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Plano de Aula
Plano de aula: Regras do Jogo Twister
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills III: cohesion and coherence to genre
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é o primeiro de uma sequência de 3 planos que trabalha a compreensão oral, com foco na mobilização de conhecimentos prévios, através de diversas atividades. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará deste material impresso e cortado em tiras, de uma roleta para jogar Twister e de um tapete branco com círculos verdes, amarelos, azuis e vermelhos. Caso não tenha esses itens do jogo, você pode produzi-los com cartolina e canetas hidrográficas coloridas (roleta), tecido TNT e tinta para tecidos (tapete). Faça uma busca no Google para encontrar tutoriais.
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Para começar a tratar do tema jogos de tabuleiro, mostre o slide aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:
- What kind of information is being provided in the webpage? (Ao verem na busca do Google as palavras board game definition, espera-se que os alunos digam que a informação fornecida é a definição de board game. / The information provided is a definition for board game.)
- According to Google results, what’s a board game? (Espera-se que, após observarem o slide, os alunos citem a definição fornecida na página da web: jogo que envolve movimento de peças em um tabuleiro. / It is a game that involves the movement of pieces on a board.)
- The popular game called ‘War’, for example, is a board game. Can you mention other games that involve the movement of pieces on a board? (Espera-se que os alunos citem jogos como xadrez, damas e Banco Imobiliário. / Chess, checkers and Monopoly.)
- Would you like to play a board game with your classmates? (Pessoal)
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão utilizar o conhecimento prévio que possuem para compreender um vídeo sobre as regras de um jogo de tabuleiro (Today you are going to use previous knowledge to comprehend a video about the rules of a board game).
Input
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Prepará-los para completar a tabela com orientações e regras do jogo Twister durante o Output por meio da mobilização de conhecimentos prévios.
Expectativa: Que os alunos ativem conhecimentos já adquiridos (cores, partes do corpo e direções em inglês) e entendam as orientações e regras do jogo Twister.
Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=_IYBGdQHbG4 (transcrição do vídeo aqui).
Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:
- Look at the video’s printscreen and answer: Which board game are the kids playing? Which materials are necessary to play this game? (Caso a turma não conheça o jogo, diga que ele se chama Twister. Em seguida, explore a imagem, destacando o tapete com círculos coloridos e a roleta na mão da menina. Nesse momento, aborde os significados das palavras mat e spinner, pois são fundamentais para a compreensão do vídeo.)
- As you can see it on the image, this game involves parts of the body and colors. Do you remember how to say them in English? Raise your hand to share the words you know with the rest of the group. (Resposta pessoal. Neste momento, ativamos o conhecimento prévio dos alunos sobre partes do corpo e cores. Escreva no quadro as contribuições da turma e, depois, relembre as palavras já estudadas que não foram mencionadas.)
- What do you expect to watch in this video? (Espera-se que os alunos respondam algo como: Espero assistir crianças jogando Twister ou assistir crianças explicando como jogar Twister. / I expect to watch kids playing Twister or kids explaining how to play Twister.)
- Do you know the rules for playing Twister? (Pessoal)
Após ouvir as respostas dos alunos, diga que aqueles que não sabem as regras do jogo Twister irão aprendê-las assistindo ao vídeo (Don’t worry, those of you who don’t know the rules for playing Twister are going to learn them while watching the video). Diga também para a turma prestar atenção nas instruções dadas pela adulta e nos materiais necessários para que o jogo seja realizado (Now we will watch the video. Pay attention to the instructions given by the adult and to the materials used during the game). Em seguida, apresente o vídeo.
Depois, cheque a compreensão de um modo geral, dando ênfase na dinâmica do jogo. Para isso, faça as perguntas a seguir:
- What are the colors used in a Twister mat? (Verde, amarelo, azul e vermelho. / Green, yellow, blue and red.)
- Who is responsible for spinning the wheel and giving instructions to the players? (A menina de blusa lilás ou O juiz do jogo. / The girl who is wearing a lavender blouse or The referee.)
- Which words in English do we need to know to play Twister? (Verde, amarelo, azul, vermelho, mão, pé, direita e esquerda. / Green, yellow, blue, red, hand, foot, right and left.)
- What happens when someone falls over? (A pessoa perde o jogo ou A pessoa é eliminada do jogo. / The person loses the game or The person is eliminated from the game.)
Em seguida, faça perguntas pessoais com o intuito de prepará-los para as atividades propostas no Output:
- Did you understand all the orientations for playing Twister?
- Are you able to explain the game rules to someone else?
- Would you be able to win this game? Why (not)? (Pessoal)
- Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com imagens impressas de crianças jogando Twister (tamanho grande, no mínimo A3), complementadas por sua exemplificação. Antes de apresentar todas as imagens, mostre a primeira e peça para que os alunos façam previsões. Depois, mostre cada uma delas e exemplifique as ações das crianças no tapete de Twister presente na sala.
Output
Tempo sugerido: 30 minutos.
Propósito: Testar a compreensão do vídeo através do preenchimento de uma tabela sobre as regras do jogo Twister.
Expectativa: Que os alunos demonstrem que compreenderam o vídeo por meio do preenchimento do quadro presente no slide.
Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 3 minutos e a atividade de preenchimento do quadro, 15. Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles irão organizar as orientações e regras do jogo Twister apresentadas no vídeo e que, para isso, precisarão trabalhar coletivamente (Now you are going to organize the orientations and rules for playing Twister that were presented during the video. In order to do that, you must work collectively). Em seguida, leia o conteúdo do slide, explicando a atividade que realizarão e o quadro a ser preenchido (I will give the instructions for this activity. Pay attention!). Por fim, reproduza o box no quadro da sala de aula, espalhe as tiras de papel em uma mesa (imprima este material e recorte cada item antes da aula), forneça um rolo de fita adesiva e peça para começarem a completar os espaços em branco.
Quando a turma terminar a tarefa, pergunte (respostas pessoais):
- Was it difficult to organize the game orientations and rules on the columns?
- Do you consider yourself prepared to play Twister now? Why (not)?
- Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções no quadro.
Output
Propósito: Que os alunos se divirtam e coloquem em prática as orientações e regras trabalhadas na atividade anterior.
Expectativa: Que os alunos consigam compreender as instruções dadas em inglês durante o jogo.
Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 12 minutos. Neste momento da aula, os alunos irão jogar Twister. Antes da brincadeira, explique como acontecerão as partidas por meio das instruções contidas no slide (Now you are going to play Twister! Pay attention to my explanation and, then, raise your hand if you want to ask any question about the game). Quando os primeiros 7 alunos estiverem posicionados ao redor do tapete, inicie o jogo, rodando a roleta. Faça quantas partidas forem necessárias para que todos joguem ou quantas derem tempo.
Ao final, pergunte (respostas pessoais):
- Was it fun to play Twister with your classmates?
- Were you able to remember all the orientations and rules for playing Twister?
- Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções para a apresentação no quadro.
Feedback
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.
Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles certamente irão notar o quanto aprenderam!
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_02UND01
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2744/regras-do-jogo-twister
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
No encontro síncrono, diga aos alunos que eles irão conhecer as regras de um jogo que usa as cores e as partes do corpo. Proponha para a turma um jogo a fim de ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre esse vocabulário. Explique que eles devem seguir os comandos que você dará. Tipos de comandos:
Put in your head on something green.
Touch your nose with a black object.
Show a blue thing.
Use your arms to embrace a pink object.
Close your eyes with a yellow cloth.
Put in your mouth something brown.
Kick with your foot a red thing.
Se necessário, antes de dar os comandos, revise as cores mostrando objetos e perguntando: “What color is this?” e apontando e dizendo os nomes das partes do corpo.
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Input
Apresente para a turma o slide do Input. Diga que eles vão assistir um vídeo que apresentará as regras de um board game. Pergunte se eles sabem o que é um board game. Caso não saibam, abra o navegador no site de buscas Google (compartilhando sua tela), digite: “board game definition” e pergunte para a turma ou algum aluno em específico: "According to Google results, what’s a board game?". Veja se todos entenderam perguntando: "Who can mention any games that involve the movement of pieces on a board?".
Volte para o slide e diga: "As you can see on the image, this game involves parts of the body and colors". Continue explorando a compreensão da imagem com as seguintes perguntas: "Which board game are the kids playing? Have you ever played Twister? Which materials are necessary to play this game?". Ouça algumas respostas e diga: "In this video, you are going to learn the rules to play for playing Twister! Take notes about the instructions given by the adult and the materials used during the game!".
Apresente o vídeo quantas vezes for necessário para que os alunos consigam realizar a etapa do Output.
Output
Explique aos alunos que eles irão organizar as regras do jogo Twister em uma tabela no Padlet. Compartilhe na tela o Padlet, explique cada coluna e como eles devem fazer para incluir o comentário. Depois, compartilhe na tela o arquivo da atividade e peça aos alunos que leiam cada item, copiando cada instrução na coluna correspondente no Padlet. Faça uma cópia do Padlet e envie o link de acesso para seus alunos. As contribuições devem ser feitas durante a aula. Mantenha o Padlet compartilhado na tela para que a turma veja os resultados.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que ensinem aos familiares o jogo Twister, instruindo-os de acordo com as regras aprendidas. Se possível, peça que gravem um vídeo da experiência.
Contents
- INPUT: Video of kids playing the game Twister.
- OUTPUT: Complete a table with the game rules.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professora-autora: Mariana Bartolo
Mentora: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes