13789
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Introdução ao gênero entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o gênero entrevista

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Introdução ao gênero entrevista

Finalidade da aula: A partir da leitura de uma entrevista em contexto digital, discutir os graus de parcialidade/imparcialidade nas marcas típicas deste  gênero, reconstruindo seu contexto de produção.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Entrevista

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção dos textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF06LP01

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • Computador com acesso à internet, projetor multimídia e tela, se os recursos tecnológicos forem disponíveis.
  • Um mural preparado previamente no aplicativo Padlet (www.padlet.com).
  • Fotocópias do texto (e da atividade proposta, caso não haja recursos tecnológicos disponíveis. Para acessar a atividade proposta, clique aqui).
  • Imagens de grafites (de revistas, impressas, ou projetadas por meio de uma pesquisa no Google Imagens ou algum site sobre o grafite).
  • Texto “Entrevista com o grafiteiro Speto”, Alexia Vieira. Disponível em https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2017/11/entrevista-com-o-grafiteiro-speto.html. Acesso em 02 de setembro de 2018.

Sobre o gênero:

A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas:

Verificar a impossibilidade de neutralidade em textos do gênero entrevista. Os alunos podem ter dificuldade de perceber que as informações apresentadas no texto são modalizadas pela opinião dos participantes.

Os alunos podem não saber o que é um grafite ou o que faz um grafiteiro.

Os alunos podem não ter familiaridade com a dinâmica de colaboração pelo aplicativo Padlet, ou mesmo com os recursos tecnológicos em geral.

Referências sobre o assunto:

Para contextualizar o grafite: MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H. “Grafite”. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/grafite/ - Acesso em 01de  agosto de 2018.

Para refletir sobre a impossibilidade de neutralidade no jornalismo: SPONHOLZ, Liriam. Objetividade em Jornalismo: uma perspectiva da teoria do conhecimento, Revista FAMECOS, Porto Alegre, n 21, p. 110-120, 2003. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3219. Acesso em 01 de agosto de  2018.

Para aprofundar a discussão sobre a função da entrevista de informar ou formar opinião: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002], p.195 a 208.

Para conhecer os recursos do aplicativo Padlet (www.padlet.com): “Como usar o Padlet”. Disponível em https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet - Acesso em 04 ago 2018.


Código: LPO6_02SQA01

(EF06LP01) Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas