12366
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Sexualidade e bullying

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Sexualidade e bullying

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula trata sobre bullying na escola. Faz parte de um sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior esclarecimento e aprofundamento no tema, acesse os demais planos de aula desta sequência, principalmente, os planos CIE8_09VE01, CIE8_09VE02 e CIE8_09VE03. Esse acompanhamento contribuirá na elaboração de argumentos e para a construção de valores de respeito às diversidades relacionadas à sexualidade. Tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É de suma importância que a escola seja uma instituição que promova a construção de conhecimentos científicos além de criar meios de desconstruir os mais diversos preconceitos.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show) e tela para projeção (se disponível em sua escola), quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta e borracha.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale o título da aula para a turma. Organize a turma em um círculo na sala de aula. Explique que nesta aula iremos falar sobre a importância de debater o respeito ao corpo, às emoções, aos sentimentos, às transformações físicas e psicológicas durante a puberdade, além das diversidades em relação às pessoas, principalmente quanto à sexualidade na adolescência. Iremos identificar formas de bullying em relação a isso, dialogar a respeito de sentimentos que se manifestam quando acontecem agressões e violência em relação às manifestações da sexualidade.

Para aprofundamento sobre o conceito de bullying e sexualidade na escola, sugerimos a leitura dos artigos científicos disponíveis nestes links:

- http://www.itaporanga.net/genero/4/gt07/17.pdf

- http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/diversidade-sexual-e-bullying-na-escola-desafios-e-possibilidades

Neste link há um texto muito interessante da UNESCO, recomendamos especialmente a leitura do subtítulo “O QUE É BULLYING”: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/health-education-in-brazil/sexuality-education-in-brazil/

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente esta reportagem com dados sobre bullying nas escolas brasileiras. Projete este slide ou acesse a reportagem pela internet direto do link (https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/04/19/quase-18-dos-alunos-dizem-sofrer-bullying-no-brasil-diz-estudo.htm ). Caso julgue mais adequado, imprima a reportagem direto do link, para os alunos lerem em duplas. Também é possível escrever no quadro o título da reportagem e as frases escritas neste slide.

Faça questionamentos sobre a reportagem, por exemplo:

  • Vocês sabem o que é bullying?
  • Por que vocês acham que as pessoas praticam bullying?
  • Como os alunos que sofrem bullying se sentem?
  • E os praticantes de bullying, como se sentem ao agredir, ameaçar ou fazer piadas?

Materiais necessários: Computador ou notebook com acesso à internet, projetor (Data Show), tela (caso tenha disponível em sua escola), ou reportagem impressa, quadro, giz ou caneta para quadro.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte à turma:

  • Como identificar se estamos sofrendo ou praticando bullying?

Ouça as respostas. Fique atento para estudantes que se mostrarem particularmente sensíveis a esse questionamento. Problematize as concepções que os alunos manifestarem, mantendo um diálogo saudável, livre de agressões. Caso perceba alguma denúncia grave, encaminhe para a gestão escolar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Convide os alunos para participarem da dinâmica: “Encontre alguém que…”. A atividade deve ser realizada em um local com espaço para os estudantes caminharem, ficarem em pé, formarem duplas ou trios e conversarem. Caso a sala tenha espaço adequado, uma vez que a turma já está organizada em círculo, os alunos podem ocupar o espaço ao centro do círculo para a atividade.

Leia as orientações para esta atividade neste link. O propósito da dinâmica é promover diálogos gerando empatia e identificação com os diversos contextos de vida, características e sexualidade entre os participantes.
Materiais necessários: Dinâmica impressa para orientação do(a) professor(a) e sala com espaço ou pátio aberto.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça aos alunos que voltem a sentar em círculo nos seus lugares. Projete este slide ou escreva no quadro. Repita para a turma a questão disparadora: “como identificar se estamos sofrendo ou fazendo bullying?”. Ouça as respostas e, coletivamente, complete com a turma a tabela com dicas e compromissos de empoderamento que defendam o respeito ao corpo e ao espírito. Solicite aos alunos que copiem o quadro completo no caderno como forma de registrar o compromisso assumido. As orientações para resolução desta atividade estão neste link.

Caso a turma seja muito numerosa, distribua tabelas impressas para os alunos formarem grupos com 5 integrantes, socializando elas quando concluírem. Nesse caso, é preciso ter mais atenção quanto ao tempo disponível para a atividade. Ao terminarem, exponham as produções como uma campanha para o combate ao bullying na escola. A tabela para imprimir encontra-se disponível neste link.Materiais necessários: Notebook ou computador, projetor (Data Show), tela para projeção (caso disponíveis em sua escola), ou tabelas impressas, quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta e borracha.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula trata sobre bullying na escola. Faz parte de um sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior esclarecimento e aprofundamento no tema, acesse os demais planos de aula desta sequência, principalmente, os planos CIE8_09VE01, CIE8_09VE02 e CIE8_09VE03. Esse acompanhamento contribuirá na elaboração de argumentos e para a construção de valores de respeito às diversidades relacionadas à sexualidade. Tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É de suma importância que a escola seja uma instituição que promova a construção de conhecimentos científicos além de criar meios de desconstruir os mais diversos preconceitos.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show) e tela para projeção (se disponível em sua escola), quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale o título da aula para a turma. Organize a turma em um círculo na sala de aula. Explique que nesta aula iremos falar sobre a importância de debater o respeito ao corpo, às emoções, aos sentimentos, às transformações físicas e psicológicas durante a puberdade, além das diversidades em relação às pessoas, principalmente quanto à sexualidade na adolescência. Iremos identificar formas de bullying em relação a isso, dialogar a respeito de sentimentos que se manifestam quando acontecem agressões e violência em relação às manifestações da sexualidade.

Para aprofundamento sobre o conceito de bullying e sexualidade na escola, sugerimos a leitura dos artigos científicos disponíveis nestes links:

- http://www.itaporanga.net/genero/4/gt07/17.pdf

- http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/diversidade-sexual-e-bullying-na-escola-desafios-e-possibilidades

Neste link há um texto muito interessante da UNESCO, recomendamos especialmente a leitura do subtítulo “O QUE É BULLYING”: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/health-education-in-brazil/sexuality-education-in-brazil/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente esta reportagem com dados sobre bullying nas escolas brasileiras. Projete este slide ou acesse a reportagem pela internet direto do link (https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/04/19/quase-18-dos-alunos-dizem-sofrer-bullying-no-brasil-diz-estudo.htm ). Caso julgue mais adequado, imprima a reportagem direto do link, para os alunos lerem em duplas. Também é possível escrever no quadro o título da reportagem e as frases escritas neste slide.

Faça questionamentos sobre a reportagem, por exemplo:

  • Vocês sabem o que é bullying?
  • Por que vocês acham que as pessoas praticam bullying?
  • Como os alunos que sofrem bullying se sentem?
  • E os praticantes de bullying, como se sentem ao agredir, ameaçar ou fazer piadas?

Materiais necessários: Computador ou notebook com acesso à internet, projetor (Data Show), tela (caso tenha disponível em sua escola), ou reportagem impressa, quadro, giz ou caneta para quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte à turma:

  • Como identificar se estamos sofrendo ou praticando bullying?

Ouça as respostas. Fique atento para estudantes que se mostrarem particularmente sensíveis a esse questionamento. Problematize as concepções que os alunos manifestarem, mantendo um diálogo saudável, livre de agressões. Caso perceba alguma denúncia grave, encaminhe para a gestão escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Convide os alunos para participarem da dinâmica: “Encontre alguém que…”. A atividade deve ser realizada em um local com espaço para os estudantes caminharem, ficarem em pé, formarem duplas ou trios e conversarem. Caso a sala tenha espaço adequado, uma vez que a turma já está organizada em círculo, os alunos podem ocupar o espaço ao centro do círculo para a atividade.

Leia as orientações para esta atividade neste link. O propósito da dinâmica é promover diálogos gerando empatia e identificação com os diversos contextos de vida, características e sexualidade entre os participantes.
Materiais necessários: Dinâmica impressa para orientação do(a) professor(a) e sala com espaço ou pátio aberto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça aos alunos que voltem a sentar em círculo nos seus lugares. Projete este slide ou escreva no quadro. Repita para a turma a questão disparadora: “como identificar se estamos sofrendo ou fazendo bullying?”. Ouça as respostas e, coletivamente, complete com a turma a tabela com dicas e compromissos de empoderamento que defendam o respeito ao corpo e ao espírito. Solicite aos alunos que copiem o quadro completo no caderno como forma de registrar o compromisso assumido. As orientações para resolução desta atividade estão neste link.

Caso a turma seja muito numerosa, distribua tabelas impressas para os alunos formarem grupos com 5 integrantes, socializando elas quando concluírem. Nesse caso, é preciso ter mais atenção quanto ao tempo disponível para a atividade. Ao terminarem, exponham as produções como uma campanha para o combate ao bullying na escola. A tabela para imprimir encontra-se disponível neste link.Materiais necessários: Notebook ou computador, projetor (Data Show), tela para projeção (caso disponíveis em sua escola), ou tabelas impressas, quadro, giz ou caneta para quadro, caderno, lápis, caneta e borracha.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano