13782
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A notícia de esportes e suas marcas linguísticas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre notícias de esporte

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.

Introdução
No mesmo áudio ou vídeo em que você apresentou o Tema, inclua a Introdução, utilizando as questões apresentadas no slide Introdução do plano de aula. Nesse slide, há perguntas de sondagem de conhecimentos prévios: você pode fazê-las aos alunos em seu material (de áudio ou de vídeo), para que reflitam. Para garantir o entendimento das notícias que serão lidas, inclua uma breve apresentação de quem é o jogador Adriano, pois é possível que haja alunos que não o conheçam em sua turma. É importante incluir também a contextualização dos suportes, explicando de quais veículos de comunicação as notícias foram tiradas e quais são as características desses veículos, conforme as orientações deste plano. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.

Desenvolvimento
No mesmo áudio ou vídeo em que você apresentou o Tema e a Introdução, explique que irá encaminhar a eles uma atividade para que realizem individualmente. Prepare um material para ser encaminhado à turma conforme disponível nos slides de Desenvolvimento do plano de aula, com os links das notícias e as questões sobre as quais os alunos devem refletir e anotar suas ideias. Estipule um prazo de entrega para essas anotações, seja via WhatsApp, e-mail ou mesmo fotografias das produções dos alunos. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.

Fechamento
Após ler as produções dos alunos, faça um compilado e compartilhe-as com todos via WhatsApp, e-mail ou mesmo por fotografias. Envie um áudio alinhavando as principais observações dos alunos, destacando pontos positivos nas produções de sua turma. Também é possível fazer esse momento durante uma videochamada, pedindo que cada estudante fale suas observações. Crie com a turma um pequeno parágrafo coletivo sobre as conclusões dos alunos em relação aos diferentes graus de parcialidade e imparcialidade de uma notícia. Atente para o “material complementar” do plano de aula: ele traz reflexões importantes sobre as duas notícias e a respeito das habilidades envolvidas para você levar em conta nesse momento.

Convite às famílias
É possível sugerir que a família converse sobre alguma notícia do momento e observe como ela é noticiada em diferentes veículos de comunicação, comparando, por exemplo, as manchetes. Uma mesma notícia pode ser encontrada em diversos jornais impressos, jornais online ou até mesmo em diferentes canais de televisão e, a depender dos interesses envolvidos, ser noticiada com mais ou menos ênfase em alguns aspectos. Alguns alunos podem socializar com a turma como foi essa descoberta familiar, enviando um áudio ou mesmo fazendo um vídeo curto com a participação de membros da família.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_01SQA01

(EF67LP01) Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.

(EF06LP01) Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.

(EF06LP02) Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas