14142
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estrutura da narrativa no gênero conto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Estrutura da narrativa no gênero conto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui). 

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Relembre os elementos da narrativa (personagem, tempos, espaço, narrador e enredo) e leia os conceitos de trama.

Introdução
No mesmo áudio ou vídeo, leia o conteúdo do slide e projete as questões do primeiro slide de Introdução, indagando aos alunos que há algo estranho no diálogo. Em seguida, leia o segundo fragmento (do segundo slide de Introdução) e mostre que foram inseridos alguns trechos no mesmo diálogo: pergunte a eles que trechos são esses e quem está falando (espera-se que eles reconheçam a presença do narrador). Peça que os alunos reflitam sobre a questão levantada e respondam no canal estabelecido para a aula (grupo de WhatsApp, por exemplo).

Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, peça que os alunos se organizem em grupos formados pelo WhatsApp e explique as atividades disponíveis nos slides de Desenvolvimento (envie o arquivo com as atividades pelo WhatsApp). Explique que os alunos terão que ler dois excertos: (i) trecho de "A Cartomante", com o qual, em grupo, eles deverão responder às questões do primeiro slide de Desenvolvimento; (ii) trecho de "Entre a espada e a rosa", para responder às questões do segundo slide de Desenvolvimento. Estipule um prazo para entrega dessas duas atividades, via WhatsApp, e-mail ou por fotografias das produções dos alunos. Se preferir, faça um debate síncrono (via Zoom ou Google Meets) para que os alunos leiam e discutam as suas respostas.

Fechamento
Envie aos alunos o link do áudio presente no slide Fechamento, afirmando se tratar de uma adaptação do conto "A Cartomante". Em uma mensagem de texto, peça que eles escutem o áudio e façam comparações com o modo em que a radionovela foi narrada em relação à narração do conto original. Peça que eles encaminhem as suas respostas (por áudio ou mensagem de texto), em forma de síntese, no canal de comunicação estabelecido.

Convite às famílias
Convide a família a conhecer as radionovelas da “Cena sonora”, em que terão acesso à narração de diferentes narrativas, para observar os efeitos de sentido decorrente do foco narrativo.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_01SQA04

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas