12020
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Descobrindo a vacina

Plano de Aula de ciências com atividades para 7º Ano do EF sobre Descobrindo a vacina

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elka Waideman Martinez

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma aula introdutória sobre o funcionamento das vacinas, com foco no desenvolvimento da primeira vacina, contra a varíola.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário imprimir o material de apoio para a elaboração de um experimento. Também é possível elaborar um material para os alunos tendo como base o documento, caso não seja possível imprimi-lo.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula para situá-los sobre o tema a ser trabalhado. Neste momento é possível que eles tragam alguma informação que já conheçam o assunto. Acolha as informações, mas é interessante deixar que as dúvidas sejam respondidas no decorrer da aula ou na própria Sistematização.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete este slide para a classe ou apresente estas informações a eles. Este contexto é importante para que aquilo que será trabalhado faça sentido na realidade dos alunos. Os dados contidos neste slide podem ser encontrados nas páginas a seguir, caso queira consultar: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/informe-publicitario-tempo-de-saude/platb/2013/10/07/vacinacao-garante-queda-na-taxa-de-mortalidade-infantil-brasileira/ e http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34202-onu-registra-aumento-da-expectativa-de-vida-no-brasil .

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora para a classe. Anote as ideias e as hipóteses que surgirem e explique aos alunos que elas serão retomadas mais para a frente.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos ou imprima a atividade (link no próximo slide). Este slide é a introdução do Mão na massa, sendo que o corpo da atividade está proposto no próximo slide. Utilize os primeiros 5 ou 6 minutos do tempo sugerido para esta introdução e o restante do tempo para a atividade a seguir. É interessante que os alunos sejam motivados a fazer perguntas neste momento, ajudando-os a recolher informações para conseguirem solucionar o mistério. Você poderá acessar os links descritos para obter mais informações sobre a varíola, o experimento e as conclusões do médico inglês nos links abaixo. Conhecer a história real ajudará a conduzir a atividade e a Sistematização.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u734951.shtml

http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/pdf/M5.pdf

http://www.bio.fiocruz.br/index.php/perguntas-frequentes/69-perguntas-frequentes/perguntas-frequentes-vacinas/213-como-surgiram-as-vacinas

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Divida os alunos em trios ou pequenos grupos. Apresente as observações do médico no slide e/ou na atividade impressa. Incentive os alunos a procurar a relação entre não contrair mais a varíola com a atividade das pessoas e com os sintomas apresentados. Procure, ao passar nos grupos, verificar se os alunos estão considerando todas as observações para pensar suas hipóteses, apontando eventuais discordâncias. Relembre-os, se necessário, de alguma observação ou dado. Peça que eles registrem tudo em uma folha ou no caderno. É importante reservar os últimos 5 minutos desta atividade para que os grupos troquem suas hipóteses e ideias a fim de que colaborem com os outros. Você pode neste momento pedir para que dois grupos se unam, por exemplo, e então faça perguntas que fomentem a avaliação e a melhoria do experimento como: As hipóteses fazem sentido para a pergunta? O experimento é bom para testar a(s) hipótese(s)? Podemos melhorar este experimento? De que forma?. Se preferir entregar estas perguntas aos grupos, poderá imprimir este documento neste link. Assim pode-se guiar a troca de ideias e garantir que os grupos se auxiliem na resolução deste mistério.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Apresente este slide à classe ou disponibilize as informações no quadro. Esta é a primeira parte da Sistematização e é interessante dividir o tempo de forma que os últimos 4 minutos fiquem reservados para o próximo slide. É importante destacar com a classe que os processos vivenciados nesta aula pelos alunos são muito parecidos com aquele que um cientista passa para resolver problemas e propor soluções nas mais diversas áreas da ciência e, também, da medicina. Enquanto apresentar a história real do doutor Jenner e o processo para o desenvolvimento da primeira vacina contra a varíola, é importante reconhecer os pontos de encontro com as hipóteses vindas da Questão disparadora e da resolução do mistério e os experimentos que os alunos desenvolveram na atividade. Incentive-os também a fazer este movimento e trazer seus experimentos e hipóteses neste momento, relacionando-os às ideias do médico. As hipóteses que se distanciarem muito da história real não precisam ser descartadas, elas podem servir para reflexão do grupo no sentido de uma nova forma de resolver o mistério ou encontrar os problemas, esclarecendo possíveis erros conceituais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Finalize a Sistematização apresentando estas informações por meio da projeção do slide ou de forma oral. Pretende-se neste momento destacar que os avanços na medicina não param e que as vacinas hoje são muito mais seguras, não causando mais doenças e reações tão fortes como era no caso da varíola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma aula introdutória sobre o funcionamento das vacinas, com foco no desenvolvimento da primeira vacina, contra a varíola.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário imprimir o material de apoio para a elaboração de um experimento. Também é possível elaborar um material para os alunos tendo como base o documento, caso não seja possível imprimi-lo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula para situá-los sobre o tema a ser trabalhado. Neste momento é possível que eles tragam alguma informação que já conheçam o assunto. Acolha as informações, mas é interessante deixar que as dúvidas sejam respondidas no decorrer da aula ou na própria Sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete este slide para a classe ou apresente estas informações a eles. Este contexto é importante para que aquilo que será trabalhado faça sentido na realidade dos alunos. Os dados contidos neste slide podem ser encontrados nas páginas a seguir, caso queira consultar: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/informe-publicitario-tempo-de-saude/platb/2013/10/07/vacinacao-garante-queda-na-taxa-de-mortalidade-infantil-brasileira/ e http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34202-onu-registra-aumento-da-expectativa-de-vida-no-brasil .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora para a classe. Anote as ideias e as hipóteses que surgirem e explique aos alunos que elas serão retomadas mais para a frente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos ou imprima a atividade (link no próximo slide). Este slide é a introdução do Mão na massa, sendo que o corpo da atividade está proposto no próximo slide. Utilize os primeiros 5 ou 6 minutos do tempo sugerido para esta introdução e o restante do tempo para a atividade a seguir. É interessante que os alunos sejam motivados a fazer perguntas neste momento, ajudando-os a recolher informações para conseguirem solucionar o mistério. Você poderá acessar os links descritos para obter mais informações sobre a varíola, o experimento e as conclusões do médico inglês nos links abaixo. Conhecer a história real ajudará a conduzir a atividade e a Sistematização.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u734951.shtml

http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/pdf/M5.pdf

http://www.bio.fiocruz.br/index.php/perguntas-frequentes/69-perguntas-frequentes/perguntas-frequentes-vacinas/213-como-surgiram-as-vacinas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Divida os alunos em trios ou pequenos grupos. Apresente as observações do médico no slide e/ou na atividade impressa. Incentive os alunos a procurar a relação entre não contrair mais a varíola com a atividade das pessoas e com os sintomas apresentados. Procure, ao passar nos grupos, verificar se os alunos estão considerando todas as observações para pensar suas hipóteses, apontando eventuais discordâncias. Relembre-os, se necessário, de alguma observação ou dado. Peça que eles registrem tudo em uma folha ou no caderno. É importante reservar os últimos 5 minutos desta atividade para que os grupos troquem suas hipóteses e ideias a fim de que colaborem com os outros. Você pode neste momento pedir para que dois grupos se unam, por exemplo, e então faça perguntas que fomentem a avaliação e a melhoria do experimento como: As hipóteses fazem sentido para a pergunta? O experimento é bom para testar a(s) hipótese(s)? Podemos melhorar este experimento? De que forma?. Se preferir entregar estas perguntas aos grupos, poderá imprimir este documento neste link. Assim pode-se guiar a troca de ideias e garantir que os grupos se auxiliem na resolução deste mistério.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Apresente este slide à classe ou disponibilize as informações no quadro. Esta é a primeira parte da Sistematização e é interessante dividir o tempo de forma que os últimos 4 minutos fiquem reservados para o próximo slide. É importante destacar com a classe que os processos vivenciados nesta aula pelos alunos são muito parecidos com aquele que um cientista passa para resolver problemas e propor soluções nas mais diversas áreas da ciência e, também, da medicina. Enquanto apresentar a história real do doutor Jenner e o processo para o desenvolvimento da primeira vacina contra a varíola, é importante reconhecer os pontos de encontro com as hipóteses vindas da Questão disparadora e da resolução do mistério e os experimentos que os alunos desenvolveram na atividade. Incentive-os também a fazer este movimento e trazer seus experimentos e hipóteses neste momento, relacionando-os às ideias do médico. As hipóteses que se distanciarem muito da história real não precisam ser descartadas, elas podem servir para reflexão do grupo no sentido de uma nova forma de resolver o mistério ou encontrar os problemas, esclarecendo possíveis erros conceituais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Finalize a Sistematização apresentando estas informações por meio da projeção do slide ou de forma oral. Pretende-se neste momento destacar que os avanços na medicina não param e que as vacinas hoje são muito mais seguras, não causando mais doenças e reações tão fortes como era no caso da varíola.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano