Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Vídeo ou música indicada, globo terrestre (ou uma bola de isopor de aproximadamente 20 cm de diâmetro, que pode ser pintada previamente pelos alunos como um globo terrestre, com um palito de churrasco que a atravesse diagonalmente representando o eixo de inclinação da Terra), lanternas (se possível, uma luminária de mesa), um bonequinho (disponível na Atividade para Impressão).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título para os alunos e comente que hoje irão discutir sobre o Sol e a sombra
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Informe que irão assistir (ou ouvir) uma canção e que devem tentar descobrir a resposta para a pergunta feita pela canção: https://www.youtube.com/watch?v=mnGoaCl4C-M .
Em seguida, pergunte aos alunos se alguém descobriu a resposta. A resposta para a pergunta é “sombra”. Questione sobre quais aspectos da canção os fizeram chegar a essa conclusão.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Ainda em semicírculo, leia a questão disparadora com os alunos. Deixe que eles exponham opiniões e levantem hipóteses. Não se preocupe em respondê-los neste momento, apenas os motive a refletirem sobre o assunto.
Mão na massa
Tempo sugerido: 21 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos de 3 crianças. Apresente os materiais: o globo terrestre, o boneco de papel e a lanterna. Proponha que eles colem o boneco no seu estado ou, se possível, na sua cidade. Em seguida, proponha uma discussão sobre o planeta Terra no Sistema Solar. Pergunte:
- Quais movimentos o planeta Terra faz no sistema solar?
- Com qual movimento da Terra podemos representar o dia e a noite?
É importante retomar com os alunos os conceitos de movimentos de rotação e translação que a Terra realiza. Converse bastante sobre o movimento de rotação, que é o que será utilizado nessa atividade. Proponha aos alunos que representem o Sol com a lanterna. Um aluno será responsável pela representação do sol, outro ficará responsável por simular o movimento lento da Terra ao redor dela mesma (rotação) e outro por anotar as discussões e conclusões do grupo. Retome também o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno de seu próprio eixo. Pergunte:
- Quanto tempo a Terra demora para realizar o movimento de rotação?
- Como podemos perceber esse movimento?
Proponham que eles façam o movimento de rotação da Terra e percebam o que acontece com a sombra do boneco. Os estudantes devem observar e registrar comparações de comprimento e localização. Proponha que eles as relacionem com o movimento aparente do sol. Pergunte:
- Onde está o sol que vemos da Terra quando a sombra aparece desta maneira?
É importante que eles percebam relações como: ao meio dia, a sombra projetada pelo Sol é mais curta e mais à frente do boneco. Ao amanhecer e entardecer, ela fica mais longa e se projeta do lado oposto ao Sol. Para saber mais, acesse: http://somos.tigtag.com.br/film/o-sol-e-as-sombras-PRM00008/ ou http://www.observatorio.ufmg.br/pas74.htm .
Materiais necessários: Globo terrestre (ou uma bola de isopor de aproximadamente 20 cm de diâmetro que pode ser pintada previamente pelos alunos como um globo terrestre, com um palito de churrasco que a atravesse diagonalmente, representando o eixo de inclinação da Terra), lanternas (se possível, uma luminária de mesa), um bonequinho (disponível na Atividade para Impressão).
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Mantenha os alunos em seus grupos. Retome a questão disparadora (Como as sombras se modificam ao longo do dia?). Solicite que cada grupo apresente suas conclusões aos demais, mostrando no globo as descobertas. Os demais colegas podem complementar as ideias. De preferência, peça para que os alunos demonstrem no globo cada uma das ideias. Peça para que cada grupo leia suas anotações. É importante que os alunos percebam que as sombras variam de tamanho e posição ao longo do dia em virtude do movimento aparente do sol, causado pelo movimento de rotação da Terra. Construa coletivamente um painel para ficar exposto na sala, escrevendo as principais descobertas e conclusões dos grupos e retomando sempre que necessário a questão disparadora. Caso queira complementar o painel, solicite que cada grupo desenhe a posição do sol e sua relativa sombra para ilustrar o painel.