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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Ecossistema em equilíbrio

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Ecossistema em equilíbrio

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

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Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano de aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O tema Cadeia Alimentar foi trabalhado no plano CIE4_04VE03, portanto ele pode ser utilizado também como base para a proposta desta aula. Para saber mais sobre as temáticas a serem trabalhadas nestas aulas, consulte o site: <https://bit.ly/2KqyCGC>.

Materiais necessários para a aula: cola, tesoura, pincéis ou canetinhas, fita gomada, barbante, papel sulfite, crachás (disponíveis no material complementar) e projetor de imagens.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e explique que eles irão aprender sobre o que acontece com os seres vivos em um ecossistema em desequilíbrio.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente ovídeo e faça perguntas que possam identificar os conhecimentos prévios dos alunos, como:

  • O que vocês acharam do vídeo?
  • O vídeo fala sobre o que?
  • Em uma cadeia alimentar há transferência de quais elementos entre um ser vivo e outro?
  • Em um ecossistema, será que algum ser vivo consegue viver fora de uma cadeia alimentar? Será que consegue sobreviver sem se alimentar de um ser vivo e/ou servir de alimento para outro?

Deixe os alunos debaterem sobre as respostas. Em seguida, explique que todos os seres vivos precisam se relacionar entre si e que as relações entre eles podem ocorrer entre seres da mesma espécie e seres de espécies diferentes. É comum diferenciar as relações harmônicas, ou positivas, e desarmônicas, ou negativas. Nas relações harmônicas não há prejuízo para nenhum dos seres vivos associados, já nas desarmônicas há prejuízo. Todos os seres vivos estão dentro de uma cadeia alimentar.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a pergunta para os alunos e deixe que eles apresentem suas ideias. Não se preocupe em respondê-las neste momento. O objetivo agora é instigar a curiosidade dos alunos e estimulá-los a pensar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos.

Orientações: O tempo total do Mão na Massa é de 24 minutos. Disponibilize

  • 5 minutos para os alunos elaborarem as cadeias alimentares;
  • 4 minutos para produzirem os crachás;
  • 15 minutos para as apresentações da equipes.

Divida a sala em grupos de 3 ou 4 alunos. Entregue uma folha de papel sulfite para cada equipe e peça que elaborem uma cadeia alimentar que contenha 3 ou 4 seres vivos. O número de seres vivos deve ser semelhante ao número de membros do grupo. Oriente-os para que iniciem a cadeia sempre com um produtor, uma planta ou alga, por exemplo. Em seguida, entregue canetinhas ou pincéis e pedaços de papel pardo ou cartolina para cada grupo e peça para que confeccionem crachás. Em cada crachá deve ser escrito o nome de um dos seres vivos componentes da cadeia alimentar elaborada pela equipe (um componente diferente por aluno). Na sequência, oriente que cada aluno escolha um dos crachás e cole em sua blusa, na altura do peito. Para esta última etapa, você deverá disponibilizar fita adesiva para cada equipe e orientar que escrevam os nomes dos seres vivos em tamanho visível, para os demais. Em seguida, peça para se organizarem em um grande círculo. Peça para que cada equipe apresente sua cadeia alimentar com os alunos de pé e com os crachás colados na blusa. Entregue um pedaço de barbante para o produtor de cada cadeia alimentar e peça para que os alunos se disponham um do lado do outro, de acordo com a ordem dos seres vivos da cadeia alimentar, segurando o barbante que irá representar melhor a cadeia.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Após as apresentações, escolha uma equipe peça para que os alunos dessa equipe fiquem no centro da sala. Escolha dois outros alunos e entregue um crachá para cada um (os crachás estão disponíveis no material complementar). Um aluno receberá um crachá com a palavra “lixo” e o outro aluno, um crachá escrito “espécie exótica”. Convide o aluno com o crachá “lixo” para fazer parte de uma das cadeias alimentares e pergunte para a turma o que acontecerá, agora, com aquela cadeia alimentar. Deixe os alunos discutirem. Depois é a vez do aluno com o crachá “espécie exótica”. Convide uma outra equipe com uma outra cadeia alimentar e faça o mesmo que fez com a equipe anterior. Ao inserir a espécie exótica na cadeia, explique para os alunos sobre o conceito de espécie exótica, fale que se trata de uma espécie que vem de um ecossistema diferente e que, chegando ali, ela vai competir com as outras. Pergunte aos alunos o que vai acontecer com as espécies daquela cadeia e deixe-os discutirem sobre as respostas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Releia a questão disparadora para os alunos e peça para que eles a respondam no caderno. Dê 4 minutos para que cada equipe responda. Em seguida, solicite que cada equipe apresente sua resposta. Apresente o slide para os alunos e leia em voz alta, explicando para eles que, num ecossistema, os seres vivos estão se relacionando uns com os outros. Comente que nos dois casos, após a inserção da espécie exótica e do lixo, todas as espécies acabam sendo prejudicadas.

No caso da espécie exótica, por exemplo, algumas espécies locais podem aumentar e outras diminuir de número, pois a entrada da nova espécia acaba interferindo na relação entre presa e predador, o que pode levar algumas espécies ao risco de extinção. Nesse mesmo sentido, a entrada de lixo em uma cadeia alimentar pode favorecer ou prejudicar a cadeia, uma vez que temos lixos orgânicos e inorgânicos. O lixo inorgânico pode causar a morte de algumas espécies, desequilibrando a cadeia alimentar e o ecossistema. Já a entrada do lixo orgânico e da espécie exótica pode ocasionar na falta de alimento para as espécies locais, acarretando a morte de algumas delas devido à falta de comida. Isso pode fazer com que os predadores busquem presas diferentes, alterando também outras cadeias alimentares do ecossistema. Portanto, com essa interferência, todo o ecossistema fica em desequilíbrio e todas as espécies são afetadas, direta ou indiretamente.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano de aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O tema Cadeia Alimentar foi trabalhado no plano CIE4_04VE03, portanto ele pode ser utilizado também como base para a proposta desta aula. Para saber mais sobre as temáticas a serem trabalhadas nestas aulas, consulte o site: <https://bit.ly/2KqyCGC>.

Materiais necessários para a aula: cola, tesoura, pincéis ou canetinhas, fita gomada, barbante, papel sulfite, crachás (disponíveis no material complementar) e projetor de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e explique que eles irão aprender sobre o que acontece com os seres vivos em um ecossistema em desequilíbrio.

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Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente ovídeo e faça perguntas que possam identificar os conhecimentos prévios dos alunos, como:

  • O que vocês acharam do vídeo?
  • O vídeo fala sobre o que?
  • Em uma cadeia alimentar há transferência de quais elementos entre um ser vivo e outro?
  • Em um ecossistema, será que algum ser vivo consegue viver fora de uma cadeia alimentar? Será que consegue sobreviver sem se alimentar de um ser vivo e/ou servir de alimento para outro?

Deixe os alunos debaterem sobre as respostas. Em seguida, explique que todos os seres vivos precisam se relacionar entre si e que as relações entre eles podem ocorrer entre seres da mesma espécie e seres de espécies diferentes. É comum diferenciar as relações harmônicas, ou positivas, e desarmônicas, ou negativas. Nas relações harmônicas não há prejuízo para nenhum dos seres vivos associados, já nas desarmônicas há prejuízo. Todos os seres vivos estão dentro de uma cadeia alimentar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a pergunta para os alunos e deixe que eles apresentem suas ideias. Não se preocupe em respondê-las neste momento. O objetivo agora é instigar a curiosidade dos alunos e estimulá-los a pensar.

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Tempo sugerido: 24 minutos.

Orientações: O tempo total do Mão na Massa é de 24 minutos. Disponibilize

  • 5 minutos para os alunos elaborarem as cadeias alimentares;
  • 4 minutos para produzirem os crachás;
  • 15 minutos para as apresentações da equipes.

Divida a sala em grupos de 3 ou 4 alunos. Entregue uma folha de papel sulfite para cada equipe e peça que elaborem uma cadeia alimentar que contenha 3 ou 4 seres vivos. O número de seres vivos deve ser semelhante ao número de membros do grupo. Oriente-os para que iniciem a cadeia sempre com um produtor, uma planta ou alga, por exemplo. Em seguida, entregue canetinhas ou pincéis e pedaços de papel pardo ou cartolina para cada grupo e peça para que confeccionem crachás. Em cada crachá deve ser escrito o nome de um dos seres vivos componentes da cadeia alimentar elaborada pela equipe (um componente diferente por aluno). Na sequência, oriente que cada aluno escolha um dos crachás e cole em sua blusa, na altura do peito. Para esta última etapa, você deverá disponibilizar fita adesiva para cada equipe e orientar que escrevam os nomes dos seres vivos em tamanho visível, para os demais. Em seguida, peça para se organizarem em um grande círculo. Peça para que cada equipe apresente sua cadeia alimentar com os alunos de pé e com os crachás colados na blusa. Entregue um pedaço de barbante para o produtor de cada cadeia alimentar e peça para que os alunos se disponham um do lado do outro, de acordo com a ordem dos seres vivos da cadeia alimentar, segurando o barbante que irá representar melhor a cadeia.

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Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Após as apresentações, escolha uma equipe peça para que os alunos dessa equipe fiquem no centro da sala. Escolha dois outros alunos e entregue um crachá para cada um (os crachás estão disponíveis no material complementar). Um aluno receberá um crachá com a palavra “lixo” e o outro aluno, um crachá escrito “espécie exótica”. Convide o aluno com o crachá “lixo” para fazer parte de uma das cadeias alimentares e pergunte para a turma o que acontecerá, agora, com aquela cadeia alimentar. Deixe os alunos discutirem. Depois é a vez do aluno com o crachá “espécie exótica”. Convide uma outra equipe com uma outra cadeia alimentar e faça o mesmo que fez com a equipe anterior. Ao inserir a espécie exótica na cadeia, explique para os alunos sobre o conceito de espécie exótica, fale que se trata de uma espécie que vem de um ecossistema diferente e que, chegando ali, ela vai competir com as outras. Pergunte aos alunos o que vai acontecer com as espécies daquela cadeia e deixe-os discutirem sobre as respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Releia a questão disparadora para os alunos e peça para que eles a respondam no caderno. Dê 4 minutos para que cada equipe responda. Em seguida, solicite que cada equipe apresente sua resposta. Apresente o slide para os alunos e leia em voz alta, explicando para eles que, num ecossistema, os seres vivos estão se relacionando uns com os outros. Comente que nos dois casos, após a inserção da espécie exótica e do lixo, todas as espécies acabam sendo prejudicadas.

No caso da espécie exótica, por exemplo, algumas espécies locais podem aumentar e outras diminuir de número, pois a entrada da nova espécia acaba interferindo na relação entre presa e predador, o que pode levar algumas espécies ao risco de extinção. Nesse mesmo sentido, a entrada de lixo em uma cadeia alimentar pode favorecer ou prejudicar a cadeia, uma vez que temos lixos orgânicos e inorgânicos. O lixo inorgânico pode causar a morte de algumas espécies, desequilibrando a cadeia alimentar e o ecossistema. Já a entrada do lixo orgânico e da espécie exótica pode ocasionar na falta de alimento para as espécies locais, acarretando a morte de algumas delas devido à falta de comida. Isso pode fazer com que os predadores busquem presas diferentes, alterando também outras cadeias alimentares do ecossistema. Portanto, com essa interferência, todo o ecossistema fica em desequilíbrio e todas as espécies são afetadas, direta ou indiretamente.

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