13454
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Movimento de rotação da Terra e a formação dos dias e das noites

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre o movimento de rotação à formação dos dias e das noites

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte os vídeos da série ABC da Astronomia e o site Acervo Ciências:

https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244

Materiais necessários para a aula: Baixar o vídeo Dia e Noite da Pixar (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0 - Acesso em 4 de setembro de 2018), projetor, globo terrestre, letra da poesia “Bola Bailarina”, bolinhas de isopor e palitos de churrasco (1 para cada dupla), canetinhas, lanterna ou lâmpada, massinha e fichas para preencher.

Materiais de apoio:

Movimentos da Terra - disponível em: https://escolakids.uol.com.br/movimentos-da-terra.htm - Acesso em 7 de setembro de 2018.

Movimentos da Terra - disponível em: http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Movimentos/ - Acesso em 7 de setembro de 2018.

Vídeo: Rotação - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=GI3rBwqwDbw - Acesso em 7 de setembro de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fazer uma investigação de como ocorrem os dias e as noites.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, exiba o vídeo Dia e Noite da Pixar. Após o vídeo, pergunte:

  • Quais as características do dia? E da noite?
  • O que eles tinham em comum?
  • O que tinham de diferente?
  • O que podia ser observado durante o dia?
  • E durante a noite?
  • Como eles se relacionavam?
  • O que mudou essa relação?
  • Em que momento essa relação mudou?
  • Por que existe o dia? E a noite?

Caso não consiga colocar o vídeo, você pode trabalhar com a análise de imagens do dia e da noite, coisas que podemos fazer de dia e de noite que podem ser recortadas de revistas.

Materiais necessários para a aula: Baixar o vídeo Dia e Noite da Pixar (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0 - Acesso em 4 de setembro de 2018) e projetor.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e retomem as hipóteses que levantaram durante o contexto. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Ainda em semicírculo, projete o slide e mostre um globo terrestre. Caso não consiga projetar o slide, pode imprimir a letra da música (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jZ2nqbVzETC5wwseFhwA6eybrunEzM9GrSDnrHN8JH3hd4rCE3NSRW4kKS3K/atividade-para-impressao-letra-da-musica-cie3-08tu04.pdf) ou copiá-la no quadro. Caso não tenha um globo terrestre, você pode fazer um com uma bola de isopor ou com papel machê. Pergunte:

  • Vocês conhecem esse objeto?
  • O que ele representa?
  • Qual é a sua forma?
  • Onde nós moramos?

Peça que os alunos localizem o Brasil no planeta Terra e coloquem uma bolinha de massinha nele.

Leia a poesia a Bola Bailarina. Deixe que os alunos manipulem o globo para que percebam que ele gira.

  • O que é a “bola bailarina” que a poesia fala?
  • Por que nosso planeta foi chamado de bola bailarina?
  • Ele faz movimentos? Qual?
  • O que acontece com a massinha quando ele gira?
  • O nosso planeta é iluminado?

Materiais necessários para a aula: projetor, globo terrestre e letra da música “A Bola Bailarina” de Thelma Chan e uma bolinha de massinha..

Materiais de apoio:

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos façam duplas, projete o slide e entregue uma bolinha de isopor espetada em um palito de churrasco para cada dupla. Coloque uma lâmpada ou uma lanterna no meio da sala em cima de um banco. A lâmpada é melhor do que a lanterna porque emite luz em todas as direções. Se utilizar a lanterna as duplas deverão se alternar na frente dela.

Apague a luz. Peça que as duplas se aproximem da lâmpada. Um dos alunos irá colocar a bolinha em frente da lâmpada e outro aluno irá marcar com a canetinha preta a área que foi iluminada na bolinha. Não se esqueça de pedir que os alunos inclinem um pouco o palito para simular o eixo da Terra que é inclinado. Acenda a luz. As duplas irão pintar com a canetinha amarela a parte que estava iluminada. Peça que colem uma bolinha de massinha em algum ponto dessa parte colorida.

Apague a luz novamente. Peça que as duplas se aproximem outra vez da lâmpada e que girem a bolinha. Os alunos devem observar o que acontece com a parte que foi colorida e com a bolinha de massinha que ficou colada na bolinha.

Acenda a luz.

Materiais necessários para a aula: bolinhas de isopor e palitos de churrasco (1 para cada dupla), canetinhas, lanterna ou lâmpada, massinha e ficha para preencher.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Em duplas os alunos irão discutir sobre as questões que foram colocadas no quadro e preencher uma ficha, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sP4cM2Qwqx8wCaDHpVhJwFytrbtaes8brBHYWX9XDbggeZ88UeTSzapkvXgb/atividade-para-impressao-ficha-cie3-08tu04.pdf. Depois de preenchida, uma dupla deve trocar ideias com uma outra dupla e verificar se suas ideias mudaram com relação ao que haviam discutido antes. Orientem que observem as bolinhas que foram desenhadas para ajudar a chegar às suas conclusões.

Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como as duplas e os grupos conseguem contribuir com os outros. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo.

Materiais necessários para a aula: Ficha para preencher: https://docs.google.com/document/d/13LipMvKwpuN2OATor8KBBborWsbSv9PiFr7h3dalLdM/edit

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a observação e com a discussão com os outros grupos. Retome as hipóteses iniciais que os alunos levantaram sobre o movimento da Terra, a questão disparadora e a observação que fizeram. Destaque o que os alunos aprenderam na aula. Peça que os alunos façam um desenho no seu caderno ilustrando o que aprenderam sobre o movimento da Terra em torno dela mesma.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que conseguimos observar que a Terra não está parada no universo, ela se move e o movimento que ela faz em torno dela mesma faz com que enquanto uma parte dela está sendo iluminada pelo Sol, a outra não está. Esse movimento, portanto dá origem aos dias e às noites. Por isso, enquanto em uma parte do planeta é dia, na parte oposta é noite. Você pode dar como exemplo jogos de futebol ou eventos que estão acontecendo em outros países e naquele país é noite, enquanto no Brasil ainda é dia e vice-versa. Nesse ponto, nomeie o movimento de Rotação.

Termine a aula exibindo o vídeo Rotação, que mostra esse movimento visto do espaço. Questione se a Terra executa apenas esse movimento, se ela executa outros. Deixe que os alunos levantem hipóteses. Não dê respostas pois essas questões farão uma ligação com a próxima aula que trabalhará o movimento de Translação da Terra. Essa aula é a quarta de uma unidade que aborda o tema de observação do céu.

Material complementar para o professor:

Vídeo: Rotação - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=GI3rBwqwDbw - Acessado em 7 de setembro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte os vídeos da série ABC da Astronomia e o site Acervo Ciências:

https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244

Materiais necessários para a aula: Baixar o vídeo Dia e Noite da Pixar (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0 - Acesso em 4 de setembro de 2018), projetor, globo terrestre, letra da poesia “Bola Bailarina”, bolinhas de isopor e palitos de churrasco (1 para cada dupla), canetinhas, lanterna ou lâmpada, massinha e fichas para preencher.

Materiais de apoio:

Movimentos da Terra - disponível em: https://escolakids.uol.com.br/movimentos-da-terra.htm - Acesso em 7 de setembro de 2018.

Movimentos da Terra - disponível em: http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Movimentos/ - Acesso em 7 de setembro de 2018.

Vídeo: Rotação - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=GI3rBwqwDbw - Acesso em 7 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fazer uma investigação de como ocorrem os dias e as noites.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, exiba o vídeo Dia e Noite da Pixar. Após o vídeo, pergunte:

  • Quais as características do dia? E da noite?
  • O que eles tinham em comum?
  • O que tinham de diferente?
  • O que podia ser observado durante o dia?
  • E durante a noite?
  • Como eles se relacionavam?
  • O que mudou essa relação?
  • Em que momento essa relação mudou?
  • Por que existe o dia? E a noite?

Caso não consiga colocar o vídeo, você pode trabalhar com a análise de imagens do dia e da noite, coisas que podemos fazer de dia e de noite que podem ser recortadas de revistas.

Materiais necessários para a aula: Baixar o vídeo Dia e Noite da Pixar (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0 - Acesso em 4 de setembro de 2018) e projetor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e retomem as hipóteses que levantaram durante o contexto. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Ainda em semicírculo, projete o slide e mostre um globo terrestre. Caso não consiga projetar o slide, pode imprimir a letra da música (disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jZ2nqbVzETC5wwseFhwA6eybrunEzM9GrSDnrHN8JH3hd4rCE3NSRW4kKS3K/atividade-para-impressao-letra-da-musica-cie3-08tu04.pdf) ou copiá-la no quadro. Caso não tenha um globo terrestre, você pode fazer um com uma bola de isopor ou com papel machê. Pergunte:

  • Vocês conhecem esse objeto?
  • O que ele representa?
  • Qual é a sua forma?
  • Onde nós moramos?

Peça que os alunos localizem o Brasil no planeta Terra e coloquem uma bolinha de massinha nele.

Leia a poesia a Bola Bailarina. Deixe que os alunos manipulem o globo para que percebam que ele gira.

  • O que é a “bola bailarina” que a poesia fala?
  • Por que nosso planeta foi chamado de bola bailarina?
  • Ele faz movimentos? Qual?
  • O que acontece com a massinha quando ele gira?
  • O nosso planeta é iluminado?

Materiais necessários para a aula: projetor, globo terrestre e letra da música “A Bola Bailarina” de Thelma Chan e uma bolinha de massinha..

Materiais de apoio:

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os alunos façam duplas, projete o slide e entregue uma bolinha de isopor espetada em um palito de churrasco para cada dupla. Coloque uma lâmpada ou uma lanterna no meio da sala em cima de um banco. A lâmpada é melhor do que a lanterna porque emite luz em todas as direções. Se utilizar a lanterna as duplas deverão se alternar na frente dela.

Apague a luz. Peça que as duplas se aproximem da lâmpada. Um dos alunos irá colocar a bolinha em frente da lâmpada e outro aluno irá marcar com a canetinha preta a área que foi iluminada na bolinha. Não se esqueça de pedir que os alunos inclinem um pouco o palito para simular o eixo da Terra que é inclinado. Acenda a luz. As duplas irão pintar com a canetinha amarela a parte que estava iluminada. Peça que colem uma bolinha de massinha em algum ponto dessa parte colorida.

Apague a luz novamente. Peça que as duplas se aproximem outra vez da lâmpada e que girem a bolinha. Os alunos devem observar o que acontece com a parte que foi colorida e com a bolinha de massinha que ficou colada na bolinha.

Acenda a luz.

Materiais necessários para a aula: bolinhas de isopor e palitos de churrasco (1 para cada dupla), canetinhas, lanterna ou lâmpada, massinha e ficha para preencher.

Slide Plano Aula

Orientações: Em duplas os alunos irão discutir sobre as questões que foram colocadas no quadro e preencher uma ficha, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sP4cM2Qwqx8wCaDHpVhJwFytrbtaes8brBHYWX9XDbggeZ88UeTSzapkvXgb/atividade-para-impressao-ficha-cie3-08tu04.pdf. Depois de preenchida, uma dupla deve trocar ideias com uma outra dupla e verificar se suas ideias mudaram com relação ao que haviam discutido antes. Orientem que observem as bolinhas que foram desenhadas para ajudar a chegar às suas conclusões.

Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como as duplas e os grupos conseguem contribuir com os outros. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo.

Materiais necessários para a aula: Ficha para preencher: https://docs.google.com/document/d/13LipMvKwpuN2OATor8KBBborWsbSv9PiFr7h3dalLdM/edit

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a observação e com a discussão com os outros grupos. Retome as hipóteses iniciais que os alunos levantaram sobre o movimento da Terra, a questão disparadora e a observação que fizeram. Destaque o que os alunos aprenderam na aula. Peça que os alunos façam um desenho no seu caderno ilustrando o que aprenderam sobre o movimento da Terra em torno dela mesma.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que conseguimos observar que a Terra não está parada no universo, ela se move e o movimento que ela faz em torno dela mesma faz com que enquanto uma parte dela está sendo iluminada pelo Sol, a outra não está. Esse movimento, portanto dá origem aos dias e às noites. Por isso, enquanto em uma parte do planeta é dia, na parte oposta é noite. Você pode dar como exemplo jogos de futebol ou eventos que estão acontecendo em outros países e naquele país é noite, enquanto no Brasil ainda é dia e vice-versa. Nesse ponto, nomeie o movimento de Rotação.

Termine a aula exibindo o vídeo Rotação, que mostra esse movimento visto do espaço. Questione se a Terra executa apenas esse movimento, se ela executa outros. Deixe que os alunos levantem hipóteses. Não dê respostas pois essas questões farão uma ligação com a próxima aula que trabalhará o movimento de Translação da Terra. Essa aula é a quarta de uma unidade que aborda o tema de observação do céu.

Material complementar para o professor:

Vídeo: Rotação - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=GI3rBwqwDbw - Acessado em 7 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano