Plano de aula: Habilidades

Plano 3 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Interaction

Sobre esta aula: Esse plano é o terceiro de uma sequência de 3 planos que trabalha a competência oral, com foco na interação em sala de aula, através de brincadeiras e jogos. A escolha é sua: Você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de um pote ou vasilha e de tiras de papel para escrever as habilidades (o arquivo para impressão ou cópia a mão das habilidades está disponível aqui). Após escrevê-las, dobre os papéis e coloque-os dentro do pote.

Context

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Como introdução ao tema abilities, mostre o printscreen do site Bulbapedia.net aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

• Do you know any of these Pokémon from the list? Which one (s)? (esta pergunta serve para ativar o conhecimento prévio sobre Pokémon e aumentar o interesse dos alunos na aula que se inicia).

Em seguida, chame a atenção dos alunos para as diferenças existentes entre os Pokémon:

• Does Bulbasaur have the same characteristics as Charizard? Take a look at columns ‘ability 1’ and ‘hidden’ before answering (espera-se que eles consigam identificar que Bulbassauro e Charizard possuem habilidades diferentes: overgrow e chlorophyll; blaze e solar power, respectivamente).
  • So, am I right if I say that there are some things Bulbasaur can do that Charizard can’t? (espera-se que os alunos digam que sim). Neste momento, recuperamos os significados de can e can’t com os alunos).
  • After our comments on the list of Pokémon presented, are you able to complete the slide’s/image’s title? (espera-se que os alunos digam que sim e respondam abilities).

Após a descoberta do título, faça perguntas à turma que explorem o conceito de ability:

• What are your abilities? (resposta pessoal)
  • What can you do that you think your friend next to you can’t? (resposta pessoal)

Fonte da imagem: https://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/List_of_Pok%C3%A9mon_by_Ability