Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Introdução ao gênero entrevista
Finalidade da aula: A partir da leitura de uma entrevista em contexto digital, discutir os graus de parcialidade/imparcialidade nas marcas típicas deste gênero, reconstruindo seu contexto de produção.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção dos textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF06LP01
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Sobre o gênero:
A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas:
Verificar a impossibilidade de neutralidade em textos do gênero entrevista. Os alunos podem ter dificuldade de perceber que as informações apresentadas no texto são modalizadas pela opinião dos participantes.
Os alunos podem não saber o que é um grafite ou o que faz um grafiteiro.
Os alunos podem não ter familiaridade com a dinâmica de colaboração pelo aplicativo Padlet, ou mesmo com os recursos tecnológicos em geral.
Referências sobre o assunto:
Para contextualizar o grafite: MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H. “Grafite”. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/grafite/ - Acesso em 01de agosto de 2018.
Para refletir sobre a impossibilidade de neutralidade no jornalismo: SPONHOLZ, Liriam. Objetividade em Jornalismo: uma perspectiva da teoria do conhecimento, Revista FAMECOS, Porto Alegre, n 21, p. 110-120, 2003. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3219. Acesso em 01 de agosto de 2018.
Para aprofundar a discussão sobre a função da entrevista de informar ou formar opinião: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002], p.195 a 208.
Para conhecer os recursos do aplicativo Padlet (www.padlet.com): “Como usar o Padlet”. Disponível em https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet - Acesso em 04 ago 2018.
Código: LPO6_02SQA01
(EF06LP01) Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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