13781
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Explorando o gênero curiosidades

POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz 26/11/2018
Código: LPO1_03SQA01

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudos e Pesquisa.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudos e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Aparelho para reproduzir o vídeo (TV ou Telão) e projetar o texto.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Caracterizar o texto curiosidades levantando hipóteses e refletindo sobre sua produção e circulação: quem produziu, para quem e para quê.

Referências sobre o assunto:

SANTOS,F.C,;MENDONÇA,M.;CAVALCANTE,M.C.B. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero? in: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula, Belo Horizonte, Autêntica 2007.

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte para os alunos se alguém da turma é curioso. Certamente responderão que sim então compartilhe que hoje irão conhecer e conversar sobre algumas curiosidades.

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Pergunte para os alunos que lugar seria o que aparece na imagem e o que essas pessoas estão observando.
  • Ouça sua hipóteses.
  • Informe que essa imagem é parte de um jardim.
  • Pergunte que animais podemos ver num jardim e deixe a turma tecer comentários.
  • Compartilhe que irão assistir a um pequeno documentário bem interessante que vai falar sobre alguns animais que vivem ou sempre visitam jardins.
  • Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=joP4UBCdKDs
  • Converse sobre o vídeo com a turma focando sobre as curiosidades que são abordadas no vídeo: Gostaram? Que parte acharam interessante? O que foi falado sobre os animais? Esse vídeo foi feito para quem? Quem pode ter feito esse documentário?

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos que você trouxe um texto sobre o gafanhoto com várias curiosidades sobre esse animal.
  • Acesse este link e projete-o numa tela para que todos possam visualizar ou providencie cópias para duplas de alunos. Aqui a sugestão é em duplas apenas para fazer um número menor de cópias já que a proposta desta atividade é uma leitura compartilhada.
  • Pergunte o que estaria escrito no texto antes de ler. Deixe a turma levantar suas hipóteses.
  • Incentive-os a observar alguns aspectos gráficos como o título, as imagens e as palavras em destaque.
  • Leia título e deixe a turma ficar curiosa e com vontade de ouvir o texto. Na sequência faça a leitura com uma entonação como se fosse ler uma narrativa bem gostosa.
  • Explore o texto fazendo perguntas para a turma: É interessante? Para quem foi escrito? Quais curiosidades foram escritas sobre o gafanhoto? Onde o autor conseguiu as informações?

Materiais complementares: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/gafanhoto/481763

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Convide os alunos a elaborar uma lista de animais que vivem ou visitam os jardins.
  • Combine com a turma para não repetirem os nomes
  • Anote num canto da lousa as sugestões
  • Caso seja falado algum animal que não seja típico de jardim, consulte o grupo para decidir se o mantém na lista
  • Você pode sugerir alguns animais caso perceba que a lista está muito restrita (diversos insetos, sapos, pássaros, etc.)
  • Proponha pesquisar as curiosidades sobre alguns animais da lista para compartilhar com a comunidade escolar
  • Discuta com a turma o que precisam pesquisar, ajude a turma a explicitar o tipo de informação, curiosidades sobre o animal.
  • Converse sobre possíveis suportes para os textos: mural para a comunidade escolar, um livro para a biblioteca e que poderia ser emprestado para que cada aluno leve pra casa e compartilhe com a família

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Retome a lista dos animais e pergunte onde poderão encontrar informações sobre alguns deles.
  • Defina junto com os alunos 6 animais da lista. Será mais interessante se a turma escolher os animais que querem pesquisar, já que a finalidade da sequência é o gênero textual curiosidades. Aqui definiremos os seguintes animais pela disponibilidade de materiais na web: caracol, abelha, borboleta, grilo, sapo e formiga.
  • Ouça as sugestões e complemente-as apontando possíveis fontes: enciclopédias, revistas especializadas, entrevistas, sites, etc.
  • Relembre quais informações irão pesquisar: características, tamanho, alimentação, onde vive, curiosidades, etc.
  • Combine com os alunos que na próxima aula (marcar o dia) tragam livros, revistas ou outros materiais nos quais poderão saber mais sobre tais animais.


Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Explorando o gênero curiosidades

Finalidade da aula: Familiarização com o gênero curiosidades, análise desse tipo de texto e definição de um grupo de  animais para as próximas etapas desta sequência.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento:Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Prática de linguagem:Oralidade e escuta

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudos e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

 

Materiais necessários: Aparelho para reproduzir o vídeo (TV ou Telão) e projetar o texto.

 

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

 

Dificuldades antecipadas: Caracterizar o texto curiosidades levantando hipóteses e refletindo sobre sua produção e circulação: quem produziu, para quem e para quê.

 

Referências sobre o assunto:

SANTOS,F.C,;MENDONÇA,M.;CAVALCANTE,M.C.B. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero? in: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula, Belo Horizonte, Autêntica 2007.

KAUFMAN ,A.M. ;RODRIGUES,M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053





Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes