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Plano de aula - Estratégias de cálculo aditivo usando três números em contexto de jogos/desafios

POR: Elissandra de Oliveira de Almeida 17/07/2018
Código: MAT1_05NUM03

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA06) Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Plano de aula de matemática com atividades para 1 do Fundamental sobre verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema e explorar cálculos aditivos usando três algarismos com somas 10

 

Objetivo select-down

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Fazer correspondência termo-a-termo;
  4. Comparar pequenas quantidades diferenciando “maior que” de “menor que”;
  5. Juntar quantidades distintas seja por meio de cálculo mental ou usando outras estratégias de cálculo.

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema;
  2. Explorar cálculos aditivos usando três algarismos com somas 10;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Somas até 10 com três números

Recursos necessários

  1. Material de contagem: palitos de picolé, tampinhas, botões, sobras de E.V.A
  2. Cartaz com o objetivo (opcional), com a ficha de marcação dos valores que saíram nos dados durante a etapa de Aquecimento e com a sistematização das aprendizagens citadas no Encerramento
  3. Dados confeccionados pelo professor com as faces 0,1,2 (1º dado); 2,3,4 (2º dado) e 4,5,6 (3º dado)
  4. Fichas para marcação dos registros dos algarismos retirados quando do lançamento dos dados, em cada rodada do jogo tanto na Atividade Principal quanto na Atividade de Raio X
  5. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.




Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Tenha em mãos 3 dados grandes confeccionados com material que tenha à sua disposição, obedecendo à seguinte especificação: as faces devem ser numeradas assim: 1º dado - 2 faces para cada número, sendo, 0, 1 e 2 ; 2º dado: - 2 faces para cada número, sendo, 2, 3 e 4 ; 3º dado: - 2 faces para cada número, sendo, 4, 5 e 6. Fixe no quadro um cartaz com a ficha de registro das rodadas. Convide os alunos para participarem dessa atividade, preferencialmente, num espaço fora da sala de aula. Organize a turma em duas filas, caso tenha muitos alunos. Coloque-os um ao lado do outro e deixe um espaço entre as duas filas, assim todos poderão ver ao mesmo tempo a jogada. Chame 3 alunos para ocuparem o espaço que separa uma fila da outra. Entregue para cada aluno um dado. Explique que, ao seu comando, os três alunos jogam os dados ao mesmo tempo. Marca ponto quem primeiro descobrir se juntando os dados, o resultado dá 10. Destaque que é preciso que a soma dos dados dê 10. Por isso, a importância da conferência. Oriente os alunos quanto ao preenchimento da ficha: todos recebem fichas individuais com seus nomes escritos na mesma ordem; registram o número que cada colega tirou no dado, na própria ficha. Esse registro deve ser feito considerando duas situações: 1º) após a conferência coletiva, no grupo, do resultado encontrado a fim de validar ou não a resposta dada por quem falou que a soma deu 10 e 2º) somente se os números somam 10. Certifique-se que os alunos compreenderam como será a atividade e o registro. Agora, é só experimentar!

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao cálculo aditivo em contexto de jogo, observando conhecimentos pertinentes a: recitação da série, relação símbolo-quantidade, conservação de quantidade, quantificação, contagem, habilidades em realizar cálculo mental, capacidade de adicionar quantidades.

Discuta com a turma: Após realizar três rodadas, conforme adequação do tempo previsto, se houver necessidade, converse com a turma sobre:

  • O que precisamos saber para realizar a atividade?
  • Observem os dados. O que vocês podem dizer sobre eles?
  • Depois que os dados forem lançados pelos colegas, como faremos para descobrir se o resultado é 10?
  • Não deu 10! Quanto falta para completar? O que podemos fazer?
  • Deu 10! Será que tem outras formas de o resultado ser 10?

Depois de ouvir as considerações dos alunos, enfatize a importância desses conhecimentos para a realização da atividade. Veja outras orientações.

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Todos os alunos do grupo recebem uma ficha individual com o nome dos colegas escritos na mesma ordem. Após o lançamento dos dados, quem primeiro descobrir se o resultado deu 10 marca ponto. Antes, porém, de preencher a ficha, os alunos fazem a conferência do resultado para depois fazerem o registro dos valores que saíram nos dados. Não se esqueça que o objetivo é realizar somas com três números, sendo o resultado 10.

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao cálculo aditivo em contexto de jogo, observando conhecimentos pertinentes a: recitação da série, relação símbolo-quantidade, conservação de quantidade, quantificação, contagem, habilidades em realizar cálculo mental, capacidade de adicionar quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como vamos fazer para marcar o ponto de quem primeiro descobriu que o resultado deu 10?
  • Quem tem uma sugestão diferente?
  • Qual sugestão vocês consideram a melhor?

Após essa discussão, defina coletivamente a estratégia que será usada por toda a turma. Os dados que serão usados nos grupos podem ser feitos com papel cartão ou outro papel mais resistente. As fichas de registro dos valores que saírem nos dados, podem ser impressas em papel comum tipo A4. Não se esqueça de escrever previamente o nome dos alunos que formam os trios. Assim, você ganha tempo na execução da atividade.

Veja o modelo dos dados que serão usados nos trios bem como as fichas de registro para impressão.

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Organize a sala de aula previamente em grupos de 3 alunos, deixando sobre as mesas 3 dados pequenos confeccionados com as faces conforme modelo descrito na etapa de “Aquecimento”. Também deixe uma ficha de registro para cada aluno, contendo o nome dos alunos na mesma ordem. Retome brevemente as orientações para a realização da atividade. Destaque que, marca ponto o aluno que primeiro descobrir se juntando os dados do seu grupo, o resultado é 10. Aquele que marcar mais pontos é o vencedor no grupo. Para otimizar o tempo, diga aos alunos que ao seu comando eles lançarão os dados sobre a mesa. Em seguida, cada aluno, a seu modo, faz o cálculo para descobrir se o resultado dá 10. Depois, o grupo faz a conferência do resultado. Após essa verificação, os alunos devem copiar nas suas fichas os números que saíram de acordo com o nome de cada um, preenchendo também o total.

Observação: Não se esqueça! Somente será feito o registro se o resultado der 10. Leve em consideração o fato de que o resultado pode não ser 10, mesmo que os três alunos do grupo tenham feito cada um sua jogada. Porém, você deve estimular os alunos a pensarem nos números que podem dar 10.

Propósito: Favorecer a realização de cálculos aditivos com somas até 10, em contexto de jogo, explorando diferentes possibilidades usando três números.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para descobrir o resultado?
  • Você concorda com a forma como seu colega fez?
  • Será que tem outra forma de descobrir o resultado?
  • O que vocês podem dizer sobre os números que saíram nos dados de vocês?

Materiais Complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Organize a sala em semicírculo ou sente os alunos no chão, próximos do quadro, para a discussão das soluções encontradas. Selecione alguns resultados encontrados pelos alunos em seus grupos. Registre-os no quadro. Explique que você conversará com a turma sobre esses resultados. Para essa escolha você pode considerar critérios como:

  • Dois números iguais e um diferente;
  • Três números diferentes, sendo um deles o zero;
  • Três números diferentes, sendo que cada número seja maior (ou menor) que o seguinte.

Não é necessário socializar todas as possibilidades. Escolha apenas um exemplo, de acordo com os possíveis resultados em cada critério. Reflita com os alunos sobre esses resultados, perguntando:

Propósito: Estimular os alunos a socializarem seus registros, validando diferentes estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre a própria atividade matemática, mobilizando os conceitos matemáticos que já dominam além de identificarem diferentes possibilidades de chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Mesmo que os números sejam diferentes, o resultado sempre será 10?
  • Podemos repetir todos os números que apareceram no dado 3 vezes para o resultado ser 10?
  • Quais números não podem se repetir, mesmo jogando os 3 dados? Isso quer dizer o quê?
  • Se sair o número 1 em um dado, os números dos outros dados deverão ser maiores ou menores que 1 para o resultado ser 10?

Valorize as opiniões dos alunos. Favoreça trocas entre eles. Destaque as conclusões obtidas.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia ou escreva no quadro ou apresente em cartaz a sistematização do conceito. Reforce a ação matemática realizada pelos alunos para descobrir se o resultado de Lucas estava correto.

Propósito: Destacar que para descobrir o total de pontos feitos por Lucas foi necessário contar/juntar os pontos das rodadas.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Reproduza o slide em cartaz para ser fixado em sala. Encerre a aula sistematizando as aprendizagens obtidas, destacando quais possibilidades de somas com total 10, observando:

  • Com esses dados, é possível somar 10 de três modos com todos os números diferentes, desde que um desses números não seja o zero (0);
  • Com esses dados, somamos 10 sendo dois números iguais e um diferente. Isso acontece de dois modos;
  • Com esses dados, quando sair 6 e 4, o terceiro dado tem que ser zero para a soma ser 10.

Faça essas aplicações considerando os exemplos dados no slide. Nesse caso, aproveite para fazer um cartaz contendo os registros das possibilidades encontradas pelos alunos. Dessa forma, os mesmos terão a oportunidade de conhecer outras formas, consultando o material produzido por eles mesmo.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens construídas, destacando que é possível realizar somas com total 10 usando três números.

Raio X select-down

Orientação: Deixe a turma organizada em trios. Entregue para cada aluno sua atividade individual. Leia o comando da atividade pelo menos duas vezes. Solicite aos alunos que discutam entre si as possibilidades de somar 10 usando os números que aparecem nos dados. Oriente-os a não copiarem do colega os mesmos números, mas que tentem descobrir, cada um, duas possibilidades diferentes. Coloque à disposição dos alunos material manipulável de contagem, caso queiram fazer uso. Enquanto os alunos trabalham em grupo, passe pelas mesas, observe as estratégias de cálculo empregadas. Procure identificar formas usadas que se diferenciem das demais. Faça provocações aos alunos. Incentive-os a fazer comparações e verificar os resultados apresentados pelos colegas no grupo. Estimule o pensamento matemático criativo dos alunos, indagando-os sobre a certeza do resultado encontrado. Faça perguntas como:

Propósito: Oferecer outras situações de cálculo aditivo por meio das quais os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido a partir do jogo, realizando somas com três números com total 10.

Discuta com a turma:

  • Como você pode fazer para ter certeza de que com esses números o resultado é 10?
  • (Escolha o maior número selecionado pelo aluno e substitua por um número menor.) Pergunte: E, se eu trocar esse número aqui por esse outro, será que o resultado vai ser 10? Por quê?
  • Se a gente escolher o 0 (zero) e o 3, qual será o outro número?
  • Sempre que eu tiver dois números iguais, será que eu posso usar o 0 (zero) e o resultado será 10?

Essas questões são apenas ilustrativas. É preciso considerar as oportunidades de trocas que podem ser favorecidas nesse momento, propondo perguntas para os alunos pensarem, tendo sempre o cuidado de não fornecer pistas de raciocínio.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Fazer correspondência termo-a-termo;
  4. Comparar pequenas quantidades diferenciando “maior que” de “menor que”;
  5. Juntar quantidades distintas seja por meio de cálculo mental ou usando outras estratégias de cálculo.

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema;
  2. Explorar cálculos aditivos usando três algarismos com somas 10;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Somas até 10 com três números

Recursos necessários

  1. Material de contagem: palitos de picolé, tampinhas, botões, sobras de E.V.A
  2. Cartaz com o objetivo (opcional), com a ficha de marcação dos valores que saíram nos dados durante a etapa de Aquecimento e com a sistematização das aprendizagens citadas no Encerramento
  3. Dados confeccionados pelo professor com as faces 0,1,2 (1º dado); 2,3,4 (2º dado) e 4,5,6 (3º dado)
  4. Fichas para marcação dos registros dos algarismos retirados quando do lançamento dos dados, em cada rodada do jogo tanto na Atividade Principal quanto na Atividade de Raio X
  5. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.



Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Tenha em mãos 3 dados grandes confeccionados com material que tenha à sua disposição, obedecendo à seguinte especificação: as faces devem ser numeradas assim: 1º dado - 2 faces para cada número, sendo, 0, 1 e 2 ; 2º dado: - 2 faces para cada número, sendo, 2, 3 e 4 ; 3º dado: - 2 faces para cada número, sendo, 4, 5 e 6. Fixe no quadro um cartaz com a ficha de registro das rodadas. Convide os alunos para participarem dessa atividade, preferencialmente, num espaço fora da sala de aula. Organize a turma em duas filas, caso tenha muitos alunos. Coloque-os um ao lado do outro e deixe um espaço entre as duas filas, assim todos poderão ver ao mesmo tempo a jogada. Chame 3 alunos para ocuparem o espaço que separa uma fila da outra. Entregue para cada aluno um dado. Explique que, ao seu comando, os três alunos jogam os dados ao mesmo tempo. Marca ponto quem primeiro descobrir se juntando os dados, o resultado dá 10. Destaque que é preciso que a soma dos dados dê 10. Por isso, a importância da conferência. Oriente os alunos quanto ao preenchimento da ficha: todos recebem fichas individuais com seus nomes escritos na mesma ordem; registram o número que cada colega tirou no dado, na própria ficha. Esse registro deve ser feito considerando duas situações: 1º) após a conferência coletiva, no grupo, do resultado encontrado a fim de validar ou não a resposta dada por quem falou que a soma deu 10 e 2º) somente se os números somam 10. Certifique-se que os alunos compreenderam como será a atividade e o registro. Agora, é só experimentar!

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao cálculo aditivo em contexto de jogo, observando conhecimentos pertinentes a: recitação da série, relação símbolo-quantidade, conservação de quantidade, quantificação, contagem, habilidades em realizar cálculo mental, capacidade de adicionar quantidades.

Discuta com a turma: Após realizar três rodadas, conforme adequação do tempo previsto, se houver necessidade, converse com a turma sobre:

  • O que precisamos saber para realizar a atividade?
  • Observem os dados. O que vocês podem dizer sobre eles?
  • Depois que os dados forem lançados pelos colegas, como faremos para descobrir se o resultado é 10?
  • Não deu 10! Quanto falta para completar? O que podemos fazer?
  • Deu 10! Será que tem outras formas de o resultado ser 10?

Depois de ouvir as considerações dos alunos, enfatize a importância desses conhecimentos para a realização da atividade. Veja outras orientações.

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Todos os alunos do grupo recebem uma ficha individual com o nome dos colegas escritos na mesma ordem. Após o lançamento dos dados, quem primeiro descobrir se o resultado deu 10 marca ponto. Antes, porém, de preencher a ficha, os alunos fazem a conferência do resultado para depois fazerem o registro dos valores que saíram nos dados. Não se esqueça que o objetivo é realizar somas com três números, sendo o resultado 10.

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao cálculo aditivo em contexto de jogo, observando conhecimentos pertinentes a: recitação da série, relação símbolo-quantidade, conservação de quantidade, quantificação, contagem, habilidades em realizar cálculo mental, capacidade de adicionar quantidades.

Discuta com a turma:

  • Como vamos fazer para marcar o ponto de quem primeiro descobriu que o resultado deu 10?
  • Quem tem uma sugestão diferente?
  • Qual sugestão vocês consideram a melhor?

Após essa discussão, defina coletivamente a estratégia que será usada por toda a turma. Os dados que serão usados nos grupos podem ser feitos com papel cartão ou outro papel mais resistente. As fichas de registro dos valores que saírem nos dados, podem ser impressas em papel comum tipo A4. Não se esqueça de escrever previamente o nome dos alunos que formam os trios. Assim, você ganha tempo na execução da atividade.

Veja o modelo dos dados que serão usados nos trios bem como as fichas de registro para impressão.

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Organize a sala de aula previamente em grupos de 3 alunos, deixando sobre as mesas 3 dados pequenos confeccionados com as faces conforme modelo descrito na etapa de “Aquecimento”. Também deixe uma ficha de registro para cada aluno, contendo o nome dos alunos na mesma ordem. Retome brevemente as orientações para a realização da atividade. Destaque que, marca ponto o aluno que primeiro descobrir se juntando os dados do seu grupo, o resultado é 10. Aquele que marcar mais pontos é o vencedor no grupo. Para otimizar o tempo, diga aos alunos que ao seu comando eles lançarão os dados sobre a mesa. Em seguida, cada aluno, a seu modo, faz o cálculo para descobrir se o resultado dá 10. Depois, o grupo faz a conferência do resultado. Após essa verificação, os alunos devem copiar nas suas fichas os números que saíram de acordo com o nome de cada um, preenchendo também o total.

Observação: Não se esqueça! Somente será feito o registro se o resultado der 10. Leve em consideração o fato de que o resultado pode não ser 10, mesmo que os três alunos do grupo tenham feito cada um sua jogada. Porém, você deve estimular os alunos a pensarem nos números que podem dar 10.

Propósito: Favorecer a realização de cálculos aditivos com somas até 10, em contexto de jogo, explorando diferentes possibilidades usando três números.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para descobrir o resultado?
  • Você concorda com a forma como seu colega fez?
  • Será que tem outra forma de descobrir o resultado?
  • O que vocês podem dizer sobre os números que saíram nos dados de vocês?

Materiais Complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Organize a sala em semicírculo ou sente os alunos no chão, próximos do quadro, para a discussão das soluções encontradas. Selecione alguns resultados encontrados pelos alunos em seus grupos. Registre-os no quadro. Explique que você conversará com a turma sobre esses resultados. Para essa escolha você pode considerar critérios como:

  • Dois números iguais e um diferente;
  • Três números diferentes, sendo um deles o zero;
  • Três números diferentes, sendo que cada número seja maior (ou menor) que o seguinte.

Não é necessário socializar todas as possibilidades. Escolha apenas um exemplo, de acordo com os possíveis resultados em cada critério. Reflita com os alunos sobre esses resultados, perguntando:

Propósito: Estimular os alunos a socializarem seus registros, validando diferentes estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre a própria atividade matemática, mobilizando os conceitos matemáticos que já dominam além de identificarem diferentes possibilidades de chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Mesmo que os números sejam diferentes, o resultado sempre será 10?
  • Podemos repetir todos os números que apareceram no dado 3 vezes para o resultado ser 10?
  • Quais números não podem se repetir, mesmo jogando os 3 dados? Isso quer dizer o quê?
  • Se sair o número 1 em um dado, os números dos outros dados deverão ser maiores ou menores que 1 para o resultado ser 10?

Valorize as opiniões dos alunos. Favoreça trocas entre eles. Destaque as conclusões obtidas.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia ou escreva no quadro ou apresente em cartaz a sistematização do conceito. Reforce a ação matemática realizada pelos alunos para descobrir se o resultado de Lucas estava correto.

Propósito: Destacar que para descobrir o total de pontos feitos por Lucas foi necessário contar/juntar os pontos das rodadas.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Reproduza o slide em cartaz para ser fixado em sala. Encerre a aula sistematizando as aprendizagens obtidas, destacando quais possibilidades de somas com total 10, observando:

  • Com esses dados, é possível somar 10 de três modos com todos os números diferentes, desde que um desses números não seja o zero (0);
  • Com esses dados, somamos 10 sendo dois números iguais e um diferente. Isso acontece de dois modos;
  • Com esses dados, quando sair 6 e 4, o terceiro dado tem que ser zero para a soma ser 10.

Faça essas aplicações considerando os exemplos dados no slide. Nesse caso, aproveite para fazer um cartaz contendo os registros das possibilidades encontradas pelos alunos. Dessa forma, os mesmos terão a oportunidade de conhecer outras formas, consultando o material produzido por eles mesmo.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens construídas, destacando que é possível realizar somas com total 10 usando três números.

Orientação: Deixe a turma organizada em trios. Entregue para cada aluno sua atividade individual. Leia o comando da atividade pelo menos duas vezes. Solicite aos alunos que discutam entre si as possibilidades de somar 10 usando os números que aparecem nos dados. Oriente-os a não copiarem do colega os mesmos números, mas que tentem descobrir, cada um, duas possibilidades diferentes. Coloque à disposição dos alunos material manipulável de contagem, caso queiram fazer uso. Enquanto os alunos trabalham em grupo, passe pelas mesas, observe as estratégias de cálculo empregadas. Procure identificar formas usadas que se diferenciem das demais. Faça provocações aos alunos. Incentive-os a fazer comparações e verificar os resultados apresentados pelos colegas no grupo. Estimule o pensamento matemático criativo dos alunos, indagando-os sobre a certeza do resultado encontrado. Faça perguntas como:

Propósito: Oferecer outras situações de cálculo aditivo por meio das quais os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido a partir do jogo, realizando somas com três números com total 10.

Discuta com a turma:

  • Como você pode fazer para ter certeza de que com esses números o resultado é 10?
  • (Escolha o maior número selecionado pelo aluno e substitua por um número menor.) Pergunte: E, se eu trocar esse número aqui por esse outro, será que o resultado vai ser 10? Por quê?
  • Se a gente escolher o 0 (zero) e o 3, qual será o outro número?
  • Sempre que eu tiver dois números iguais, será que eu posso usar o 0 (zero) e o resultado será 10?

Essas questões são apenas ilustrativas. É preciso considerar as oportunidades de trocas que podem ser favorecidas nesse momento, propondo perguntas para os alunos pensarem, tendo sempre o cuidado de não fornecer pistas de raciocínio.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Fazer correspondência termo-a-termo;
  4. Comparar pequenas quantidades diferenciando “maior que” de “menor que”;
  5. Juntar quantidades distintas seja por meio de cálculo mental ou usando outras estratégias de cálculo.

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema;
  2. Explorar cálculos aditivos usando três algarismos com somas 10;
  3. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as representações feitas pelos alunos envolvendo cálculo aditivo em contexto de jogo e de resolução de problema.

Conceito-chave

Somas até 10 com três números

Recursos necessários

  1. Material de contagem: palitos de picolé, tampinhas, botões, sobras de E.V.A
  2. Cartaz com o objetivo (opcional), com a ficha de marcação dos valores que saíram nos dados durante a etapa de Aquecimento e com a sistematização das aprendizagens citadas no Encerramento
  3. Dados confeccionados pelo professor com as faces 0,1,2 (1º dado); 2,3,4 (2º dado) e 4,5,6 (3º dado)
  4. Fichas para marcação dos registros dos algarismos retirados quando do lançamento dos dados, em cada rodada do jogo tanto na Atividade Principal quanto na Atividade de Raio X
  5. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.




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