Plano de Aula

Plano de aula: Encontro de contações de histórias

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincando com narrativas e personagens das histórias

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Antes dessa proposta, organize com antecedência junto às crianças um convite para um encontro de contação de histórias e brincadeiras destinado a outra turma da instituição. Planejem o convite (se escreverão uma carta, sendo você o escriba, se colocarão alguns adereços e irão na sala convidar pessoalmente etc.) e convidem a outra turma para participar. Assista aos vídeos (links aqui e aqui) para se inspirar para a contação de histórias, que acontecerá no dia estipulado no convite, e promover um momento mais significativo, que envolva a participação das crianças e até mesmo o uso de adereços. Para o momento da brincadeira, as crianças podem ter confeccionado materiais ou escolhido acessórios que estejam relacionados com história de princesas para brincarem.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Narração de história: a Linda Rosa Juvenil

Brincando de faz de conta 

Revisitando histórias 

História com teatro

Encontro de contações de histórias 

Materiais:

Esses materiais podem ter sido confeccionados pelas crianças e/ou levados por você. Algumas sugestões: coroas, cavalos de pau, tecidos diversos, sapatos que remetem a princesas, roupas de príncipes e princesas de diversas etnias, colares, braceletes, penas, entre outros. Disponibilizelivros de histórias de princesas que as crianças já conhecem, bem como histórias que representam príncipes e princesas de etnias e culturas diferentes. Dessa forma elas terão opções no momento da escolha da história para contar. Providencie esteiras ou tapetes para que as crianças se acomodem confortavelmente para ouvir as histórias e brincar.

Espaços:

Esta atividade pode ocorrer em um espaço interno, como a sala onde as crianças já fazem atividades cotidianamente. A organização do espaçoe dos materiais se dará mediante a sugestão das próprias crianças.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais formas as crianças usam para contar histórias a partir de um tema específico?

2. Quais estratégias as crianças usaram para criar enredos a partir da brincadeira com os elementos que compõem histórias de princesas?

3. Como ocorrem as interações durante a atividade entre as crianças e entre elas e adultos? Como ocorre a negociação do empréstimo de objetos com as demais crianças?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou grupo. Potencialize a participação de todas na escolha de acessórios para brincar, oferecendo auxílio aos que forem mais inibidos. Garanta que os adereços estejam ao alcance de todos. Fortaleça a atitude de respeito entre as crianças, independente dos objetos que escolherem para brincar.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Em roda no grande grupo, retome com as crianças a proposta, lembrando que é chegado o dia em que receberão os colegas da outra turma para a contação de histórias e brincadeiras. Converse com elas sobre os materiais, acessórios e adereços usados pelas princesas e príncipes nas histórias e que poderão ser utilizados para brincar com a outra turma de crianças convidada. Caso tenham confeccionado alguns itens referentes às histórias de princesas anteriormente, recupere aqui e relembre com as crianças que poderão utilizá-los na brincadeira. Converse com elas sobre como querem organizar o espaço, onde ocorrerá esta recepção e ouça atentamente as sugestões das crianças. Combinem questões organizacionais, por exemplo: haverá alguma música para a acolhida? Como recepcionarão os colegas? Onde os acomodarão?


2

Ainda na roda, planejem quais serão as histórias contadas para os convidados e de que forma acontecerá essa leitura. Lembre-se que a leitura de histórias amplia a criatividade e imaginação da criança, pois não costuma usar elementos prontos como ilustrações, por exemplo. Na leitura, você tem liberdade poética e autonomia para adaptar a história narrada para, por exemplo, incluir o nome das crianças na narrativa. Isso faz uma aproximação delas com a história e da história com a realidade dos pequenos, e você fica livre para usar adereços, gestos, movimentos, expressões, permitindo um toque especial de sua autoria. Pensando nisso, mostre às crianças os livros de histórias de princesas que você selecionou e escolham juntos histórias para serem contadas à turma visitante, de forma que as crianças possam participar deste momento. Elas podem te ajudar a ler a história entrando em pontos-chave ou fazendo sons e gestos que contenham na narrativa, envolvendo também as crianças visitantes. Se necessário, rapidamente ensaiem juntos esse momento de leitura.


3

Proponha a organização do espaço para o encontro. Pergunte onde elas querem colocar os adereços, quais materiais utilizarão para as brincadeiras, se querem organizar cenários, se vão organizar cantos temáticos etc. Como haverá um momento de contação de histórias, organizem um espaço destinado a isso, que pode ser uma esteira com almofadas ou tapete enfeitado. O espaço pode conter alguns adereços das histórias que poderão ser manipulados e utilizados ou o que a criatividade das crianças propuser. Garanta que elas possam participar da escolha dos espaços e da organização do ambiente para recepcionar os visitantes.


4

Quando a turma convidada chegar, acolha conforme combinaram na roda de conversa. Acomode-os no local indicado no planejamento com as crianças. Prepare o ambiente para a leitura da história e conduza este momento. Esteja atento aos elementos que compõem uma contação, garantindo interação entre você e as crianças participantes. O contato e o olhar são fundamentais, bem como a entonação da voz e movimentos do corpo para potencializar a história. Neste momento, você pode usar instrumentos que emitem sons. Não precisa ser violão, pandeiro ou tambor. Caso não saiba tocá-los, use apitos variados (alguns imitam sons de passarinhos), chocalhos, sinos, guizos e tudo o mais que funcionar para enriquecer a história contada. Lembre da participação ativa das crianças e de registrar esse momento com fotos ou vídeo.


5

Após a leitura de histórias de princesas para o grande grupo, convide as crianças para, livremente, brincarem de faz de conta. Combine com elas um tempo para que a brincadeira ocorra e diga que depois todas ajudarão na organização do espaço. Durante as brincadeiras, potencialize para que todas participem. Convide o outro professor para que brinquem juntos com as crianças, agindo como coparticipantes. Lembre-se sempre de interagir a partir das iniciativas delas, acrescentando informações, propondo elementos, mas sem interferir nem alterar a criação e o imaginário delas. Observe e registre, por meio de imagens, as interações das crianças umas com as outras. Note como elas brincam com as convidadas e potencialize para que essa interação seja enriquecida de gentilezas e ações simbólicas importantes.


Para finalizar:

Quando perceber que as crianças já brincaram o suficiente ou quando faltar alguns minutos para encerrar o tempo da proposta, conduza para irem finalizando a brincadeira. Convide-as para colaborarem e ajudarem na tarefa de arrumar e organizar o espaço.Utilize, para este momento da organização, a canção do grupo Palavra Cantada (disponível aqui) para que, em tom de brincadeira, possam organizar os objetos utilizados para brincar.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados