Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é o segundo de uma sequência de 3 planos que trabalha a compreensão oral, com foco na mobilização de conhecimentos prévios, através de diversas atividades. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará deste material impresso e cortado em tiras.
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Para começar a tratar do tema animais, mostre o slide aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:
- This screenshot was taken from a Tumblr. Do you know what a Tumblr is? (Espera-se que, por serem adolescentes [principal público do Tumblr], os alunos respondam que se trata de uma rede social voltada para postagens de fotos e gifs sobre variados temas. OBS: Caso a turma tenha dificuldades ou até mesmo não saiba responder, explique para que serve um Tumblr.)
- What kind of content are we going to find on this Tumblr? (Ao verem o título ‘Funny Animals’ e a foto do focinho de um cachorro como capa, os alunos certamente irão dizer que encontrarão fotos e gifs de animais neste Tumblr. / We are going to find pictures and gifs of animals on this Tumblr.)
- During English classes, you have probably learned some animals’ names. Do you remember any of them? Raise your hand to share this vocabulary with the rest of the group. (Neste momento, os alunos ativam o conhecimento prévio que possuem sobre animais. Escute a contribuição de todos, anotando no quadro as palavras mencionadas. OBS: Caso a turma não lembre de nenhum nome, relembre parte do vocabulário sobre animais.)
- Are you able to classify the animals mentioned according to their biological characteristics? Taking into consideration, for example, what they eat and how they reproduce? (Resposta pessoal.)
Fonte: http://funnyanimals.tumblr.com/
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão utilizar o conhecimento prévio que possuem para compreender um vídeo sobre classificação de animais (Today you are going to use previous knowledge to comprehend a video about animal classification).
Input
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Prepará-los para completar o quadro sobre animais vertebrados durante o Output por meio da mobilização de conhecimentos prévios.
Expectativa: Que os alunos ativem conhecimentos já adquiridos (vocabulários sobre animais) e aprendam a classificar os animais vertebrados.
Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=R50Xc1EUHwg (transcrição do vídeo aqui).
Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:
- Look at the video’s screenshot and answer: What’s this video probably about? (Espera-se que, ao lerem a palavra animal na imagem, os alunos respondam que o vídeo parece ser sobre animais. / This video is probably about animals.)
- The word ‘vertebrates’ is part of the video title. Do you know the meaning of this word? If you don’t, try to infer its meaning. It’s similar to portuguese. (A palavra vertebrates faz referência ao grupo de animais que possui coluna vertebral. / The word vertebrates refers to the group of animals that possess backbone. OBS: Caso os alunos não saibam dizer o que vertebrates significa, explique para eles através de comparações com a língua portuguesa.)
- What do you expect to learn from this video? (Resposta pessoal. OBS: Com esta pergunta, estimulamos os alunos a fazerem previsões sobre o que irão assistir. Algumas possíveis respostas: Exemplos de animais vertebrados, diferentes tipos de animais vertebrados, classificação dos animais vertebrados etc. / Possible answers: Examples of vertebrate animals, different types of vertebrate animals, vertebrate animals classification etc.)
- Do you know any of the categories we use to classify vertebrate animals? (Resposta pessoal.)
Após ouvir as respostas dos alunos a essa última pergunta, diga que aqueles que não sabem essas categorias irão aprender algumas delas assistindo ao vídeo (Don’t worry, those of you who don’t know these categories will learn some of them while watching the video). Diga também para a turma prestar atenção nas categorias de vertebrados que serão abordadas pelo narrador, anotando cada uma delas no caderno (Now we will watch the video. Pay attention to the vertebrates categories that the narrator will present us, taking notes about each one of them on your notebook). Em seguida, apresente o vídeo.
Depois, cheque a compreensão de um modo geral, dando ênfase nas categorias de vertebrados citadas. Para isso, faça as perguntas a seguir:
- The narrator introduces us some vertebrate categories. How many categories does he mention during the video? (Quatro categorias. / Four categories).
- What’s the first category of vertebrates presented by the narrator? Take a look at your notes and answer. (Anfíbios. / Amphibians.)
- Now mention, at least, one amphibian. (Sapos; salamandras. / Frogs; salamanders.)
- What about the second category? Are you able to name it? (Répteis. / Reptiles.)
- Now give an example of reptile. (Cobras; crocodilos. / Snakes; crocodiles.)
- Do you remember the third category? Which one is it? (Pássaros. / Birds.)
- Can you give me an example of a bird? (Corujas; pardais; papagaios; pinguins. / Owls; sparrows; parrots; penguins.)
- Now it’s time to talk about the last category of vertebrates mentioned by the narrator. Which one is it? (Mammals.)
- Besides human beings, which other animals are classified as mammals? (Leões; pandas. / Lions; pandas.)
- Are you able to guess which category of vertebrate animal is missing? This type of vertebrate is not mentioned during the video. (Os peixes não são mencionados. / The fish are not mentioned.)
Em seguida, faça perguntas pessoais com o intuito de prepará-los para a atividade proposta no Output (Respostas pessoais):
- Did you understand how we classify the vertebrates?
- Would you be able to place some vertebrate animals on a chart according to the categories provided?
- Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com um texto sobre as categorias de animais vertebrados e imagens de alguns desses animais (em tamanho grande, no mínimo A3), complementadas por sua explicação oral. Antes de apresentar o texto, mostre o título e peça para que os alunos façam previsões. Depois, apresente o texto na íntegra. Durante a leitura em voz alta, mostre as imagens e anote as categorias no quadro.
Output
Tempo sugerido: 30 minutos.
Propósito: Testar a compreensão do vídeo através do preenchimento de um quadro sobre a classificação dos animais vertebrados.
Expectativa: Que os alunos demonstrem que compreenderam o vídeo por meio do preenchimento do quadro presente no slide.
Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 3 minutos e a atividade de preenchimento do quadro, 15. Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles irão classificar os animais vertebrados de acordo com as categorias apresentadas anteriormente e que, para isso, precisarão trabalhar coletivamente (Now you are going to classify the vertebrate animals according to the categories presented previously. In order to do that, you must work collectively). Em seguida, leia o conteúdo do slide, explicando a atividade que realizarão e o quadro a ser preenchido (I will give the instructions for this activity. Pay attention!). Por fim, reproduza o chart no quadro da sala de aula, espalhe as tiras de papel em uma mesa (imprima este material e recorte cada item antes da aula), forneça um rolo de fita adesiva e peça para começarem a posicionar cada animal na categoria correta.
Quando a turma terminar a tarefa, pergunte (respostas pessoais):
- Was it difficult to place the vertebrate animals on the correct categories?
- Was it fun to work collectively?
- Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções no quadro.
Feedback
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.
Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles certamente irão notar o quanto aprenderam!