Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: José Gilson Franco
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A notícia de esportes e suas marcas linguísticas
Finalidade da aula: Ler e comparar duas notícias de esportes online para perceber as escolhas linguísticas que denotam a parcialidade/imparcialidade do jornalista na edição dos fatos.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia de esportes
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos/caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.
Prática de linguagem:Leitura
Habilidade(s) da BNCC(EF06LP01) - (EF06LP02) - (EF67LP01)
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à internet e projetor multimídia.
Professor, caso não tenha os recursos digitais, faça cópias impressas da notícia a ser trabalhada.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Falta de conhecimento prévio sobre o esporte ou o sobre o jogador retratado no texto; também podem ter dificuldade em assimilar o vocabulário da notícia.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p.141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 a 184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;
FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.