13111
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Inglês por toda parte

POR: Janaina Maria Lopes Ferreira 02/11/2018
Código: ING8_03UND05

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Inglês por toda parte

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para preparar essa aula, você precisará baixar o vídeo para apresentação em sala antes da aula e imprimir as atividades para o context e o output.

Context: aqui

Input: https://www.ted.com/talks/jay_walker_on_the_world_s_english_mania

Output: aqui

Objective select-down

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: a) Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

b) Explique o foco da aula: Our class today will be focused on a presentation of a Ted Talk.

c) Pergunte aos alunos: Do you know what a Ted Talk is? Caso os alunos não saibam, explique (Professor, se eles souberem, go ahead, ok?) : A Ted Talk is a kind of lecture by someone who has ideas that deserve to be spread around the world. TED is the acronym for Technology, Entertainment, Design and each presentation is limited to eighteen minutes each. (Dica: escreva no quadro as palavras que representam o acrônimo de TED para que quando ouvirem novamente em outra ocasião, saibam o significado).

d) Diga: Ok, have you understood the meaning of a Ted Talk? Right. Now, I’ll show you a Ted Talk about a man who reflects about the worldwide English learning mania.

Do you think English is a mania nowadays? Why? Possíveis respostas: Yes, I do, because everyone wants to speak English before any other language; No, I don’t, because many people speak only their native language and don’t intend to learn another one; I don’t know because I’ve never thought about this issue.

e) Agora pergunte aos alunos se sabem por que o Inglês é considerado uma língua franca? Pergunte: Do you know why English is considered a lingua franca in the world? Caso eles não saibam ou tentem e não acertem a resposta, explique o significado de língua franca e o porquê da língua inglesa ser considerada uma. Diga:

Lingua franca is a Latin expression to show that there is a common language used among people from different countries and different languages to communicate among themselves. Nowadays, English is a lingua franca because it is the most spoken language in the world.

f) Apresente o slide a seguir. Diga: Ok, let's think just a little bit more about the communicative importance among people.

Sugestão para o professor: Os seguintes sites mostram a necessidade e não apenas o diferencial de se comunicar em inglês nos dias atuais. Acesse: http://estudio.folha.uol.com.br/cultura-inglesa/2017/08/1906822-falar-ingles-nao-e-mais-diferencial.shtml. Acesso maio, 2018.

https://exame.abril.com.br/carreira/por-que-falar-ingles/. Acesso maio, 2018.

Para estudo do professor: https://novaescola.org.br/conteudo/2204/e-preciso-ir-alem-do-ensino-para-ingles-ver. Acesso janeiro, 2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/11667/como-preparar-a-melhor-aula-de-ingles. Acesso abril, 2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/2459/ensino-de-lingua-estrangeira-vai-alem-da-gramatica. Acesso maio, 2018.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutes

Orientações: * Mostre o slide e pergunte aos alunos: What can you see in this image? Can you understand the problem here? Possíveis respostas: I can see different people, maybe they are the same age but from different countries. I can observe that because they don’t speak the same language. The problem is communication.

  • Convide os alunos para um brincadeira. Você precisa de 4 voluntários, explique que cada um terá simplesmente que ler uma frase. Diga: Let's play? I need 4 volunteers to help me, each one will read one sentence, just that!
  • Chame os voluntários e distribua uma tira de papel do handout para que cada um leia-a em voz alta. Lembre-os de que não é necessário se preocuparem com a pronúncia, apenas com a comunicação. Diga: Come here and take one strip of paper, you have 50 seconds to read your sentence, and after read aloud to us, ok?
  • Pergunte se todos entenderam as frases ou mesmo identificaram a língua falada. Diga: Have you understood the sentences or the language they spoke? O objetivo é mostrar que quando não falamos a língua do outro, a comunicação é muito mais difícil.
  • Antes do próximo slide, diga: Ok, now let's watch the following TedTalk and reflect about English mania in the world.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutes

Propósito: Ouvir e entender a informação do Ted Talk que seja o suficiente para entender o assunto da apresentação.

Expectativa: Que os alunos entendam trechos em inglês da Ted Talk que auxiliem na compreensão geral da apresentação

Orientações: Mostre aos alunos a imagem acima. Diga que esse homem chama-se Jay Walker, um empreendedor que trabalha com Tecnologia e Informação, fascinado por assuntos intelectuais. Diga: This is Jay Walker, he is an entrepreneur who works with Technology & Information (TI), and he is fascinated by intellectual issues.

  • Pergunte: " What can you observe in this image? Describe what you can see behind Jay Walker. Possíveis respostas: There is a man in front of an image projector, possibly he is talking to someone or to an audience. A man, possibly screaming to a crowd; it seems like a discourse or something like that.
  • Antes de apresentar a Ted Talk disponivel em: https://www.ted.com/talks/jay_walker_on_the_world_s_english_mania; solicite aos alunos que ouçam e tentem entender, pelo menos, algumas informações que forem sendo dadas, como por exemplo o contexto e as imagens apresentadas. Diga: Pay attention to the video, and say what it is about. Which images appear? Eles podem fazer anotações para ajudá-los a lembrar depois. Apresente o vídeo e em seguida repita as questões. Possíveis respostas: The video is about the English Mania. First, we can see the Beatles and their fans, then we can see sports fans in a soccer game, religious fanatics, Nazi soldiers, the Earth, Chinese students (children and adolescents), a class with students doing an exam, conferences, a black woman, a hungry child, a sick man, many different flags, math symbols on a blackboard, a child using a microscope, musical symbols, a man with a violin, a big and bright city, many people in front of a monument, many different children.
  • Agora, professor, explique aos alunos que eles deverão procurar algumas informações gerais. Diga: Now, you are going to watch a part of the video and try to answer some questions, like: What can manias be? How do Chinese students learn English? How many people are trying to speak English in the world? Possíveis respostas: Manias can be good, alarming or deadly. Chinese students practice English screaming sentences. About 2 million people are trying to speak English in the world. Atenção: para essa parte da aula, passe o vídeo apenas até 1min e 41s, pois nesse trecho os alunos encontrarão as informações solicitadas.
  • Para finalizar, continue o vídeo de onde parou na atividade anterior até 2min 38 s e peça aos alunos que digam afinal por que Inglês e qual exemplo é dado por Jay Walker para mostrar a intensidade da cobrança para os alunos chineses quando se refere a língua inglesa. Diga: Look for some specific information now. I'll continue the video for some more seconds. Answer: (1) Why English? (2) Jay Walker talks about a very tiring Chinese test to evaluate English language progress, what does he say about it? Possíveis respostas: (1) People want to learn English for more opportunities: better life, job, money, (2) The Chinese test is called gaokao, and it takes three full days. 25% of the grade is based on English, 80 million high school Chinese students take part in this test and they prepare themselves studying very hard (12 hours a day).
  • Prepare seus alunos para o output. Diga: Ok, now you got the main idea of this Ted Talk, let's practice in the next slide.

Material Complementar: Acesse a transcrição do vídeo aqui.

Sugestão: Professor, acesse o site e explique, se achar oportuno, aos alunos o conceito de Globish ( Global English):

https://www.forbes.com/sites/frederickallen/2012/03/01/a-new-international-business-language-globish/#2c31b36052c2

Output select-down

Tempo sugerido: 15 minutes

Proposta: Organizar a oralidade que resume a apresentação.

Expectativa: Que os alunos discutam sobre o papel da Língua Inglesa na aproximação das pessoas e a importância de outras línguas universais que nos circundam cotidianamente.

Orientações: Divida os alunos em pequenos grupos ( de 4 a 6 alunos). Entregue uma tira do handout para cada grupo. Em cada uma há uma linguagem universal em destaque e algumas palavras que podem ou não ser usadas pelos alunos em sua explanação. Eles deverão refletir e dizer sua opinião sobre a presença de cada uma dessas linguagens em nossa vida, levando em conta a sua importância. Incentive os alunos a usarem a língua inglesa em sua explanação o máximo que conseguirem. Peça que utilizem as palavras relacionadas para cada linguagem universal em sua tira de papel. Para deixar a atividade mais tranquila, você pode orientá-los, oferecendo um direcionamento. Diga: I’ll help you, ok? Try to use all the words you know in English, especially the ones that are written on your piece of paper. Start saying: Our universal language is ___________________________ and it’s very important because _________________________________.

(Sugestão: Para dar mais confiança aos alunos que ainda não dominam muito bem o idioma, coloque na lousa a frase de direcionamento (Our universal language is ____________ and it’s very important because ____ ). Antes, se preferir também pode exemplificar: Our universal language is Arts, which is important because it brings beauty and reflection to our lives through images and colours and it is a language related to human feelings and thoughts.

Observação: os alunos podem falar bem mais sinteticamente, aceite e incentive-os sempre, o importante é que se comuniquem em inglês e entendam a importância das outras linguagens, mensagem subliminar na apresentação da Ted Talk.

Dê cinco minutos para que discutam e depois inicie a explanação de cada um ( todos no grupo podem falar ou se preferirem podem escolher um porta-voz).

Em seguida, diga: Great observations. Now, remember what you have learned today!

Vá para o proximo slide.

Feedback select-down

Tempo sugerido:5 minutes

Propósito: Organizar as ideias apresentadas na aula.

Expectativa: Que lembrem do assunto trabalhado.

Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e faça uma síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários para fazer, anote-os e enriqueça o quadro acima. Diga: Here we have a learning list about our class today. Do you agree? Can you point other learning issues?

Para finalizar, pergunte aos alunos o que acharam da ideia do English Mania? Se concordam ou não. Have you enjoyed the idea of English Mania? Have you thought about this issue yet? Is it a good idea or not? Deixe que eles expressem suas opiniões para verificar se realmente entenderam o assunto apresentado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para preparar essa aula, você precisará baixar o vídeo para apresentação em sala antes da aula e imprimir as atividades para o context e o output.

Context: aqui

Input: https://www.ted.com/talks/jay_walker_on_the_world_s_english_mania

Output: aqui

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: a) Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

b) Explique o foco da aula: Our class today will be focused on a presentation of a Ted Talk.

c) Pergunte aos alunos: Do you know what a Ted Talk is? Caso os alunos não saibam, explique (Professor, se eles souberem, go ahead, ok?) : A Ted Talk is a kind of lecture by someone who has ideas that deserve to be spread around the world. TED is the acronym for Technology, Entertainment, Design and each presentation is limited to eighteen minutes each. (Dica: escreva no quadro as palavras que representam o acrônimo de TED para que quando ouvirem novamente em outra ocasião, saibam o significado).

d) Diga: Ok, have you understood the meaning of a Ted Talk? Right. Now, I’ll show you a Ted Talk about a man who reflects about the worldwide English learning mania.

Do you think English is a mania nowadays? Why? Possíveis respostas: Yes, I do, because everyone wants to speak English before any other language; No, I don’t, because many people speak only their native language and don’t intend to learn another one; I don’t know because I’ve never thought about this issue.

e) Agora pergunte aos alunos se sabem por que o Inglês é considerado uma língua franca? Pergunte: Do you know why English is considered a lingua franca in the world? Caso eles não saibam ou tentem e não acertem a resposta, explique o significado de língua franca e o porquê da língua inglesa ser considerada uma. Diga:

Lingua franca is a Latin expression to show that there is a common language used among people from different countries and different languages to communicate among themselves. Nowadays, English is a lingua franca because it is the most spoken language in the world.

f) Apresente o slide a seguir. Diga: Ok, let's think just a little bit more about the communicative importance among people.

Sugestão para o professor: Os seguintes sites mostram a necessidade e não apenas o diferencial de se comunicar em inglês nos dias atuais. Acesse: http://estudio.folha.uol.com.br/cultura-inglesa/2017/08/1906822-falar-ingles-nao-e-mais-diferencial.shtml. Acesso maio, 2018.

https://exame.abril.com.br/carreira/por-que-falar-ingles/. Acesso maio, 2018.

Para estudo do professor: https://novaescola.org.br/conteudo/2204/e-preciso-ir-alem-do-ensino-para-ingles-ver. Acesso janeiro, 2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/11667/como-preparar-a-melhor-aula-de-ingles. Acesso abril, 2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/2459/ensino-de-lingua-estrangeira-vai-alem-da-gramatica. Acesso maio, 2018.

Tempo sugerido: 5 minutes

Orientações: * Mostre o slide e pergunte aos alunos: What can you see in this image? Can you understand the problem here? Possíveis respostas: I can see different people, maybe they are the same age but from different countries. I can observe that because they don’t speak the same language. The problem is communication.

  • Convide os alunos para um brincadeira. Você precisa de 4 voluntários, explique que cada um terá simplesmente que ler uma frase. Diga: Let's play? I need 4 volunteers to help me, each one will read one sentence, just that!
  • Chame os voluntários e distribua uma tira de papel do handout para que cada um leia-a em voz alta. Lembre-os de que não é necessário se preocuparem com a pronúncia, apenas com a comunicação. Diga: Come here and take one strip of paper, you have 50 seconds to read your sentence, and after read aloud to us, ok?
  • Pergunte se todos entenderam as frases ou mesmo identificaram a língua falada. Diga: Have you understood the sentences or the language they spoke? O objetivo é mostrar que quando não falamos a língua do outro, a comunicação é muito mais difícil.
  • Antes do próximo slide, diga: Ok, now let's watch the following TedTalk and reflect about English mania in the world.

Tempo sugerido: 20 minutes

Propósito: Ouvir e entender a informação do Ted Talk que seja o suficiente para entender o assunto da apresentação.

Expectativa: Que os alunos entendam trechos em inglês da Ted Talk que auxiliem na compreensão geral da apresentação

Orientações: Mostre aos alunos a imagem acima. Diga que esse homem chama-se Jay Walker, um empreendedor que trabalha com Tecnologia e Informação, fascinado por assuntos intelectuais. Diga: This is Jay Walker, he is an entrepreneur who works with Technology & Information (TI), and he is fascinated by intellectual issues.

  • Pergunte: " What can you observe in this image? Describe what you can see behind Jay Walker. Possíveis respostas: There is a man in front of an image projector, possibly he is talking to someone or to an audience. A man, possibly screaming to a crowd; it seems like a discourse or something like that.
  • Antes de apresentar a Ted Talk disponivel em: https://www.ted.com/talks/jay_walker_on_the_world_s_english_mania; solicite aos alunos que ouçam e tentem entender, pelo menos, algumas informações que forem sendo dadas, como por exemplo o contexto e as imagens apresentadas. Diga: Pay attention to the video, and say what it is about. Which images appear? Eles podem fazer anotações para ajudá-los a lembrar depois. Apresente o vídeo e em seguida repita as questões. Possíveis respostas: The video is about the English Mania. First, we can see the Beatles and their fans, then we can see sports fans in a soccer game, religious fanatics, Nazi soldiers, the Earth, Chinese students (children and adolescents), a class with students doing an exam, conferences, a black woman, a hungry child, a sick man, many different flags, math symbols on a blackboard, a child using a microscope, musical symbols, a man with a violin, a big and bright city, many people in front of a monument, many different children.
  • Agora, professor, explique aos alunos que eles deverão procurar algumas informações gerais. Diga: Now, you are going to watch a part of the video and try to answer some questions, like: What can manias be? How do Chinese students learn English? How many people are trying to speak English in the world? Possíveis respostas: Manias can be good, alarming or deadly. Chinese students practice English screaming sentences. About 2 million people are trying to speak English in the world. Atenção: para essa parte da aula, passe o vídeo apenas até 1min e 41s, pois nesse trecho os alunos encontrarão as informações solicitadas.
  • Para finalizar, continue o vídeo de onde parou na atividade anterior até 2min 38 s e peça aos alunos que digam afinal por que Inglês e qual exemplo é dado por Jay Walker para mostrar a intensidade da cobrança para os alunos chineses quando se refere a língua inglesa. Diga: Look for some specific information now. I'll continue the video for some more seconds. Answer: (1) Why English? (2) Jay Walker talks about a very tiring Chinese test to evaluate English language progress, what does he say about it? Possíveis respostas: (1) People want to learn English for more opportunities: better life, job, money, (2) The Chinese test is called gaokao, and it takes three full days. 25% of the grade is based on English, 80 million high school Chinese students take part in this test and they prepare themselves studying very hard (12 hours a day).
  • Prepare seus alunos para o output. Diga: Ok, now you got the main idea of this Ted Talk, let's practice in the next slide.

Material Complementar: Acesse a transcrição do vídeo aqui.

Sugestão: Professor, acesse o site e explique, se achar oportuno, aos alunos o conceito de Globish ( Global English):

https://www.forbes.com/sites/frederickallen/2012/03/01/a-new-international-business-language-globish/#2c31b36052c2

Tempo sugerido: 15 minutes

Proposta: Organizar a oralidade que resume a apresentação.

Expectativa: Que os alunos discutam sobre o papel da Língua Inglesa na aproximação das pessoas e a importância de outras línguas universais que nos circundam cotidianamente.

Orientações: Divida os alunos em pequenos grupos ( de 4 a 6 alunos). Entregue uma tira do handout para cada grupo. Em cada uma há uma linguagem universal em destaque e algumas palavras que podem ou não ser usadas pelos alunos em sua explanação. Eles deverão refletir e dizer sua opinião sobre a presença de cada uma dessas linguagens em nossa vida, levando em conta a sua importância. Incentive os alunos a usarem a língua inglesa em sua explanação o máximo que conseguirem. Peça que utilizem as palavras relacionadas para cada linguagem universal em sua tira de papel. Para deixar a atividade mais tranquila, você pode orientá-los, oferecendo um direcionamento. Diga: I’ll help you, ok? Try to use all the words you know in English, especially the ones that are written on your piece of paper. Start saying: Our universal language is ___________________________ and it’s very important because _________________________________.

(Sugestão: Para dar mais confiança aos alunos que ainda não dominam muito bem o idioma, coloque na lousa a frase de direcionamento (Our universal language is ____________ and it’s very important because ____ ). Antes, se preferir também pode exemplificar: Our universal language is Arts, which is important because it brings beauty and reflection to our lives through images and colours and it is a language related to human feelings and thoughts.

Observação: os alunos podem falar bem mais sinteticamente, aceite e incentive-os sempre, o importante é que se comuniquem em inglês e entendam a importância das outras linguagens, mensagem subliminar na apresentação da Ted Talk.

Dê cinco minutos para que discutam e depois inicie a explanação de cada um ( todos no grupo podem falar ou se preferirem podem escolher um porta-voz).

Em seguida, diga: Great observations. Now, remember what you have learned today!

Vá para o proximo slide.

Tempo sugerido:5 minutes

Propósito: Organizar as ideias apresentadas na aula.

Expectativa: Que lembrem do assunto trabalhado.

Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e faça uma síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários para fazer, anote-os e enriqueça o quadro acima. Diga: Here we have a learning list about our class today. Do you agree? Can you point other learning issues?

Para finalizar, pergunte aos alunos o que acharam da ideia do English Mania? Se concordam ou não. Have you enjoyed the idea of English Mania? Have you thought about this issue yet? Is it a good idea or not? Deixe que eles expressem suas opiniões para verificar se realmente entenderam o assunto apresentado.

Contents

  1. INPUT: Ted Talk about English Mania
  2. OUTPUT: To fill gaps about universal languages

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Janaina Maria Lopes Ferreira

Mentor: Ana Cecília de Medeiros  Maciel

Especialista: Celina Gonçalves


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes