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Plano de Aula
Plano de aula: Estrutura da narrativa no gênero conto
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro, projetor multimídia e computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para outro, diluído em feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer os tipos de discurso presentes na narrativa e, consequentemente, as múltiplas vozes que compõem o enredo (do narrador, da personagem). Para superar as dificuldades, sempre que necessário, recupere conceitos já estudados pelos alunos. Permita que eles troquem ideias e esteja sempre fornecendo o apoio necessário para formulações e conclusões.
Referências sobre o assunto:
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOMES, Clara Monica Marinho. A cartomante: traduções intersemióticas do conto de Machado de Assis. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, 2015.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
VELLOSO, Elizabete. Dialética polifônica em A cartomante, de Machado de Assis. Revista Línguas & Letras. Cascavel, vol. 8 n.15, pgs. 165-178, 2º semestre de 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles recordam quais elementos compõem uma narrativa. Espera-se que os alunos se recordem dos elementos: personagens, tempo, espaço, enredo, foco narrativo. Caso eles não se lembrem, retome com eles o conceito de cada um.
Tema da aula
Orientações:
- Exponha as várias definições do termo “trama”, presentes no dicionário, e pergunte a eles qual delas se encaixa melhor ao conceito de narrativa. Explique que a última definição é a mais adequada ao contexto depois que eles apontarem uma delas.
- Explique aos alunos que o foco da aula será a construção do enredo e as vozes presentes na narrativa dos contos A cartomante e Entre a espada e a rosa, com o objetivo de compreender como organizam-se as diferentes vozes na trama do texto e como elas contribuem para a compreensão do texto.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou distribua cópias do diálogo. O material para impressão está disponível aqui.
- Peça a um aluno da classe que leia este trecho.
- Pergunte a todos: Vocês reconhecem de quem são estas falas? A qual fato da história pertence o diálogo? Apenas pela leitura das falas isoladamente, podemos saber disso? Espera-se que os alunos reconheçam que as falas estão presentes no conto A cartomante, e pertencem às personagens cartomante e Camilo.
O diálogo é do momento em que Camilo vai se consultar com a cartomante. Apenas pela leitura das falas não conseguiremos entender o fato como um todo. - Pergunte aos alunos: O que está faltando neste texto? Espera-se que eles percebam que as falas do narrador foram retiradas.
Introdução
Orientações:
- Depois que os alunos constatarem a falta do voz do narrador, projete o trecho com as falas do narrador em destaque e pergunte: Qual a importância da voz narrativa para o texto? Sugestão: O narrador descreve a cena para entendermos melhor o que se passa na história. Ele explica também o comportamento e as atitudes das personagens, descrevendo suas ações. Ele introduz a fala das personagens.
- Para finalizar, questione: Nos contos estudados até aqui, qual é o envolvimento da voz narrativa com os fatos? Ela participa da história? Ela observa de forma imparcial ou há um envolvimento maior na narrativa? Sugestão de resposta: A voz narrativa não participa da história, porém não é apenas observadora, ela conhece muito bem cada personagem e apresenta os fatos de modo parcial. Ela conduz os fatos como alguém que conhece o desfecho. Mencione aos alunos que esse tipo de narrador é classificado como onisciente.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Solicite aos alunos que formem duplas, para que possam analisar alguns excertos do conto trocando ideias. Você pode acessar o Material complementar aqui.
- Distribua cópias do Excerto 1 do conto A cartomante.
- Peça aos alunos que respondam no caderno os seguintes questionamentos:
- A quais sujeitos podemos atribuir as vozes presentes no excerto lido? Sugestão: As vozes presentes no excerto são de Rita, Camilo, da cartomante e do narrador. O travessão introduz as vozes de Rita e Camilo. As aspas introduzem a fala da cartomante no discurso de Rita. As reticências indicam que a voz foi interrompida.
- Quais recursos de pontuação mostram quem fala no texto? Sugestão: na fala de Rita, o discurso da cartomante aparece entre aspas porque foi reproduzido com as mesmas palavras ditas por ela. Rita usou a fala da cartomante para convencer Camilo do ponto de vista que ela apresentava. Ela queira dar crédito à cartomante, afirmando o seu poder de adivinhação.
- Por que, na fala de Rita, o discurso inicial da cartomante aparece entre aspas? Qual é o efeito provocado pelo uso delas? Reescreva o trecho como se Rita contasse o que a cartomante disse e responda: Há diferença de sentido? Qual? Sugestão: Se Rita tivesse dito: “Apenas começou a botar as cartas e disse-me que eu gostava de uma pessoa...", o clima de mistério gerado durante a consulta de Rita à cartomante não seria reproduzido em sua fala.
- Observe o verbo “interrompeu”, usado pelo narrador para indicar a maneira como Camilo se expressou. Se o verbo fosse substituído por “disse”, o que mudaria no sentido do texto? Sugestão: O verbo “interromper” reforça a atitude Camilo em desconsiderar o discurso de Rita, ele não estava levando a sério o que ela estava dizendo. Se o narrador tivesse usado o verbo “dizer”, ele introduziria a fala de Camilo de forma mais neutra.
- A fala de Rita apresenta elementos que levam Camilo a acreditar na cartomante? Indique os trechos que possam comprovar sua resposta. Sugestão: A fala de Rita não é capaz de convencer Camilo, pois as falas da cartomante apresentadas por Rita “A senhora gosta de uma pessoa…” e “declarou que eu tinha medo que você me esquecesse” são fatos genéricos, não apresentam nada em específico, qualquer um poderia supor que quem está apaixonado não que ser esquecido.
- A técnica de reproduzir a fala das personagens dando-lhes a voz é denominada discurso direto, ou seja, o narrador apresenta diretamente o que a personagem disse ou pensou. Se esse trecho fosse contado pelo narrador, que resultado esta mudança poderia causar na narrativa? Sugestão: O discurso direto permite que o leitor se aproxime mais das personagens, de suas angústias, sentimentos. Se o fato fosse contado apenas pelo narrador, a história seria mais objetiva ou, ainda que o narrador explicasse com detalhes, teríamos o olhar do narrador sobre a história, não da personagem.
- Promova a socialização das respostas oralmente.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua as cópias dos excertos (Excertos 2) aos alunos.
- Pergunte a eles: De quem são as vozes presentes neste trecho? Espera-se que eles identifiquem que no conto Entre a espada e a rosa aparecem as vozes do narrador e do personagem Rei. No conto A cartomante aparecem as vozes do narrador e do personagem Camilo.
- Peça que grifem de uma cor o que pertence à voz do narrador e de outra cor o que pertence à voz da personagem.
- Ainda em duplas, peça que respondam no caderno: Há a presença de travessão ou aspas nos trechos lidos? Como o narrador apresenta a fala das personagens? Espera-se que eles percebam que não há a presença de travessão ou aspas. O narrador, por meio de sua fala, apresenta o que o outro disse. Este tipo de discurso chama-se discurso indireto. Apresente o conceito neste momento.
- Após concluir com os alunos que o narrador apresenta a voz da personagem usando a sua própria voz, ou seja, indiretamente, oriente que cada dupla deve escolher um excerto de um conto. Peça para que os alunos passem para o discurso direto as falas das personagens.
- Oriente-os, questionando: Para colocar de forma direta a fala das personagens, devemos apenas inserir as pontuações adequadas? O que será necessário fazer? Oriente os alunos que somente inserir os recursos de pontuação não basta, mas também há a necessidade de eles prestarem atenção em verbos, pronomes e outras adequações.
- Por fim, pergunte a eles: O que mudou na maneira como a história é contada? Por que os autores teriam escolhido o discurso indireto em vez do discurso direto nas passagens analisadas? Explique que a passagem em que aparece a voz das personagens aproxima mais o leitor dos fatos e das próprias personagens.
A opção pelo discurso indireto pode ter sido realizada para dar ênfase nas ações e não nas emoções e características das personagens.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Com os alunos dispostos em círculo, anuncie que eles escutarão uma adaptação do conto A cartomante para o gênero radionovela.
- Reproduza um trecho da radionovela para os alunos, o áudio está disponível neste link. Interrompa a reprodução do áudio em 01’ 04”.
- Pergunte aos alunos: O que compreenderam do início da história? Quem são as personagens envolvidas? Qual é a situação inicial apresentada? O que foi alterado no enredo? Sugestões: O início da história é o diálogo entre a cartomante Soraia e seu ajudante/informante. A cartomante exige as informações que o ajudante coletou da vida de Rita. Foi acrescentado um fato não existente na história original e um novo personagem.
- Acolha as respostas coletivamente, garantindo que cada aluno se expresse, respeitando os turnos de fala dos colegas.
- Reproduza mais uma vez o trecho da radionovela.
- Pergunte oralmente: Como é a fala do narrador na radionovela? Espera-se que os alunos identifiquem que trata-se de uma fala breve, que ele apresenta apenas a situação principal da história e não explica em detalhes os personagens e o ambiente em que se passa a cena, como é feito no conto.
- Finalmente, peça aos alunos que transformem a introdução da radionovela, passando o discurso direto para o indireto e acrescentando mais detalhes da cena, como se o narrador conhecesse detalhadamente as personagens envolvidas e o espaço em que ocorre a história.
- Oriente que discutam em trios como será feita a transformação de um discurso para outro, fazendo um rascunho no caderno ou apenas discutindo entre eles. Depois, peça que leiam ou falem de forma espontânea a recriação da introdução da radionovela pela voz do narrador onisciente.
- Você pode pedir que alguns alunos se apresentem no meio do círculo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Relembre os elementos da narrativa (personagem, tempos, espaço, narrador e enredo) e leia os conceitos de trama.
Introdução
No mesmo áudio ou vídeo, leia o conteúdo do slide e projete as questões do primeiro slide de Introdução, indagando aos alunos que há algo estranho no diálogo. Em seguida, leia o segundo fragmento (do segundo slide de Introdução) e mostre que foram inseridos alguns trechos no mesmo diálogo: pergunte a eles que trechos são esses e quem está falando (espera-se que eles reconheçam a presença do narrador). Peça que os alunos reflitam sobre a questão levantada e respondam no canal estabelecido para a aula (grupo de WhatsApp, por exemplo).
Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, peça que os alunos se organizem em grupos formados pelo WhatsApp e explique as atividades disponíveis nos slides de Desenvolvimento (envie o arquivo com as atividades pelo WhatsApp). Explique que os alunos terão que ler dois excertos: (i) trecho de "A Cartomante", com o qual, em grupo, eles deverão responder às questões do primeiro slide de Desenvolvimento; (ii) trecho de "Entre a espada e a rosa", para responder às questões do segundo slide de Desenvolvimento. Estipule um prazo para entrega dessas duas atividades, via WhatsApp, e-mail ou por fotografias das produções dos alunos. Se preferir, faça um debate síncrono (via Zoom ou Google Meets) para que os alunos leiam e discutam as suas respostas.
Fechamento
Envie aos alunos o link do áudio presente no slide Fechamento, afirmando se tratar de uma adaptação do conto "A Cartomante". Em uma mensagem de texto, peça que eles escutem o áudio e façam comparações com o modo em que a radionovela foi narrada em relação à narração do conto original. Peça que eles encaminhem as suas respostas (por áudio ou mensagem de texto), em forma de síntese, no canal de comunicação estabelecido.
Convite às famílias
Convide a família a conhecer as radionovelas da “Cena sonora”, em que terão acesso à narração de diferentes narrativas, para observar os efeitos de sentido decorrente do foco narrativo.