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Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A formação da Lua

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre A formação da Lua

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Buffon

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14, expressa pela BNCC, além de dar continuidade a habilidade CIE8_10TU, trabalhada dentro da temática Terra e Universo do 8º ano. Esta aula é um exemplo forte do pressuposto de uma ciência humana e em construção. É preciso deixar claro aos educandos que as teorias que serão discutidas nesta aula ainda não foram completamente comprovadas, apesar da existência de fortes indícios para algumas delas. A proposta da aula é discutir como o nosso único satélite natural se formou e qual é a relação das manchas em sua superfície com seu período de formação. O contexto traz a imagem da lua, de modo bem objetivo. Ele tenciona questionar a turma quanto ao que é possível observar em sua superfície e levar os alunos a compreender as relações da Lua com as mais diversas crenças populares. Como o objetivo é abordar toda esta temática pelo viés científico, a questão disparadora traz a turma de volta questionando-os: “Como as manchas lunares surgiram?”. Desse modo, será possível reconhecer as razões que explicam existência delas. A atividade proposta pelo mão na massa é bastante desafiadora: a partir de um vídeo introdutório, a turma será dividida em grupos e, juntos, os alunos deverão elaborar um breve documentário ou noticiário, explicando de forma clara, objetiva e criativa a teoria de formação da Lua e a razão para a existência das manchas lunares. Após a elaboração dos vídeos e das discussões que serão conduzidas, os grupos deverão produzir, em seus cadernos, um resumo que contenha as principais características da formação da lua, além de esclarecer as razões que explicam o que são e de onde surgiram as manchas lunares, podendo, desse modo, responder à questão disparadora e às indagações realizadas no começo da aula.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou lousa digital, quadro negro, cartolina, materiais de escritório, câmera de vídeo ou outro dispositivo de gravação disponível.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula, nela você irá trabalhar com a turma em grupos. Você pode introduzir a aula com os alunos sentados nas carteiras e, durante o mão na massa, organizá-los nos grupos. Se preferir, organize-os em grupos de 4 ou 5 integrantes desde o início.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: O contexto desta aula traz uma imagem que está diretamente ligada com a temática. Apesar da obviedade da imagem, a proposta dela vai um pouco além. A ideia aqui é que os alunos percebam algumas características presentes na superfície da lua, que estão intrinsecamente ligadas com o seu período de formação.

Pergunte aos estudantes:

A superfície da Lua, o que vocês percebem sobre ela?

Espera-se que a turma comente sobre as diferentes tonalidades de cinza, além de citar a existência das manchas escuras que cobrem o satélite.

Converse com a turma sobre a ligação da Lua com vários cultos religiosos e sobre todo misticismo que a envolve. E então pergunte aos alunos se eles são capazes de enxergar alguma forma ou imagem formada por essas manchas. Comente que desde pequenos ouvimos histórias sobre a semelhança entre as formas que observamos nas manchas da lua com a imagem de São Jorge. Algumas pessoas são capazes, até mesmo, de detalhar cada traço do santo sob seu cavalo apontando sua lança para o dragão. Utilize essa referência como exemplo para justificar a relação da lua com as mais diversas crenças populares.

Faça-os questionarem-se sobre o que são essas manchas, o que elas representam e de onde elas surgiram, será que realmente representam São Jorge? A ideia é lançar todas essas questões para que a turma vague entre as suas concepções prévias e o cunho científico que será trabalhado por este plano, mas não abra para discussões neste momento, encaminhe-se para a questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma. A proposta para essa questão é tentar resumir todos questionamentos que a turma provavelmente estará se fazendo nesta altura da aula. Não responda essa pergunta ainda, apenas siga para a proposta de atividade trazida pelo mão na massa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Apresente o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mQAdYWcA7ig.

Comente o material enquanto ele é reproduzido. Esclareça que, no princípio, quando a Terra estava em formação, havia um planeta menor chamado Theiam que colidiu com o nosso. Diga que a partir dos destroços que ficaram em órbita ocorreu a formação da lua. E que devido a esses destroços tanto a lua como a Terra foram bombardeadas por muitos meteoroides e outros corpos celestes menores durante sua formação. Comente também que esta é a teoria mais aceita no meio científico para o surgimento da lua, mas que ainda não existe uma comprovação exata de que ela é a razão do surgimento do nosso único satélite natural.

Caso a sua instituição de ensino não possua recursos para a reprodução do vídeo, assista a ele em casa e explique as cenas oralmente para os alunos. Não é necessário que detalhe cada etapa do vídeo, mas que narre de forma descontraída a teoria mais aceita para a formação do nosso único satélite natural, a lua. Inicie contando que a Terra surgiu de muitas colisões entre partículas e que essas foram se unindo e atraindo outras, a partir do campo gravitacional que foi se criando. No início tudo era caótico, a superfície da Terra era instável e muito quente. Os constantes bombardeios de corpos celestes foram dando formato a relevos até hoje presentes. Em meio a esse caos de surgimento, um outro planeta, com cerca de metade do tamanho da Terra, colide com a superfície do nosso planeta. Os destroços desta colisão permanecem em nossa órbita e acabam por se aglomerar em um ponto. Aos poucos esse aglomerado de poeira toma forma e fica preso ao campo gravitacional de nosso planeta. A lua agora assumia o papel de nosso único satélite natural. Porém, apesar do caos já ter reduzido consideravelmente, tanto Terra como Lua continuavam a sofrer com colisões de corpos celestes que cruzavam pelo espaço. Com o tempo tais colisões foram se reduzindo e Terra e Lua iniciavam o seu processo de estabilização até assumirem as formas que conhecemos hoje.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Após a exibição do vídeo, organize a turma em grupos de 4 a 6 integrantes. Cada grupo deverá produzir um pequeno documentário, utilizando os materiais disponíveis para descrever a teoria do nascimento da lua. Será necessário que os alunos discutam como as manchas que existem em sua superfície tem relação com o seu surgimento. Solicite que os estudantes tragam materiais para esta aula: cartolinas, canetas coloridas, bolas de isopor e o que mais você julgar ser pertinente para elaboração dos vídeos.

Reserve um tempo da aula que todos assistam aos vídeos elaborados pela turma. Incite uma breve discussão, retomando a questão disparadora e questionando os educandos sobre quais são teorias abordadas nos vídeos. Não haverá tempo hábil nesta aula para que todos os grupos apresentem e discutam os vídeos. Por isso, reserve um momento em outra aula para que todos as produções sejam apresentadas, como uma pequena mostra de cinema em sua escola.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A partir da discussão e da apresentação de um ou dois vídeos realizados na finalização da etapa mão na massa, peça que cada educando elabore no caderno um resumo que contenha as características da formação da lua, os conceitos e a teoria mais aceita para sua estruturação, além da proposta que explica a existência das manchas lunares. Acompanhe a produção e, ao final, peça que um ou dois alunos leiam as produções, corrija eventuais erros conceituais e auxilie a turma na construção das ideias.

Como sugestão, se houver a disponibilidade de mais tempo, apresente à turma os vídeos a seguir, antes da realização da sistematização. Eles trazem algumas curiosidades sobre a lua e a sua formação, além de uma série de conceitos e características que irão auxiliar na organização das ideias:

https://ns.ibxk.com.br/clickjogos/2016/02/15/15160508925183.mp4;

https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-lua.

Caso não haja tempo em sala, assista aos vídeos previamente e utilize as informações em comentários durante a aula, ora no contexto, ora durante a atividade, ora na finalização do processo. Disponibilize os links dos vídeos para a turma, dessa forma, os educandos que possuem acesso poderão se inteirar ainda mais sobre o conteúdo, além disso, que você estará estimulando o processo de aprendizagem contínua.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14, expressa pela BNCC, além de dar continuidade a habilidade CIE8_10TU, trabalhada dentro da temática Terra e Universo do 8º ano. Esta aula é um exemplo forte do pressuposto de uma ciência humana e em construção. É preciso deixar claro aos educandos que as teorias que serão discutidas nesta aula ainda não foram completamente comprovadas, apesar da existência de fortes indícios para algumas delas. A proposta da aula é discutir como o nosso único satélite natural se formou e qual é a relação das manchas em sua superfície com seu período de formação. O contexto traz a imagem da lua, de modo bem objetivo. Ele tenciona questionar a turma quanto ao que é possível observar em sua superfície e levar os alunos a compreender as relações da Lua com as mais diversas crenças populares. Como o objetivo é abordar toda esta temática pelo viés científico, a questão disparadora traz a turma de volta questionando-os: “Como as manchas lunares surgiram?”. Desse modo, será possível reconhecer as razões que explicam existência delas. A atividade proposta pelo mão na massa é bastante desafiadora: a partir de um vídeo introdutório, a turma será dividida em grupos e, juntos, os alunos deverão elaborar um breve documentário ou noticiário, explicando de forma clara, objetiva e criativa a teoria de formação da Lua e a razão para a existência das manchas lunares. Após a elaboração dos vídeos e das discussões que serão conduzidas, os grupos deverão produzir, em seus cadernos, um resumo que contenha as principais características da formação da lua, além de esclarecer as razões que explicam o que são e de onde surgiram as manchas lunares, podendo, desse modo, responder à questão disparadora e às indagações realizadas no começo da aula.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou lousa digital, quadro negro, cartolina, materiais de escritório, câmera de vídeo ou outro dispositivo de gravação disponível.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula, nela você irá trabalhar com a turma em grupos. Você pode introduzir a aula com os alunos sentados nas carteiras e, durante o mão na massa, organizá-los nos grupos. Se preferir, organize-os em grupos de 4 ou 5 integrantes desde o início.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: O contexto desta aula traz uma imagem que está diretamente ligada com a temática. Apesar da obviedade da imagem, a proposta dela vai um pouco além. A ideia aqui é que os alunos percebam algumas características presentes na superfície da lua, que estão intrinsecamente ligadas com o seu período de formação.

Pergunte aos estudantes:

A superfície da Lua, o que vocês percebem sobre ela?

Espera-se que a turma comente sobre as diferentes tonalidades de cinza, além de citar a existência das manchas escuras que cobrem o satélite.

Converse com a turma sobre a ligação da Lua com vários cultos religiosos e sobre todo misticismo que a envolve. E então pergunte aos alunos se eles são capazes de enxergar alguma forma ou imagem formada por essas manchas. Comente que desde pequenos ouvimos histórias sobre a semelhança entre as formas que observamos nas manchas da lua com a imagem de São Jorge. Algumas pessoas são capazes, até mesmo, de detalhar cada traço do santo sob seu cavalo apontando sua lança para o dragão. Utilize essa referência como exemplo para justificar a relação da lua com as mais diversas crenças populares.

Faça-os questionarem-se sobre o que são essas manchas, o que elas representam e de onde elas surgiram, será que realmente representam São Jorge? A ideia é lançar todas essas questões para que a turma vague entre as suas concepções prévias e o cunho científico que será trabalhado por este plano, mas não abra para discussões neste momento, encaminhe-se para a questão disparadora.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma. A proposta para essa questão é tentar resumir todos questionamentos que a turma provavelmente estará se fazendo nesta altura da aula. Não responda essa pergunta ainda, apenas siga para a proposta de atividade trazida pelo mão na massa.

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Apresente o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mQAdYWcA7ig.

Comente o material enquanto ele é reproduzido. Esclareça que, no princípio, quando a Terra estava em formação, havia um planeta menor chamado Theiam que colidiu com o nosso. Diga que a partir dos destroços que ficaram em órbita ocorreu a formação da lua. E que devido a esses destroços tanto a lua como a Terra foram bombardeadas por muitos meteoroides e outros corpos celestes menores durante sua formação. Comente também que esta é a teoria mais aceita no meio científico para o surgimento da lua, mas que ainda não existe uma comprovação exata de que ela é a razão do surgimento do nosso único satélite natural.

Caso a sua instituição de ensino não possua recursos para a reprodução do vídeo, assista a ele em casa e explique as cenas oralmente para os alunos. Não é necessário que detalhe cada etapa do vídeo, mas que narre de forma descontraída a teoria mais aceita para a formação do nosso único satélite natural, a lua. Inicie contando que a Terra surgiu de muitas colisões entre partículas e que essas foram se unindo e atraindo outras, a partir do campo gravitacional que foi se criando. No início tudo era caótico, a superfície da Terra era instável e muito quente. Os constantes bombardeios de corpos celestes foram dando formato a relevos até hoje presentes. Em meio a esse caos de surgimento, um outro planeta, com cerca de metade do tamanho da Terra, colide com a superfície do nosso planeta. Os destroços desta colisão permanecem em nossa órbita e acabam por se aglomerar em um ponto. Aos poucos esse aglomerado de poeira toma forma e fica preso ao campo gravitacional de nosso planeta. A lua agora assumia o papel de nosso único satélite natural. Porém, apesar do caos já ter reduzido consideravelmente, tanto Terra como Lua continuavam a sofrer com colisões de corpos celestes que cruzavam pelo espaço. Com o tempo tais colisões foram se reduzindo e Terra e Lua iniciavam o seu processo de estabilização até assumirem as formas que conhecemos hoje.

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Após a exibição do vídeo, organize a turma em grupos de 4 a 6 integrantes. Cada grupo deverá produzir um pequeno documentário, utilizando os materiais disponíveis para descrever a teoria do nascimento da lua. Será necessário que os alunos discutam como as manchas que existem em sua superfície tem relação com o seu surgimento. Solicite que os estudantes tragam materiais para esta aula: cartolinas, canetas coloridas, bolas de isopor e o que mais você julgar ser pertinente para elaboração dos vídeos.

Reserve um tempo da aula que todos assistam aos vídeos elaborados pela turma. Incite uma breve discussão, retomando a questão disparadora e questionando os educandos sobre quais são teorias abordadas nos vídeos. Não haverá tempo hábil nesta aula para que todos os grupos apresentem e discutam os vídeos. Por isso, reserve um momento em outra aula para que todos as produções sejam apresentadas, como uma pequena mostra de cinema em sua escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A partir da discussão e da apresentação de um ou dois vídeos realizados na finalização da etapa mão na massa, peça que cada educando elabore no caderno um resumo que contenha as características da formação da lua, os conceitos e a teoria mais aceita para sua estruturação, além da proposta que explica a existência das manchas lunares. Acompanhe a produção e, ao final, peça que um ou dois alunos leiam as produções, corrija eventuais erros conceituais e auxilie a turma na construção das ideias.

Como sugestão, se houver a disponibilidade de mais tempo, apresente à turma os vídeos a seguir, antes da realização da sistematização. Eles trazem algumas curiosidades sobre a lua e a sua formação, além de uma série de conceitos e características que irão auxiliar na organização das ideias:

https://ns.ibxk.com.br/clickjogos/2016/02/15/15160508925183.mp4;

https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-lua.

Caso não haja tempo em sala, assista aos vídeos previamente e utilize as informações em comentários durante a aula, ora no contexto, ora durante a atividade, ora na finalização do processo. Disponibilize os links dos vídeos para a turma, dessa forma, os educandos que possuem acesso poderão se inteirar ainda mais sobre o conteúdo, além disso, que você estará estimulando o processo de aprendizagem contínua.

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