Plano de aula: Acontecimentos Marcantes

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills IV (accurate English)

Sobre esta aula: Esse plano é o primeiro de uma sequência de 2 planos que trabalha a competência oral, com foco no uso do passado simples e do passado contínuo em narrativas orais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem o outro.

Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de uma bola de futebol (de qualquer material).

Context

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a tratar do tema da aula (a goleada que o Brasil levou da Alemanha na Copa do Mundo da FIFA em 2014), mostre o printscreen do site independent.co.uk aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

• What are these memes about? (espera-se que, ao verem as imagens, os alunos lembrem da goleada que a seleção brasileira sofreu e respondam algo como They are about the 7-1 game between Germany and Brazil ou They are about Brazil’s defeat to Germany in the World Cup).
  • How could you guess that these memes are about Brazil’s defeat to Germany? (espera-se que a turma cite os seguintes detalhes das imagens durante a resposta: the presence of many balls in Brazil’s flag representing Germany’s goals, the man with a shocked face expression and the sequence of faces that represent, at the same time, a shame expression and Brazil’s World Cup logo).
  • Have you seen other memes about this same topic on the web? Which one (s)? (neste momento, os alunos trazem suas contribuições para a aula, interagindo com o tema abordado. O objetivo é criar uma ponte entre o tópico e o conhecimento de mundo dos estudantes).
  • Are you surprised that a British website has published an article about Brazil’s defeat to Germany? (resposta pessoal).
  • How did you feel during the match? Would you be able to tell someone, in English, about that day? (resposta pessoal).

Fonte do printscreen: https://www.independent.co.uk/sport/football/international/brazil-vs-germany-world-cup-2014-memes-and-twitter-reaction-after-brazil-suffer-shocking-7-1-defeat-9593263.html