Título
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.
Sobre este plano nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequente Para saber mais sobre as temáticas a serem trabalhadas nessas aulas, consulte o site: <https://bit.ly/2mMoBHY7 >.
Materiais necessários para a aula: vídeos disponíveis em <https://bit.ly/2L8MDKk > e <https://bit.ly/2N7nD6F>, regras do jogo disponíveis no material complementar, com dicas de palavras ou frases, relógio ou cronômetro, papel pardo ou cartolina, cola, tesoura e projetor de imagens.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o bioma Pampa, suas principais características e os principais seres vivos que nele habitam.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: apresente o trecho da gaúcha Tere Marcellino para os alunos e peça para que leiam em voz alta. Em seguida, pergunte o que acharam do texto. Destaque algumas palavras e peça que comentem o que eles sabem sobre as seguintes palavras presentes no texto: campeiro, pampa; mate. Após as respostas, explique que a palavra campeiro é derivada da palavra “campo”. A segunda palavra, “pampa”, é o nome do bioma situado no Sul do Brasil e “mate” é a erva utilizada para fazer a bebida tradicional dos gaúchos, o chimarrão. Aproveite e pergunte se alguém já bebeu um chimarrão e o que acharou.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: apresente e leia a pergunta para os alunos. Não se preocupe em responder a questão nesse momento. Deixe-os refletirem a respeito da questão e ficarem curiosos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: divida a sala em 4 equipes e nomeie-as por números de 1 a 4. Comece pela equipe 1 e siga o sentido horário para ir nomeando as demais equipes até chegar na quarta equipe. Após a nomeação, apresente para os dois vídeos sobre o bioma pampa, disponíveis em <https://bit.ly/2L8MDKk > e <https://bit.ly/2N7nD6F >. Solicite que assistam aos vídeos com bastante atenção nas informações e imagens apresentadas.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: informe às equipes que elas competirão em uma espécie de jogo da forca. Conscientize-os que deve ser uma competição saudável, amistosa e que vem para ajudar na compreensão do assunto trabalhado, no caso, o bioma pampa. Agora é hora de apresentar as regras para os alunos. As regras estão disponíveis no material complementar. Após a explicação das regras, inicie o jogo. As dicas para o jogo estão disponíveis no material complementar. Concluída a descoberta das palavras, parabenize as equipes, em especial a vencedora.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: pergunte aos alunos se lembram de todas as palavras que foram descobertas durante o jogo. Combine com eles que você dirá as dicas usadas no jogo e eles deverão falar a palavra (todas as equipes). Portanto, leia as mesmas dicas usadas para descobrir as palavras (disponíveis no material complementar), e solicite que respondam uma por uma oralmente. Por fim, imprima as dicas e as palavras (respostas) e, juntamente com os alunos, cole-as em um painel informativo que deverá ficar disponibilizado no centro da sala. Neste painel, deverá ter escrito no cabeçalho a palavra “Pampas” (quando for imprimir as dicas e palavras, descarte a palavra “Dica”, ou seja, utilize apenas a palavra ou frase empregada como dica). Depois, exponha o painel montado e parabenize as crianças pelo brilhante trabalho.