Plano de aula: Regras do Jogo Twister

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills III: cohesion and coherence to genre

Sobre esta aula: Esse plano é o primeiro de uma sequência de 3 planos que trabalha a compreensão oral, com foco na mobilização de conhecimentos prévios, através de diversas atividades. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará deste material impresso e cortado em tiras, de uma roleta para jogar Twister e de um tapete branco com círculos verdes, amarelos, azuis e vermelhos. Caso não tenha esses itens do jogo, você pode produzi-los com cartolina e canetas hidrográficas coloridas (roleta), tecido TNT e tinta para tecidos (tapete). Faça uma busca no Google para encontrar tutoriais.

Context

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a tratar do tema jogos de tabuleiro, mostre o slide aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

• What kind of information is being provided in the webpage? (Ao verem na busca do Google as palavras board game definition, espera-se que os alunos digam que a informação fornecida é a definição de board game. / The information provided is a definition for board game.)
  • According to Google results, what’s a board game? (Espera-se que, após observarem o slide, os alunos citem a definição fornecida na página da web: jogo que envolve movimento de peças em um tabuleiro. / It is a game that involves the movement of pieces on a board.)
  • The popular game called ‘War’, for example, is a board game. Can you mention other games that involve the movement of pieces on a board? (Espera-se que os alunos citem jogos como xadrez, damas e Banco Imobiliário. / Chess, checkers and Monopoly.)
  • Would you like to play a board game with your classmates? (Pessoal)