14150
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte II

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte II

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Envie aos alunos o vídeo do slide Introdução e peça que respondam, via WhatsApp, às perguntas referentes ao vídeo, de acordo com as instruções da aula. Peça que eles façam as atividades em grupo, criando um grupo no WhatsApp para as discussões.

Desenvolvimento
Envie aos alunos o texto do primeiro slide de Desenvolvimento, disponível como material complementar, e faça uma leitura em voz alta do trecho por meio de um áudio a ser enviado pelo WhatsApp da turma. Depois disso, por meio de um áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos respondam em seus grupos às questões referentes ao trecho, enfatizando as escolhas que o biógrafo faz para contar a vida de alguém. Quando acabarem, entregue o texto do terceiro slide (também disponibilize uma leitura em voz alta por meio de áudio) e peça que os alunos apontem as diferenças e as semelhanças entre os dois textos lidos na aula, de acordo com a tabela do último slide de Desenvolvimento. Quando todos finalizarem as atividades, peça que um aluno de cada grupo envie as respostas no WhatsApp da turma, iniciando um rápido debate. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos compararem as suas respostas.

Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que os alunos respondam verdadeiro ou falso para uma série de afirmações sobre o processo de construção de uma biografia, conforme o slide Fechamento. Quando acabarem, faça a correção e, por meio de um áudio, conclua a aula.

Convite às famílias
A família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos. Indique a leitura familiar do livro “Eu sou Malala”, que conta a história de Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa que ficou conhecida mundialmente após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola em outubro de 2012, quando tinha 15 anos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_04SQA05

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas