13910
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - O que são os verbetes das enciclopédias?

POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes, 11/12/2018
Código: LPO2_03SQA01

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre O que são os verbetes das enciclopédias?

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Piloto, lápis, borracha, exemplares de livros diversos e enciclopédias com temática sobre borboletas, dinossauros, corpo humano e animais. Impressão de capas de livros, enciclopédia impressa e virtual, que devem ser impressas na folha A4 para afixá-las na parede (clique aqui para acessar) , atividade com capas de enciclopédia, livro, impressão de página de site para os alunos analisarem (clique aqui para acessar) e questionário para impressão (clique aqui para acessar).

Sugestões das enciclopédias:

  • Enciclopédia Visual - Borboletas: Descubra de perto a vida secreta e encantadora das borboletas. Em colaboração com o Museu Nacional de Londres. Editora Verbo.
  • Enciclopédia de pesquisas escolares. Borboletas do Brasil.
  • Enciclopédia animal.
  • Primeira enciclopédia da natureza.
  • Enciclopédia da natureza 1. Editora Verbo.
  • Enciclopédia da natureza 2. Editora Verbo.
  • A minha enciclopédia da natureza. Editora Porto.
  • A grande enciclopédia infantil.
  • Pequena enciclopédia da curiosidade infantil. Editora Melhoramentos.
  • A vida dos dinossauros. Editora Moderna, 2012.
  • Como? Onde? Por quê? Editora Girassol, 2008.
  • De olho na Mata Atlântica. Editora Difusão, 2011.
  • Enciclopédia ilustrada do corpo humano. Editora Girassol.

Informações sobre o gênero: Segundo Costa (2008) os verbetes são as entradas presentes em dicionários, glossários, enciclopédias e outros suportes destinados à divulgação de conhecimento, caracterizando-se como um conjunto de explicações, acepções, exemplos e informações específicas. Nos dicionários, os verbetes abordam questões ligadas às questões linguísticas, trazendo os significados das palavras. Já na enciclopédia, entendida, como um potencial suporte deste gênero, os verbetes trazem um conjunto de explicações com informações mais específicas de uma determinada área da ciência, com a intenção de instruir o leitor com conteúdos relacionados às produções de divulgação científica.

Já no contexto das enciclopédias infantis, existe uma trabalho direcionado para a instrução de crianças. Busca-se aproximar este público do conhecimento científico por meio de uma linguagem mais acessível, explorando as imagens e os recursos gráficos com a intenção de facilitar a compreensão.

Para ampliar o conhecimento sobre este gênero, sugere-se as seguintes referências:

  • DIONÍSIO, Angela; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
  • COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 3ª ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em compreender que a enciclopédia é o suporte para a circulação dos verbetes. Assim como de reconhecer a função sociocomunicativa do gênero.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, Angela; Machado, Ana Rachel; Bezerra, Maria Auxiliadora (Orgs.) Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

DIONISIO, A. Conversas entre textos. In: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.; C.F.; MENDONÇA.; M. CAVALCANTI.; M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • As atividades propostas nesta aula têm como objetivo fazer com que os alunos compreendam que a enciclopédia é o principal suporte para a circulação dos verbetes. A ideia é fazer com que eles percebam que não vão encontrar os verbetes em qualquer livro, como em um livro de receitas. Além disto, o gênero será apresentado de maneira que os alunos identifique quem produz estes tipos de texto, quem são as pessoas que os usam e em quais situações e, por fim, o objetivo da produção deste tipo de gênero.
  • Preferencialmente, realize esta aula na biblioteca ou em uma espaço reservado para leitura. Caso esteja com os exemplares das enciclopédias e os livros indicados (literários, de receita, de contos e fábulas) separe-os previamente e afixe os cartazes com as capas das enciclopédias. Se a escola não dispor deste lugar, realize na própria sala.
  • Crie um ambiente de curiosidade, dizendo que nesta aula eles serão pesquisadores. Sendo assim, não é preciso apresentar o tema da aula.

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula conversando com eles sobre sua curiosidade sobre as borboletas:
  • Temos muitos animais no nosso planeta, não é? E, pensando neles, tive a curiosidade em saber como deve ser a vida das borboletas! Gostaria de saber como ela se alimenta, quanto tempo vive e os tipos que podemos encontrar aqui no nosso país. Deste modo, pensei em procurá-las em livros e sites, assim, separei alguns materiais para que vocês me ajudem a escolhê-los.

2. Entregue a atividade de impressão com as imagens dos materiais que serão analisados. Diga que são capas de livros e impressão de página de site e que cada letra representa um material para facilitar as observações. Este será um momento de muita observação e intervenções importantes, que ajudarão a turma a levantar seus conhecimentos e organizá-los, visto que podemos explorar as ilustrações, os títulos e outras informações, permitindo que os alunos façam antecipações e cheguem a conclusões. Discuta com a turma:

  • Quem poderia me dizer em quais destes materiais podemos encontrar estas informações sobre as borboletas?

As crianças são bastante visuais, na maioria das vezes seguem muito as dicas que as imagens dão, seja na capa de um livro ou até mesmo nas atividades, então, espera-se que eles escolham logo os exemplares onde tem fotos de animais, no caso: A e C, por conta das ilustrações. Questione:

  • Por que vocês acham que nesses livros têm informações sobre as borboletas? O que fez com que vocês os escolhessem?

Eles podem justificar pelas ilustrações ou pelos títulos, como: Enciclopédia da natureza ou A minha primeira enciclopédia - Animais.

  • Então, as ilustrações e os títulos ajudaram? Vamos observar melhor os materiais?
  • O que tem de comum nos materiais escolhidos?

Espera-se que eles falem, além das ilustrações, o termo enciclopédia.

  • E é possível encontrar nos outros materiais o termo enciclopédia?

A turma deve citar as letras A , B, C, D, F e G.

  • Apesar de terem na apresentação delas o nome enciclopédia, podemos afirmar que todas tratam do mesmo assunto? Por quê?

Nesta intervenção, a turma deve afirmar que cada uma fala sobre um assunto, eles podem justificar a resposta pela própria leitura do título ou mesmo por causa das ilustrações.

  • E tem algum material que não tem escrito o nome enciclopédia?

Esta pergunta é importante, pois eles podem responder as letras E e F, caso eles não as tenham citado anteriormente, cabe aqui, então, destaque que o material F trata-se de uma impressão da página de um site. Peça que eles observem novamente, a fim que eles percebam que na página inicial do site tem a opção com o termo: enciclopédia escolar. Já em relação a letra E, questione:

  • Por que vocês acham que este material não traz aquelas informações que estou procurando sobre as borboletas?

A ideia é que eles percebam que se trata de um livro de histórias, falando apenas sobre uma borboleta. Se eles não chegarem a esta conclusão, diga que trata-se de um livro de um escritor famoso, entre eles Ziraldo, e que conta uma história de uma borboleta.

  • Então, vocês acham que podemos encontrar informações sobre as borboletas em livros ou sites que são chamados de enciclopédia?

Retome com eles a escolha dos materiais, se eles vão continuar com a mesma escolha ou fazer outras. A ideia é que depois das intervenções a turma tenha escolhido os materiais A, C e F, onde aparece a palavra enciclopédia.

  • Sendo assim, quem pode me dizer o que é uma enciclopédia?

Neste momento, espera-se que eles digam que são livros que trazem conhecimentos sobre diversos assuntos. Isso pode ser concluído por eles com a ajuda das informações que foram analisadas. Se eles não chegarem a esta conclusão, informe, então, para eles, garantindo que eles saibam o que é uma enciclopédia.Em seguida, informe:

  • Para vocês como se chama os textos das enciclopédias?

Pode ocorrer que eles não associem o nome dos textos ao verbete, por isso, fale para eles:

  • Vamos conhecer as informações que vêm em forma de textos nas enciclopédias, que são chamados de verbetes?
  • O que será que vamos encontrar nos verbetes? Vamos descobrir juntos!

4. Depois deste momento rico em ideias, convide-os a conhecer mais sobre os verbetes e como eles se apresentam nas enciclopédias.

Materiais complementares: Atividade de análise das capas.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

Esta primeira parte do desenvolvimento deve durar 20 minutos.

  • O momento de explorar as enciclopédias será importante para abordarmos o gênero em questão: o verbete. A ideia é que seja possível o contato dos alunos com os exemplares, podendo folhear, observar os textos, o material usado na confecção, sua organização e os seus conteúdos. Em duplas, eles irão preencher um questionário, selecionando informações que observarem sobre os verbetes. É necessário ter em mãos pelo menos um exemplar para servir de análise e parâmetro para os alunos no momento do preenchimento do questionário. E, se tiver acesso à internet, demonstrar um exemplo de enciclopédia virtual e os verbetes, acessando o site da Brittanica Escola.
  • Organize a sala em duplas ou trio, atente em colocar alunos com hipóteses diferentes, garantindo que pelo menos um já esteja alfabetizado. Depois, peça que os alunos junto com as suas duplas sentem em roda. Sente-se também com eles e coloque os exemplares no centro, caso tenha conseguido.
  • Pegue o exemplo de enciclopédia que foi selecionado para a aula e explore-o, mostrando a capa, virando as páginas e indicando as imagens . Em seguida, entregue o questionário para as duplas e faça a leitura de cada pergunta. Aqui cada dupla pode ficar responsável por ler uma pergunta. Conforme as perguntas forem sendo feitas, demonstre a enciclopédia, permitindo que eles a analisem e dê um tempo para que eles respondam no questionário. Veja o exemplo de intervenção:
  • Quem pode ler a primeira pergunta e as possíveis respostas? Então, pensando junto com a sua dupla, marque com um X a opção escolhida. Como a primeira pergunta é sobre a capa, demonstre-a para a turma.

Siga este modelo até terminarem as perguntas. Se eles não entenderem alguma pergunta, repita e explique, garantido que todos tenham compreendido.

Materiais complementares: Exemplares de enciclopédia- Atividade de impressão : questionário.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

Esta segunda parte do desenvolvimento deve durar 20 minutos.

  • Depois que todas as perguntas forem respondidas, faça a socialização das respostas. Para este momento sugere-se um tempo de 15 minutos. Leia as perguntas e peça que as que eles falem as suas escolhas.
  • Quais informações temos nas capas das enciclopédias?

A ideia é que eles falem o título, o nome da editora e as ilustrações. Problematize, perguntando o nome do autor e faça com que eles se atentem a essa característica do verbete.

  • Na capa das enciclopédias tem o nome do autor dos textos? Alguém pode me dizer por que não tem?

Informe que os verbetes são textos por autores ou especialistas que pesquisam e divulgam estudos de determinados assuntos. E como trata-se de um texto coletivo, os autores não são identificados.

  • Os verbetes são acompanhados de imagens ou outras ilustrações?

Aqui é pertinente eles já percebam que os verbetes são acompanhados por fotos e ilustrações.

  • Como eles estão organizados nas enciclopédias? Em ordem alfabética ou por tema?

A ideia é que eles percebam que os verbetes são organizados, geralmente, em ordem alfabética, ajudando na busca dos textos. Esta observação também irá auxiliar os alunos na identificação das enciclopédias e a perceber a organização dos verbetes.

  • Trazem informações inventadas ou reais?

Os alunos devem afirmar que são informações verdadeiras e reais. Relembre que são informações produzidas por especialista e pelo caráter científico ajudam na divulgação dessas informações para as crianças, preocupando-se até em utilizar uma linguagem mais apropriada.

  • Qual é o objetivo de um verbete ser produzido?

Os alunos devem afirmar que os verbetes são escritos para informar e divulgar conhecimentos de um determinado tema. Esta pergunta é importante para destacar a função de cada gênero e que eles tenham essa percepção. Diga que, por exemplo, escrevemos uma receita para sabermos como preparar um prato e fazemos um bilhete quando queremos transmitir um recado.

  • Em quais situações os verbetes são usados?

Este questionamento também se associa com o anterior. Eles devem compreender que recorremos aos verbetes em atividades de pesquisa escolar, em exposição de conhecimentos, como uma feira de conhecimento ou para esclarecer curiosidades.

  • Onde podemos encontrá-los, além das enciclopédias?

Eles devem marcar a opção. O objetivo é que eles percebam que apesar de a enciclopédia ser genuinamente o suporte de circulação dos verbetes, eles podem ser encontrados em revista científicas e sites direcionados para crianças, além de livros didáticos.

2. Ao final da socialização, peça que eles façam os ajustes na atividade, corrigindo alguma resposta equivocada.

Materiais complementares: Questionário- gabarito

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Na etapa final da aula, o objetivo será organizar as ideias construídas sobre os verbetes de enciclopédia infantil, registrando-as de maneira que possam ser retomadas e consultadas no decorrer de outras atividades que envolvem o gênero. Para isso, apresente o slide ou o cartaz:
  • Escreva em uma cartolina ou papel A3 as conclusões a que eles chegaram sobre os verbetes que encontram nas enciclopédias e afixe na parede, permitindo que os alunos tenham acesso ao que se produziu. Neste sentido, retome com a turma alguns questionamentos e à medida que eles forem falando anote em formato de lista, como no exemplo do slide.
  • Onde podemos encontrar os verbetes de enciclopédia infantil?

Espera-se que eles respondam que encontramos os verbetes em enciclopédias impressas ou virtuais, revistas e sites científicos para crianças e em livros didáticos.

  • Quem são os autores dos verbetes?

São produções coletivas de pesquisadores ou especialistas, mas eles não são identificados.

  • Para quem são produzidos verbetes?

Os verbetes de enciclopédia infantil são produzidos para crianças que buscam informações para uma pesquisa escolar, para divulgação de conhecimentos em feiras e exposições de conhecimentos ou para esclarecer curiosidades de um determinado tema.

  • Por que os verbetes são produzidos?

Os verbetes servem para divulgar conhecimentos técnicos e específicos. Por meio deles , as crianças podem ter acesso à divulgação científica por meio de uma linguagem mais fácil.

  • Quais informações podemos encontrar nos verbetes?

Os verbetes trazem informações científicas sobre diversos temas com fotos e ilustrações.

3. Após o registro feito, pergunte se eles têm curiosidade em conhecer outros verbetes:

  • Agora que já sabemos o que é um verbete de enciclopédia infantil, que tal organizarmos a leitura de alguns exemplos para as próximas aulas?
    Quais temas vocês gostariam de explorar? Mundo animal, flores, corpo humano ou sistema solar?

4. Ouça as crianças e esclareça possíveis dúvidas que aparecerem.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: O que são os verbetes das enciclopédias?
Finalidade da aula: Identificar as enciclopédias como os principais suportes de circulação do verbete. Apresentar o  gênero verbete e reconhecer sua situação comunicativa (quem produz, para que e para quem produz, onde circula).
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbetes de enciclopédia infantil
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Prática de linguagem mobilizadora: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01
Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.  

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes