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Plano de aula - Tipos de alimentos

POR: Mariana Guedes Bartolo 21/11/2018
Código: ING7_02UND03

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Tipos de alimentos

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é o terceiro de uma sequência de 3 planos que trabalha a compreensão oral, com foco na mobilização de conhecimentos prévios, através de diversas atividades. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará deste material impresso para cada aluno e de lápis ou giz de cera coloridos.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a tratar do tema alimentação, mostre o slide aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

  • Look at the screenshot and answer: What’s this online article probably about? How did you come to that conclusion? (Espera-se que, ao se depararem com a palavra food no título e com a imagem de um prato de comida, os alunos respondam que o artigo é sobre comida/alimentação. OBS: Caso a turma tenha dificuldades ou até mesmo não saiba responder, destaque a presença do prato e relembre o significado da palavra food. / This online article is probably about food because there is an image of a plate. Besides that, the word ‘food’ is part of the title.)
  • What’s the objective of the United States government by introducing the MyPlate model to its population? (O objetivo é ajudar as pessoas a ficarem saudáveis. / The objective is to help people to become healthy.)
  • MyPlate is replacing a famous model. Which one is it? Have you ever heard of it? (A pirâmide alimentar. Resposta pessoal. / The Food Pyramid. Personal answer.)
  • How many food groups are shown on the MyPlate model? What are they? (São mostrados cinco grupos de alimentos no modelo MyPlate: frutas, vegetais, grãos, proteína e laticínios. / Five groups are shown on the MyPlate model: fruits, vegetables, grains, protein and dairy.)
  • Do you remember any of the food vocabulary you have learned? Raise your hand to share the words you know. (Neste momento, os alunos ativam o conhecimento prévio que possuem sobre comida/alimentação. Escute a contribuição de todos, anotando no quadro as palavras mencionadas. OBS: Caso a turma não lembre de nenhuma palavra, relembre parte do vocabulário sobre alimentos.)
  • Are you able to classify these foodstuffs you have mentioned according to the MyPlate food groups? (Resposta Pessoal.)

Fonte: http://www.center4research.org/myplate-new-alternative-food-pyramid/

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão utilizar o conhecimento prévio que possuem para compreender um vídeo sobre tipos de alimentos e para montar um prato saudável (Today you are going to use previous knowledge to comprehend a video about types of food and to build a healthy plate).

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Prepará-los para montar um prato saudável durante o Output por meio da mobilização de conhecimentos prévios (vocabulário sobre alimentos).

Expectativa: Que os alunos ativem conhecimentos já adquiridos (vocabulários sobre alimentos) e aprendam a classificar os alimentos de acordo com os grupos mencionados no vídeo.

Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=L9ymkJK2QCU (transcrição do vídeo aqui).

Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:

  • Look at the video’s screenshot and answer: Where is this woman? (Espera-se que, ao verem o fogão e a geladeira, os alunos respondam que ela está em uma cozinha. / She is in a kitchen.)
  • Considering the place she is and the video’s title, what’s this video about? (O vídeo é sobre alimentação/comida/grupos de alimentos. / The video is about food/food groups.)
  • What kind of vocabulary you have already learned will help you understand the video? (Neste momento, relembramos o vocabulário sobre alimentos já explorado durante o Context. Espera-se que os alunos citem palavras que fazem parte do food vocabulary, como apple, cheese, grape, beef, rice, beans, bread etc. Aproveite para trabalhar palavras que não foram mencionadas para que a turma amplie seu vocabulário. OBS: Caso os alunos mencionem utensílios de cozinha ou eletrodomésticos, acolha e valorize essas contribuições, mas redirecione o foco para o tema alimentos.)

Após trabalhar o vocabulário, diga que é hora de assistirem ao vídeo (Now it’s time to watch the video about food groups!). Destaque a importância de se prestar atenção nos cinco grupos de alimentos, anotando no caderno o nome de cada um deles e alguns exemplos (Pay attention to the five food groups the narrator will present us, taking notes about each one of them on your notebook and examples of it). Em seguida, apresente o vídeo (de preferência, faça pausas entre um grupo e outro para que os alunos anotem os detalhes no caderno).

Depois, cheque a compreensão de um modo geral. Para isso, faça as perguntas a seguir:

  • During the video, the narrator introduces five food groups. What are they? (Frutas, grãos, vegetais, proteína e laticínios. / Fruit, grain, vegetables, protein and dairy).
  • Did we talk about those same food groups at the beginning of today’s class? If so, when? (Sim, falamos sobre esses grupos quando conhecemos o modelo MyPlate. / Yes, we talked about those same food groups when we were being introduced to the MyPlate model.)
  • Which is the first food group she mentions? Take a look at your notes and answer. (Frutas. / Fruit.)
  • Now mention, at least, one component of the fruit group. (Maçãs; pêras; laranjas; morangos. / Apples; pears; oranges; strawberries.)
  • What about the second food group? Are you able to name it and mention a component? (O grupo dos grãos. Pão; macarrão; arroz. / The grain group. Bread; noodles; rice.)
  • Do you remember the third group? Which one is it? (Vegetais. / Vegetables.)
  • Can you give me an example of a vegetable? (Cenoura; alface; batata. / Carrot; lettuce; potato.)
  • What about the fourth food group? Name it and give an example. (Proteína. Peixe; ovos; feijão. / Protein. Fish; eggs; beans.)
  • Now it’s time to talk about the last food group mentioned by the narrator. Which one is it? (The dairy group.)
  • Give examples of food that are part of the dairy group. (Leite; iogurte; queijo. / Milk; yogurt; cheese.)

Pause o vídeo (3:00). Diga aos alunos que eles responderão um quiz para testar o que aprenderam sobre os grupos de alimentos até aqui. Em seguida, torne a apresentar o vídeo para que a turma responda as perguntas da narradora.

Ao final, comente sobre o quiz e os prepare para a atividade proposta no Output (Respostas pessoais):

  • Was it easy to take the quiz about food groups? Why (not)?
  • Would you be able to classify food items according to these five food groups you have learned?

  • Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com um texto sobre esses cinco grupos de alimentos e imagens de comidas (em tamanho grande, no mínimo A3), complementadas por sua explicação oral. Antes de apresentar o texto, mostre o título e peça para que os alunos façam previsões. Depois, apresente o texto na íntegra. Durante a leitura em voz alta, mostre as imagens dos alimentos e anote os grupos no quadro.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Propósito: Testar a compreensão do vídeo através do preenchimento de uma ficha MyPlate.

Expectativa: Que os alunos demonstrem que compreenderam o vídeo por meio do preenchimento da ficha MyPlate.

Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 3 minutos e a atividade de preenchimento da ficha, 15. Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles irão montar um prato saudável, utilizando o vocabulário que aprenderam/relembraram enquanto assistiam ao vídeo (Now you are going to build a healthy plate, using the vocabulary you have learned/remembered while watching the video). Informe também que, ao final da atividade, eles organizarão um mural com o que produziram (Later, you will also organize a mural with the material produced). Em seguida, entregue este material para cada aluno e explique como a ficha MyPlate deve ser preenchida, traçando paralelos com o modelo presente no slide. Para isso, dê as instruções abaixo (escreva tais orientações no quadro):

  • Each one of you have received a MyPlate table. In order to complete it, you must fill in the blanks with two foodstuffs related to each food group.
  • During this activity, you are allowed to consult the notes you have taken previously.
  • Pay attention to the colors! Each one represents a food group.
  • If you want to check the five food groups and some examples related to each one of them, take a look at the slide.
  • Illustrate your plate by drawing the food you have chosen.
  • Don’t forget to write your name on the top of the MyPlate sheet!
  • When everybody finishes the MyPlate activity, we will make a healthy eating mural to exhibit your productions.

Após as instruções, forneça lápis ou giz de cera coloridos para que eles possam desenhar e diga que eles podem começar a atividade.

Quando a turma terminar a tarefa, pergunte (respostas pessoais):

  • Was it difficult to fill in the blanks with foodstuffs?
  • How was the experience of building a healthy plate?

Em seguida, com a ajuda dos alunos, crie um mural sobre alimentação saudável em uma das paredes da sala para exibir suas produções.

  • Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, desenhe o modelo MyPlate no quadro.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.

Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles, certamente, irão notar o quanto aprenderam!

Contents

  1. INPUT: Video about types of food.
  2. OUTPUT: Students build their own healthy plate.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Mariana Bartolo

Mentora: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


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