13485
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Compreendendo as fábulas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre perceber e analisar criticamente o ensinamento contido no texto através das ações das personagens.

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elenir Aparecida De Oliveira Novaes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas/ Provérbios no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Quadro, giz, texto impresso, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (a referência completa do texto de Bagno encontra-se abaixo e está disponível on-line).

Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não leem e escrevem convencionalmente.

Referências sobre o assunto: SILVA, Jorge Luis Lira. “Fábula ConFabulando”. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 67 – 78. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Bibliografia para usar nesta aula: BAGNO, M. “Fábulas fabulosas”. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .

Temada aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Proponha um desafio aos alunos: O que são fábulas? Para que servem? De onde se originaram? Professor, ouça as respostas dos alunos e contribua com informações sobre este gênero: Fábulas são histórias curtas que apresentam uma moral ou lição ao final e animais com características humanas. Essas narrativas registram as experiências e o modo de vida dos povos. Fale das origens e principalmente de Esopo, que iremos conhecer nesta aula. Diga-lhes que Esopo é de uma época em que os povos se dividiam basicamente em dois grupos: os mais fortes e os mais fracos. Um povo queria dominar o outro. Guerreavam entre si e quem perdia era transformado em escravo, podendo ser vendido ou comprado como mercadoria. Esopo também foi um escravo. Dizem que apresentava uma aparência física feia, mas ninguém duvidava que era muito inteligente. Ele dava conselhos através das fábulas.

Material complementar: Bibliografia para usar nesta aula: BAGNO, M. “Fábulas fabulosas. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .

Texto fatiado no documento Atividade para impressão.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Propor aos alunos que observem a imagem projetada e pensem sobre o que ela pode estar representando. Caso não possa projetar, solicite antecipadamente que alguém faça um desenho numa folha maior, sendo que este desenho represente uma situação de amizade.
  • Concluído o exercício de leitura visual, coloque as seguintes perguntas para a turma:
  • O que vocês perceberam nesta imagem?
  • Como estas pessoas estão se sentindo?
  • Você acha que elas são amigas? Como você sabe?
  • Que atitudes demonstram amizade entre as pessoas?
  • Para a organização desta aula, faça um círculo com as carteiras e mesas, possibilitando que todos sejam vistos e ouvidos.

Material complementar: Imagem Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1Lok19U_lPIl_1fr65CeFt12kqAa8yXyp1i5N-D57eC8/edit#slide=id.g3a64f5af45_12_27 Acesso em 6/8/2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos acompanhem a fábula que será projetada em partes ( Link aqui ), previamente selecionadas e lidas alternadamente, ora pelo professor, ora por eles. Se não tiver projetor, distribua o texto impresso em partes, ou seja, na mesma sequência que os slides. Leia para os alunos esta primeira parte e pare a leitura na palavra “um”. Questione com os alunos:

Que palavra será que completa este espaço? Como vocês descobriram? Eles deverão descobrir que a palavra animais dá uma pista do que eles encontraram na floresta. Que bicho será que o viajante encontrou?

  • É importante que você considere as respostas e analise os argumentos validando-os ou não, levando o aluno a observar as pistas que o texto favorece para uma interpretação adequada. Para isso, sempre que ouvir um argumento, questione como ele chegou ao raciocínio, o porquê do argumento.
  • Em seguida, ouça alguns alunos sobre como reagiriam nesta situação. Cada aluno poderá falar o que faria. Peça que um dos alunos venha à frente e faça uma dramatização rápida da ação pensada.
  • Ofereça a resposta segundo o texto original.
  • Os slides 4, 5, 6 e 7 são parte do desenvolvimento da aula.

Material complementar: Disponível em: https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/fabulas-os-viajantes-e-o-urso.html Acesso em 3/8/2018

Arquivo:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UqyrUvNsvax2m373usNqVSEJTeqqrD6DdxBbWCqEQPDtUchzdtMnVb6GyDvV/atividade-para-impressao-texto-lpo3-03sqa02.pdf

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continue a leitura, parando agora na palavra “morto”.
  • Questione com os alunos: Qual a atitude dos dois viajantes? O que você achou de suas atitudes? E agora o que será que vai acontecer?

