Transcrição - Vídeo
Plano de Aula
Plano de aula: Acontecimentos Marcantes
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills IV (accurate English)
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é o primeiro de uma sequência de 2 planos que trabalha a competência oral, com foco no uso do passado simples e do passado contínuo em narrativas orais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem o outro.
Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de uma bola de futebol (de qualquer material).
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Para começar a tratar do tema da aula (a goleada que o Brasil levou da Alemanha na Copa do Mundo da FIFA em 2014), mostre o printscreen do site independent.co.uk aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:
- What are these memes about? (espera-se que, ao verem as imagens, os alunos lembrem da goleada que a seleção brasileira sofreu e respondam algo como They are about the 7-1 game between Germany and Brazil ou They are about Brazil’s defeat to Germany in the World Cup).
- How could you guess that these memes are about Brazil’s defeat to Germany? (espera-se que a turma cite os seguintes detalhes das imagens durante a resposta: the presence of many balls in Brazil’s flag representing Germany’s goals, the man with a shocked face expression and the sequence of faces that represent, at the same time, a shame expression and Brazil’s World Cup logo).
- Have you seen other memes about this same topic on the web? Which one (s)? (neste momento, os alunos trazem suas contribuições para a aula, interagindo com o tema abordado. O objetivo é criar uma ponte entre o tópico e o conhecimento de mundo dos estudantes).
- Are you surprised that a British website has published an article about Brazil’s defeat to Germany? (resposta pessoal).
- How did you feel during the match? Would you be able to tell someone, in English, about that day? (resposta pessoal).
Fonte do printscreen: https://www.independent.co.uk/sport/football/international/brazil-vs-germany-world-cup-2014-memes-and-twitter-reaction-after-brazil-suffer-shocking-7-1-defeat-9593263.html
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão narrar suas experiências pessoais para os colegas (today you are going to narrate a personal experience to your classmates).
Input
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Prepará-los para narrar os momentos vividos no dia do jogo Alemanha 7 X 1 Brasil.
Expectativa: Que os alunos falem sobre a reação das pessoas, principalmente dos brasileiros, diante da derrota do Brasil.
Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=wJI4-veT-5M (transcrição do vídeo aqui).
Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:
- Look at the video’s printscreen and answer: Was this journalistic TV report recorded before or after the match against Germany in 2014? Justify your answer. (espera-se que a turma diga que a reportagem foi gravada após o final da partida. / The TV report was recorded after the end of the match. Como justificativa, os alunos devem mencionar que a taça está de cabeça para baixo na mão do brasileiro. / The World Cup trophy is being held upside-down by a Brazilian fan).
- Taking into consideration that this TV report is about an event occurred at a specific time in the past, which verb tenses do you think the reporter is going to use to talk about it? (os alunos devem dizer que o repórter utilizará o passado simples e o passado contínuo. / The reporter is going to use the simple past and the past continuous).
Depois, incentive-os a fazer mais previsões (respostas: Palpites pessoais):
- Do you think the reporter is going to interview just Brazilian fans?
- Will the people interviewed talk in their native languages or in English?
Apresente o vídeo. Logo após, comente sobre as previsões feitas e acrescente mais perguntas:
- Did the reporter interview Brazilian fans only? (resposta: Não, o repórter também entrevistou torcedores alemães. / No, the reporter also interviewed German fans).
- Were you surprised to see Brazilian fans talking in English? (resposta pessoal). Do you think they were able to communicate effectively? (espera-se que os alunos digam que sim. / Yes, they were. The natives were able to understand what they were saying).
- According to the reporter, was the crowd peaceful? (resposta: Sim. A multidão era, em sua maioria, pacífica. / Yes. The crowd by and large was peaceful).
- Were Brazilians and German fans fighting in CNN’s video? (resposta: Não. Os torcedores brasileiros e alemães não estavam brigando no vídeo da CNN. / No. Brazilians and German fans were not fighting in CNN’s video).
- As you could notice, the CNN team recorded a conversation between a Brazilian and a German fan. What did the Brazilian guy say to the German fan? (resposta: Ele parabenizou o alemão pela vitória. / He congratulated the German fan on the victory).
- According to the reporter, were the German fans surprised by how easy it was for their team? (resposta: Sim, eles ficaram surpresos porque foi muito fácil para o time alemão derrotar a seleção brasileira. / Yes, they were surprised because it was very easy to defeat the Brazilian team).
- Were you also surprised by how easy it was to defeat Brazil? (resposta pessoal).
- Do you remember how you felt this day? (resposta pessoal).
- Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com cópias impressas de um texto escrito. É só selecionar uma reportagem escrita de um veículo internacional sobre a derrota do Brasil para a Alemanha. Siga os mesmos passos descritos anteriormente: antes de apresentar o texto por completo, mostre o título e o subtítulo da reportagem (impressos em tamanho grande, no mínimo A3, ou escritos no quadro) e peça que os alunos façam previsões. Depois, apresente a matéria na íntegra e, então, comente sobre as previsões.
Output
Tempo sugerido: 29 minutos.
Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real.
Expectativa: Que os alunos se engajem na narração de suas experiências pessoais e que consigam se expressar na língua alvo.
Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 22 minutos. Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles irão narrar como foi o dia do 7 X 1 para eles (Now each of you is going to narrate your 7-1 day). Em seguida, apresente as instruções para a atividade (I will give you the instructions. Pay attention!) contidas no slide acima.
Após as instruções, apresente o próximo slide e comente sobre a organização da narrativa.
- Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções para a atividade no quadro.
Output
Propósito: Ajudá-los a organizar suas narrativas orais.
Expectativa: Que os alunos se engajem na narração de suas experiências pessoais e que consigam se expressar na língua alvo.
Orientações: A apresentação do guia contido neste slide deve durar cerca de 7 minutos. Diga que você dará dicas para facilitar a organização das narrativas (I’m going to give you tips on how to organize your narratives. Pay attention!). Em seguida, leia as perguntas sugeridas no slide e tire qualquer dúvida que surgir. Atenção: É importante que este slide esteja sendo exibido durante a atividade para que os alunos possam consultá-lo.
INÍCIO DA ATIVIDADE (duração: 22 minutos)
Para dar início a atividade proposta no slide anterior, comece a dinâmica narrando como foi seu 7-1 day. Dessa forma, a turma se sentirá mais à vontade para contar suas estórias. Siga o modelo abaixo:
I was so excited before the match! I even organized a party at my house in order to watch the game with family and friends. Just like me, all my guests really believed that Brazil would beat the German team. When the game started, we left the varanda and got into the living room. We were so shocked that, after Germany’s fifth goal, we decided to go back to the varanda and continue the party. I was feeling such a loser that I even wrote about my disappointment on Twitter.
Em seguida, chute a bola de futebol para um dos alunos. É importante que, a partir desse momento, você assuma o papel de mediador(a), ou seja, não interfira diretamente nas narrativas. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente.
Ao final da atividade, pergunte (respostas pessoais):
- Was it difficult to narrate your 7-1 day?
- Was your day similar to any of your classmates’? Which one (s)?
- Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as perguntas no quadro.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.
Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles certamente irão notar o quanto aprenderam!
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Encontros síncronos: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.
- Acesso ao jornal eletrônico indicado no plano original, via internet.
Optativas:
Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens ou textos: Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Compartilhe o slide com os alunos antecipadamente, via Whatsapp, e-mail, Google Classroom ou Google Forms, juntamente com as perguntas das orientações. Se necessário, adapte essas perguntas, tendo em mente o perfil da sua turma.
Sugestão de adaptação das perguntas para turmas mais jovens:
a) What are these memes about?
b) Which elements helped you to guess it?
c) Have you ever heard about the day Brazil suffered a 7-1 defeat to Germany? What do you know about this event?
Envie tudo aos alunos dois dias antes do encontro síncrono. No encontro, retome as perguntas e deixe que eles respondam livremente, seguindo as orientações descritas.
Input
No mesmo encontro síncrono, mostre o vídeo compartilhando sua tela. Comece apresentando o slide, seguindo a orientação do plano. Em seguida, apresente o vídeo e comente sobre as previsões feitas acrescentando as demais perguntas descritas na orientação.
Se não for possível compartilhar tela, passe o link aos alunos e peça para que assistam ao vídeo. Dê um tempo suficiente para que todos assistam.
Retome a conversa com todos e faça as perguntas propostas no slide. Deixe que os alunos comentem com outras colocações.
Output
Ainda no momento síncrono, explique aos alunos que eles vão narrar as próprias memórias desse dia. Oriente-os conforme o segundo slide do output. Conte para eles as suas memórias e oriente-os a se organizarem em grupos, para gravarem um TikTok onde cada componente relata, em inglês, a memória que tem do dia do 7x1. Ao final do vídeo, cada componente deve chutar a bola para outro colega. Se você, professor, nunca usou esse aplicativo, não se preocupe! Seus alunos saberão como utilizá-lo. Apenas oriente como a atividade deve ser realizada. Quando o vídeo estiver pronto, divulgue-o através do Instagram, site ou blog da escola ou da turma,
Feedback
Para o momento de feedback, marque outro encontro síncrono. Você pode começar o encontro ouvindo os alunos sobre os desafios encontrados na produção dos TikToks. Feche o encontro com a retomada do que aprenderam na sequência, seguindo as instruções do slide final.
Convite às famílias
Incentive que os alunos assistam ao vídeo do input com os familiares. Peça para que perguntem se os familiares conseguem identificar qual é o momento apresentado no vídeo. Os alunos devem pedir para relatarem as memórias desse dia, os sentimentos etc. Se os estudante forem muito jovens, podem não se lembrar do dia do 7x1, e será uma boa oportunidade para uma conversa entre pais e filhos sobre memórias.
Após o momento com as famílias, o professor pode marcar um novo encontro síncrono (pode ser usado o encontro da aula posterior). Nele, os alunos poderão relatar, em inglês, as memórias de um dos familiares. Outra opção é solicitar que o aluno envie áudio, via rede social, para um colega da turma, contando, em inglês, as memórias relatadas pela família ou um dos membros.
Contents
- INPUT: CNN video about the Germany 7-1 Brazil soccer match in 2014.
- OUTPUT: Personal narratives about the 7-1 day.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI05) Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professora-autora: Mariana Bartolo
Mentora: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes