14236
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Encontro de contações de histórias

Nesta atividade, as crianças receberão colegas de outra turma para participar do momento da história e de brincadeiras de faz-de-conta.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Marcos de Souza Machado

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Antes dessa proposta, organize com antecedência junto às crianças um convite para um encontro de contação de histórias e brincadeiras destinado a outra turma da instituição. Planejem o convite (se escreverão uma carta, sendo você o escriba, se colocarão alguns adereços e irão na sala convidar pessoalmente etc.) e convidem a outra turma para participar. Assista aos vídeos (links aqui e aqui) para se inspirar para a contação de histórias, que acontecerá no dia estipulado no convite, e promover um momento mais significativo, que envolva a participação das crianças e até mesmo o uso de adereços. Para o momento da brincadeira, as crianças podem ter confeccionado materiais ou escolhido acessórios que estejam relacionados com história de princesas para brincarem.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Narração de história: a Linda Rosa Juvenil

Brincando de faz de conta 

Revisitando histórias 

História com teatro

Encontro de contações de histórias 

Materiais:

Esses materiais podem ter sido confeccionados pelas crianças e/ou levados por você. Algumas sugestões: coroas, cavalos de pau, tecidos diversos, sapatos que remetem a princesas, roupas de príncipes e princesas de diversas etnias, colares, braceletes, penas, entre outros. Disponibilizelivros de histórias de princesas que as crianças já conhecem, bem como histórias que representam príncipes e princesas de etnias e culturas diferentes. Dessa forma elas terão opções no momento da escolha da história para contar. Providencie esteiras ou tapetes para que as crianças se acomodem confortavelmente para ouvir as histórias e brincar.

Espaços:

Esta atividade pode ocorrer em um espaço interno, como a sala onde as crianças já fazem atividades cotidianamente. A organização do espaçoe dos materiais se dará mediante a sugestão das próprias crianças.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais formas as crianças usam para contar histórias a partir de um tema específico?

2. Quais estratégias as crianças usaram para criar enredos a partir da brincadeira com os elementos que compõem histórias de princesas?

3. Como ocorrem as interações durante a atividade entre as crianças e entre elas e adultos? Como ocorre a negociação do empréstimo de objetos com as demais crianças?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou grupo. Potencialize a participação de todas na escolha de acessórios para brincar, oferecendo auxílio aos que forem mais inibidos. Garanta que os adereços estejam ao alcance de todos. Fortaleça a atitude de respeito entre as crianças, independente dos objetos que escolherem para brincar.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Em roda no grande grupo, retome com as crianças a proposta, lembrando que é chegado o dia em que receberão os colegas da outra turma para a contação de histórias e brincadeiras. Converse com elas sobre os materiais, acessórios e adereços usados pelas princesas e príncipes nas histórias e que poderão ser utilizados para brincar com a outra turma de crianças convidada. Caso tenham confeccionado alguns itens referentes às histórias de princesas anteriormente, recupere aqui e relembre com as crianças que poderão utilizá-los na brincadeira. Converse com elas sobre como querem organizar o espaço, onde ocorrerá esta recepção e ouça atentamente as sugestões das crianças. Combinem questões organizacionais, por exemplo: haverá alguma música para a acolhida? Como recepcionarão os colegas? Onde os acomodarão?


2

Ainda na roda, planejem quais serão as histórias contadas para os convidados e de que forma acontecerá essa leitura. Lembre-se que a leitura de histórias amplia a criatividade e imaginação da criança, pois não costuma usar elementos prontos como ilustrações, por exemplo. Na leitura, você tem liberdade poética e autonomia para adaptar a história narrada para, por exemplo, incluir o nome das crianças na narrativa. Isso faz uma aproximação delas com a história e da história com a realidade dos pequenos, e você fica livre para usar adereços, gestos, movimentos, expressões, permitindo um toque especial de sua autoria. Pensando nisso, mostre às crianças os livros de histórias de princesas que você selecionou e escolham juntos histórias para serem contadas à turma visitante, de forma que as crianças possam participar deste momento. Elas podem te ajudar a ler a história entrando em pontos-chave ou fazendo sons e gestos que contenham na narrativa, envolvendo também as crianças visitantes. Se necessário, rapidamente ensaiem juntos esse momento de leitura.


3

Proponha a organização do espaço para o encontro. Pergunte onde elas querem colocar os adereços, quais materiais utilizarão para as brincadeiras, se querem organizar cenários, se vão organizar cantos temáticos etc. Como haverá um momento de contação de histórias, organizem um espaço destinado a isso, que pode ser uma esteira com almofadas ou tapete enfeitado. O espaço pode conter alguns adereços das histórias que poderão ser manipulados e utilizados ou o que a criatividade das crianças propuser. Garanta que elas possam participar da escolha dos espaços e da organização do ambiente para recepcionar os visitantes.


4

Quando a turma convidada chegar, acolha conforme combinaram na roda de conversa. Acomode-os no local indicado no planejamento com as crianças. Prepare o ambiente para a leitura da história e conduza este momento. Esteja atento aos elementos que compõem uma contação, garantindo interação entre você e as crianças participantes. O contato e o olhar são fundamentais, bem como a entonação da voz e movimentos do corpo para potencializar a história. Neste momento, você pode usar instrumentos que emitem sons. Não precisa ser violão, pandeiro ou tambor. Caso não saiba tocá-los, use apitos variados (alguns imitam sons de passarinhos), chocalhos, sinos, guizos e tudo o mais que funcionar para enriquecer a história contada. Lembre da participação ativa das crianças e de registrar esse momento com fotos ou vídeo.


5

Após a leitura de histórias de princesas para o grande grupo, convide as crianças para, livremente, brincarem de faz de conta. Combine com elas um tempo para que a brincadeira ocorra e diga que depois todas ajudarão na organização do espaço. Durante as brincadeiras, potencialize para que todas participem. Convide o outro professor para que brinquem juntos com as crianças, agindo como coparticipantes. Lembre-se sempre de interagir a partir das iniciativas delas, acrescentando informações, propondo elementos, mas sem interferir nem alterar a criação e o imaginário delas. Observe e registre, por meio de imagens, as interações das crianças umas com as outras. Note como elas brincam com as convidadas e potencialize para que essa interação seja enriquecida de gentilezas e ações simbólicas importantes.


Para finalizar:

Quando perceber que as crianças já brincaram o suficiente ou quando faltar alguns minutos para encerrar o tempo da proposta, conduza para irem finalizando a brincadeira. Convide-as para colaborarem e ajudarem na tarefa de arrumar e organizar o espaço.Utilize, para este momento da organização, a canção do grupo Palavra Cantada (disponível aqui) para que, em tom de brincadeira, possam organizar os objetos utilizados para brincar.

Desdobramentos

Proponha à professora da turma convidada a fazer essa mesma atividade, ou outras propostas, convidando sua turma para brincar no espaço deles. Além disso, esses materiais podem ser disponibilizados para que as crianças brinquem novamente em outras oportunidades. Convide outras turmas para desenvolver esta atividade, adaptando-a, caso haja necessidade.

Engajando as famílias

Proponha aos familiares que, num dia específico, tragam algum elemento que faça referência às histórias de príncipes e princesas, especialmente aquelas histórias que eles costumam contar em casa. Dessa forma, quando vierem buscar seus filhos, poderão brincar com eles antes de ir para casa. Outra opção é convidar os familiares para que brinquem com as crianças, utilizando os materiais que as próprias crianças confeccionaram. Há ainda outra possibilidade: convidar os familiares para levarem uma história que têm em casa para ler às crianças.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Narração de história

ATIVIDADE 02

Brincando de faz de conta

ATIVIDADE 03

Revisitando histórias

ATIVIDADE 04

História com teatro

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Narração de história

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo novas parlendas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de poesias

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com rimas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Manuseio de livros

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO03 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Narração de história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Resolvendo problemas de contagem das crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de faz de conta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras e contagem com uma parlenda

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras no parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontro de contações de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construção de circuito com as famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Acolhida durante a adaptação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando a refeição

Creche / Educação Infantil / Unidade

Confecção de Nanás

Creche / Educação Infantil / Unidade

Acolhida com centros de interesse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com bolas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Plantando na horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Recontando a história com objetos e acessórios

Creche / Educação Infantil / Unidade

Oficina de artes inspiradas em Niki e Matisse

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livre escolha e construção

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: conhecendo o espaço da sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construindo uma coleção com objetos do parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando o boiar e o afundar

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com cenários das histórias preferidas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: saída com atividade de livre escolha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Coleções a partir de materiais trazidos de casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Contagem e registro a partir de coleções

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experiências com esponjas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exposição de coleções feitas pelas crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Misturando diferentes texturas com a água

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EF05 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Narração de história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de outras culturas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Revisitando histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pertences pessoais: Reconhecimento e cuidado

Creche / Educação Infantil / Unidade

História com teatro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Montando um Álbum de Expressões da Turma

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontro de contações de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com uma história musicada

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando personagens em uma história de repetição

Creche / Educação Infantil / Unidade

As danças e as culturas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo o cardápio da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Chegando na escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando a volta pra casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brinquedos e brincadeiras preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Confecção de barquinho de gelo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a ciranda Coco de roda

Creche / Educação Infantil / Unidade

Ampliação de repertório: os jogos das famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: saída com atividade de livre escolha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experiências com esponjas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EF06 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Manuseio de livros

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de faz de conta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Revisitando histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontro de contações de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Levando livros para casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando personagens em uma história de repetição

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com a história dos Três Porquinhos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Recontando a história com objetos e acessórios

Creche / Educação Infantil / Unidade

Criando novas partes de uma história de repetição

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann