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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Mapeando os biomas brasileiros

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Mapeando os biomas brasileiros

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Papel cartão (ou papel dupla face ou, em último caso, papel A4), cola branca, mapas e tarjetas (disponíveis em: <https://bit.ly/2ISg6Lg>), quebra-cabeças (disponíveis em <https://bit.ly/2J45eu6> ) impressos; projetor de imagens.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e comente com os alunos que eles irão conhecer a localização e a distribuição dos principais biomas brasileiros em nosso mapa. Observação: Fique atento ao fato de que alguns estudiosos da área incluem outros biomas na lista, como mata de araucárias, manguezais, no entanto, estes que abordaremos são os principais e os mais aceitos (esta informação não precisa ser exposta para os alunos, ela é apenas um suporte para você).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre este slide aos alunos (caso não haja datashow para a exibição do slide, uma sugestão é imprimir a imagem e distribuir para a turma). Logo em seguida, pergunte aos alunos se eles sabem do que se trata o gráfico. Depois, faça outras perguntas:

  • O que significam estes nomes que aparecem no gráfico (Amazônia, caatinga, pampa, pantanal, cerrado e Mata Atlântica)?
  • O que você acha que estes números representam?
  • Por que será que estes números aparecem diferentes entre os biomas?

Após a discussão, explique para os alunos que a imagem refere-se aos principais biomas brasileiros e o quanto de espaço eles ocupam no mapa nacional. Depois, comente com os alunos que eles irão mapear os principais biomas brasileiros e que, de início, eles irão montar um quebra-cabeça.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a pergunta para os alunos com um tom que desperte a curiosidade neles e instigue-os a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: O quebra-cabeça necessário para esta atividade está disponível no endereço eletrônico <https://bit.ly/2GVbPRn>. Imprima um conjunto de quebra-cabeça para cada equipe (recorte as peças que já estão riscadas - são 12 peças), de acordo com a quantidade de grupos que serão formados. Distribua os quebra-cabeças entre as equipes e peça aos alunos que os montem. Depois que todos os grupos terminarem, solicite que colem o mapa dos biomas numa folha de sulfite e completem a legenda (o quebra-cabeça formará o mapa do Brasil com os respectivos biomas). Depois peça que mostrem os quebra-cabeças montados. Pergunte aos alunos se eles tiveram muita dificuldade para montar os quebra-cabeças. Possivelmente, eles dirão que não tiveram muita dificuldade. Pergunte, também, o que eles acharam desta divisão do mapa brasileiro e por que será que ele está dividido desta forma. Deixe os alunos livres para que exponham suas ideias. Quando os alunos terminarem de expor seus pontos de vista, explique que esta é a divisão do mapa brasileiro por biomas. Depois disso, entregue tiras impressas com o nome dos biomas (uma tira para cada bioma que deve medir, em média, 1cm de largura por 4 cm de comprimento) a cada equipe e solicite aos alunos que colem cada uma sobre os seus respectivos biomas, disponíveis em <https://bit.ly/2ISg6Lg>). Os alunos deverão colar as tiras após consenso do grupo. Para esta parte da atividade você pode reapresentar o gráfico apresentado no slide 3 (Contexto) para que as crianças tenham uma noção de espaço com base na comparação dos números. Logo após, eles devem mostrar para a turma como ficou o quebra-cabeça (mapa) completo de cada grupo com os biomas e seus nomes.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles conhecem os nomes das cinco regiões brasileiras e peça para citar seus nomes. Caso os alunos não lembrem de todas, você poderá auxiliá-los reforçando os nomes das regiões: Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Logo após, peça aos alunos que analisem o mapa montado por eles (quebra-cabeça) e questione-os sobre o nome da região onde cada bioma aparece mais. Supõe-se que os alunos responderão, por exemplo, pampa na Região Sul, Amazônia na Região Norte etc. Deixe que os alunos coloquem suas ideias e discutam, mesmo que algumas não estejam corretas. Em seguida, entregue, impresso (preferencialmente), um mapa brasileiro dividido por regiões para que eles comparem e avaliem suas respostas (o mapa está disponível em <https://bit.ly/2ISg6Lg >). Agora, já sabendo situar cada bioma por região, pergunte se eles conseguem citar alguns estados que estão contidos em cada um destes biomas. Faça um questionamento apenas oral. Comece por um bioma específico (pode ser o bioma onde eles moram) e depois pergunte sobre os demais biomas, um por vez. Oriente os alunos para que apontem entre três ou quatro estados por bioma. Leve em consideração que eles podem não ter tanto conhecimento geográfico sobre a distribuição de estados e regiões no mapa brasileiro, logo, é possível que eles tenham dúvidas quanto à localização e/ou esqueçam de algum estado, mesmo assim, trabalhe apenas com os pontos levantados por eles, afinal no slide seguinte haverá a exibição de um mapa separado por bioma e seus respectivos estados. A sugestão de tempo para esta atividade é de 10 minutos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente o mapa do Brasil distribuído por biomas e seus respectivos estados (pode ser impresso ou apresentado o slide, o mapa está disponível em https://bit.ly/2ISg6Lg >), solicite que façam uma comparação com o que eles construíram no quebra-cabeça. Peça aos alunos para identificar no mapa o estado em que moram e faça algumas perguntas:

- Em que bioma vocês vivem? (para esta pergunta o professor deverá ficar atento para o fato de que alguns estados estão contidos em mais de um bioma, portanto é necessária noção de localização do município que habitam ou, em último caso, levar em consideração o bioma que predomina no estado). Alguém já sabia qual o seu bioma? (peça aos alunos que apenas levantem a mão para este questionamento e o próximo).

- Quem não sabia ainda qual o seu bioma (comente com a turma a quantidade de alunos que já sabia e que ainda não sabia o nome de seu bioma)?

- O seu estado está contido em apenas um bioma? Se não, quais são?

Peça aos alunos que observem novamente a distribuição de cada estado no mapa e pergunte a eles se deu para identificar a localização de cada bioma brasileiro. Depois, pergunte se eles têm algo a ponderar sobre a aula que tiveram (por exemplo, alguma surpresa quanto a localização ou nomes dos biomas, ou curiosidades que eles saibam sobre a localização dos biomas e/ou informações extras). O tempo sugerido para esta atividade é de 8 minutos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Papel cartão (ou papel dupla face ou, em último caso, papel A4), cola branca, mapas e tarjetas (disponíveis em: <https://bit.ly/2ISg6Lg>), quebra-cabeças (disponíveis em <https://bit.ly/2J45eu6> ) impressos; projetor de imagens.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e comente com os alunos que eles irão conhecer a localização e a distribuição dos principais biomas brasileiros em nosso mapa. Observação: Fique atento ao fato de que alguns estudiosos da área incluem outros biomas na lista, como mata de araucárias, manguezais, no entanto, estes que abordaremos são os principais e os mais aceitos (esta informação não precisa ser exposta para os alunos, ela é apenas um suporte para você).

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre este slide aos alunos (caso não haja datashow para a exibição do slide, uma sugestão é imprimir a imagem e distribuir para a turma). Logo em seguida, pergunte aos alunos se eles sabem do que se trata o gráfico. Depois, faça outras perguntas:

  • O que significam estes nomes que aparecem no gráfico (Amazônia, caatinga, pampa, pantanal, cerrado e Mata Atlântica)?
  • O que você acha que estes números representam?
  • Por que será que estes números aparecem diferentes entre os biomas?

Após a discussão, explique para os alunos que a imagem refere-se aos principais biomas brasileiros e o quanto de espaço eles ocupam no mapa nacional. Depois, comente com os alunos que eles irão mapear os principais biomas brasileiros e que, de início, eles irão montar um quebra-cabeça.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a pergunta para os alunos com um tom que desperte a curiosidade neles e instigue-os a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: O quebra-cabeça necessário para esta atividade está disponível no endereço eletrônico <https://bit.ly/2GVbPRn>. Imprima um conjunto de quebra-cabeça para cada equipe (recorte as peças que já estão riscadas - são 12 peças), de acordo com a quantidade de grupos que serão formados. Distribua os quebra-cabeças entre as equipes e peça aos alunos que os montem. Depois que todos os grupos terminarem, solicite que colem o mapa dos biomas numa folha de sulfite e completem a legenda (o quebra-cabeça formará o mapa do Brasil com os respectivos biomas). Depois peça que mostrem os quebra-cabeças montados. Pergunte aos alunos se eles tiveram muita dificuldade para montar os quebra-cabeças. Possivelmente, eles dirão que não tiveram muita dificuldade. Pergunte, também, o que eles acharam desta divisão do mapa brasileiro e por que será que ele está dividido desta forma. Deixe os alunos livres para que exponham suas ideias. Quando os alunos terminarem de expor seus pontos de vista, explique que esta é a divisão do mapa brasileiro por biomas. Depois disso, entregue tiras impressas com o nome dos biomas (uma tira para cada bioma que deve medir, em média, 1cm de largura por 4 cm de comprimento) a cada equipe e solicite aos alunos que colem cada uma sobre os seus respectivos biomas, disponíveis em <https://bit.ly/2ISg6Lg>). Os alunos deverão colar as tiras após consenso do grupo. Para esta parte da atividade você pode reapresentar o gráfico apresentado no slide 3 (Contexto) para que as crianças tenham uma noção de espaço com base na comparação dos números. Logo após, eles devem mostrar para a turma como ficou o quebra-cabeça (mapa) completo de cada grupo com os biomas e seus nomes.

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Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles conhecem os nomes das cinco regiões brasileiras e peça para citar seus nomes. Caso os alunos não lembrem de todas, você poderá auxiliá-los reforçando os nomes das regiões: Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Logo após, peça aos alunos que analisem o mapa montado por eles (quebra-cabeça) e questione-os sobre o nome da região onde cada bioma aparece mais. Supõe-se que os alunos responderão, por exemplo, pampa na Região Sul, Amazônia na Região Norte etc. Deixe que os alunos coloquem suas ideias e discutam, mesmo que algumas não estejam corretas. Em seguida, entregue, impresso (preferencialmente), um mapa brasileiro dividido por regiões para que eles comparem e avaliem suas respostas (o mapa está disponível em <https://bit.ly/2ISg6Lg >). Agora, já sabendo situar cada bioma por região, pergunte se eles conseguem citar alguns estados que estão contidos em cada um destes biomas. Faça um questionamento apenas oral. Comece por um bioma específico (pode ser o bioma onde eles moram) e depois pergunte sobre os demais biomas, um por vez. Oriente os alunos para que apontem entre três ou quatro estados por bioma. Leve em consideração que eles podem não ter tanto conhecimento geográfico sobre a distribuição de estados e regiões no mapa brasileiro, logo, é possível que eles tenham dúvidas quanto à localização e/ou esqueçam de algum estado, mesmo assim, trabalhe apenas com os pontos levantados por eles, afinal no slide seguinte haverá a exibição de um mapa separado por bioma e seus respectivos estados. A sugestão de tempo para esta atividade é de 10 minutos.

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Orientações: Apresente o mapa do Brasil distribuído por biomas e seus respectivos estados (pode ser impresso ou apresentado o slide, o mapa está disponível em https://bit.ly/2ISg6Lg >), solicite que façam uma comparação com o que eles construíram no quebra-cabeça. Peça aos alunos para identificar no mapa o estado em que moram e faça algumas perguntas:

- Em que bioma vocês vivem? (para esta pergunta o professor deverá ficar atento para o fato de que alguns estados estão contidos em mais de um bioma, portanto é necessária noção de localização do município que habitam ou, em último caso, levar em consideração o bioma que predomina no estado). Alguém já sabia qual o seu bioma? (peça aos alunos que apenas levantem a mão para este questionamento e o próximo).

- Quem não sabia ainda qual o seu bioma (comente com a turma a quantidade de alunos que já sabia e que ainda não sabia o nome de seu bioma)?

- O seu estado está contido em apenas um bioma? Se não, quais são?

Peça aos alunos que observem novamente a distribuição de cada estado no mapa e pergunte a eles se deu para identificar a localização de cada bioma brasileiro. Depois, pergunte se eles têm algo a ponderar sobre a aula que tiveram (por exemplo, alguma surpresa quanto a localização ou nomes dos biomas, ou curiosidades que eles saibam sobre a localização dos biomas e/ou informações extras). O tempo sugerido para esta atividade é de 8 minutos.

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