11998
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Escrever uma biografia

POR: Camila Silva Viana 10/08/2018
Código: ING7_09UND02

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Escrever uma biografia

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma sequência da aula ING7_09UN01, usada para introdução do tópico trabalhado.

SUGESTÃO: Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os no quadro. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias que serão divididas entre os alunos).

Caso queira mudar as personalidades ou acrescentar outras, recomenda-se o site biography.com. É interessante que sejam dados exemplos de figuras históricas e atuais, para que os alunos tenham ambas as referências.

Se não houver a opção de impressão, nem de projeção, o professor pode reproduzir os textos e o modelo de outline na lousa, escrevendo e desenhando. É importante que a estrutura textual seja mantida, como a ordem em que cada informação aparece, pois ela será explorada nesta aula.

Objective select-down

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Diga ao aluno que o objetivo desta aula será conhecer melhor o texto de biografia e como escrever uma. The objective of this class is to get to know biographies better and to write one as well.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Relembrar ou apresentar o que é uma biografia e os usos que fazemos delas.

Orientações:

Pergunte ao aluno What do you know about biographies?, What do we find in them?, Why do we write and read them? É esperado que os alunos saibam que as biografias são usadas para falar de momentos e aspectos importantes da vida das pessoas. Aprofunde as características e usos deste tipo de texto com os alunos:

  • Na biografia, encontramos dados importantes da vida pessoal e profissional da pessoa em questão. In biographies, we find important information about the person’s private and professional life.
  • Lemos e escrevemos biografias para eternizar pessoas que foram, de alguma forma, importantes para a história do mundo, seja de que área for. We read and write biographies to preserve the stories of people who were, somehow, important in History.

Fonte: http://www.sahistory.org.za/people

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Revisitar ou apresentar o modelo de uma biografia e suas informações e aprofundar o contato com verbos no passado.

Expectativa: Os alunos devem relembrar o formato de uma biografia, que nesta aula aparece em um modelo distinto, embora similar ao da aula ING7_09UN01, e entrar em contato com uma gama maior de verbos no passado.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos What kind of text is this? (eles deverão responder “biografia”)
  • Pergunte What kind of information can we find here?

Pergunte aos alunos quais informações eles podem extrair deste resumo da biografia da Maya Angelou, a fim de checar a compreensão de texto. What pieces of information can you find here? É interessante que as perguntas sejam guiadas conforme o perfil do grupo (mais ou menos perguntas, com mais ou menos detalhes).

Sugestões:

  • Where was she born?
  • How old is she?
  • When did she die?
  • What were her accomplishments?

Depois desta leitura, peça para que os alunos tentem identificar os verbos. Após a tentativa, mostre a eles os verbos presentes no texto, dando destaque especialmente aos verbos no passado, escrevendo-os no quadro e providenciando sua forma no infinitivo ao lado. É importante se certificar que os alunos conheçam o significado de todos eles. Relembre com os alunos a características dos verbos regulares (terminação de -ed) e irregulares (terminações diversas).

Sugestão: Depois de os verbos estarem no quadro, peça aos alunos que criem frases utilizando os verbos trabalhados.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Os alunos, guiados pela imagem acima, devem criar uma biografia de alguém que gostam e admiram, podendo ser alguém famoso, algum familiar ou colega.

Expectativa: Que os alunos concluam a escrita de sua biografia, contendo verbos no passado e informações relevantes sobre a pessoa retratada.

Orientações:

Apresente o modelo acima lendo cada uma das perguntas e explicando o que deve ser apresentado como resposta. Lembre aos alunos a utilização dos verbos no passado. This is the model you have to follow to write your biography. First, write the full name, then when the person was born and where. Then, answer each one of the questions as a paragraph. Give full and detailed information

Se esta aula estiver sendo apresentada após a ING7_09UN01, apresente aos alunos o modelo acima e peça que peguem o outline criado na aula anterior para utilizarem suas informações conforme este modelo. É importante ressaltar aos alunos que as informações devem aparecer em forma de parágrafos coesos e não tópicos ou listas. Oriente que transformem as informações em parágrafos e que passem para o modelo acima as informações encontradas.

Caso não esteja seguindo o plano ING7_09UN01, é necessário uma orientação maior, primeiramente pedindo que os alunos juntem as informações necessárias para preencherem cada um dos campos, seja com pesquisa na internet, revista ou livros, entrevistando amigos ou familiares e, com as informações em mãos, que preparem o texto seguindo as orientações dadas anteriormente. É importante chamar atenção para a estrutura do texto, para como as informações são apresentadas e também a linguagem utilizada.

Feedback select-down

Tempo sugerido:4 minutos

Propósito: Fazer uma retrospectiva com os alunos sobre tudo o que foi visto na aula.

Expectativa: Que os alunos identifiquem todo o conteúdo com que entraram em contato neste aula.

Orientações:

Pergunte aos alunos o que lembram do que foi aprendido nesta aula. What have we learned in this class?. Após suas respostas, o professor deve apresentar os tópicos acima e comentá-los muito brevemente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma sequência da aula ING7_09UN01, usada para introdução do tópico trabalhado.

SUGESTÃO: Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os no quadro. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias que serão divididas entre os alunos).

Caso queira mudar as personalidades ou acrescentar outras, recomenda-se o site biography.com. É interessante que sejam dados exemplos de figuras históricas e atuais, para que os alunos tenham ambas as referências.

Se não houver a opção de impressão, nem de projeção, o professor pode reproduzir os textos e o modelo de outline na lousa, escrevendo e desenhando. É importante que a estrutura textual seja mantida, como a ordem em que cada informação aparece, pois ela será explorada nesta aula.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Diga ao aluno que o objetivo desta aula será conhecer melhor o texto de biografia e como escrever uma. The objective of this class is to get to know biographies better and to write one as well.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Relembrar ou apresentar o que é uma biografia e os usos que fazemos delas.

Orientações:

Pergunte ao aluno What do you know about biographies?, What do we find in them?, Why do we write and read them? É esperado que os alunos saibam que as biografias são usadas para falar de momentos e aspectos importantes da vida das pessoas. Aprofunde as características e usos deste tipo de texto com os alunos:

  • Na biografia, encontramos dados importantes da vida pessoal e profissional da pessoa em questão. In biographies, we find important information about the person’s private and professional life.
  • Lemos e escrevemos biografias para eternizar pessoas que foram, de alguma forma, importantes para a história do mundo, seja de que área for. We read and write biographies to preserve the stories of people who were, somehow, important in History.

Fonte: http://www.sahistory.org.za/people

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Revisitar ou apresentar o modelo de uma biografia e suas informações e aprofundar o contato com verbos no passado.

Expectativa: Os alunos devem relembrar o formato de uma biografia, que nesta aula aparece em um modelo distinto, embora similar ao da aula ING7_09UN01, e entrar em contato com uma gama maior de verbos no passado.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos What kind of text is this? (eles deverão responder “biografia”)
  • Pergunte What kind of information can we find here?

Pergunte aos alunos quais informações eles podem extrair deste resumo da biografia da Maya Angelou, a fim de checar a compreensão de texto. What pieces of information can you find here? É interessante que as perguntas sejam guiadas conforme o perfil do grupo (mais ou menos perguntas, com mais ou menos detalhes).

Sugestões:

  • Where was she born?
  • How old is she?
  • When did she die?
  • What were her accomplishments?

Depois desta leitura, peça para que os alunos tentem identificar os verbos. Após a tentativa, mostre a eles os verbos presentes no texto, dando destaque especialmente aos verbos no passado, escrevendo-os no quadro e providenciando sua forma no infinitivo ao lado. É importante se certificar que os alunos conheçam o significado de todos eles. Relembre com os alunos a características dos verbos regulares (terminação de -ed) e irregulares (terminações diversas).

Sugestão: Depois de os verbos estarem no quadro, peça aos alunos que criem frases utilizando os verbos trabalhados.

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Os alunos, guiados pela imagem acima, devem criar uma biografia de alguém que gostam e admiram, podendo ser alguém famoso, algum familiar ou colega.

Expectativa: Que os alunos concluam a escrita de sua biografia, contendo verbos no passado e informações relevantes sobre a pessoa retratada.

Orientações:

Apresente o modelo acima lendo cada uma das perguntas e explicando o que deve ser apresentado como resposta. Lembre aos alunos a utilização dos verbos no passado. This is the model you have to follow to write your biography. First, write the full name, then when the person was born and where. Then, answer each one of the questions as a paragraph. Give full and detailed information

Se esta aula estiver sendo apresentada após a ING7_09UN01, apresente aos alunos o modelo acima e peça que peguem o outline criado na aula anterior para utilizarem suas informações conforme este modelo. É importante ressaltar aos alunos que as informações devem aparecer em forma de parágrafos coesos e não tópicos ou listas. Oriente que transformem as informações em parágrafos e que passem para o modelo acima as informações encontradas.

Caso não esteja seguindo o plano ING7_09UN01, é necessário uma orientação maior, primeiramente pedindo que os alunos juntem as informações necessárias para preencherem cada um dos campos, seja com pesquisa na internet, revista ou livros, entrevistando amigos ou familiares e, com as informações em mãos, que preparem o texto seguindo as orientações dadas anteriormente. É importante chamar atenção para a estrutura do texto, para como as informações são apresentadas e também a linguagem utilizada.

Tempo sugerido:4 minutos

Propósito: Fazer uma retrospectiva com os alunos sobre tudo o que foi visto na aula.

Expectativa: Que os alunos identifiquem todo o conteúdo com que entraram em contato neste aula.

Orientações:

Pergunte aos alunos o que lembram do que foi aprendido nesta aula. What have we learned in this class?. Após suas respostas, o professor deve apresentar os tópicos acima e comentá-los muito brevemente.

Contents

  1. INPUT: Biographies
  2. OUTPUT: The writing of a biography



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Professor-autor: Camila Viana

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes