13781
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Explorando o gênero curiosidades

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudos e Pesquisa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
Atividade select-down
Materiais Complementares select-down

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Explorando o gênero curiosidades

Finalidade da aula: Familiarização com o gênero curiosidades, análise desse tipo de texto e definição de um grupo de  animais para as próximas etapas desta sequência.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento:Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Prática de linguagem:Oralidade e escuta

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudos e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

 

Materiais necessários: Aparelho para reproduzir o vídeo (TV ou Telão) e projetar o texto.

 

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

 

Dificuldades antecipadas: Caracterizar o texto curiosidades levantando hipóteses e refletindo sobre sua produção e circulação: quem produziu, para quem e para quê.

 

Referências sobre o assunto:

SANTOS,F.C,;MENDONÇA,M.;CAVALCANTE,M.C.B. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero? in: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula, Belo Horizonte, Autêntica 2007.

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053





Código: LPO1_03SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.


Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Estratégias de leitura em ação

AULA 03

Leitura colaborativa de textos expositivos

AULA 04

Ficha técnica

AULA 05

Elaborando uma ficha técnica

AULA 06

Preenchendo Fichas Técnicas

AULA 07

Explorando textos de curiosidades

AULA 08

Explorando o gênero curiosidades em sites

AULA 09

Produção coletiva de textos

AULA 10

Apresentação Oral de Curiosidades

AULA 11

Planejando e ensaiando uma apresentação oral.

AULA 12

Produção de vídeo de curiosidades para o YouTube.

AULA 13

Mural de curiosidades: produção e publicação

AULA 14

Escrevendo curiosidades sobre animais de jardim

AULA 15

Revisão de textos e montagem de mural

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Conhecendo o gênero “cantiga”

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura colaborativa de uma canção

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Interpretação de uma canção com o corpo

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura colaborativa de textos expositivos

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Brincando de acumular ideias

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Rodas de leitura

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Explorando o gênero curiosidades

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Estratégias de leitura em ação

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Roda de notícias

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Minisseminários

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Minisseminários

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Minisseminários

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Descrição de fotos por legendas

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Relação entre fotos e texto lido

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Conhecendo um conto acumulativo

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Relação entre imagem e texto lido

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Nome próprio e segmentação em sílabas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Nomes e segmentação em sílabas

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Conhecendo o gênero “cantiga”

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura colaborativa de uma canção

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Interpretação de uma canção com o corpo

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Escrita espontânea

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Comparando escrita espontânea com a escrita convencional

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Leitura de palavras com Jogo da memória

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Trabalhando com parlendas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Alfabetizando com parlenda

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Brincando com parlendas

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Mudando consoantes para formar outra palavra

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Completando palavras com vogais

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Formando palavras com sílabas diversas

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura colaborativa de textos expositivos

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Brincando de acumular ideias

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Elaborando uma ficha técnica

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Preenchendo Fichas Técnicas

1º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Completando o conto: A casa que Pedro fez.

1º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Rodas de leitura

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Ciências História Geografia Inglês
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann