12842
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Muito mais que hormônios e espinhas: a relação do sistema nervoso com a puberdade

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Muito mais que hormônios e espinhas: a relação do sistema nervoso com a puberdade

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano tem o objetivo de apresentar a relação entre o sistema nervoso e a reprodução e faz parte de uma sequência de planos de aula sobre sexualidade. Desta forma, indica-se a aplicação prévia de outros planos, em especial o CIE6_06VE01 e CIE6_06VE02 (sobre o sistema nervoso) e planos de aula sobre o sistema endócrino: CIE8_07VE05 e CIE807VE06.

Materiais necessários para a aula:

Folhas impressas disponíveis no material complementar, para a atividade da etapa Mão na Massa. Cartolinas, post-its, livros e revistas. Caso seja possível, utilize algum equipamento com acesso à internet (computador, notebook, tablets ou smartphones, como ferramentas de pesquisa para os estudantes).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos sobre a relação do sistema nervoso com o sistema reprodutor. Retome o debate sobre as transformações vivenciadas pelo organismo humano no período da puberdade .

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Convide os estudantes para que se organizem em uma grande roda. Em seguida, diga que irá apresentar um trecho de uma matéria. Leia o trecho e, se possível, projete, para que os estudantes acompanhem a leitura (você pode também entregar o material impresso ou deixar exposto em um cartaz).

Direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão, com tempo para que os alunos apresentem uma ou duas ideias ou respostas simples. Faça perguntas como:

  • Por que o título da matéria compara a puberdade com a primavera? (espera-se que associem ao fato de a puberdade promover muitas mudanças no organismo, assim como a primavera traz ao ambiente)
  • Todo o organismo participa durante o desenvolvimento das características sexuais que ocorrem na puberdade, mas quais sistemas estariam intimamente relacionados ao fenômeno da puberdade? (Como é uma sequência de aulas, espera-se que já conheçam tanto o sistema reprodutor quanto o sistema endócrino)
  • Hipotálamo e hipófise, quem se lembra que estruturas são essas? Onde elas ficam? Quais suas funções?

Para ampliar a discussão, sugere-se também este material (reportagem completa): https://super.abril.com.br/saude/puberdade-o-despertar-da-primavera/.

Planos de aula sobre o sistema endócrino: CIE8_07VE05 e CIE807VE06.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a Questão Disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando no caderno. Peça para que eles compartilhem as hipóteses com os colegas voluntariamente. Neste momento, não se preocupe em responder as questões levantadas, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto. Você pode complementar o debate através de outras perguntas, como:

- Quais são os componentes do sistema nervoso?

- Qual é a importância deste sistema?

- Como ele atua, especificamente, neste período cheio de mudanças, que é a puberdade?

Este é um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses pelos próprios estudantes.

Os planos de aula CIE6_06VE01 e CIE6_06VE02 contemplam os conteúdos sobre o sistema nervoso.

Planos de aula sobre o sistema endócrino: CIE8_07VE05 e CIE807VE06.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos.

Orientações: Solicite que os estudantes se dividam em quatro grupos. Conte que eles participarão do desenvolvimento de uma pesquisa que busca entender a relação do sistema nervoso com a puberdade e a reprodução. Os temas dos grupos deverão ser replicados de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Será necessário reorganizar o tempo disponível para a realização das atividades e compartilhamento dos resultados. Caso seja necessário, este plano poderá ser executado em duas aulas.

Em seguida, entregue a cada grupo: uma ficha de perguntas (impressa), o texto principal de pesquisa impresso (ou outras fontes de pesquisa), uma cartolina e alguns post-its.

Explique que os alunos deverão responder a pergunta proposta, dividida em quatro etapas:

  • A coleta de dados nas fontes de pesquisa;
  • A transformação destes dados em evidências;
  • O desenvolvimento de hipóteses;
  • Compartilhamento das hipóteses com os colegas.

Diga que eles terão 15 minutos para as três primeiras etapas. Para o compartilhamento, serão disponibilizados 4 minutos por grupo.

A explicação detalhada da atividade está disponível no material complementar.

Materiais necessários: Materiais impressos, cartolinas, post-its, livros e revistas. Caso seja possível, algum equipamento com acesso à internet (computador, notebook, tablets ou smartphones, como fontes de pesquisa para os estudantes).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Durante o desenvolvimento da atividade, incentive os estudantes a registrarem os Dados e as Evidências em post-its e colá-los nos lugares correspondentes na cartolina. A cartolina já deve ter sido previamente preparada contendo as divisões. Informe que a hipótese completa pode ser escrita à lápis diretamente no espaço específico na cartolina.

Post-its podem ser confeccionados. Você pode propor uma parceria com o professor de arte para a confecção deles, utilizando, inclusive, material reciclável.
No documento de orientações, você encontrará referências para essa atividade no material complementar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Disponibilize 5 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a Questão Disparadora. Leia e peça que a respondam novamente, considerando o que discutiram durante a pesquisa. Instigue a discussão, fazendo perguntas como:

  • Quais são as estruturas do sistema nervoso que se relacionam com a puberdade? Como se relacionam?
  • Qual a relação do sistema nervoso, o sistema reprodutor e as mudanças da puberdade?
  • O que podemos dizer, especificamente, sobre o que ocorre com o cérebro durante a puberdade?

Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à questão e peça que todos registrem no caderno, comparando as anotações com as hipóteses levantadas no início da aula. Pergunte se houve algum termo que gerou dúvidas durante a atividade e insira seu significado no registro.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Disponibilize 7 minutos para este momento. Projete os slides ou leia as informações dos textos para discuti-las e assim sistematizar os conteúdos da aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações dos textos para discuti-las e assim sistematizar os conteúdos da aula.

Sugere-se alguns materiais de aprofundamento sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=nlpcT1RL-vw e

https://www.youtube.com/watch?v=6zVS8HIPUng.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano tem o objetivo de apresentar a relação entre o sistema nervoso e a reprodução e faz parte de uma sequência de planos de aula sobre sexualidade. Desta forma, indica-se a aplicação prévia de outros planos, em especial o CIE6_06VE01 e CIE6_06VE02 (sobre o sistema nervoso) e planos de aula sobre o sistema endócrino: CIE8_07VE05 e CIE807VE06.

Materiais necessários para a aula:

Folhas impressas disponíveis no material complementar, para a atividade da etapa Mão na Massa. Cartolinas, post-its, livros e revistas. Caso seja possível, utilize algum equipamento com acesso à internet (computador, notebook, tablets ou smartphones, como ferramentas de pesquisa para os estudantes).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos sobre a relação do sistema nervoso com o sistema reprodutor. Retome o debate sobre as transformações vivenciadas pelo organismo humano no período da puberdade .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Convide os estudantes para que se organizem em uma grande roda. Em seguida, diga que irá apresentar um trecho de uma matéria. Leia o trecho e, se possível, projete, para que os estudantes acompanhem a leitura (você pode também entregar o material impresso ou deixar exposto em um cartaz).

Direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão, com tempo para que os alunos apresentem uma ou duas ideias ou respostas simples. Faça perguntas como:

  • Por que o título da matéria compara a puberdade com a primavera? (espera-se que associem ao fato de a puberdade promover muitas mudanças no organismo, assim como a primavera traz ao ambiente)
  • Todo o organismo participa durante o desenvolvimento das características sexuais que ocorrem na puberdade, mas quais sistemas estariam intimamente relacionados ao fenômeno da puberdade? (Como é uma sequência de aulas, espera-se que já conheçam tanto o sistema reprodutor quanto o sistema endócrino)
  • Hipotálamo e hipófise, quem se lembra que estruturas são essas? Onde elas ficam? Quais suas funções?

Para ampliar a discussão, sugere-se também este material (reportagem completa): https://super.abril.com.br/saude/puberdade-o-despertar-da-primavera/.

Planos de aula sobre o sistema endócrino: CIE8_07VE05 e CIE807VE06.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a Questão Disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando no caderno. Peça para que eles compartilhem as hipóteses com os colegas voluntariamente. Neste momento, não se preocupe em responder as questões levantadas, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto. Você pode complementar o debate através de outras perguntas, como:

- Quais são os componentes do sistema nervoso?

- Qual é a importância deste sistema?

- Como ele atua, especificamente, neste período cheio de mudanças, que é a puberdade?

Este é um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses pelos próprios estudantes.

Os planos de aula CIE6_06VE01 e CIE6_06VE02 contemplam os conteúdos sobre o sistema nervoso.

Planos de aula sobre o sistema endócrino: CIE8_07VE05 e CIE807VE06.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos.

Orientações: Solicite que os estudantes se dividam em quatro grupos. Conte que eles participarão do desenvolvimento de uma pesquisa que busca entender a relação do sistema nervoso com a puberdade e a reprodução. Os temas dos grupos deverão ser replicados de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Será necessário reorganizar o tempo disponível para a realização das atividades e compartilhamento dos resultados. Caso seja necessário, este plano poderá ser executado em duas aulas.

Em seguida, entregue a cada grupo: uma ficha de perguntas (impressa), o texto principal de pesquisa impresso (ou outras fontes de pesquisa), uma cartolina e alguns post-its.

Explique que os alunos deverão responder a pergunta proposta, dividida em quatro etapas:

  • A coleta de dados nas fontes de pesquisa;
  • A transformação destes dados em evidências;
  • O desenvolvimento de hipóteses;
  • Compartilhamento das hipóteses com os colegas.

Diga que eles terão 15 minutos para as três primeiras etapas. Para o compartilhamento, serão disponibilizados 4 minutos por grupo.

A explicação detalhada da atividade está disponível no material complementar.

Materiais necessários: Materiais impressos, cartolinas, post-its, livros e revistas. Caso seja possível, algum equipamento com acesso à internet (computador, notebook, tablets ou smartphones, como fontes de pesquisa para os estudantes).

Slide Plano Aula

Orientações: Durante o desenvolvimento da atividade, incentive os estudantes a registrarem os Dados e as Evidências em post-its e colá-los nos lugares correspondentes na cartolina. A cartolina já deve ter sido previamente preparada contendo as divisões. Informe que a hipótese completa pode ser escrita à lápis diretamente no espaço específico na cartolina.

Post-its podem ser confeccionados. Você pode propor uma parceria com o professor de arte para a confecção deles, utilizando, inclusive, material reciclável.
No documento de orientações, você encontrará referências para essa atividade no material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Disponibilize 5 minutos para este momento. Convide os estudantes a se unirem em uma grande roda e retome a Questão Disparadora. Leia e peça que a respondam novamente, considerando o que discutiram durante a pesquisa. Instigue a discussão, fazendo perguntas como:

  • Quais são as estruturas do sistema nervoso que se relacionam com a puberdade? Como se relacionam?
  • Qual a relação do sistema nervoso, o sistema reprodutor e as mudanças da puberdade?
  • O que podemos dizer, especificamente, sobre o que ocorre com o cérebro durante a puberdade?

Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à questão e peça que todos registrem no caderno, comparando as anotações com as hipóteses levantadas no início da aula. Pergunte se houve algum termo que gerou dúvidas durante a atividade e insira seu significado no registro.

Slide Plano Aula

Orientações: Disponibilize 7 minutos para este momento. Projete os slides ou leia as informações dos textos para discuti-las e assim sistematizar os conteúdos da aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações dos textos para discuti-las e assim sistematizar os conteúdos da aula.

Sugere-se alguns materiais de aprofundamento sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=nlpcT1RL-vw e

https://www.youtube.com/watch?v=6zVS8HIPUng.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano