Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elenir Novaes
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Fábulas à vista
Finalidade da aula:Identificar o ponto de vista com base no qual as histórias
são narradas.
Ano:3º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Fábulas/provérbios
Objeto(s) do conhecimento:Forma de composição do texto
Prática de linguagem:Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas/provérbios no campo de atuação Artístico-literário
Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: Projetor, quadro, folhas impressas, lápis, caderno.
Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós por meio da escrita tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz este gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Esta informação é importante para reconstruir os modos como este gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se ao lado e está disponível online.)
Dificuldades antecipadas: Alunos que não leem ou escrevem autonomamente.
Referências sobre o assunto:BAGNO, M. Fábulas fabulosas. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .Acesso em 22 de nov. de 2018.
SILVA, Jorge Luis Lira. Fábula ConFabulando. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por
Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 67 – 78. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 22 de nov. de 2018.
Código: LPO3_03SQA06
(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 08
AULA 09
AULA 10
AULA 11
AULA 12
AULA 13
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes