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Plano de aula - Literatura e sociedade III

POR: Nathália Gasparini 08/11/2018
Código: ING8_02UND07

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI19) Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.

(EF08LI06) Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Literatura e sociedade III

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano é uma continuação do desenvolvimento das habilidades trabalhadas nos Plano 05 e 06, e se encerra neste plano; portanto, segue uma lógica de atividades que estão interligadas.

Essa aula apresenta uma série de atividades em grupos. A sugestão é que os grupos sejam compostos idealmente de, no máximo, quatro estudantes e, no mínimo, três. Se for possível, já prepare a sala de aula com as classes organizadas nesse formato; se necessário e conveniente para sua turma, designe os membros dos grupos. É importante que, em cada grupo, haja estudantes que tenham as tabelas de leitura das aulas anteriores completas. Caso as aulas anteriores não tenham sido realizadas, é possível imprimir cópias dessa tabela aqui e distribuí-la para os alunos.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique que essa aula dá prosseguimento ao tema das duas aulas anteriores e apresenta o mesmo tipo de atividade de leitura, mas agora será realizada a leitura de um trecho de uma novel.

Context select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento desenvolvido nas aulas anteriores.

Expectativa: Que os alunos recordem das atividades das aulas anteriores e compartilhem com os colegas.

Orientações: Conforme orientado no primeiro slide, os alunos devem ser agrupados em três ou quatro estudantes. Você pode apresentar esse slide ou escrever os balões no quadro e pedir para que eles copiem. Pode ainda imprimir cópias desse conteúdo (nesse link) e distribuir uma para cada grupo. Explique que essa atividade é uma construção de um mind map, isto é, desenhos, diagramas ou esquemas utilizados para organizar informações e conhecimentos. Cada grupo receberá a lista de palavras-chave abaixo e deve relacionar com um ou mais balõezinhos, além de adicionar palavras que considerem importantes. Abaixo você encontra links de mapas mentais para imprimir ou mostrar como exemplo. Instrua os alunos a:
1) Lembrar o significado das palavras da lista;

2) Debater a qual ou quais balões a palavra melhor se relaciona, descreve ou define, consultando as duas tabelas das duas aulas anteriores;

2) Desenhar algum tipo de ligação entre a palavra e o balão: pode ser uma linha ou outro balão ligado ao balão maior;

3) Escrever mais palavras a partir da consulta às tabelas preenchidas nas aulas anteriores. Caso você tenha optado por registrar os feedbacks anteriores em cartazes, você pode orientá-los a consultá-los, também.

Explique, ainda, que o balão relacionado à leitura desta aula (Another Country, by James Baldwin) entrará nas conexões do mapa mental em um momento posterior da aula. Abaixo, você encontra as orientações em inglês. Se possível, deixe as frases no quadro e leia com eles, de modo que eles possam consultar o que está sendo requerido enquanto completam a atividade.

Este pode ser um momento de avaliação das aprendizagens da sequência até então. Circule nos grupos, procurando ficar atenta(o) às discussões, ao reconhecimento do vocabulário, ao entendimento dos gêneros literários construídos etc. Assim, você pode intervir nos grupos elaborando perguntas, oferecendo o uso do dicionário, relembrando as leituras, sugerindo conexões entre palavras-chave e até mesmo oferecendo novas palavras e termos para grupos mais avançados. É um importante momento de sistematização das três aulas de leitura dessa unidade. Ao final da atividade, recolha os mapas mentais.

Lista de palavras: marriage, love, physical contact, possessions, family, man and woman, kiss, buy, sell, price, long narratives, short narratives, Australia, England, 20th Century, 19th Century, intense narratives, several characters and scenarios, human behavior, dialogues, long dashes, quotation marks.

Orientation

  • Try to remember the meaning of the words;
  • Discuss in your group to what ballons the word is related to;
  • Write the word in the diagram and draw some connection (using lines or drawing other balloon) to show relations;
  • Read the tables from the previous classes and add more words to register what you already know about short stories, novels, and the readings we’ve done.

Material complementar

Exemplos de mapas mentais:
https://www.lucidchart.com/pages/examples/mind-map

Input select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Construir o conhecimento lexical necessário para a leitura do texto e para o output.

Expectativa: Que seja introduzido o vocabulário a ser mobilizado para a leitura que será realizada, bem como sejam lembradas estratégias de leitura.

Orientações: Entregue três tiras de papel em branco para cada grupo, e identifique os grupos com números. Explique que a atividade se trata de um quiz (Do you know what a quiz is? A game of questions and answers. You have little time to think, discuss with your group, and hand in the sheet of paper with your answer), com a finalidade de preparar a leitura do trecho do romance desta aula.

Você pode imprimir as questões aqui, ou usar os slides para projetá-las. Caso queira imprimir, é necessário uma cópia do arquivo para cada grupo e é importante ter o cuidado de recortar as questões com antecedência, para que seja possível entregar uma questão a cada rodada. Ao final do tempo para cada questão, um representante de cada grupo deve entregar a resposta pensada coletivamente em um dos pedaços de papel.


Input select-down

Propósito: Construir o conhecimento lexical e de estratégias de leitura necessários para a leitura do texto.

Orientações: Você pode simplesmente projetar os slides, caso não tenha entregado as questões aos alunos. Leia a pergunta 1 e certifique-se de que os grupos compreenderam a questão. Cronometre 1 minuto. Ao final, peça que entreguem o pedaço de papel e leia as respostas, corrigindo-as. Relembre os alunos que o foco dessa atividade é mobilizar os conhecimentos necessários para a leitura do texto, e que essa estratégia é importante para leituras fluidas de textos em inglês de forma geral: We are going to use these words to read today’s text. Do you know what “abandon” means? Is this word similar to a word in Portuguese? Which one(s)?


Input select-down

Propósito: Construir o conhecimento lexical e de estratégias de leitura necessários para a leitura do texto.

Orientações: Você pode simplesmente projetar os slides, caso não tenha entregado as questões aos alunos. Leia a pergunta 2 e certifique-se de que os grupos compreenderam a questão. Cronometre 3 minutos. Distribua dicionários para os grupos, mas chame atenção para o fato de que o tempo deve ser usado estrategicamente, e que eles só devem recorrer ao dicionário depois de se certificar de que ninguém do grupo lembra do significado em português. Ao final, peça que entreguem o pedaço de papel e leia as respostas, corrigindo-as. Relembre os alunos que o foco dessa atividade é mobilizar os conhecimentos necessários para a leitura do texto, e que essa estratégia é importante para leituras fluidas de textos em inglês de forma geral: We are going to use these words to read today’s text as well. Do you know the meaning of “she”? Have you used the dictionary to remember its meaning?

Este também pode ser um importante momento diagnóstico sobre o conhecimento lexical da turma, já que essas palavras são de uso comum em textos em inglês.


Input select-down

Propósito: Construir o conhecimento lexical e de estratégias de leitura necessários para a leitura do texto.

Orientações: Você pode simplesmente projetar os slides, caso não tenha entregado as questões aos alunos. Leia a pergunta 3 e certifique-se de que os grupos compreenderam a questão. Cronometre 2 minutos. Explique que essa questão tem relação com as leituras realizadas até agora, que retratavam a visão de determinadas épocas sobre amor, casamento e sociedade. O foco dessa pergunta é relembrar os tópicos encontrados nas leituras e mobilizar o tópico central da leitura a ser realizada nessa aula: Do you think the way couples of the same gender are treated by society is a polemic issue today? Do you think that the obligation of marrying a person before kissing her or him is an polemic issue today? What reading we’ve done presents this topic? Is a person paying a price to the other person’s family in order to get married something common in Brazil today? What novels depict this issue?


Input select-down

Propósito: introduzir o trecho do romance a ser lido, construindo um paralelo de época com o texto anterior.

Orientações: Leia o texto do slide, projetando-o ou escrevendo no quadro. Solicite que os alunos lembrem de que século e de que países eram os trechos dos romances lidos nas aulas anteriores (eles podem consultar as tabelas preenchidas). Explique que, agora, será retomado o gênero literário da primeira aula. Você pode relembrar brevemente o que foi discutido sobre as características do gênero. Destaque ainda que, embora o texto a ser lido seja do mesmo século do texto anterior, aquele se tratava do começo do século e este foi publicado mais de 50 anos depois. Você pode instigar a curiosidade perguntando se, assim como as questões polêmicas relacionadas a amor e sociedade do Brasil atual são diversas das retratadas nas leituras, eles acreditam que haverá, também nessa leitura, uma mudança de ponto de vista em relação às leituras anteriores: What do you expect from a novel from the 60s regarding love relationships? Do you think that things such as marriage and money or kissing only after marrying will be the focus in this reading?

Input select-down

Propósito: Ler o trecho do romance e interpretar o ponto de vista sobre o amor expresso no texto.

Expectativa: Que os alunos percebam e façam uma leitura analítica e contrastiva da temática em relação à leitura dos textos da aula anterior.

Orientações: Distribua o trecho do conto imprimindo-o aqui (uma cópia para cada aluno). Se preferir, vocÊ pode projetá-lo. Em conjunto, peça que retomem a tabela de leitura preenchida. O texto acompanha um glossário. Explique que se trata de um diálogo entre dois personagens do romance: Yves e Eric. Eles falam sobre a visão que Madame Belet, que trabalha na casa de Yves, tem sobre a relação dos dois. Peça para que leiam o texto silenciosamente, marcando as palavras que apareceram no quiz. Solicite ainda que, durante a leitura, tentem colocar em prática as estratégias de leitura mencionadas no quiz.

a) What textual markers show us that this is a dialogue? What marks the beginning of the dialogues?

(Chame atenção para o fato de que as marcas de diálogo são quotation marks, como no trecho de Pride and Prejudice.)

b) Who are the two people talking? How can we know that by reading the excerpt?

(Você pode solicitar que marquem um E em frente a cada fala de Eric e um Y em frente a cada fala de Yves.)

c) How can we know that they are talking about a woman’s opinion? Which words help us interpret that?

d) What is Madame Belet’s opinion about Eric?

e) According to what Yves says, people do or don’t take love between boys as a serious relationship? Which words help us to interpret so?

Material complementar

Another Country é um romance escrito em 1962 por James Baldwin. O livro conta a história de várias personagens cujas vidas estão interligadas por encontros entre elas que perpassam questões polêmicas na sociedade do final dos anos 50 nos Estados Unidos: racismo, segregação, exílio, bissexualidade, casais inter-raciais e relacionamentos extraconjugais. O livro retrata o comportamento de Eric e Yves, e como as pessoas viam, por exemplo, um relacionamento homossexual. A tensão do romance encontra-se na liberdade possibilitada pela mudança de costumes nessa década e, ao mesmo tempo, o choque que essas mudanças comportamentais (como a possibilidade de ser infeliz em um casamento e querer se divorciar, por exemplo, ou se casar com alguém de outra raça/etnia em tempos de segregacionismo e luta contra o racismo) causaram em várias pessoas. No trecho, é enfocada a opinião de Madame Belet, governanta de Yves, que convive com os dois homens apaixonados.

James Baldwin é um importante intelectual estadunidense e representou, tanto em sua vida quanto na sua obra, uma visão crítica importante em relação aos direitos das minorias sociais, colocando no centro de sua produção os assuntos considerados tabus no século XX.

Você pode encontrar mais informações sobre sua importância no texto e no documentário abaixo:
https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,tema-de-documentario-do-oscar-escritor-james-baldwin-desafiou-tabus,70001678947

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/manueldacosta/2017/04/1879636-eu-nao-sou-seu-negro-traz-imagens-de-casos-de-racismo-atuais.shtml

https://revistacult.uol.com.br/home/james-baldwin-o-grande-critico-do-sonho-americano/

Documentário: Eu não sou seu negro (Trailer) https://www.youtube.com/watch?v=fUsO4A8z4Vg

Output select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Sintetizar e concluir a tarefa de leitura.

Expectativa: Que os alunos socializem e sistematizem o resultado de suas reflexões e de suas conclusões de leitura, percebendo as semelhanças e diferenças entre as palavras que estão relacionadas a amor, relacionamentos e sociedade, a partir da leitura e da interpretação do trecho deste plano, em relação às leituras dos trechos de romances da aula anterior.

Orientações: Solicite que escrevam, a partir da leitura silenciosa e da leitura compartilhada, quais palavras do texto têm relação com relacionar-se e amar. A seguir, oriente que os alunos socializem, nos grupos, o resultado da tarefa. Ao final, solicite que comparem a tarefa desta aula com a das aulas anteriores (a partir da tabela) e que percebam se há diferenças e/ou semelhanças entre as palavras que os trechos dos romances permitem interpretar com as do trecho do conto. O objetivo é que percebam que, nesse texto, há palavras que se referem a um contexto muito diferente: o texto aborda questões como o abandono, fuga, pensamentos de terceiros e relação e relacionamento entre pessoas do mesmo gênero.

Algumas respostas possíveis:

Estas são algumas respostas possíveis à tarefa. Trata-se de um trabalho interpretativo, então podem surgir outras palavras, tanto retiradas do texto quanto elaboradas a partir do conhecimento prévio dos alunos.

According to text 4

Author: James Baldwin

Year: 1962

Country: United States

Same gender relationship

Abandon

She thinks…

Running away

People do not take the relations between boys seriously

Output select-down

Propósito: Sistematizar os conhecimentos das

Que os alunos socializem e sistematizem o resultado de suas reflexões e de suas conclusões de leitura, percebendo as semelhanças e diferenças entre as palavras que estão relacionadas a amor, relacionamentos e sociedade, a partir da leitura e da interpretação do trecho deste plano de aula, em relação às leituras dos trechos de romances da aula anterior.

Orientações: Redistribua os mapas mentais, de modo que cada grupo receba um que não seja aquele que era seu originalmente. Peça que, em primeiro lugar, acrescentem as palavras da tabela que se relacionam com a leitura desta aula e estabeleçam relação com as demais palavras escritas pelo grupo que primeiro havia completado o mapa mental, utilizando setas. Em seguida, peça para que chequem se, conforme o que discutiram no início da aula, existem informações, palavras-chave e ligações entre ideias que acrescentariam a este mapa mental. Ao final da atividade, recolha o resultado da tarefa e, se possível, fixe-o em lugar visível como produto final desta sequência de leituras.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o fato de que é possível se comunicar em língua inglesa mesmo sem ser totalmente proficiente, e que a variação linguística faz parte desse processo; que consigam identificar que a realização de inferências permite que encontremos, a partir de palavras do texto, a opinião de seus autores, ainda que seja uma narrativa.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano é uma continuação do desenvolvimento das habilidades trabalhadas nos Plano 05 e 06, e se encerra neste plano; portanto, segue uma lógica de atividades que estão interligadas.

Essa aula apresenta uma série de atividades em grupos. A sugestão é que os grupos sejam compostos idealmente de, no máximo, quatro estudantes e, no mínimo, três. Se for possível, já prepare a sala de aula com as classes organizadas nesse formato; se necessário e conveniente para sua turma, designe os membros dos grupos. É importante que, em cada grupo, haja estudantes que tenham as tabelas de leitura das aulas anteriores completas. Caso as aulas anteriores não tenham sido realizadas, é possível imprimir cópias dessa tabela aqui e distribuí-la para os alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Leia o objetivo da aula. Explique que essa aula dá prosseguimento ao tema das duas aulas anteriores e apresenta o mesmo tipo de atividade de leitura, mas agora será realizada a leitura de um trecho de uma novel.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mobilizar o conhecimento desenvolvido nas aulas anteriores.

Expectativa: Que os alunos recordem das atividades das aulas anteriores e compartilhem com os colegas.

Orientações: Conforme orientado no primeiro slide, os alunos devem ser agrupados em três ou quatro estudantes. Você pode apresentar esse slide ou escrever os balões no quadro e pedir para que eles copiem. Pode ainda imprimir cópias desse conteúdo (nesse link) e distribuir uma para cada grupo. Explique que essa atividade é uma construção de um mind map, isto é, desenhos, diagramas ou esquemas utilizados para organizar informações e conhecimentos. Cada grupo receberá a lista de palavras-chave abaixo e deve relacionar com um ou mais balõezinhos, além de adicionar palavras que considerem importantes. Abaixo você encontra links de mapas mentais para imprimir ou mostrar como exemplo. Instrua os alunos a:
1) Lembrar o significado das palavras da lista;

2) Debater a qual ou quais balões a palavra melhor se relaciona, descreve ou define, consultando as duas tabelas das duas aulas anteriores;

2) Desenhar algum tipo de ligação entre a palavra e o balão: pode ser uma linha ou outro balão ligado ao balão maior;

3) Escrever mais palavras a partir da consulta às tabelas preenchidas nas aulas anteriores. Caso você tenha optado por registrar os feedbacks anteriores em cartazes, você pode orientá-los a consultá-los, também.

Explique, ainda, que o balão relacionado à leitura desta aula (Another Country, by James Baldwin) entrará nas conexões do mapa mental em um momento posterior da aula. Abaixo, você encontra as orientações em inglês. Se possível, deixe as frases no quadro e leia com eles, de modo que eles possam consultar o que está sendo requerido enquanto completam a atividade.

Este pode ser um momento de avaliação das aprendizagens da sequência até então. Circule nos grupos, procurando ficar atenta(o) às discussões, ao reconhecimento do vocabulário, ao entendimento dos gêneros literários construídos etc. Assim, você pode intervir nos grupos elaborando perguntas, oferecendo o uso do dicionário, relembrando as leituras, sugerindo conexões entre palavras-chave e até mesmo oferecendo novas palavras e termos para grupos mais avançados. É um importante momento de sistematização das três aulas de leitura dessa unidade. Ao final da atividade, recolha os mapas mentais.

Lista de palavras: marriage, love, physical contact, possessions, family, man and woman, kiss, buy, sell, price, long narratives, short narratives, Australia, England, 20th Century, 19th Century, intense narratives, several characters and scenarios, human behavior, dialogues, long dashes, quotation marks.

Orientation

  • Try to remember the meaning of the words;
  • Discuss in your group to what ballons the word is related to;
  • Write the word in the diagram and draw some connection (using lines or drawing other balloon) to show relations;
  • Read the tables from the previous classes and add more words to register what you already know about short stories, novels, and the readings we’ve done.

Material complementar

Exemplos de mapas mentais:
https://www.lucidchart.com/pages/examples/mind-map

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Construir o conhecimento lexical necessário para a leitura do texto e para o output.

Expectativa: Que seja introduzido o vocabulário a ser mobilizado para a leitura que será realizada, bem como sejam lembradas estratégias de leitura.

Orientações: Entregue três tiras de papel em branco para cada grupo, e identifique os grupos com números. Explique que a atividade se trata de um quiz (Do you know what a quiz is? A game of questions and answers. You have little time to think, discuss with your group, and hand in the sheet of paper with your answer), com a finalidade de preparar a leitura do trecho do romance desta aula.

Você pode imprimir as questões aqui, ou usar os slides para projetá-las. Caso queira imprimir, é necessário uma cópia do arquivo para cada grupo e é importante ter o cuidado de recortar as questões com antecedência, para que seja possível entregar uma questão a cada rodada. Ao final do tempo para cada questão, um representante de cada grupo deve entregar a resposta pensada coletivamente em um dos pedaços de papel.


Propósito: Construir o conhecimento lexical e de estratégias de leitura necessários para a leitura do texto.

Orientações: Você pode simplesmente projetar os slides, caso não tenha entregado as questões aos alunos. Leia a pergunta 1 e certifique-se de que os grupos compreenderam a questão. Cronometre 1 minuto. Ao final, peça que entreguem o pedaço de papel e leia as respostas, corrigindo-as. Relembre os alunos que o foco dessa atividade é mobilizar os conhecimentos necessários para a leitura do texto, e que essa estratégia é importante para leituras fluidas de textos em inglês de forma geral: We are going to use these words to read today’s text. Do you know what “abandon” means? Is this word similar to a word in Portuguese? Which one(s)?


Propósito: Construir o conhecimento lexical e de estratégias de leitura necessários para a leitura do texto.

Orientações: Você pode simplesmente projetar os slides, caso não tenha entregado as questões aos alunos. Leia a pergunta 2 e certifique-se de que os grupos compreenderam a questão. Cronometre 3 minutos. Distribua dicionários para os grupos, mas chame atenção para o fato de que o tempo deve ser usado estrategicamente, e que eles só devem recorrer ao dicionário depois de se certificar de que ninguém do grupo lembra do significado em português. Ao final, peça que entreguem o pedaço de papel e leia as respostas, corrigindo-as. Relembre os alunos que o foco dessa atividade é mobilizar os conhecimentos necessários para a leitura do texto, e que essa estratégia é importante para leituras fluidas de textos em inglês de forma geral: We are going to use these words to read today’s text as well. Do you know the meaning of “she”? Have you used the dictionary to remember its meaning?

Este também pode ser um importante momento diagnóstico sobre o conhecimento lexical da turma, já que essas palavras são de uso comum em textos em inglês.


Propósito: Construir o conhecimento lexical e de estratégias de leitura necessários para a leitura do texto.

Orientações: Você pode simplesmente projetar os slides, caso não tenha entregado as questões aos alunos. Leia a pergunta 3 e certifique-se de que os grupos compreenderam a questão. Cronometre 2 minutos. Explique que essa questão tem relação com as leituras realizadas até agora, que retratavam a visão de determinadas épocas sobre amor, casamento e sociedade. O foco dessa pergunta é relembrar os tópicos encontrados nas leituras e mobilizar o tópico central da leitura a ser realizada nessa aula: Do you think the way couples of the same gender are treated by society is a polemic issue today? Do you think that the obligation of marrying a person before kissing her or him is an polemic issue today? What reading we’ve done presents this topic? Is a person paying a price to the other person’s family in order to get married something common in Brazil today? What novels depict this issue?


Propósito: introduzir o trecho do romance a ser lido, construindo um paralelo de época com o texto anterior.

Orientações: Leia o texto do slide, projetando-o ou escrevendo no quadro. Solicite que os alunos lembrem de que século e de que países eram os trechos dos romances lidos nas aulas anteriores (eles podem consultar as tabelas preenchidas). Explique que, agora, será retomado o gênero literário da primeira aula. Você pode relembrar brevemente o que foi discutido sobre as características do gênero. Destaque ainda que, embora o texto a ser lido seja do mesmo século do texto anterior, aquele se tratava do começo do século e este foi publicado mais de 50 anos depois. Você pode instigar a curiosidade perguntando se, assim como as questões polêmicas relacionadas a amor e sociedade do Brasil atual são diversas das retratadas nas leituras, eles acreditam que haverá, também nessa leitura, uma mudança de ponto de vista em relação às leituras anteriores: What do you expect from a novel from the 60s regarding love relationships? Do you think that things such as marriage and money or kissing only after marrying will be the focus in this reading?

Propósito: Ler o trecho do romance e interpretar o ponto de vista sobre o amor expresso no texto.

Expectativa: Que os alunos percebam e façam uma leitura analítica e contrastiva da temática em relação à leitura dos textos da aula anterior.

Orientações: Distribua o trecho do conto imprimindo-o aqui (uma cópia para cada aluno). Se preferir, vocÊ pode projetá-lo. Em conjunto, peça que retomem a tabela de leitura preenchida. O texto acompanha um glossário. Explique que se trata de um diálogo entre dois personagens do romance: Yves e Eric. Eles falam sobre a visão que Madame Belet, que trabalha na casa de Yves, tem sobre a relação dos dois. Peça para que leiam o texto silenciosamente, marcando as palavras que apareceram no quiz. Solicite ainda que, durante a leitura, tentem colocar em prática as estratégias de leitura mencionadas no quiz.

a) What textual markers show us that this is a dialogue? What marks the beginning of the dialogues?

(Chame atenção para o fato de que as marcas de diálogo são quotation marks, como no trecho de Pride and Prejudice.)

b) Who are the two people talking? How can we know that by reading the excerpt?

(Você pode solicitar que marquem um E em frente a cada fala de Eric e um Y em frente a cada fala de Yves.)

c) How can we know that they are talking about a woman’s opinion? Which words help us interpret that?

d) What is Madame Belet’s opinion about Eric?

e) According to what Yves says, people do or don’t take love between boys as a serious relationship? Which words help us to interpret so?

Material complementar

Another Country é um romance escrito em 1962 por James Baldwin. O livro conta a história de várias personagens cujas vidas estão interligadas por encontros entre elas que perpassam questões polêmicas na sociedade do final dos anos 50 nos Estados Unidos: racismo, segregação, exílio, bissexualidade, casais inter-raciais e relacionamentos extraconjugais. O livro retrata o comportamento de Eric e Yves, e como as pessoas viam, por exemplo, um relacionamento homossexual. A tensão do romance encontra-se na liberdade possibilitada pela mudança de costumes nessa década e, ao mesmo tempo, o choque que essas mudanças comportamentais (como a possibilidade de ser infeliz em um casamento e querer se divorciar, por exemplo, ou se casar com alguém de outra raça/etnia em tempos de segregacionismo e luta contra o racismo) causaram em várias pessoas. No trecho, é enfocada a opinião de Madame Belet, governanta de Yves, que convive com os dois homens apaixonados.

James Baldwin é um importante intelectual estadunidense e representou, tanto em sua vida quanto na sua obra, uma visão crítica importante em relação aos direitos das minorias sociais, colocando no centro de sua produção os assuntos considerados tabus no século XX.

Você pode encontrar mais informações sobre sua importância no texto e no documentário abaixo:
https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,tema-de-documentario-do-oscar-escritor-james-baldwin-desafiou-tabus,70001678947

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/manueldacosta/2017/04/1879636-eu-nao-sou-seu-negro-traz-imagens-de-casos-de-racismo-atuais.shtml

https://revistacult.uol.com.br/home/james-baldwin-o-grande-critico-do-sonho-americano/

Documentário: Eu não sou seu negro (Trailer) https://www.youtube.com/watch?v=fUsO4A8z4Vg

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Sintetizar e concluir a tarefa de leitura.

Expectativa: Que os alunos socializem e sistematizem o resultado de suas reflexões e de suas conclusões de leitura, percebendo as semelhanças e diferenças entre as palavras que estão relacionadas a amor, relacionamentos e sociedade, a partir da leitura e da interpretação do trecho deste plano, em relação às leituras dos trechos de romances da aula anterior.

Orientações: Solicite que escrevam, a partir da leitura silenciosa e da leitura compartilhada, quais palavras do texto têm relação com relacionar-se e amar. A seguir, oriente que os alunos socializem, nos grupos, o resultado da tarefa. Ao final, solicite que comparem a tarefa desta aula com a das aulas anteriores (a partir da tabela) e que percebam se há diferenças e/ou semelhanças entre as palavras que os trechos dos romances permitem interpretar com as do trecho do conto. O objetivo é que percebam que, nesse texto, há palavras que se referem a um contexto muito diferente: o texto aborda questões como o abandono, fuga, pensamentos de terceiros e relação e relacionamento entre pessoas do mesmo gênero.

Algumas respostas possíveis:

Estas são algumas respostas possíveis à tarefa. Trata-se de um trabalho interpretativo, então podem surgir outras palavras, tanto retiradas do texto quanto elaboradas a partir do conhecimento prévio dos alunos.

According to text 4

Author: James Baldwin

Year: 1962

Country: United States

Same gender relationship

Abandon

She thinks…

Running away

People do not take the relations between boys seriously

Propósito: Sistematizar os conhecimentos das

Que os alunos socializem e sistematizem o resultado de suas reflexões e de suas conclusões de leitura, percebendo as semelhanças e diferenças entre as palavras que estão relacionadas a amor, relacionamentos e sociedade, a partir da leitura e da interpretação do trecho deste plano de aula, em relação às leituras dos trechos de romances da aula anterior.

Orientações: Redistribua os mapas mentais, de modo que cada grupo receba um que não seja aquele que era seu originalmente. Peça que, em primeiro lugar, acrescentem as palavras da tabela que se relacionam com a leitura desta aula e estabeleçam relação com as demais palavras escritas pelo grupo que primeiro havia completado o mapa mental, utilizando setas. Em seguida, peça para que chequem se, conforme o que discutiram no início da aula, existem informações, palavras-chave e ligações entre ideias que acrescentariam a este mapa mental. Ao final da atividade, recolha o resultado da tarefa e, se possível, fixe-o em lugar visível como produto final desta sequência de leituras.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a leitura e o estudo do texto.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o fato de que é possível se comunicar em língua inglesa mesmo sem ser totalmente proficiente, e que a variação linguística faz parte desse processo; que consigam identificar que a realização de inferências permite que encontremos, a partir de palavras do texto, a opinião de seus autores, ainda que seja uma narrativa.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

Contents

  1. INPUT: Excerpt from a novel: Another Country, by James Baldwin
  2. OUTPUT: Table and posters

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI06) Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.

(EF08LI19) Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Nathália Gasparini

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


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