13272
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Construção da persuasão

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Construção da persuasão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom; 
- Acesso ao YouTube;
- Google Forms para atividade síncrona de Warm Up.

Optativas:
- Para compartilhar as produções, algum espaço para publicação de textos: blog da classe, Google Docs ou Google Slides.

Context (momento síncrono)
Como um momento de Warm Up, compartilhe com os alunos a atividade para conhecer a opinião deles a respeito do tema. Você poderá desenvolver essa atividade no Google Forms, uma vez que não há respostas corretas; é apenas uma enquete. A sugestão das perguntas está disponível aqui. Após a enquete, mostre aos alunos a primeira imagem do slide do Context, e siga as orientações do plano de aula. Conduza o momento do Context e apresente o objetivo da aula, lembrando-os da importância de argumentos baseados em dados pesquisados/evidências.

Input (momento síncrono)
Trabalhe com os alunos as orientações do slide de Input. É importante que você compartilhe sua tela e vá discutindo cada parte do texto que é evidenciada em cada clique, para que fique claro para eles as partes das características discursivas do texto argumentativo. Para a parte final do texto, peça aos alunos que comentem e apontem onde estão as partes solicitadas. Vá marcando em sua tela (grifando), e peça que expliquem suas decisões. Relembre-os de outros conectivos que podem ser usados além do but. Ao término, envie aos alunos a worksheet com o texto do Input, disponível aqui, explique o que deverá ser feito como Output e envie o material para tanto.

Output
Envie as orientações disponíveis aqui aos alunos, juntamente com a worksheet da atividade que deverão realizar. O link da worksheet está disponível aqui. Oriente os alunos a escreverem suas produções no Google Docs ou Google Slides, e a compartilharem com você. Peça aos outros alunos para fazerem um comentário abaixo do texto do colega mencionando o que acharam da proposta. 

Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções elaboradas por eles e verifique se restaram dúvidas.

Convite às famílias
Peça aos alunos que perguntem às famílias quais benefícios acham que um melhor uso da internet traria para a educação deles. Peça que coloquem esses argumentos no texto.

Sugestão Enviada Por: Nani Maciel


Código: ING9_07UND08

(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.

(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas