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Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º ano do EF sobre elos de uma corrente na cadeia alimentar

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, antecedendo o plano CIE4_0404.

Materiais necessários para a aula: Clipes de papel (50 por grupo, em média), fichas com imagens de seres vivos (podem ser encontradas no material complementar deste plano), tiras de papel sulfite, canetinhas e fita autoadesiva. Caso o clipe de papel seja inviável, é possível utilizar argolas de papel sulfite ou papel colorido. Normalmente, as gráficas disponibilizam material de descarte para as escolas, mediante solicitação. Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para seu aproveitamento, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Cadeias alimentares e teias alimentares:

https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/intro-to-ecosystems/a/food-chains-food-webs

Por dentro das cadeias alimentares:

http://chc.org.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares/

Cadeia alimentar:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cadeia-alimentar.htm#slider-4

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/cadeia-alimentar

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que são seres vivos e quais suas necessidades básicas para a sobrevivência. Provavelmente, palavras relacionadas à alimentação sejam mencionadas. Aproveite o momento para relacionar o alimento como fonte de energia para os seres vivos, relembrando conceitos vistos anteriormente. Questione para que servem os elos de uma corrente. Verifique se os alunos conhecem o significado da palavra cadeia enquanto ‘série de elos’, pois provavelmente eles apresentarão o significado mais conhecido que é o de casa de detenção. Apresente o termo cadeia alimentar como o conceito a ser investigado durante a aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Leia para os alunos a história iniciada neste slide. Após isso, realize as seguintes perguntas para a turma:

  • Você já viajou para outro estado do Brasil?
  • É importante conhecer outras regiões do seu país? De que outras formas isso é possível, além de viajar?
  • Já se deparou, em algum lugar, com animais e árvores diferentes daqueles que você vê no local onde mora?
  • Por que você acredita que há essa diferença entre os diversos ambientes?
  • Com quais animais e plantas você acha que Marina e seu irmão, Pedro, vão se deparar no ambiente visitado por eles?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Realize a leitura deste slide e faça os seguintes questionamentos:

  • Existem diferenças entre a cidade que Marina mora e a cidade que ela foi visitar?
  • Qual o significado das palavras flora e fauna?
  • Quais as características do sertão nordestino? O que é Caatinga?
  • Por que Pedro ficou espantado e fez a pergunta para sua irmã?
  • É possível estabelecer relações alimentares entre os seres vivos lembrados por Pedro?
  • O que Marina pode responder a seu irmão?

Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas sim, de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo. Sugere-se, se possível, após as respostas dos alunos na primeira pergunta, mostrar uma imagem de São Paulo, Avenida Paulista, por exemplo, e do sertão nordestino, para auxiliar nas respostas das perguntas 3 e 4, tendo em vista que elas não estão contempladas na habilidade do plano, e sim na compreensão do contexto.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia as perguntas da questão disparadora para os alunos. Solicite a eles que pensem no local onde esses animais vivem e questione quais são as condições que o meio ambiente dispõe para a alimentação dos seres vivos. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações. Provavelmente, os alunos responderão que o meio ambiente fornece água, insetos, vegetais, frutos, outros animais, entre outras hipóteses, tendo em vista a possibilidade de conceitos trabalhados anteriormente. Caso haja o levantamento da hipótese de um ser vivo alimentar-se de outro indague como acontece a relação alimentar entre dois seres vivos e se essa cadeia pode ser aumentada, ou seja, se há possibilidade de um animal alimentar-se de um dos já citados. Pode haver dificuldades em relacionar os vegetais como seres vivos se conceitos anteriores não estiverem bem assimilados. Caso isso venha a acontecer, retome conceitos sobre a classificação dos seres vivos, questionando a turma sobre o motivo pelo qual as plantas se encaixam, ou não, nessa classificação.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Solicite que as crianças se organizem em grupos de quatro alunos. Leia ou projete para os alunos as orientações. Entregue para cada grupo as fichas com as imagens de seres vivos e os clipes de papel. Demonstre aos alunos uma simulação da “corrente” para que eles percebam a necessidade de deixar um clipe sem imagem. Oriente também a necessidade de encaixar o clipe no círculo da ficha com cuidado. Salienta-se que os clipes não podem ser muito pequenos, pois dificultará a visualização das imagens, devido a distância entre uma figura e outra. Contudo, se não for possível utilizar clipes maiores, aumente o número de clipes vazios entre uma imagem e outra. Tenha em mãos imagens a mais, pois existe a possibilidade de algumas delas serem rasgadas no momento de colocá-las no clipe. É possível também utilizar fita autoadesiva para colar as imagens rasgadas, se for necessário. No momento da montagem das “correntes” (cadeias alimentares), acompanhe as conversas nos grupos, verificando os argumentos estabelecidos para a sequência da cadeia alimentar, verificando a interação entre os alunos e, se for o caso, intervir em algum grupo que apresente conflitos de opinião. Determine para esta atividade o tempo de 12 a 13 minutos.

Com as fichas disponibilizadas no material de apoio, são possíveis as seguintes cadeias alimentares:

1 - flor ? abelha ? pássaro (abelharuco) ? coruja;

2 - grama ? coelho ? lobo-guará ? sucuri;

3 - trigo verde ? gafanhoto ? pássaro ? gavião;

4 - milho ? rato ? cobra;

5 - milho ? preá ? lobo-guará;

6 - capim ? boi ? ser humano;

7 - capim ? zebra ? leão;

8 - flor ? borboleta ? sapo ? cobra ? gavião;

9 - alface ? ser humano;

10 - alface ? caramujo ? sapo ? cobra ? gavião;

11 - folha ? formiga ? tamanduá ? onça.

Salienta-se que essas são possibilidades e que, durante o desenvolvimento da atividade, outras cadeias alimentares podem surgir.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Determine a ordem de apresentação, que pode ser por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou outro critério melhor que atenda a sua necessidade. Entregue para os grupos as tiras de papel sulfite, as canetinhas e a fita autoadesiva. Registre no quadro as cadeias alimentares que vão sendo apresentadas. Aproveite as apresentações para realizar o questionamento:

  • O que vocês perceberam nas relações alimentares que o grupo apresentou?

Os alunos poderão apontar questões voltadas para a ordem dos seres vivos, no quesito tamanho, ou mencionar o vegetal como início da cadeia. Contudo, se algum grupo apresentar outro ser vivo, que não o vegetal no início da cadeia alimentar, será necessário levar os alunos a refletirem sobre a alimentação do ser vivo apresentado como o primeiro elemento e a forma de alimentação dos vegetais. Verifique também as cadeias alimentares não apresentadas e após as apresentações pergunte aos alunos:

  • O que aconteceria se os seres vivos não pudessem se alimentar uns dos outros?
  • Quais são os seres vivos que conseguem produzir seu próprio alimento? Em que posição eles ficam na cadeia alimentar?
  • A maioria dos seres vivos consomem seus alimentos. Qual a posição deles na cadeia alimentar? Eles estão sempre na mesma posição?
  • E o ser humano? Em que posição ele fica?

Provavelmente, eles apontarão o homem como o elemento que consta no topo da cadeia alimentar. É importante salientar aos alunos que as cadeias alimentares apresentadas são terrestres e que a alimentação é transformada em energia. Além disso, pensar que essa energia é transferida de nível a nível. Para finalizar o Mão na Massa, relembre com os alunos o ciclo de vida dos seres vivos, tendo em vista conceitos adquiridos anteriormente.

Realize questionamentos como:

  • O que acontece quando os seres vivos morrem?
  • Para onde vai a energia acumulada por eles, após a sua morte?
  • Para onde vão os restos que sobram? No que eles se transformam?
  • Algum outro ser vivo “se alimenta” desses restos orgânicos? Qual?

Esses questionamentos e reflexões são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles, a nomenclatura dos níveis tróficos, incluindo os decompositores como um grupo essencial para que haja a “reciclagem” dos nutrientes e a continuidade da vida dentro dos ecossistemas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia para os alunos as ações até chegar ao item chuva de ideias. Entregue para os alunos o material de apoio que encontra-se no próximo slide e também está disponível no material complementar desta aula. Realize a atividade junto com os alunos, pois este é o momento de sistematizar os conceitos aprendidos. Pergunte a eles o que significa o sentido das flechas. Provavelmente, os alunos responderão que indica a sequência da alimentação. Em verdade, a flecha substitui o termo “serve de alimento para”, portanto, segue o fluxo de energia. As imagens deverão ser coladas seguindo o fluxo. O retângulo inferior representa as bactérias e os fungos. Os alunos podem levantar a afirmativa de que eles não estavam na história lida no contexto, retome, então, a questão levantada no momento das apresentações sobre os decompositores. Termine a construção da cadeia alimentar, enfatizando que os decompositores estão presentes em todo o processo, devido à morte e posterior decomposição dos seres vivos. Na sequência, retome o slide ou leia a próxima atividade: chuva de ideias. A chuva de ideias é uma dinâmica rápida onde os alunos dizem palavras relacionadas ao tema estudado, nesse caso cadeia alimentar.

Solicite aos alunos que pensem em uma palavra que apresenta o que conseguiram entender sobre as ‘“correntes”. Peça para que lembrem-se sobre o que foi discutido nos momentos em grupo e nas apresentações sobre a organização e função da cadeia alimentar. Peça para que cada grupo diga sua palavra e registre-as no quadro. Os alunos poderão apontar palavras, como: alimentação, sequência, ordem, energia, processo, seres vivos, entre outras. Caso algum grupo cite alguma palavra que não esteja relacionada à cadeia alimentar, leve-os a refletir, ativando os conhecimentos que foram adquiridos ou que eles tragam consigo. A partir das palavras registradas elaborem o conceito de cadeia alimentar coletivamente. O conceito deverá ser registrado no material de apoio. Releia a questão disparadora e verifique com os alunos se ela foi respondida. Verifique se os conceitos iniciais foram ampliados. Caso tenha tempo hábil e equipamentos tecnológicos disponíveis, como, por exemplo, o laboratório de informática, como sugestão para aulas posteriores seguem dois links de jogos disponibilizados na internet.

Quem como o quê?

http://www.gameseducativos.com/quem-come-o-que/ciencias

Jogo Trívia Cadeia alimentar:

https://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-trivia-cadeia-alimentar

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos, mas caso não seja possível escreva-o no quadro. Em seguida, verifique com os alunos se a construção da cadeia alimentar está correta. Leia o conceito apresentado, verificando se o conceito coletivo foi formulado de forma correta ou se apresenta algum equívoco. Observe também se há alguma informação complementar. Provavelmente, os níveis tróficos apresentados no conceito do slide não estejam no conceito coletivo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos, mas caso não seja possível escreva-o no quadro. Leia o conceito apresentado, verificando se o conceito coletivo foi formulado de forma correta ou se apresenta algum equívoco. Observe também se há alguma informação complementar. Provavelmente, os níveis tróficos apresentados no conceito do slide não estejam no conceito coletivo.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, antecedendo o plano CIE4_0404.

Materiais necessários para a aula: Clipes de papel (50 por grupo, em média), fichas com imagens de seres vivos (podem ser encontradas no material complementar deste plano), tiras de papel sulfite, canetinhas e fita autoadesiva. Caso o clipe de papel seja inviável, é possível utilizar argolas de papel sulfite ou papel colorido. Normalmente, as gráficas disponibilizam material de descarte para as escolas, mediante solicitação. Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para seu aproveitamento, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Cadeias alimentares e teias alimentares:

https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/intro-to-ecosystems/a/food-chains-food-webs

Por dentro das cadeias alimentares:

http://chc.org.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares/

Cadeia alimentar:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cadeia-alimentar.htm#slider-4

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/cadeia-alimentar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que são seres vivos e quais suas necessidades básicas para a sobrevivência. Provavelmente, palavras relacionadas à alimentação sejam mencionadas. Aproveite o momento para relacionar o alimento como fonte de energia para os seres vivos, relembrando conceitos vistos anteriormente. Questione para que servem os elos de uma corrente. Verifique se os alunos conhecem o significado da palavra cadeia enquanto ‘série de elos’, pois provavelmente eles apresentarão o significado mais conhecido que é o de casa de detenção. Apresente o termo cadeia alimentar como o conceito a ser investigado durante a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Leia para os alunos a história iniciada neste slide. Após isso, realize as seguintes perguntas para a turma:

  • Você já viajou para outro estado do Brasil?
  • É importante conhecer outras regiões do seu país? De que outras formas isso é possível, além de viajar?
  • Já se deparou, em algum lugar, com animais e árvores diferentes daqueles que você vê no local onde mora?
  • Por que você acredita que há essa diferença entre os diversos ambientes?
  • Com quais animais e plantas você acha que Marina e seu irmão, Pedro, vão se deparar no ambiente visitado por eles?

Slide Plano Aula

Orientações: Realize a leitura deste slide e faça os seguintes questionamentos:

  • Existem diferenças entre a cidade que Marina mora e a cidade que ela foi visitar?
  • Qual o significado das palavras flora e fauna?
  • Quais as características do sertão nordestino? O que é Caatinga?
  • Por que Pedro ficou espantado e fez a pergunta para sua irmã?
  • É possível estabelecer relações alimentares entre os seres vivos lembrados por Pedro?
  • O que Marina pode responder a seu irmão?

Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas sim, de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo. Sugere-se, se possível, após as respostas dos alunos na primeira pergunta, mostrar uma imagem de São Paulo, Avenida Paulista, por exemplo, e do sertão nordestino, para auxiliar nas respostas das perguntas 3 e 4, tendo em vista que elas não estão contempladas na habilidade do plano, e sim na compreensão do contexto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia as perguntas da questão disparadora para os alunos. Solicite a eles que pensem no local onde esses animais vivem e questione quais são as condições que o meio ambiente dispõe para a alimentação dos seres vivos. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações. Provavelmente, os alunos responderão que o meio ambiente fornece água, insetos, vegetais, frutos, outros animais, entre outras hipóteses, tendo em vista a possibilidade de conceitos trabalhados anteriormente. Caso haja o levantamento da hipótese de um ser vivo alimentar-se de outro indague como acontece a relação alimentar entre dois seres vivos e se essa cadeia pode ser aumentada, ou seja, se há possibilidade de um animal alimentar-se de um dos já citados. Pode haver dificuldades em relacionar os vegetais como seres vivos se conceitos anteriores não estiverem bem assimilados. Caso isso venha a acontecer, retome conceitos sobre a classificação dos seres vivos, questionando a turma sobre o motivo pelo qual as plantas se encaixam, ou não, nessa classificação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Solicite que as crianças se organizem em grupos de quatro alunos. Leia ou projete para os alunos as orientações. Entregue para cada grupo as fichas com as imagens de seres vivos e os clipes de papel. Demonstre aos alunos uma simulação da “corrente” para que eles percebam a necessidade de deixar um clipe sem imagem. Oriente também a necessidade de encaixar o clipe no círculo da ficha com cuidado. Salienta-se que os clipes não podem ser muito pequenos, pois dificultará a visualização das imagens, devido a distância entre uma figura e outra. Contudo, se não for possível utilizar clipes maiores, aumente o número de clipes vazios entre uma imagem e outra. Tenha em mãos imagens a mais, pois existe a possibilidade de algumas delas serem rasgadas no momento de colocá-las no clipe. É possível também utilizar fita autoadesiva para colar as imagens rasgadas, se for necessário. No momento da montagem das “correntes” (cadeias alimentares), acompanhe as conversas nos grupos, verificando os argumentos estabelecidos para a sequência da cadeia alimentar, verificando a interação entre os alunos e, se for o caso, intervir em algum grupo que apresente conflitos de opinião. Determine para esta atividade o tempo de 12 a 13 minutos.

Com as fichas disponibilizadas no material de apoio, são possíveis as seguintes cadeias alimentares:

1 - flor ? abelha ? pássaro (abelharuco) ? coruja;

2 - grama ? coelho ? lobo-guará ? sucuri;

3 - trigo verde ? gafanhoto ? pássaro ? gavião;

4 - milho ? rato ? cobra;

5 - milho ? preá ? lobo-guará;

6 - capim ? boi ? ser humano;

7 - capim ? zebra ? leão;

8 - flor ? borboleta ? sapo ? cobra ? gavião;

9 - alface ? ser humano;

10 - alface ? caramujo ? sapo ? cobra ? gavião;

11 - folha ? formiga ? tamanduá ? onça.

Salienta-se que essas são possibilidades e que, durante o desenvolvimento da atividade, outras cadeias alimentares podem surgir.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Determine a ordem de apresentação, que pode ser por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou outro critério melhor que atenda a sua necessidade. Entregue para os grupos as tiras de papel sulfite, as canetinhas e a fita autoadesiva. Registre no quadro as cadeias alimentares que vão sendo apresentadas. Aproveite as apresentações para realizar o questionamento:

  • O que vocês perceberam nas relações alimentares que o grupo apresentou?

Os alunos poderão apontar questões voltadas para a ordem dos seres vivos, no quesito tamanho, ou mencionar o vegetal como início da cadeia. Contudo, se algum grupo apresentar outro ser vivo, que não o vegetal no início da cadeia alimentar, será necessário levar os alunos a refletirem sobre a alimentação do ser vivo apresentado como o primeiro elemento e a forma de alimentação dos vegetais. Verifique também as cadeias alimentares não apresentadas e após as apresentações pergunte aos alunos:

  • O que aconteceria se os seres vivos não pudessem se alimentar uns dos outros?
  • Quais são os seres vivos que conseguem produzir seu próprio alimento? Em que posição eles ficam na cadeia alimentar?
  • A maioria dos seres vivos consomem seus alimentos. Qual a posição deles na cadeia alimentar? Eles estão sempre na mesma posição?
  • E o ser humano? Em que posição ele fica?

Provavelmente, eles apontarão o homem como o elemento que consta no topo da cadeia alimentar. É importante salientar aos alunos que as cadeias alimentares apresentadas são terrestres e que a alimentação é transformada em energia. Além disso, pensar que essa energia é transferida de nível a nível. Para finalizar o Mão na Massa, relembre com os alunos o ciclo de vida dos seres vivos, tendo em vista conceitos adquiridos anteriormente.

Realize questionamentos como:

  • O que acontece quando os seres vivos morrem?
  • Para onde vai a energia acumulada por eles, após a sua morte?
  • Para onde vão os restos que sobram? No que eles se transformam?
  • Algum outro ser vivo “se alimenta” desses restos orgânicos? Qual?

Esses questionamentos e reflexões são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles, a nomenclatura dos níveis tróficos, incluindo os decompositores como um grupo essencial para que haja a “reciclagem” dos nutrientes e a continuidade da vida dentro dos ecossistemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia para os alunos as ações até chegar ao item chuva de ideias. Entregue para os alunos o material de apoio que encontra-se no próximo slide e também está disponível no material complementar desta aula. Realize a atividade junto com os alunos, pois este é o momento de sistematizar os conceitos aprendidos. Pergunte a eles o que significa o sentido das flechas. Provavelmente, os alunos responderão que indica a sequência da alimentação. Em verdade, a flecha substitui o termo “serve de alimento para”, portanto, segue o fluxo de energia. As imagens deverão ser coladas seguindo o fluxo. O retângulo inferior representa as bactérias e os fungos. Os alunos podem levantar a afirmativa de que eles não estavam na história lida no contexto, retome, então, a questão levantada no momento das apresentações sobre os decompositores. Termine a construção da cadeia alimentar, enfatizando que os decompositores estão presentes em todo o processo, devido à morte e posterior decomposição dos seres vivos. Na sequência, retome o slide ou leia a próxima atividade: chuva de ideias. A chuva de ideias é uma dinâmica rápida onde os alunos dizem palavras relacionadas ao tema estudado, nesse caso cadeia alimentar.

Solicite aos alunos que pensem em uma palavra que apresenta o que conseguiram entender sobre as ‘“correntes”. Peça para que lembrem-se sobre o que foi discutido nos momentos em grupo e nas apresentações sobre a organização e função da cadeia alimentar. Peça para que cada grupo diga sua palavra e registre-as no quadro. Os alunos poderão apontar palavras, como: alimentação, sequência, ordem, energia, processo, seres vivos, entre outras. Caso algum grupo cite alguma palavra que não esteja relacionada à cadeia alimentar, leve-os a refletir, ativando os conhecimentos que foram adquiridos ou que eles tragam consigo. A partir das palavras registradas elaborem o conceito de cadeia alimentar coletivamente. O conceito deverá ser registrado no material de apoio. Releia a questão disparadora e verifique com os alunos se ela foi respondida. Verifique se os conceitos iniciais foram ampliados. Caso tenha tempo hábil e equipamentos tecnológicos disponíveis, como, por exemplo, o laboratório de informática, como sugestão para aulas posteriores seguem dois links de jogos disponibilizados na internet.

Quem como o quê?

http://www.gameseducativos.com/quem-come-o-que/ciencias

Jogo Trívia Cadeia alimentar:

https://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-trivia-cadeia-alimentar

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos, mas caso não seja possível escreva-o no quadro. Em seguida, verifique com os alunos se a construção da cadeia alimentar está correta. Leia o conceito apresentado, verificando se o conceito coletivo foi formulado de forma correta ou se apresenta algum equívoco. Observe também se há alguma informação complementar. Provavelmente, os níveis tróficos apresentados no conceito do slide não estejam no conceito coletivo.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos, mas caso não seja possível escreva-o no quadro. Leia o conceito apresentado, verificando se o conceito coletivo foi formulado de forma correta ou se apresenta algum equívoco. Observe também se há alguma informação complementar. Provavelmente, os níveis tróficos apresentados no conceito do slide não estejam no conceito coletivo.

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