Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar na letra da música, palavras em que o Til, M ou N foram utilizados incorretamente.
Materiais necessários: Áudio da música, rádio ou caixa de som, atividade impressa (uma por aluno), quadro para anotações.
Dificuldades antecipadas: Aluno não compreender regras na escrita de palavras com marcas de nasalidade (til, m, n) e não identificar as palavras que estão incorretas.
Referências sobre o assunto:
-NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Diga para a turma qual é a proposta da aula do dia. (Identificar na letra da música, palavras em que o Til, M ou N foram utilizados incorretamente).
- Apresente o tema da aula (datashow ou escrito em destaque no quadro ou em cartaz).
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresentar para a turma, a lista de palavras do slide no projetor ou imprima as imagens com as palavras.
- Coletivamente identificar as marcas de nasalidade em cada uma delas.
- Peça que leiam em voz alta e se atentem à pronúncia de cada uma delas.
- Destaque no quadro as sílabas com marcas de nasalidade nas palavras.
- Caso tenha utilizado a primeira e segunda aula do conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica, retome o cartaz elaborado no fechamento dessas aulas. Se não as utilizou, consulte-as em Primeira aula e Segunda aula.
- Exponha claramente as regularidades descobertas sobre o uso de Til, M ou N no final de sílabas, utilizando a lista de palavras acima como exemplo dessas regularidades.
- O TIL (~) acompanha apenas as vogais A e O. Exemplos: LIMÕES / TUBARÃO
- M no final da sílaba é utilizado apenas antes das consoantes B e P. Exemplos: CARAMBO-LA / COMPUTADOR.
- N no final da sílaba é utilizado antes das demais consoantes e nunca em final de palavras. Exemplos: TAMANDUÁ / ONÇA-PINTADA
Materiais complementares: Apresentação do slide com as imagens em projetor ou cartaz com as imagens (as imagens do slide são sugestões, poderão ser utilizadas outras para análise). Em Material para impressão, é possível imprimir as imagens desse slide.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- O desenvolvimento é dividido em duas partes, primeira ouvir a música (slide 4), e segunda parte, atividade escrita de revisão (slide 5 e 6).
- Fale brevemente sobre os compositores.
- Apresente a música para a turma. Caso tenha acesso a internet, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DP4jqyVGjMM>Acesso em: 15 de agosto de 2018, ou providencie o áudio da música.
- Não sendo possível o áudio, leia a música para os alunos algumas vezes. É importante que os alunos não tenham em mãos a letra da música escrita corretamente nesse momento.
- Peça que prestem atenção na pronúncia das palavras.
- Os alunos que conhecem a letra da música podem cantar junto.
Materiais complementares: Se possível, projetor e acesso a internet ou equipamento de áudio para reprodução da música.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a comanda da atividade. Deixe claro que será realizada individualmente.
- Pergunte se há dúvidas sobre o que deve ser feito.
- Deixe exposto na sala os cartazes ou anotação sobre as regularidades exploradas, será uma oportunidade de consultarem se houver dúvidas e localizar informações importantes se necessário.
- Apresente a letra da música “Ciranda da bailarina” para os alunos, disponível em https://www.letras.mus.br/chico-buarque/85948/>Acesso em: 15 de agosto de 2018, porém antes de imprimir, faça a troca de algumas palavras, onde elas deverão estar escritas com erros ortográficos. Como sugestão, troque as seguintes palavras:
- Palavras na primeira estrofe: Procuramdo / mumdo / lonbriga / naum
- Palavras na terceira estrofe: futucãdo / mumdo / irmaun
- Entregue a atividade impressa e estipule um tempo (entre 5 e 10 minutos) para ser realizada, circule pela sala enquanto os alunos a realizam e faça as intervenções quando necessário e conforme forem solicitando.
- Nesse momento, os cartazes expostos auxiliam nas dúvidas, auxilie-os a consultarem os cartazes.
Materiais complementares:
- Comanda da atividade para impressão clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresentar o trecho da música sem erros na escrita das palavras, disponível em Ciranda da Bailarina
- Se possível, entregue uma cópia para cada aluno ou reproduza a letra no projetor ou em cartaz.
- Oriente-os a verificar se realmente fizeram as devidas correções. Peça para alguns alunos irem ao quadro e reforçarem a escrita correta das palavras que precisavam ser corrigidas, pois alguns alunos podem apresentar dificuldades em fazer um auto revisão.
- Ressalte a importância dos alunos validaderem suas escritas para alcançarem o objetivo da aula (identificar erros no uso de Til, M ou N no final de sílabas e corrigi-los com autonomia).
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Conforme orientado no slide 3, caso tenha utilizado a primeira e segunda aula do conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica, retome o cartaz elaborado no fechamento dessas aulas. Se não as utilizou, consulte-as em Primeira aula e Segunda aula e leve pronto para esse momento da aula um cartaz ou slide para apresentação com as seguintes informações:
- O TIL (~) acompanha apenas as vogais A e O.
- M no final da sílaba é utilizado apenas antes das consoantes B e P
- N no final da sílaba é utilizado antes das demais consoantes e nunca em final de palavras.
- Finalize com a turma lendo todas as palavras trabalhadas em voz alta e identificando as regularidades encontradas (O til acompanha apenas as vogais a e o / M é utilizado apenas antes das consoantes B e P / N é utilizado antes das demais consoantes).
- Oriente-os a registrar no caderno as considerações feitas e utilizar as palavras exploradas na aula como exemplos das regularidades.