13765
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre análise de gráficos e tabelas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

Finalidade da aula: - Ler e compreender dados contidos em gráficos e tabelas, bem como título, legenda e fonte.- Estabelecer relações de sentido entre textos de diferentes gêneros - Gráficos/tabelas e Crônicas - que exploram temas semelhantes ou complementares. - Compreender o contexto de produção de gráficos e tabelas, bem como os meios mais comuns de veiculação e suporte.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Crônica 

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Imagens analíticas em textos

Prática de linguagem: Leitura / escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF05LP16, EF05LP23

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: - Aparelho projetor de slides

                                           - Folhas quadriculadas

                                           - Canetinhas/lápis de cor

(O projetor é de suma importância, pois possibilita a análise coletiva dos dados apresentados. Porém, caso a escola não disponha desse aparelho, pode imprimir o gráfico e as tabelas em tamanho ampliado e apresentá-los aos alunos, clicando aqui).

Informações sobre o gênero: Os gráficos e tabelas são textos presentes no cotidiano e muito comuns em jornais e revistas - aspectos em que se assemelham às crônicas. Apresentam as informações de forma clara e objetiva, facilitando, assim, sua análise e interpretação, características pelas quais são os gêneros mais adequados para apresentar dados quantitativos e comparativos. O trabalho com esses textos possibilita ricos momentos de interdisciplinaridade: explora-se a interpretação aliando-a à linguagem matemática, ambas de suma importância para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças.

Dificuldades antecipadas: A linguagem essencialmente visual presente nos gráficos e tabelas, embora direta e objetiva, pode gerar dúvidas, sobretudo pelo fato de ser nova para muitas crianças. É importante, portanto, acompanhar o processo de leitura, mediando, quando necessário, a análise dos dados apresentados.

Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

https://brasilescola.uol.com.br/matematica/graficos.htm


Código: LPO5_05SQA03

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.

(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas