13526
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - CONSUMO E DESPERDÍCIO

POR: Helisabety Barros Mendes de Melo 25/02/2019
Código: CIE1_01M&E03

1º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

Plano de aula de Ciências com atividades para 1º ano do Fundamental sobre a importância da redução de consumo e/ou do descarte correto dos materiais

 

Sobre esta aula select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: 1 papel e 1 lápis para cada grupo de 3 ou 4 alunos e 1 cópia do slide 6 para cada aluno.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia o título da aula e solicite que a turma se organize em grupos de 3 ou 4 alunos.

CONTEXTO select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o vídeo sobre os impactos do consumo, acesse: https://www.youtube.com/watch?time_continue=120&v=HVu_d0NZfNc

Explique que o vídeo fala sobre o consumo exagerado de produtos e os impactos disso para o meio ambiente.

CONTEXTO select-down

Orientações: Faça uma leitura compartilhada do texto e levante os seguintes questionamento:

  • Vocês já compraram algo de que não precisava? Comprou, por exemplo, um brinquedo, roupa, eletrônico que quase não usou?
  • Em caso afirmativo. Quais são os motivos que os levam a ter esse tipo de atitude?
  • Já pensou como todos esses produtos serão descartados?
  • Mas afinal o que é o consumo consciente?

Materiais de apoio:

TRANSFORMANDO O MUNDO: Consumo Consciente - O Poder em Nossas Mãos - https://www.youtube.com/watch?v=ZYBcM6bwleU

Cartilha Consumismo Infantil na Contramão da Sustentabilidade - http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Consumismo-Infantil.pdf

Manual de Educação para o Consumo Sustentável - http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf

Consumo consciente - http://www.recicloteca.org.br/consumo-consciente/consumo-consciente-na-black-friday/

http://www.recicloteca.org.br/consumo/consumo-consciente-aprenda-a-comprar-pensando-no-meio-ambiente/

http://www.recicloteca.org.br/reduzir-reutilizar-e-reciclar/nossas-escolhas-podem-gerar-serios-problemas-ambientais/

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: leia a questão disparadora e prossiga com a apresentação.

Materiais de apoio:

TRANSFORMANDO O MUNDO: Consumo Consciente - O Poder em Nossas Mãos - https://www.youtube.com/watch?v=ZYBcM6bwleU

Cartilha Consumismo Infantil na Contramão da Sustentabilidade - http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Consumismo-Infantil.pdf

Manual de Educação para o Consumo Sustentável - http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf

MÃO NA MASSA select-down

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Distribua o texto para os alunos, faça uma leitura compartilhada e solicite que os alunos discutam entre si e respondam, em grupo, as questões que foram levantadas:

  • Será que essa criança realmente necessitava fazer essa compra?
  • Você acha que essa mãe deveria comprar esse brinquedo? Por quê?

Texto disponível para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1ZcRhcUxdal4eFchh7b3bsbWk1PNMmEpzxfZntYr4wBc/edit

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia as informações do slide e solicite que cada grupo apresentem, pelo menos, um argumento favorável e outro desfavorável à compra do brinquedo. Durante as apresentações destaque como os meios de comunicação estimulam as pessoas a sempre comprarem mais e mais, explique como é importante refletir e utilizar o senso crítico antes de comprar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: 1 papel e 1 lápis para cada grupo de 3 ou 4 alunos e 1 cópia do slide 6 para cada aluno.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia o título da aula e solicite que a turma se organize em grupos de 3 ou 4 alunos.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o vídeo sobre os impactos do consumo, acesse: https://www.youtube.com/watch?time_continue=120&v=HVu_d0NZfNc

Explique que o vídeo fala sobre o consumo exagerado de produtos e os impactos disso para o meio ambiente.

Orientações: Faça uma leitura compartilhada do texto e levante os seguintes questionamento:

  • Vocês já compraram algo de que não precisava? Comprou, por exemplo, um brinquedo, roupa, eletrônico que quase não usou?
  • Em caso afirmativo. Quais são os motivos que os levam a ter esse tipo de atitude?
  • Já pensou como todos esses produtos serão descartados?
  • Mas afinal o que é o consumo consciente?

Materiais de apoio:

TRANSFORMANDO O MUNDO: Consumo Consciente - O Poder em Nossas Mãos - https://www.youtube.com/watch?v=ZYBcM6bwleU

Cartilha Consumismo Infantil na Contramão da Sustentabilidade - http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Consumismo-Infantil.pdf

Manual de Educação para o Consumo Sustentável - http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf

Consumo consciente - http://www.recicloteca.org.br/consumo-consciente/consumo-consciente-na-black-friday/

http://www.recicloteca.org.br/consumo/consumo-consciente-aprenda-a-comprar-pensando-no-meio-ambiente/

http://www.recicloteca.org.br/reduzir-reutilizar-e-reciclar/nossas-escolhas-podem-gerar-serios-problemas-ambientais/

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: leia a questão disparadora e prossiga com a apresentação.

Materiais de apoio:

TRANSFORMANDO O MUNDO: Consumo Consciente - O Poder em Nossas Mãos - https://www.youtube.com/watch?v=ZYBcM6bwleU

Cartilha Consumismo Infantil na Contramão da Sustentabilidade - http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Consumismo-Infantil.pdf

Manual de Educação para o Consumo Sustentável - http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Distribua o texto para os alunos, faça uma leitura compartilhada e solicite que os alunos discutam entre si e respondam, em grupo, as questões que foram levantadas:

  • Será que essa criança realmente necessitava fazer essa compra?
  • Você acha que essa mãe deveria comprar esse brinquedo? Por quê?

Texto disponível para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1ZcRhcUxdal4eFchh7b3bsbWk1PNMmEpzxfZntYr4wBc/edit

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia as informações do slide e solicite que cada grupo apresentem, pelo menos, um argumento favorável e outro desfavorável à compra do brinquedo. Durante as apresentações destaque como os meios de comunicação estimulam as pessoas a sempre comprarem mais e mais, explique como é importante refletir e utilizar o senso crítico antes de comprar.

CONSUMO E DESPERDÍCIO

1º Ano

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer a importância da redução de consumo e/ou do descarte correto dos materiais.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margarete


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes