Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula trata sobre bullying na escola. Faz parte de um sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior esclarecimento e aprofundamento no tema, acesse os demais planos de aula desta sequência, principalmente, os planos CIE8_09VE01, CIE8_09VE02 e CIE8_09VE03. Esse acompanhamento contribuirá na elaboração de argumentos e para a construção de valores de respeito às diversidades relacionadas à sexualidade. Tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É de suma importância que a escola seja uma instituição que promova a construção de conhecimentos científicos além de criar meios de desconstruir os mais diversos preconceitos.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show) e tela para projeção (se disponível em sua escola), quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta e borracha.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Apresente esta reportagem com dados sobre bullying nas escolas brasileiras. Projete este slide ou acesse a reportagem pela internet direto do link (https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/04/19/quase-18-dos-alunos-dizem-sofrer-bullying-no-brasil-diz-estudo.htm ). Caso julgue mais adequado, imprima a reportagem direto do link, para os alunos lerem em duplas. Também é possível escrever no quadro o título da reportagem e as frases escritas neste slide.
Faça questionamentos sobre a reportagem, por exemplo:
- Vocês sabem o que é bullying?
- Por que vocês acham que as pessoas praticam bullying?
- Como os alunos que sofrem bullying se sentem?
- E os praticantes de bullying, como se sentem ao agredir, ameaçar ou fazer piadas?
Materiais necessários: Computador ou notebook com acesso à internet, projetor (Data Show), tela (caso tenha disponível em sua escola), ou reportagem impressa, quadro, giz ou caneta para quadro.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte à turma:
- Como identificar se estamos sofrendo ou praticando bullying?
Ouça as respostas. Fique atento para estudantes que se mostrarem particularmente sensíveis a esse questionamento. Problematize as concepções que os alunos manifestarem, mantendo um diálogo saudável, livre de agressões. Caso perceba alguma denúncia grave, encaminhe para a gestão escolar.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Convide os alunos para participarem da dinâmica: “Encontre alguém que…”. A atividade deve ser realizada em um local com espaço para os estudantes caminharem, ficarem em pé, formarem duplas ou trios e conversarem. Caso a sala tenha espaço adequado, uma vez que a turma já está organizada em círculo, os alunos podem ocupar o espaço ao centro do círculo para a atividade.
Leia as orientações para esta atividade neste link. O propósito da dinâmica é promover diálogos gerando empatia e identificação com os diversos contextos de vida, características e sexualidade entre os participantes.
Materiais necessários: Dinâmica impressa para orientação do(a) professor(a) e sala com espaço ou pátio aberto.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça aos alunos que voltem a sentar em círculo nos seus lugares. Projete este slide ou escreva no quadro. Repita para a turma a questão disparadora: “como identificar se estamos sofrendo ou fazendo bullying?”. Ouça as respostas e, coletivamente, complete com a turma a tabela com dicas e compromissos de empoderamento que defendam o respeito ao corpo e ao espírito. Solicite aos alunos que copiem o quadro completo no caderno como forma de registrar o compromisso assumido. As orientações para resolução desta atividade estão neste link.
Caso a turma seja muito numerosa, distribua tabelas impressas para os alunos formarem grupos com 5 integrantes, socializando elas quando concluírem. Nesse caso, é preciso ter mais atenção quanto ao tempo disponível para a atividade. Ao terminarem, exponham as produções como uma campanha para o combate ao bullying na escola. A tabela para imprimir encontra-se disponível neste link.Materiais necessários: Notebook ou computador, projetor (Data Show), tela para projeção (caso disponíveis em sua escola), ou tabelas impressas, quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta e borracha.