Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Durante essa aula serão abordados temas relacionados a uma das habilidades de Ciências (EF06CI14). Este plano constitui a parte inicial de uma sequência composta por duas aulas.
Materiais necessários para a aula: cinco caixas contendo em cada uma delas uma ponteira de madeira (um palito de picolé, um palito de churrasco, um pedaço de cabo de vassoura, dentre outras possibilidades), uma base de isopor (que pode ser substituída por papelão), disco do gnômon, tesoura e caneta. O disco de gnômon encontra-se disponível para impressão na aba de materiais complementares, ou pode ser produzido seguindo as instruções abaixo:
INSTRUÇÕES PARA PRODUÇÃO DO DISCO DO GNÔMON:
Para a produção de um disco de gnômon, deve-se utilizar um compasso para traçar uma circunferência em uma folha de papel. Em seguida, recorte o círculo e divida a circunferência ao meio. Em uma das partes da circunferência, faça as marcações de 15 em 15 graus, com o auxílio de um transferidor. Una cada marcação de grau ao centro da circunferência utilizando uma régua, obtendo, assim, 12 partes iguais. Da direita para a esquerda, escreva as horas no interior de cada parte, iniciando em 6:00h e finalizando em 18:00h.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte: “Introdução à Astronomia e Astrofísica - Observatório Nacional”, disponível em staff.on.br/maia/Intr_Astron_eAstrof_Curso_do_INPE.pdf (acessado em 03/05/2018).
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que costumamos utilizar diversos equipamentos para medir o tempo. Em seguida, explore, de forma breve, os instrumentos apresentados nas imagens contidas no próximo slide.
Neste momento, não se atenha a explicar o funcionamento de nenhum dos equipamentos, mas, identifique-os para instigar os alunos para o tema.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Explore, de forma breve, os instrumentos apresentados nas imagens contidas nesse slide.
Neste momento, não se atenha a explicar o funcionamento de nenhum dos equipamentos, mas, identifique-os para instigar os alunos para o tema.
Caso não disponha de projetor para apresentação das imagens, utilize imagens dos objetos acima relacionados.
Na sequência: cronômetro, relógio digital, gnômon (relógio de Sol), relógio de ponteiro e ampulheta.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: O professor deve iniciar a aula delineando o seguinte cenário: “Vocês entraram em uma máquina do tempo e agora estão no Egito Antigo! É bem legal conhecer uma outra época e um outro local, mas com certeza vocês desejam voltar para casa. Um estudioso da época garantiu que sabe viajar no tempo e pode ajudá-los a retornar. Ele deixou comigo uma caixa e um bilhete para vocês. Vamos dar uma olhada?”
A caixa será mantida fechada e o slide contendo o bilhete deve ser projetado. Em caso de indisponibilidade de uso de um projetor durante a realização da aula, os dizeres contidos no slide devem ser copiados na forma de um bilhete e lido para a turma:
“Olá, alunos do sexto ano!
Soube que vocês estão perdidos. Sou um estudioso e certamente posso ajudar vocês! Me encontrem em frente à pata direita traseira da esfinge de Gizé, localizada próxima das três grandes pirâmides, exatamente ao meio-dia.”
Pergunte aos alunos:
- Que instrumentos podem ser utilizados para nos localizarmos no tempo?
- Como esses instrumentos funcionam?
- Será que esses instrumentos sempre existiram?
Deixe que os mesmos compartilhem seus saberes acerca do tema.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seriam as melhores formas para descobrirem as horas sem o uso de um relógio convencional. Não se preocupe em responder seus questionamentos nesse momento, mas sim, estimule-os a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Separe os alunos em grupos de cinco. Peça para que os mesmos elejam um relator para atividade e, em seguida, entregue-lhes a caixa e peça para que abram-na para verificar quais materiais estão contidos na mesma.
Utilizando o slide ou sua anotação, caso não disponha de um projetor, apresente aos grupos a questão: “Como poderíamos construir um equipamento para visualizar as horas a partir dos equipamentos contidos na caixa?”
Os alunos devem buscar formas de construir um equipamento para verificação das horas com os materiais disponibilizados.
Disponibilize aos grupos as dicas contidas no próximo slide durante todo o tempo de execução da tarefa.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Slide de dicas. Deve ser apresentado durante todo o momento da etapa “mão na massa”.
Em caso de indisponibilidade de uso de um projetor durante a realização da aula, as dicas devem ser impressas e disponibilizadas a cada grupo, juntamente com o material contido na caixa.
Os termos “sombra solar”, “sol” e “sombras” encontram-se em evidência a fim de fazer os alunos notarem que devem utilizar tais informações para “decifrar o enigma”.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que um representante de cada grupo possa compartilhar a forma utilizada para solucionar o problema proposto e responder à pergunta proposta no slide. Espera-se que os alunos tenham recortado o disco do gnômon e colado sobre o isopor e, em seguida, fincado o palito exatamente em seu centro.
Estimule-os a demonstrar brevemente as projeções de sombras, utilizando-se da luz solar ou ainda, de uma lanterna, a chama de uma vela ou da luz de tela de um celular. Durante esta aula, não se preocupe ainda com a interpretação das informações fornecidas pelo gnômon quando iluminado. A interpretação desses dados é objetivo da aula 2.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.
Espera-se que tenham entendido que o relógio de sol consiste em um instrumento utilizado para indicar a hora segundo projeções de luz que incidem sobre uma superfície dividida por linhas iguais.
Tais projeções são possíveis devido ao movimento aparente realizado pelo sol ao longo do dia. Compare-o com outros instrumentos para determinação de tempo utilizados ao longo da história da humanidade, como a clepsidra (relógio d’água), a ampulheta e os relógios convencionais.