discutidos após a leitura.
  • Cheque o tipo de dúvida do aluno: falta de entendimento da comanda da atividade, falta de entendimento do texto, falta de entendimento de como o texto se organiza, não diferencia o que é apresentar do que é avaliar o filme. Conhecer o tipo de dúvida é importante para o professor realizar a intervenção adequada e também muito importante para o aluno ter consciência do seu processo de aprendizagem e da necessidade do que pode fazer para avançar no desenvolvimento de suas competências: ler mais vezes o texto, reler o enunciado da atividade, trocar ideias com os colegas sobre o texto e a atividade, solicitar ajuda ao professor.
  • Promova um momento para que os alunos socializem suas respostas com a turma. Nesse momento, convide-os a fazerem comparação das respostas e identificar aquelas que apresentam todas as informações necessárias, com uma linguagem conceitual e não descritiva.
  • Oriente as duplas que fizeram respostas incompletas a acrescentarem o que falta, com base nas respostas socializadas. Esse momento propicia o desenvolvimento da habilidade de elaborar respostas bem planejadas e refletidas com base no trabalho coletivo, além de demonstrar o reconhecimento dos recursos linguísticos e discursivos do gênero resenha crítica, para empregá-los no momento de produção desse gênero textual. A revisão das respostas a partir das contribuições dos colegas amplia o conhecimento da turma sobre o gênero textual em estudo, encoraja o aluno a contribuir com o grupo, a oferecer e aceitar sugestões, a compreender a importância da troca de ideias para que todos se desenvolvam pessoal e intelectualmente. A socialização promove o desenvolvimento de uma postura ativa diante da aprendizagem, além de propiciar o desenvolvimento de uma postura ética, colaborativa, empática entre os alunos.

Materiais complementares:

Fonte: Gnomeu e Julieta, Camila Sousa. Omelete Críticas, disponível em:

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/gnomeu-e-julieta-o-misterio-do-jardim-critica. Acesso em 05 de setembro de 2018

Clique aqui para imprimir o texto.

Clique aqui para imprimir as atividades.

Clique aqui para imprimir a resolução das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a compararem os conhecimentos que tinham sobre a forma de composição do gênero resenha crítica com os conhecimentos que têm agora, após a aula de hoje.
  • Peça para que registrem suas observações no caderno. Esse momento é importante para que os alunos retomem os conhecimentos adquiridos, e para que possam organizar o pensamento e utilizar ferramentas verbais adequadas para fazer o registro da aprendizagem. Espera-se que os alunos tenham compreendido a forma de composição da resenha crítica, que é organizada tendo apresentação do produto resenhado, avaliação, recomendação/refutação do produto resenhado. O registro é importante para a construção e sistematização de conhecimentos necessários à futura produção de resenhas críticas que os alunos farão nas próximas aulas. Esta aula é a quarta de uma sequência de quinze, por isso é importante que os alunos tenham registro de seu aprendizado para que possam utilizá-lo sempre que for necessário.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano