Plano de aula: Os caminhos das catástrofes: o desastre de Mariana

Plano 3 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Fenômenos naturais e impactos ambientais

Sobre esta aula: esta é a primeira de uma sequência de duas aulas que pretendem refletir sobre as catástrofes ambientais sobre o ponto de vista das ações antrópicas e naturais. Em seguida, deverá ser trabalhado o CIE7_08VE04.

Materiais necessários para a aula: para esta aula será necessária a disponibilização do material de estudo para que os alunos se preparem para o debate proposto, o que poderá ser de forma impressa ou em aparelhos que possibilitem a leitura dos links sugeridos. Também sugerimos receber os alunos em um ambiente no qual seja possível a divisão de dois grupos, um de frente para o outro, para facilitar a atividade. Em uma sala de aula com carteiras, você poderá organizá-las em meia-lua, de forma que todos possam se ver.

Título da aula

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Aproveite esse momento para relembrar com eles os principais pontos sobre o desastre de Mariana. Como sugestão de informações cruciais: em 5 de novembro de 2015, uma barragem que detinha rejeitos da exploração de minério de ferro se rompeu, liberando 62 milhões de metros cúbicos de lama sobre o distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, em Minas Gerais. A lama foi tanta que soterrou a cidade, chegou ao Rio Doce e abriu caminho dentro do rio até o mar, no litoral de Espírito Santo. Tanto a Natureza quanto as comunidades ainda não se restabeleceram do que foi considerado o maior desastre ambiental do Brasil.