13781
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Explorando o gênero curiosidades

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudos e Pesquisa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudos e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Aparelho para reproduzir o vídeo (TV ou Telão) e projetar o texto.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Caracterizar o texto curiosidades levantando hipóteses e refletindo sobre sua produção e circulação: quem produziu, para quem e para quê.

Referências sobre o assunto:

SANTOS,F.C,;MENDONÇA,M.;CAVALCANTE,M.C.B. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero? in: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula, Belo Horizonte, Autêntica 2007.

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte para os alunos se alguém da turma é curioso. Certamente responderão que sim então compartilhe que hoje irão conhecer e conversar sobre algumas curiosidades.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Pergunte para os alunos que lugar seria o que aparece na imagem e o que essas pessoas estão observando.
  • Ouça sua hipóteses.
  • Informe que essa imagem é parte de um jardim.
  • Pergunte que animais podemos ver num jardim e deixe a turma tecer comentários.
  • Compartilhe que irão assistir a um pequeno documentário bem interessante que vai falar sobre alguns animais que vivem ou sempre visitam jardins.
  • Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=joP4UBCdKDs
  • Converse sobre o vídeo com a turma focando sobre as curiosidades que são abordadas no vídeo: Gostaram? Que parte acharam interessante? O que foi falado sobre os animais? Esse vídeo foi feito para quem? Quem pode ter feito esse documentário?

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos que você trouxe um texto sobre o gafanhoto com várias curiosidades sobre esse animal.
  • Acesse este link e projete-o numa tela para que todos possam visualizar ou providencie cópias para duplas de alunos. Aqui a sugestão é em duplas apenas para fazer um número menor de cópias já que a proposta desta atividade é uma leitura compartilhada.
  • Pergunte o que estaria escrito no texto antes de ler. Deixe a turma levantar suas hipóteses.
  • Incentive-os a observar alguns aspectos gráficos como o título, as imagens e as palavras em destaque.
  • Leia título e deixe a turma ficar curiosa e com vontade de ouvir o texto. Na sequência faça a leitura com uma entonação como se fosse ler uma narrativa bem gostosa.
  • Explore o texto fazendo perguntas para a turma: É interessante? Para quem foi escrito? Quais curiosidades foram escritas sobre o gafanhoto? Onde o autor conseguiu as informações?

Materiais complementares: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/gafanhoto/481763

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos a elaborar uma lista de animais que vivem ou visitam os jardins.
  • Combine com a turma para não repetirem os nomes
  • Anote num canto da lousa as sugestões
  • Caso seja falado algum animal que não seja típico de jardim, consulte o grupo para decidir se o mantém na lista
  • Você pode sugerir alguns animais caso perceba que a lista está muito restrita (diversos insetos, sapos, pássaros, etc.)
  • Proponha pesquisar as curiosidades sobre alguns animais da lista para compartilhar com a comunidade escolar
  • Discuta com a turma o que precisam pesquisar, ajude a turma a explicitar o tipo de informação, curiosidades sobre o animal.
  • Converse sobre possíveis suportes para os textos: mural para a comunidade escolar, um livro para a biblioteca e que poderia ser emprestado para que cada aluno leve pra casa e compartilhe com a família

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome a lista dos animais e pergunte onde poderão encontrar informações sobre alguns deles.
  • Defina junto com os alunos 6 animais da lista. Será mais interessante se a turma escolher os animais que querem pesquisar, já que a finalidade da sequência é o gênero textual curiosidades. Aqui definiremos os seguintes animais pela disponibilidade de materiais na web: caracol, abelha, borboleta, grilo, sapo e formiga.
  • Ouça as sugestões e complemente-as apontando possíveis fontes: enciclopédias, revistas especializadas, entrevistas, sites, etc.
  • Relembre quais informações irão pesquisar: características, tamanho, alimentação, onde vive, curiosidades, etc.
  • Combine com os alunos que na próxima aula (marcar o dia) tragam livros, revistas ou outros materiais nos quais poderão saber mais sobre tais animais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudos e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Aparelho para reproduzir o vídeo (TV ou Telão) e projetar o texto.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Caracterizar o texto curiosidades levantando hipóteses e refletindo sobre sua produção e circulação: quem produziu, para quem e para quê.

Referências sobre o assunto:

SANTOS,F.C,;MENDONÇA,M.;CAVALCANTE,M.C.B. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero? in: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula, Belo Horizonte, Autêntica 2007.

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte para os alunos se alguém da turma é curioso. Certamente responderão que sim então compartilhe que hoje irão conhecer e conversar sobre algumas curiosidades.

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Pergunte para os alunos que lugar seria o que aparece na imagem e o que essas pessoas estão observando.
  • Ouça sua hipóteses.
  • Informe que essa imagem é parte de um jardim.
  • Pergunte que animais podemos ver num jardim e deixe a turma tecer comentários.
  • Compartilhe que irão assistir a um pequeno documentário bem interessante que vai falar sobre alguns animais que vivem ou sempre visitam jardins.
  • Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=joP4UBCdKDs
  • Converse sobre o vídeo com a turma focando sobre as curiosidades que são abordadas no vídeo: Gostaram? Que parte acharam interessante? O que foi falado sobre os animais? Esse vídeo foi feito para quem? Quem pode ter feito esse documentário?

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos que você trouxe um texto sobre o gafanhoto com várias curiosidades sobre esse animal.
  • Acesse este link e projete-o numa tela para que todos possam visualizar ou providencie cópias para duplas de alunos. Aqui a sugestão é em duplas apenas para fazer um número menor de cópias já que a proposta desta atividade é uma leitura compartilhada.
  • Pergunte o que estaria escrito no texto antes de ler. Deixe a turma levantar suas hipóteses.
  • Incentive-os a observar alguns aspectos gráficos como o título, as imagens e as palavras em destaque.
  • Leia título e deixe a turma ficar curiosa e com vontade de ouvir o texto. Na sequência faça a leitura com uma entonação como se fosse ler uma narrativa bem gostosa.
  • Explore o texto fazendo perguntas para a turma: É interessante? Para quem foi escrito? Quais curiosidades foram escritas sobre o gafanhoto? Onde o autor conseguiu as informações?

Materiais complementares: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/gafanhoto/481763

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos a elaborar uma lista de animais que vivem ou visitam os jardins.
  • Combine com a turma para não repetirem os nomes
  • Anote num canto da lousa as sugestões
  • Caso seja falado algum animal que não seja típico de jardim, consulte o grupo para decidir se o mantém na lista
  • Você pode sugerir alguns animais caso perceba que a lista está muito restrita (diversos insetos, sapos, pássaros, etc.)
  • Proponha pesquisar as curiosidades sobre alguns animais da lista para compartilhar com a comunidade escolar
  • Discuta com a turma o que precisam pesquisar, ajude a turma a explicitar o tipo de informação, curiosidades sobre o animal.
  • Converse sobre possíveis suportes para os textos: mural para a comunidade escolar, um livro para a biblioteca e que poderia ser emprestado para que cada aluno leve pra casa e compartilhe com a família

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome a lista dos animais e pergunte onde poderão encontrar informações sobre alguns deles.
  • Defina junto com os alunos 6 animais da lista. Será mais interessante se a turma escolher os animais que querem pesquisar, já que a finalidade da sequência é o gênero textual curiosidades. Aqui definiremos os seguintes animais pela disponibilidade de materiais na web: caracol, abelha, borboleta, grilo, sapo e formiga.
  • Ouça as sugestões e complemente-as apontando possíveis fontes: enciclopédias, revistas especializadas, entrevistas, sites, etc.
  • Relembre quais informações irão pesquisar: características, tamanho, alimentação, onde vive, curiosidades, etc.
  • Combine com os alunos que na próxima aula (marcar o dia) tragam livros, revistas ou outros materiais nos quais poderão saber mais sobre tais animais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano