13782
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A notícia de esportes e suas marcas linguísticas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre notícias de esporte

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à internet e projetor multimídia.

Professor, caso não tenha os recursos digitais, faça cópias impressas da notícia a ser trabalhada.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Falta de conhecimento prévio sobre o esporte ou o sobre o jogador retratado no texto; também podem ter dificuldade em assimilar o vocabulário da notícia.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p.141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos reforçando que lerão duas notícias de esportes sobre um mesmo assunto para que possam perceber de que modo as escolhas linguísticas do jornalista atribuem diferentes posicionamentos e sentidos ao texto. Por ser uma aula de descoberta sobre o gênero, permita que os alunos leiam e percebam as caraterísticas tomando como base seus conhecimentos prévios.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Comente com os alunos que, nesta aula, lerão duas notícias sobre o jogador Adriano.
  • Certifique-se que os alunos saibam quem é esse jogador e quais são as principais polêmicas que o envolvem. Para isso, abra um espaço de escuta a fim de ouvir os conhecimentos prévios dos alunos sobre o jogador.
  • Comente também os sites de publicação das notícias: o Diário do Nordeste e Meu Timão. São dois jornais de regiões distintas do país e que podem apresentar diferentes visões acerca do jogador. Além disso, o jornal online Meu Timão é um site de notícias do próprio Corinthians, sendo importante refletir com os alunos sobre o tipo de notícias que divulga e o tom que trará nestas notícias. Deixe que os alunos expressem suas opiniões, mas reflita com eles sobre o fato de o jornal do próprio time ter a finalidade de exaltar o time e, logo, trazer sempre notícias positivas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Projete a primeira notícia para ler com os alunos. Caso sua escola tenha equipamentos eletrônicos (computadores ou tablets) compartilhe a notícia com os alunos para que possam acompanhar a leitura. Caso não tenha acesso a recursos digitais, faça cópias da notícia para distribuir aos alunos.
  • Proceda a leitura oral e coletiva da notícia. A leitura desta forma permite uma maior mediação por parte do professor, auxiliando os alunos no acesso ao vocabulário, facilita o acesso aos conhecimentos prévios dos alunos e permite um maior entendimento do texto.
  • Atente para alguns aspectos importantes durante a leitura oral: qual o significado de "descarta", que sentido essa palavra provoca no texto? Veja que o uso desta palavra já denota algo bastante indesejado e ruim, pois "descarte" é visto como se desfazer de algo. O destaque desta notícia, pela forma como foi redigida, é que o dirigente não quer Adriano no time, embora seja seu amigo e destaque a necessidade de novas contratações para o time. Leve os alunos a perceberem que o jornalista traz a voz do dirigente para reforçar os fatos que estão sendo narrados na notícia.
  • Solicite que os alunos façam anotações sobre o que forem observando durante a leitura para facilitar a comparação com a outra notícia.

Material complementar: Clique aqui para acessar o link com o texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Projete a segunda notícia para ler com os alunos. Caso sua escola tenha equipamentos eletrônicos (computadores ou tablets) compartilhe a notícia com os alunos para que possam acompanhar a leitura. Caso não tenha acesso a recursos digitais, faça cópias da notícia para distribuir aos alunos.
  • Proceda a leitura oral e coletiva da notícia. A leitura desta forma permite uma maior mediação por parte do professor, auxiliando os alunos no acesso ao vocabulário, facilita o acesso aos conhecimentos prévios dos alunos e permite um maior entendimento do texto.
  • Atente para alguns aspectos importantes durante a leitura oral: nesta notícia a palavra "descarta" denota o mesmo sentido da anterior? As duas notícias esclarecem a presença de Adriano na arena de modos iguais? O que vocês percebem sobre o fato noticiado nas duas notícias lidas?
  • Solicite que os alunos façam anotações sobre o que forem observando durante a leitura para facilitar a comparação com a outra notícia.
  • No material complementar você poderá acessar um documento com sugestões de aspectos que precisam ser observados pelos alunos. Caso eles não observem, leve-os a perceber através de questionamentos.

Material complementar:

Clique aqui para acessar o link com o texto.

Clique aqui para acessar o documento com sugestões de análise.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Depois da leitura das duas notícias, retome com os alunos suas anotações e pergunte-lhes o que perceberam sobre as escolhas linguísticas que marcam a parcialidade/imparcialidade na narração dos fatos.
  • Faça anotações na lousa com as sugestões advindas dos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à internet e projetor multimídia.

Professor, caso não tenha os recursos digitais, faça cópias impressas da notícia a ser trabalhada.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Falta de conhecimento prévio sobre o esporte ou o sobre o jogador retratado no texto; também podem ter dificuldade em assimilar o vocabulário da notícia.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. p.141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos reforçando que lerão duas notícias de esportes sobre um mesmo assunto para que possam perceber de que modo as escolhas linguísticas do jornalista atribuem diferentes posicionamentos e sentidos ao texto. Por ser uma aula de descoberta sobre o gênero, permita que os alunos leiam e percebam as caraterísticas tomando como base seus conhecimentos prévios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Comente com os alunos que, nesta aula, lerão duas notícias sobre o jogador Adriano.
  • Certifique-se que os alunos saibam quem é esse jogador e quais são as principais polêmicas que o envolvem. Para isso, abra um espaço de escuta a fim de ouvir os conhecimentos prévios dos alunos sobre o jogador.
  • Comente também os sites de publicação das notícias: o Diário do Nordeste e Meu Timão. São dois jornais de regiões distintas do país e que podem apresentar diferentes visões acerca do jogador. Além disso, o jornal online Meu Timão é um site de notícias do próprio Corinthians, sendo importante refletir com os alunos sobre o tipo de notícias que divulga e o tom que trará nestas notícias. Deixe que os alunos expressem suas opiniões, mas reflita com eles sobre o fato de o jornal do próprio time ter a finalidade de exaltar o time e, logo, trazer sempre notícias positivas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Projete a primeira notícia para ler com os alunos. Caso sua escola tenha equipamentos eletrônicos (computadores ou tablets) compartilhe a notícia com os alunos para que possam acompanhar a leitura. Caso não tenha acesso a recursos digitais, faça cópias da notícia para distribuir aos alunos.
  • Proceda a leitura oral e coletiva da notícia. A leitura desta forma permite uma maior mediação por parte do professor, auxiliando os alunos no acesso ao vocabulário, facilita o acesso aos conhecimentos prévios dos alunos e permite um maior entendimento do texto.
  • Atente para alguns aspectos importantes durante a leitura oral: qual o significado de "descarta", que sentido essa palavra provoca no texto? Veja que o uso desta palavra já denota algo bastante indesejado e ruim, pois "descarte" é visto como se desfazer de algo. O destaque desta notícia, pela forma como foi redigida, é que o dirigente não quer Adriano no time, embora seja seu amigo e destaque a necessidade de novas contratações para o time. Leve os alunos a perceberem que o jornalista traz a voz do dirigente para reforçar os fatos que estão sendo narrados na notícia.
  • Solicite que os alunos façam anotações sobre o que forem observando durante a leitura para facilitar a comparação com a outra notícia.

Material complementar: Clique aqui para acessar o link com o texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Projete a segunda notícia para ler com os alunos. Caso sua escola tenha equipamentos eletrônicos (computadores ou tablets) compartilhe a notícia com os alunos para que possam acompanhar a leitura. Caso não tenha acesso a recursos digitais, faça cópias da notícia para distribuir aos alunos.
  • Proceda a leitura oral e coletiva da notícia. A leitura desta forma permite uma maior mediação por parte do professor, auxiliando os alunos no acesso ao vocabulário, facilita o acesso aos conhecimentos prévios dos alunos e permite um maior entendimento do texto.
  • Atente para alguns aspectos importantes durante a leitura oral: nesta notícia a palavra "descarta" denota o mesmo sentido da anterior? As duas notícias esclarecem a presença de Adriano na arena de modos iguais? O que vocês percebem sobre o fato noticiado nas duas notícias lidas?
  • Solicite que os alunos façam anotações sobre o que forem observando durante a leitura para facilitar a comparação com a outra notícia.
  • No material complementar você poderá acessar um documento com sugestões de aspectos que precisam ser observados pelos alunos. Caso eles não observem, leve-os a perceber através de questionamentos.

Material complementar:

Clique aqui para acessar o link com o texto.

Clique aqui para acessar o documento com sugestões de análise.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Depois da leitura das duas notícias, retome com os alunos suas anotações e pergunte-lhes o que perceberam sobre as escolhas linguísticas que marcam a parcialidade/imparcialidade na narração dos fatos.
  • Faça anotações na lousa com as sugestões advindas dos alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano