13781
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Explorando o gênero curiosidades

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudos e Pesquisa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Explorando o gênero curiosidades

Finalidade da aula: Familiarização com o gênero curiosidades, análise desse tipo de texto e definição de um grupo de  animais para as próximas etapas desta sequência.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento:Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Prática de linguagem:Oralidade e escuta

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudos e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

 

Materiais necessários: Aparelho para reproduzir o vídeo (TV ou Telão) e projetar o texto.

 

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

 

Dificuldades antecipadas: Caracterizar o texto curiosidades levantando hipóteses e refletindo sobre sua produção e circulação: quem produziu, para quem e para quê.

 

Referências sobre o assunto:

SANTOS,F.C,;MENDONÇA,M.;CAVALCANTE,M.C.B. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero? in: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula, Belo Horizonte, Autêntica 2007.

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053





Código: LPO1_03SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas