Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas
Finalidade da aula: - Ler e compreender dados contidos em gráficos e tabelas, bem como título, legenda e fonte.- Estabelecer relações de sentido entre textos de diferentes gêneros - Gráficos/tabelas e Crônicas - que exploram temas semelhantes ou complementares. - Compreender o contexto de produção de gráficos e tabelas, bem como os meios mais comuns de veiculação e suporte.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Imagens analíticas em textos
Prática de linguagem: Leitura / escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF05LP16, EF05LP23
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Aparelho projetor de slides
- Folhas quadriculadas
- Canetinhas/lápis de cor
(O projetor é de suma importância, pois possibilita a análise coletiva dos dados apresentados. Porém, caso a escola não disponha desse aparelho, pode imprimir o gráfico e as tabelas em tamanho ampliado e apresentá-los aos alunos, clicando aqui).
Informações sobre o gênero: Os gráficos e tabelas são textos presentes no cotidiano e muito comuns em jornais e revistas - aspectos em que se assemelham às crônicas. Apresentam as informações de forma clara e objetiva, facilitando, assim, sua análise e interpretação, características pelas quais são os gêneros mais adequados para apresentar dados quantitativos e comparativos. O trabalho com esses textos possibilita ricos momentos de interdisciplinaridade: explora-se a interpretação aliando-a à linguagem matemática, ambas de suma importância para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças.
Dificuldades antecipadas: A linguagem essencialmente visual presente nos gráficos e tabelas, embora direta e objetiva, pode gerar dúvidas, sobretudo pelo fato de ser nova para muitas crianças. É importante, portanto, acompanhar o processo de leitura, mediando, quando necessário, a análise dos dados apresentados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes
Código: LPO5_05SQA03
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.
(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.
AULA 04
AULA 12
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes