Plano de aula: Compreensão da previsão do tempo

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Listening stragtegies I (comprehend oral news)

Preparação para a aula: Baixe o vídeo trabalhado no input para apresentar aos alunos. Selecione algumas imagens de cidades diferentes do Brasil e cole em tiras para usar no output. Se possível, separe algumas imagens de elementos do tempo, tais como sol, chuva, neve, lua, ventania etc. Antes do início da aula, mostre as imagens e pergunte: Look at the pictures and try to answer me: What's the theme of our class today? Possíveis respostas: Weather icons/ Parts of the day/ Weather and so on.

Professor: O gênero textual dessa aula foi trabalhado no plano 1, unidade 4, 7º ano de Nova Escola. Lá, você observará que o objetivo é identificar a ideia principal de alguns vídeos, entre eles, a previsão do tempo. Aqui, faremos um aprofundamento levando o aluno a entender a importância dos boletins de previsão do tempo em seu cotidiano.

Context

Tempo sugerido: 05 minutes

Orientações: Mostre imagens relacionadas ao tempo como a apresentada no slide acima. Pergunte aos alunos:

• Do you know the meaning of these icons? (Icons related to weather)
  • What does the cloud stand for? (Cloudy day)
  • What does the sun stand for? (Sunny day)
  • How do you say “graus” in English? (You say degrees)
  • What is the weather like if someone says it is 15ºF? (It's very cold)
  • What is the weather like if someone says it is 95ºF?. (it's very hot).

Enquanto faz as questões, coloque na lousa palavras relevantes que forem aparecendo nas respostas. Depois, anuncie o slide seguinte: So, now check out the objective of today's lesson.