Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: 1 papel e 1 lápis para cada grupo de 3 ou 4 alunos e 1 cópia do slide 6 para cada aluno.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: leia o título da aula e solicite que a turma se organize em grupos de 3 ou 4 alunos.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o vídeo sobre os impactos do consumo, acesse: https://www.youtube.com/watch?time_continue=120&v=HVu_d0NZfNc
Explique que o vídeo fala sobre o consumo exagerado de produtos e os impactos disso para o meio ambiente.
CONTEXTO
Orientações: Faça uma leitura compartilhada do texto e levante os seguintes questionamento:
- Vocês já compraram algo de que não precisava? Comprou, por exemplo, um brinquedo, roupa, eletrônico que quase não usou?
- Em caso afirmativo. Quais são os motivos que os levam a ter esse tipo de atitude?
- Já pensou como todos esses produtos serão descartados?
- Mas afinal o que é o consumo consciente?
Materiais de apoio:
TRANSFORMANDO O MUNDO: Consumo Consciente - O Poder em Nossas Mãos - https://www.youtube.com/watch?v=ZYBcM6bwleU
Cartilha Consumismo Infantil na Contramão da Sustentabilidade - http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Consumismo-Infantil.pdf
Manual de Educação para o Consumo Sustentável - http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf
Consumo consciente - http://www.recicloteca.org.br/consumo-consciente/consumo-consciente-na-black-friday/
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: leia a questão disparadora e prossiga com a apresentação.
Materiais de apoio:
TRANSFORMANDO O MUNDO: Consumo Consciente - O Poder em Nossas Mãos - https://www.youtube.com/watch?v=ZYBcM6bwleU
Cartilha Consumismo Infantil na Contramão da Sustentabilidade - http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Consumismo-Infantil.pdf
Manual de Educação para o Consumo Sustentável - http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Distribua o texto para os alunos, faça uma leitura compartilhada e solicite que os alunos discutam entre si e respondam, em grupo, as questões que foram levantadas:
- Será que essa criança realmente necessitava fazer essa compra?
- Você acha que essa mãe deveria comprar esse brinquedo? Por quê?
Texto disponível para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1ZcRhcUxdal4eFchh7b3bsbWk1PNMmEpzxfZntYr4wBc/edit
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Leia as informações do slide e solicite que cada grupo apresentem, pelo menos, um argumento favorável e outro desfavorável à compra do brinquedo. Durante as apresentações destaque como os meios de comunicação estimulam as pessoas a sempre comprarem mais e mais, explique como é importante refletir e utilizar o senso crítico antes de comprar.