Plano de aula: Classificação dos Animais

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills III: cohesion and coherence to genre

Sobre esta aula: Esse plano é o segundo de uma sequência de 3 planos que trabalha a compreensão oral, com foco na mobilização de conhecimentos prévios, através de diversas atividades. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará deste material impresso e cortado em tiras.

Context

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a tratar do tema animais, mostre o slide aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

• This screenshot was taken from a Tumblr. Do you know what a Tumblr is? (Espera-se que, por serem adolescentes [principal público do Tumblr], os alunos respondam que se trata de uma rede social voltada para postagens de fotos e gifs sobre variados temas. OBS: Caso a turma tenha dificuldades ou até mesmo não saiba responder, explique para que serve um Tumblr.)
  • What kind of content are we going to find on this Tumblr? (Ao verem o título ‘Funny Animals’ e a foto do focinho de um cachorro como capa, os alunos certamente irão dizer que encontrarão fotos e gifs de animais neste Tumblr. / We are going to find pictures and gifs of animals on this Tumblr.)
  • During English classes, you have probably learned some animals’ names. Do you remember any of them? Raise your hand to share this vocabulary with the rest of the group. (Neste momento, os alunos ativam o conhecimento prévio que possuem sobre animais. Escute a contribuição de todos, anotando no quadro as palavras mencionadas. OBS: Caso a turma não lembre de nenhum nome, relembre parte do vocabulário sobre animais.)
  • Are you able to classify the animals mentioned according to their biological characteristics? Taking into consideration, for example, what they eat and how they reproduce? (Resposta pessoal.)

Fonte: http://funnyanimals.tumblr.com/