É muito importante que você se comporte também como um leitor, ou seja, mostrando-se curioso, oferecendo opiniões, participando com interesse desse processo de descobertas.

  • É importante que você considere as respostas e analise os argumentos validando-os ou não, levando o aluno a observar as pistas que o texto favorece para uma interpretação adequada.
  • Convide os alunos a prosseguir com a leitura.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continue a leitura, parando agora na palavra “perigo”.
  • Confirme com os alunos se suas expectativas anteriores em relação ao desfecho da história se confirmaram ou não.
  • O que você achou da atitude do urso? E dos viajantes?
  • Escreva no quadro palavras que possam expressar a atitude do viajante que conseguiu subir na árvore. Eles poderão dizer que foi covarde, não ajudou o amigo, ou que é egoísta pensando somente em si.
  • Desenhe o que você faria se estivesse no lugar dos viajantes. Os alunos certamente terão várias ideias. Ouça e intervenha com questionamentos que os façam pensar na coerência das respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia com os alunos a moral.
  • Discuta o significado da expressão “põe à prova”. Na fábula lida, a amizade foi posta à prova? Como você acha que ficou a amizade depois desta prova? Em que situações uma amizade pode ser colocada à prova? Provavelmente os alunos dirão que em algum momento ficaram sozinhos no recreio, alguém brigou com eles sem motivo, sentiram-se abandonados. Ou quando chega outro colega para o grupo e eles ficaram sozinhos.Ou talvez digam que alguém fez uma travessura e colocaram a culpa só em uma pessoa.
  • Ouça as opiniões, sempre garantindo uma circulação das informações, bem como o respeito às opiniões alheias.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos sobre o que aprenderam a respeito de fábulas.
  • Organize as respostas em tópicos, no quadro, ouvindo o que os alunos aprenderam sobre fábulas. Provavelmente citarão os animais como personagens, a moral que ensina algo sobre a vida, as partes que evidenciam começo, meio e fim.
  • Peça que os alunos registrem no caderno, para pesquisas futuras, em momentos em que falarão novamente sobre fábulas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas/ Provérbios no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Quadro, giz, texto impresso, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (a referência completa do texto de Bagno encontra-se abaixo e está disponível on-line).

Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não leem e escrevem convencionalmente.

Referências sobre o assunto: SILVA, Jorge Luis Lira. “Fábula ConFabulando”. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 67 – 78. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Bibliografia para usar nesta aula: BAGNO, M. “Fábulas fabulosas”. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Proponha um desafio aos alunos: O que são fábulas? Para que servem? De onde se originaram? Professor, ouça as respostas dos alunos e contribua com informações sobre este gênero: Fábulas são histórias curtas que apresentam uma moral ou lição ao final e animais com características humanas. Essas narrativas registram as experiências e o modo de vida dos povos. Fale das origens e principalmente de Esopo, que iremos conhecer nesta aula. Diga-lhes que Esopo é de uma época em que os povos se dividiam basicamente em dois grupos: os mais fortes e os mais fracos. Um povo queria dominar o outro. Guerreavam entre si e quem perdia era transformado em escravo, podendo ser vendido ou comprado como mercadoria. Esopo também foi um escravo. Dizem que apresentava uma aparência física feia, mas ninguém duvidava que era muito inteligente. Ele dava conselhos através das fábulas.

Material complementar: Bibliografia para usar nesta aula: BAGNO, M. “Fábulas fabulosas. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .

Texto fatiado no documento Atividade para impressão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Propor aos alunos que observem a imagem projetada e pensem sobre o que ela pode estar representando. Caso não possa projetar, solicite antecipadamente que alguém faça um desenho numa folha maior, sendo que este desenho represente uma situação de amizade.
  • Concluído o exercício de leitura visual, coloque as seguintes perguntas para a turma:
  • O que vocês perceberam nesta imagem?
  • Como estas pessoas estão se sentindo?
  • Você acha que elas são amigas? Como você sabe?
  • Que atitudes demonstram amizade entre as pessoas?
  • Para a organização desta aula, faça um círculo com as carteiras e mesas, possibilitando que todos sejam vistos e ouvidos.

Material complementar: Imagem Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1Lok19U_lPIl_1fr65CeFt12kqAa8yXyp1i5N-D57eC8/edit#slide=id.g3a64f5af45_12_27 Acesso em 6/8/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos acompanhem a fábula que será projetada em partes ( Link aqui ), previamente selecionadas e lidas alternadamente, ora pelo professor, ora por eles. Se não tiver projetor, distribua o texto impresso em partes, ou seja, na mesma sequência que os slides. Leia para os alunos esta primeira parte e pare a leitura na palavra “um”. Questione com os alunos:

Que palavra será que completa este espaço? Como vocês descobriram? Eles deverão descobrir que a palavra animais dá uma pista do que eles encontraram na floresta. Que bicho será que o viajante encontrou?

  • É importante que você considere as respostas e analise os argumentos validando-os ou não, levando o aluno a observar as pistas que o texto favorece para uma interpretação adequada. Para isso, sempre que ouvir um argumento, questione como ele chegou ao raciocínio, o porquê do argumento.
  • Em seguida, ouça alguns alunos sobre como reagiriam nesta situação. Cada aluno poderá falar o que faria. Peça que um dos alunos venha à frente e faça uma dramatização rápida da ação pensada.
  • Ofereça a resposta segundo o texto original.
  • Os slides 4, 5, 6 e 7 são parte do desenvolvimento da aula.

Material complementar: Disponível em: https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/fabulas-os-viajantes-e-o-urso.html Acesso em 3/8/2018

Arquivo:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UqyrUvNsvax2m373usNqVSEJTeqqrD6DdxBbWCqEQPDtUchzdtMnVb6GyDvV/atividade-para-impressao-texto-lpo3-03sqa02.pdf

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continue a leitura, parando agora na palavra “morto”.
  • Questione com os alunos: Qual a atitude dos dois viajantes? O que você achou de suas atitudes? E agora o que será que vai acontecer?

É muito importante que você se comporte também como um leitor, ou seja, mostrando-se curioso, oferecendo opiniões, participando com interesse desse processo de descobertas.

  • É importante que você considere as respostas e analise os argumentos validando-os ou não, levando o aluno a observar as pistas que o texto favorece para uma interpretação adequada.
  • Convide os alunos a prosseguir com a leitura.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Continue a leitura, parando agora na palavra “perigo”.
  • Confirme com os alunos se suas expectativas anteriores em relação ao desfecho da história se confirmaram ou não.
  • O que você achou da atitude do urso? E dos viajantes?
  • Escreva no quadro palavras que possam expressar a atitude do viajante que conseguiu subir na árvore. Eles poderão dizer que foi covarde, não ajudou o amigo, ou que é egoísta pensando somente em si.
  • Desenhe o que você faria se estivesse no lugar dos viajantes. Os alunos certamente terão várias ideias. Ouça e intervenha com questionamentos que os façam pensar na coerência das respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia com os alunos a moral.
  • Discuta o significado da expressão “põe à prova”. Na fábula lida, a amizade foi posta à prova? Como você acha que ficou a amizade depois desta prova? Em que situações uma amizade pode ser colocada à prova? Provavelmente os alunos dirão que em algum momento ficaram sozinhos no recreio, alguém brigou com eles sem motivo, sentiram-se abandonados. Ou quando chega outro colega para o grupo e eles ficaram sozinhos.Ou talvez digam que alguém fez uma travessura e colocaram a culpa só em uma pessoa.
  • Ouça as opiniões, sempre garantindo uma circulação das informações, bem como o respeito às opiniões alheias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos sobre o que aprenderam a respeito de fábulas.
  • Organize as respostas em tópicos, no quadro, ouvindo o que os alunos aprenderam sobre fábulas. Provavelmente citarão os animais como personagens, a moral que ensina algo sobre a vida, as partes que evidenciam começo, meio e fim.
  • Peça que os alunos registrem no caderno, para pesquisas futuras, em momentos em que falarão novamente sobre fábulas.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP22 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano