13669
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Cartas do Leitor: Compreendendo o gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre gênero carta ao leitor

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos, se caso, não houver disponibilidade para projeção dos slides.

Jornais, revistas, gibis impressos e digitais, que contenham Cartas de leitores.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Atribuir sinônimos, encontrar cartas de leitor nos veículos de comunicação, encontrar palavras no dicionário, substituir palavras no texto, para evitar a repetição das mesmas.

Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.

Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupo, para que os alunos possam ter a oportunidade de trocar experiências e aprendizagens, bem como, possam discutir e desenvolver a habilidade do discurso oral.
  • Distribua, pelo menos, um dicionário para cada grupo, pois no desenvolvimento da aula, os alunos poderão necessitar.
  • Projete ou imprima o slide e distribua para a turma. Se não for possível, nenhuma das duas possibilidades, monte um cartaz, para que todos os alunos visualizem.
  • Peça para que os alunos leiam de forma silenciosa, o texto projetado ou impresso, a fim de que eles desenvolvam a leitura e a compreensão do texto, com autonomia.
  • Lance perguntas à turma: Você já viu textos como esse, em algum lugar? Que lugares? Qual é a função desse texto? (Espera-se que os alunos respondam que a função desse texto é comunicar-se com o jornal para expor suas opiniões, ideias e sugestões ao texto publicado). Na sua opinião, esse leitor, gosta conhecer pessoas novas? Por quê? (Espera-se que os alunos respondam que, sim, pois o leitor pediu para a revista publicar seu endereço)

Materiais complementares: Texto para impressão - acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou peça para os alunos marcarem as palavras ditadas por você, popularmente, maravilhosas, finalizar e corresponder. Se não for possível, nenhuma das duas possibilidades, peça para que alguns alunos possam marcar essas palavras no cartaz, apresentado no início da aula.
  • Pedir aos alunos que descubram sinônimos para as palavras marcadas, eles poderão utilizar os dicionários, se for necessário.
  • Cuide para que todos os alunos consigam procurar no dicionário, passando pelos grupos e auxiliando os estudantes com mais dificuldades. Se for necessário, faça uma breve explicação de como encontrar uma palavra no dicionário. Espera-se que os alunos encontrem sinônimos coerentes para as palavras marcadas, como, para popularmente, pode-se utilizar o advérbio comumente ou geralmente, para maravilhosas, pode-se utilizar os adjetivos ótimas ou excelentes, para finalizar, pode-se utilizar o verbo, concluir, acabar ou terminar e para corresponder, pode-se utilizar o verbo escrever.
  • Peça para que os estudantes leiam o texto novamente, agora com os sinônimos descobertos. Você pode pedir para que um estudante de cada grupo, leia o texto do seu grupo, assim, você, enquanto professor, poderá fazer as intervenções necessárias.
  • Sugira novas possibilidades, dando sugestões de escrita:
  • Se a última frase da carta fosse escrita da seguinte maneira: “peço que publiquem meu endereço, pois com meu endereço, as pessoas de diferentes regiões do país poderão escrever para mim. Como poderíamos resolver a repetição das palavras? (Espera-se que os alunos percebam que a palavra endereço repete-se e que eles poderiam trocar por ele.)

Materiais complementares: Texto para impressão - acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua variados veículos de comunicação, como, revistas, jornais ou revistinhas de quadrinhos, que possuam carta de leitor, para cada grupo.
  • Peça para que os alunos analisem os veículos disponibilizados.
  • Levante questionamentos, como: Você sabe o que é um veículo de comunicação? Qual o veículo de comunicação que seu grupo irá analisar? Vamos observar esse veículo? (Espera-se que os alunos identifiquem que veículos de comunicação são os meios que divulgam as notícias: jornal, revista, internet, tv…)
  • Peça para que os alunos encontrem uma carta de leitor dentro do veículo de comunicação analisado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia ou escreva as instruções no quadro.
  • Peça para que os alunos leiam e analisem o texto encontrado.
  • Peça para que os alunos marquem algumas palavras desconhecidas ou palavras repetidas, dentro do texto. Passe pelos grupos, auxiliando os alunos com mais dificuldades.
  • Peça para que os estudantes encontrem sinônimos e faça as substituições dessas palavras.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou leia para os alunos o slide.
  • Peça para que um aluno de cada grupo leia a carta de leitor original, encontrada no veículo de comunicação. Depois peça para que outro aluno, leia a carta de leitor, com as substituições feitas. Assim, você, enquanto professor, poderá fazer as intervenções que julgar necessárias.
  • Crie com os alunos uma conclusão da aula, levando-os a refletirem sobre a escrita e por que devemos atribuir sinônimos, algumas vezes, às palavras no texto; por que é importante a não repetição de palavras num texto;
  • Se achar necessário, retome as discussões sobre a função da carta de leitor, a utilização do dicionário e o que são veículos de comunicação, sistematizando a aula.
  • Anote a conclusão, que os alunos chegarem, no quadro, e peça que anotem no caderno.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos, se caso, não houver disponibilidade para projeção dos slides.

Jornais, revistas, gibis impressos e digitais, que contenham Cartas de leitores.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Atribuir sinônimos, encontrar cartas de leitor nos veículos de comunicação, encontrar palavras no dicionário, substituir palavras no texto, para evitar a repetição das mesmas.

Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.

Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupo, para que os alunos possam ter a oportunidade de trocar experiências e aprendizagens, bem como, possam discutir e desenvolver a habilidade do discurso oral.
  • Distribua, pelo menos, um dicionário para cada grupo, pois no desenvolvimento da aula, os alunos poderão necessitar.
  • Projete ou imprima o slide e distribua para a turma. Se não for possível, nenhuma das duas possibilidades, monte um cartaz, para que todos os alunos visualizem.
  • Peça para que os alunos leiam de forma silenciosa, o texto projetado ou impresso, a fim de que eles desenvolvam a leitura e a compreensão do texto, com autonomia.
  • Lance perguntas à turma: Você já viu textos como esse, em algum lugar? Que lugares? Qual é a função desse texto? (Espera-se que os alunos respondam que a função desse texto é comunicar-se com o jornal para expor suas opiniões, ideias e sugestões ao texto publicado). Na sua opinião, esse leitor, gosta conhecer pessoas novas? Por quê? (Espera-se que os alunos respondam que, sim, pois o leitor pediu para a revista publicar seu endereço)

Materiais complementares: Texto para impressão - acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou peça para os alunos marcarem as palavras ditadas por você, popularmente, maravilhosas, finalizar e corresponder. Se não for possível, nenhuma das duas possibilidades, peça para que alguns alunos possam marcar essas palavras no cartaz, apresentado no início da aula.
  • Pedir aos alunos que descubram sinônimos para as palavras marcadas, eles poderão utilizar os dicionários, se for necessário.
  • Cuide para que todos os alunos consigam procurar no dicionário, passando pelos grupos e auxiliando os estudantes com mais dificuldades. Se for necessário, faça uma breve explicação de como encontrar uma palavra no dicionário. Espera-se que os alunos encontrem sinônimos coerentes para as palavras marcadas, como, para popularmente, pode-se utilizar o advérbio comumente ou geralmente, para maravilhosas, pode-se utilizar os adjetivos ótimas ou excelentes, para finalizar, pode-se utilizar o verbo, concluir, acabar ou terminar e para corresponder, pode-se utilizar o verbo escrever.
  • Peça para que os estudantes leiam o texto novamente, agora com os sinônimos descobertos. Você pode pedir para que um estudante de cada grupo, leia o texto do seu grupo, assim, você, enquanto professor, poderá fazer as intervenções necessárias.
  • Sugira novas possibilidades, dando sugestões de escrita:
  • Se a última frase da carta fosse escrita da seguinte maneira: “peço que publiquem meu endereço, pois com meu endereço, as pessoas de diferentes regiões do país poderão escrever para mim. Como poderíamos resolver a repetição das palavras? (Espera-se que os alunos percebam que a palavra endereço repete-se e que eles poderiam trocar por ele.)

Materiais complementares: Texto para impressão - acesse aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua variados veículos de comunicação, como, revistas, jornais ou revistinhas de quadrinhos, que possuam carta de leitor, para cada grupo.
  • Peça para que os alunos analisem os veículos disponibilizados.
  • Levante questionamentos, como: Você sabe o que é um veículo de comunicação? Qual o veículo de comunicação que seu grupo irá analisar? Vamos observar esse veículo? (Espera-se que os alunos identifiquem que veículos de comunicação são os meios que divulgam as notícias: jornal, revista, internet, tv…)
  • Peça para que os alunos encontrem uma carta de leitor dentro do veículo de comunicação analisado.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia ou escreva as instruções no quadro.
  • Peça para que os alunos leiam e analisem o texto encontrado.
  • Peça para que os alunos marquem algumas palavras desconhecidas ou palavras repetidas, dentro do texto. Passe pelos grupos, auxiliando os alunos com mais dificuldades.
  • Peça para que os estudantes encontrem sinônimos e faça as substituições dessas palavras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou leia para os alunos o slide.
  • Peça para que um aluno de cada grupo leia a carta de leitor original, encontrada no veículo de comunicação. Depois peça para que outro aluno, leia a carta de leitor, com as substituições feitas. Assim, você, enquanto professor, poderá fazer as intervenções que julgar necessárias.
  • Crie com os alunos uma conclusão da aula, levando-os a refletirem sobre a escrita e por que devemos atribuir sinônimos, algumas vezes, às palavras no texto; por que é importante a não repetição de palavras num texto;
  • Se achar necessário, retome as discussões sobre a função da carta de leitor, a utilização do dicionário e o que são veículos de comunicação, sistematizando a aula.
  • Anote a conclusão, que os alunos chegarem, no quadro, e peça que anotem no caderno.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano