13147
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Artigo de opinião

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Artigo de opinião

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo (ING9_04UN12) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: 5 envelopes coloridos para a atividade prevista no context; 1 folha impressa do guessing game para recortar e colocar nos envelopes; artigos impressos para as atividades previstas no input e no output da aula (20 cópias de cada); folha de atividades - linking game - devidamente recortada e embaralhada (20 cópias); 20 folhas de sulfite para organização da coluna de argumentos/evidências; 20 envelopes para guardar os recortes da folha de atividades; 4 folhas de sulfite coloridas para momento do feedback.

Guessing game

Texto input

Texto output

Linking game

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; apresentar as principais características do gênero que será lido durante essa aula.

Orientações: No plano 7 (ING9_04UN07) trouxemos uma proposta de leitura de artigos de opinião e fizemos uma atividade de levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do gênero durante o momento do context. Tomando como pressuposto o fato de que os alunos já conhecem o gênero e considerando que eles realizaram as atividades previstas no plano 7, sugerimos que, nesse momento, você faça uma retomada do que foi trabalhado na referida unidade. Para isso, propomos a realização de um jogo rápido - guessing game- , através do qual os alunos deverão adivinhar qual o gênero que será lido na aula. Providencie alguns envelopes coloridos e peça a cinco alunos voluntários para participar da atividade. Escreva em cada envelope uma dica acerca do texto que será lido. Peça a cada aluno voluntário que leia a dica contida em seu envelope em voz alta e peça aos demais alunos que tentem adivinhar de que gênero se trata. Anote na lousa as sugestões de respostas do alunos, de forma bem sucinta.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Ler um artigo de opinião identificando os principais argumentos do articulista acerca da temática discutida, bem como os exemplos/evidências que fundamentam os argumentos arrolados.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar as principais opiniões do articulista acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar esta opinião.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos. Escreva no quadro os questionamentos propostos ou apresente-os em um slide. Explique aos alunos que eles deverão ler e dar as respostas oralmente, pois se trata de um momento de leitura coletiva.

  • Skim the text and identify its main subject.
  • The text is about the independence of Jamaica from the United Kingdom occurred in 1962. About this fact, the author gives his opinion. What statement(s) show his opinion about the fact?
  • What examples does he give to explain his positioning?

Para mais informações acerca das possíveis respostas a serem dadas pelos alunos aos questionamentos propostos, acesse as guidelines for the teachers.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler um artigo de opinião de modo a identificar os principais argumentos e as evidências que sustentam tais argumentos.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de identificar quais os principais argumentos do artigo, bem como as evidências/exemplos que fundamentam estes argumentos.

Orientações: Para o output, dividimos as atividades de leitura em três momentos. No primeiro momento, os alunos deverão realizar a proposta do linking game, organizando uma tabela de argumentos e evidências do texto. Em seguida, haverá um momento de feedback oral, no qual você escolherá duplas aleatórias e pedirá aos alunos que façam a leitura em voz alta dos argumentos e evidências que eles organizaram no linking game. Por fim, os alunos receberão o texto integral - o artigo completo - e farão uma leitura silenciosa. Todas as atividades sugeridas para o output deverão ser realizadas em duplas ou trios.

Para mais informações acerca das atividades previstas no output, acesse as guidelines for the teachers.

Para acesso às respostas do linking game, acesse o linking game answer key.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de artigos de opinião identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.

Orientações: Elabore um cartaz ou um mural, de modo que seja possível a visualização por parte de todos os alunos. Neste cartaz, cole quatro folhas de sulfite coloridas (conforme mostra o slide acima) e escreva apenas o pronome interrogativo da pergunta que será feita como forma de feedback da aula. Chame por quatro alunos voluntários novamente (que não sejam, de preferência, os mesmos que participaram da atividade do context) e peça-lhes que escolham uma folha de sulfite e que leiam em voz alta a pergunta à qual o pronome relativo se refere. A pergunta completa deve estar escrita atrás da folha de sulfite. O aluno lê a pergunta e os demais colegas podem respondê-la oralmente, de modo a sintetizar o que foi aprendido na aula. Enquanto os alunos respondem, você pode registrar as respostas deles no mural ou cartaz que você preparou. As perguntas sugeridas são:

  • Who writes opinion articles? Espera-se que os alunos respondam algo como: It is generally written by newspaper columnists, researchers or specialists.
  • Why do people write this kind of text? Espera-se que os alunos respondam algo como: This text is written in order to influence people’s mind; call people’s attention about a theme; share the columnist’s point of view about a subject .
  • Where were the articles we read today taken from? Espera-se que os alunos respondam algo como: They were taken from The Gleaner, a Jamaican newspaper.
  • What kind of resources did the columnists use to base their arguments on? Espera-se que os alunos respondam algo como: They used evidences/examples to base their arguments on.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo (ING9_04UN12) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: 5 envelopes coloridos para a atividade prevista no context; 1 folha impressa do guessing game para recortar e colocar nos envelopes; artigos impressos para as atividades previstas no input e no output da aula (20 cópias de cada); folha de atividades - linking game - devidamente recortada e embaralhada (20 cópias); 20 folhas de sulfite para organização da coluna de argumentos/evidências; 20 envelopes para guardar os recortes da folha de atividades; 4 folhas de sulfite coloridas para momento do feedback.

Guessing game

Texto input

Texto output

Linking game

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; apresentar as principais características do gênero que será lido durante essa aula.

Orientações: No plano 7 (ING9_04UN07) trouxemos uma proposta de leitura de artigos de opinião e fizemos uma atividade de levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do gênero durante o momento do context. Tomando como pressuposto o fato de que os alunos já conhecem o gênero e considerando que eles realizaram as atividades previstas no plano 7, sugerimos que, nesse momento, você faça uma retomada do que foi trabalhado na referida unidade. Para isso, propomos a realização de um jogo rápido - guessing game- , através do qual os alunos deverão adivinhar qual o gênero que será lido na aula. Providencie alguns envelopes coloridos e peça a cinco alunos voluntários para participar da atividade. Escreva em cada envelope uma dica acerca do texto que será lido. Peça a cada aluno voluntário que leia a dica contida em seu envelope em voz alta e peça aos demais alunos que tentem adivinhar de que gênero se trata. Anote na lousa as sugestões de respostas do alunos, de forma bem sucinta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Ler um artigo de opinião identificando os principais argumentos do articulista acerca da temática discutida, bem como os exemplos/evidências que fundamentam os argumentos arrolados.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar as principais opiniões do articulista acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar esta opinião.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos. Escreva no quadro os questionamentos propostos ou apresente-os em um slide. Explique aos alunos que eles deverão ler e dar as respostas oralmente, pois se trata de um momento de leitura coletiva.

  • Skim the text and identify its main subject.
  • The text is about the independence of Jamaica from the United Kingdom occurred in 1962. About this fact, the author gives his opinion. What statement(s) show his opinion about the fact?
  • What examples does he give to explain his positioning?

Para mais informações acerca das possíveis respostas a serem dadas pelos alunos aos questionamentos propostos, acesse as guidelines for the teachers.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler um artigo de opinião de modo a identificar os principais argumentos e as evidências que sustentam tais argumentos.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de identificar quais os principais argumentos do artigo, bem como as evidências/exemplos que fundamentam estes argumentos.

Orientações: Para o output, dividimos as atividades de leitura em três momentos. No primeiro momento, os alunos deverão realizar a proposta do linking game, organizando uma tabela de argumentos e evidências do texto. Em seguida, haverá um momento de feedback oral, no qual você escolherá duplas aleatórias e pedirá aos alunos que façam a leitura em voz alta dos argumentos e evidências que eles organizaram no linking game. Por fim, os alunos receberão o texto integral - o artigo completo - e farão uma leitura silenciosa. Todas as atividades sugeridas para o output deverão ser realizadas em duplas ou trios.

Para mais informações acerca das atividades previstas no output, acesse as guidelines for the teachers.

Para acesso às respostas do linking game, acesse o linking game answer key.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de artigos de opinião identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.

Orientações: Elabore um cartaz ou um mural, de modo que seja possível a visualização por parte de todos os alunos. Neste cartaz, cole quatro folhas de sulfite coloridas (conforme mostra o slide acima) e escreva apenas o pronome interrogativo da pergunta que será feita como forma de feedback da aula. Chame por quatro alunos voluntários novamente (que não sejam, de preferência, os mesmos que participaram da atividade do context) e peça-lhes que escolham uma folha de sulfite e que leiam em voz alta a pergunta à qual o pronome relativo se refere. A pergunta completa deve estar escrita atrás da folha de sulfite. O aluno lê a pergunta e os demais colegas podem respondê-la oralmente, de modo a sintetizar o que foi aprendido na aula. Enquanto os alunos respondem, você pode registrar as respostas deles no mural ou cartaz que você preparou. As perguntas sugeridas são:

  • Who writes opinion articles? Espera-se que os alunos respondam algo como: It is generally written by newspaper columnists, researchers or specialists.
  • Why do people write this kind of text? Espera-se que os alunos respondam algo como: This text is written in order to influence people’s mind; call people’s attention about a theme; share the columnist’s point of view about a subject .
  • Where were the articles we read today taken from? Espera-se que os alunos respondam algo como: They were taken from The Gleaner, a Jamaican newspaper.
  • What kind of resources did the columnists use to base their arguments on? Espera-se que os alunos respondam algo como: They used evidences/examples to base their arguments on.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano