12020
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Descobrindo a vacina

Plano de Aula de ciências com atividades para 7º Ano do EF sobre Descobrindo a vacina

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma aula introdutória sobre o funcionamento das vacinas, com foco no desenvolvimento da primeira vacina, contra a varíola.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário imprimir o material de apoio para a elaboração de um experimento. Também é possível elaborar um material para os alunos tendo como base o documento, caso não seja possível imprimi-lo.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula para situá-los sobre o tema a ser trabalhado. Neste momento é possível que eles tragam alguma informação que já conheçam o assunto. Acolha as informações, mas é interessante deixar que as dúvidas sejam respondidas no decorrer da aula ou na própria Sistematização.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete este slide para a classe ou apresente estas informações a eles. Este contexto é importante para que aquilo que será trabalhado faça sentido na realidade dos alunos. Os dados contidos neste slide podem ser encontrados nas páginas a seguir, caso queira consultar: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/informe-publicitario-tempo-de-saude/platb/2013/10/07/vacinacao-garante-queda-na-taxa-de-mortalidade-infantil-brasileira/ e http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34202-onu-registra-aumento-da-expectativa-de-vida-no-brasil .

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora para a classe. Anote as ideias e as hipóteses que surgirem e explique aos alunos que elas serão retomadas mais para a frente.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos ou imprima a atividade (link no próximo slide). Este slide é a introdução do Mão na massa, sendo que o corpo da atividade está proposto no próximo slide. Utilize os primeiros 5 ou 6 minutos do tempo sugerido para esta introdução e o restante do tempo para a atividade a seguir. É interessante que os alunos sejam motivados a fazer perguntas neste momento, ajudando-os a recolher informações para conseguirem solucionar o mistério. Você poderá acessar os links descritos para obter mais informações sobre a varíola, o experimento e as conclusões do médico inglês nos links abaixo. Conhecer a história real ajudará a conduzir a atividade e a Sistematização.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u734951.shtml

http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/pdf/M5.pdf

http://www.bio.fiocruz.br/index.php/perguntas-frequentes/69-perguntas-frequentes/perguntas-frequentes-vacinas/213-como-surgiram-as-vacinas

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Divida os alunos em trios ou pequenos grupos. Apresente as observações do médico no slide e/ou na atividade impressa. Incentive os alunos a procurar a relação entre não contrair mais a varíola com a atividade das pessoas e com os sintomas apresentados. Procure, ao passar nos grupos, verificar se os alunos estão considerando todas as observações para pensar suas hipóteses, apontando eventuais discordâncias. Relembre-os, se necessário, de alguma observação ou dado. Peça que eles registrem tudo em uma folha ou no caderno. É importante reservar os últimos 5 minutos desta atividade para que os grupos troquem suas hipóteses e ideias a fim de que colaborem com os outros. Você pode neste momento pedir para que dois grupos se unam, por exemplo, e então faça perguntas que fomentem a avaliação e a melhoria do experimento como: As hipóteses fazem sentido para a pergunta? O experimento é bom para testar a(s) hipótese(s)? Podemos melhorar este experimento? De que forma?. Se preferir entregar estas perguntas aos grupos, poderá imprimir este documento neste link. Assim pode-se guiar a troca de ideias e garantir que os grupos se auxiliem na resolução deste mistério.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Apresente este slide à classe ou disponibilize as informações no quadro. Esta é a primeira parte da Sistematização e é interessante dividir o tempo de forma que os últimos 4 minutos fiquem reservados para o próximo slide. É importante destacar com a classe que os processos vivenciados nesta aula pelos alunos são muito parecidos com aquele que um cientista passa para resolver problemas e propor soluções nas mais diversas áreas da ciência e, também, da medicina. Enquanto apresentar a história real do doutor Jenner e o processo para o desenvolvimento da primeira vacina contra a varíola, é importante reconhecer os pontos de encontro com as hipóteses vindas da Questão disparadora e da resolução do mistério e os experimentos que os alunos desenvolveram na atividade. Incentive-os também a fazer este movimento e trazer seus experimentos e hipóteses neste momento, relacionando-os às ideias do médico. As hipóteses que se distanciarem muito da história real não precisam ser descartadas, elas podem servir para reflexão do grupo no sentido de uma nova forma de resolver o mistério ou encontrar os problemas, esclarecendo possíveis erros conceituais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Finalize a Sistematização apresentando estas informações por meio da projeção do slide ou de forma oral. Pretende-se neste momento destacar que os avanços na medicina não param e que as vacinas hoje são muito mais seguras, não causando mais doenças e reações tão fortes como era no caso da varíola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma aula introdutória sobre o funcionamento das vacinas, com foco no desenvolvimento da primeira vacina, contra a varíola.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário imprimir o material de apoio para a elaboração de um experimento. Também é possível elaborar um material para os alunos tendo como base o documento, caso não seja possível imprimi-lo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula para situá-los sobre o tema a ser trabalhado. Neste momento é possível que eles tragam alguma informação que já conheçam o assunto. Acolha as informações, mas é interessante deixar que as dúvidas sejam respondidas no decorrer da aula ou na própria Sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete este slide para a classe ou apresente estas informações a eles. Este contexto é importante para que aquilo que será trabalhado faça sentido na realidade dos alunos. Os dados contidos neste slide podem ser encontrados nas páginas a seguir, caso queira consultar: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/informe-publicitario-tempo-de-saude/platb/2013/10/07/vacinacao-garante-queda-na-taxa-de-mortalidade-infantil-brasileira/ e http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34202-onu-registra-aumento-da-expectativa-de-vida-no-brasil .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora para a classe. Anote as ideias e as hipóteses que surgirem e explique aos alunos que elas serão retomadas mais para a frente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos ou imprima a atividade (link no próximo slide). Este slide é a introdução do Mão na massa, sendo que o corpo da atividade está proposto no próximo slide. Utilize os primeiros 5 ou 6 minutos do tempo sugerido para esta introdução e o restante do tempo para a atividade a seguir. É interessante que os alunos sejam motivados a fazer perguntas neste momento, ajudando-os a recolher informações para conseguirem solucionar o mistério. Você poderá acessar os links descritos para obter mais informações sobre a varíola, o experimento e as conclusões do médico inglês nos links abaixo. Conhecer a história real ajudará a conduzir a atividade e a Sistematização.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u734951.shtml

http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/pdf/M5.pdf

http://www.bio.fiocruz.br/index.php/perguntas-frequentes/69-perguntas-frequentes/perguntas-frequentes-vacinas/213-como-surgiram-as-vacinas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Divida os alunos em trios ou pequenos grupos. Apresente as observações do médico no slide e/ou na atividade impressa. Incentive os alunos a procurar a relação entre não contrair mais a varíola com a atividade das pessoas e com os sintomas apresentados. Procure, ao passar nos grupos, verificar se os alunos estão considerando todas as observações para pensar suas hipóteses, apontando eventuais discordâncias. Relembre-os, se necessário, de alguma observação ou dado. Peça que eles registrem tudo em uma folha ou no caderno. É importante reservar os últimos 5 minutos desta atividade para que os grupos troquem suas hipóteses e ideias a fim de que colaborem com os outros. Você pode neste momento pedir para que dois grupos se unam, por exemplo, e então faça perguntas que fomentem a avaliação e a melhoria do experimento como: As hipóteses fazem sentido para a pergunta? O experimento é bom para testar a(s) hipótese(s)? Podemos melhorar este experimento? De que forma?. Se preferir entregar estas perguntas aos grupos, poderá imprimir este documento neste link. Assim pode-se guiar a troca de ideias e garantir que os grupos se auxiliem na resolução deste mistério.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Apresente este slide à classe ou disponibilize as informações no quadro. Esta é a primeira parte da Sistematização e é interessante dividir o tempo de forma que os últimos 4 minutos fiquem reservados para o próximo slide. É importante destacar com a classe que os processos vivenciados nesta aula pelos alunos são muito parecidos com aquele que um cientista passa para resolver problemas e propor soluções nas mais diversas áreas da ciência e, também, da medicina. Enquanto apresentar a história real do doutor Jenner e o processo para o desenvolvimento da primeira vacina contra a varíola, é importante reconhecer os pontos de encontro com as hipóteses vindas da Questão disparadora e da resolução do mistério e os experimentos que os alunos desenvolveram na atividade. Incentive-os também a fazer este movimento e trazer seus experimentos e hipóteses neste momento, relacionando-os às ideias do médico. As hipóteses que se distanciarem muito da história real não precisam ser descartadas, elas podem servir para reflexão do grupo no sentido de uma nova forma de resolver o mistério ou encontrar os problemas, esclarecendo possíveis erros conceituais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Finalize a Sistematização apresentando estas informações por meio da projeção do slide ou de forma oral. Pretende-se neste momento destacar que os avanços na medicina não param e que as vacinas hoje são muito mais seguras, não causando mais doenças e reações tão fortes como era no caso da varíola.

Slide Plano Aula
  • Materiais complementares
  • Documento

    Atividade para impressão 2 - Mão na Massa - Descobrindo a vacina

  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa - Descobrindo a vacina


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

AULA 03

A tecnologia na produção das vacinas

AULA 04

Imunização: a vacina no organismo

AULA 05

Campanhas de vacinação

AULA 06

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

AULA 07

Os riscos da não vacinação

AULA 08

Investigando a cobertura vacinal da escola

AULA 09

Analisando a cobertura vacinal da escola

AULA 10

Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Caatinga

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Campanhas de vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Analisando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Pampa

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Biomas e Ecossistemas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Ecossistema em equilíbrio

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os riscos da não vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e Som: como os animais aquáticos reagem às nossas ondas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o furacão Irma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A onça-pintada em perigo de extinção

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bioma Mata Atlântica

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o desastre de Mariana

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos das catástrofes: o desastre de Mariana

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Temperatura e Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas Hidráulicas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Estufa de plantas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Sensação térmica

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera varia suas características

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Atmosfera - O ar que nos cerca

7º ano / Ciências / Terra e Universo

As principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construção de um forno caseiro

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Materiais condutores e isolantes térmicos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera se move

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calorias dos Alimentos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Gases do efeito estufa

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI10 da BNCC

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Campanhas de vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Analisando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os riscos da não vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI11 da BNCC

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Campanhas de vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Analisando a cobertura vacinal da escola

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os riscos da não vacinação

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divulgando nossos conhecimentos sobre as vacinas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Ações para preservar a camada de Ozônio

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann