11951
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Coração, vasos sanguíneos e sangue

Plano de Aula de ciências com atividades para 5º ano do EF sobre Coração, vasos sanguíneos e sangue

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. SISTEMATIZAÇÃO Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas iniciais a respeito da habilidade apresentada neste slide introdutório. Pretende-se que este seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas, sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar, em momento posterior, as aulas CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.

Materiais necessários para a aula: A atividade precisará de cronômetro ou de qualquer instrumento que marque o tempo e da ficha de registro presente no material complementar para o professor deste plano. É sugerido que a realize fora da sala de aula, em um ambiente espaçoso, que possibilite a mobilidade dos alunos.

Para se apropriar de mais informações sobre o sistema circulatório, o professor pode utilizar o material de apoio dos links abaixo:

  • http://anatomia-humana.info/corpo-humano/sistema-circulatorio.html
  • https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-circulatorio.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com pequenos questionamentos como:

  • O que você entende por pulsação?
  • O que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue têm a ver com a vida?
  • Algum de vocês sabe o porquê de o coração ser importante para nossa vida?

Possibilite aos alunos um momento de interação, à medida que vai levantando estes questionamentos. É importante salientar que este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens para os alunos. Caso não possua recursos, imprima as imagens e distribua-as ou descreva-as. Após a apresentação, questione-os:

  • Quais diferenças vocês observam nestas imagens?
  • Por que será que cada pessoa está com tonalidades de pele diferentes?
  • O que será que está acontecendo com o corpo de cada uma?
  • Vocês conhecem outras situações em que as pessoas ficam com essas características?

Alguns alunos podem explorar algumas características físicas que não envolvem o sistema circulatório. O professor deve valorizar a observação feita, porém deve atentar-se a voltar à discussão para o tema da aula sutilmente e mediar a observações.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, questione os alunos:

  • Por que nossa pele pode mudar de cor quando nos exercitamos?
  • Vocês percebem alguma diferença na nossa pele quando estamos com calor ou com frio?
  • Em quais outras situações vocês percebem que nossa coloração muda?
  • O que será que acontece com o nosso corpo que faz com que ocorram essas mudanças na tonalidade da nossa pele?

Alguns alunos podem responder que a cor da pele pode ter mudado por causa da exposição ao Sol. Neste caso, peça para o aluno imaginar que o exercício seja realizado dentro de um ginásio esportivo, sem exposição ao Sol. E questioná-lo:

  • A cor de pele da pessoa que realizou também muda mesmo sem exposição ao Sol?
  • Por que será que a cor da pele pode mudar mesmo sem ter influência do Sol?

Outros alunos podem responder que a pele de uma pessoa em exposição ao Sol também muda de cor. Explicar, então, para os alunos, que realmente a cor da pele muda, mas por processos diferentes. Questioná-los:

  • Quais diferenças entre as tonalidades de pele ao realizar um exercício ou estar exposto ao Sol?
  • O tempo que a pele volta à cor natural é o mesmo?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: No pátio da escola ou em algum lugar aberto, a turma será divida em grupos.
Cada grupo irá aferir a pulsação de um colega que estará em repouso durante 1 minuto. Depois, irá aferir a pulsação, também durante 1 minuto, de outro colega que terá realizado uma corrida rápida de 30 segundos.
Para realizar a medição da pulsação, utilize um relógio para realizar a cronometragem. Além disso, também irão observar outras variações que ocorreram no corpo dos colegas, como a mudança da tonalidade da cor da pele, a temperatura, a frequência respiratória e a sudorese. Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece.

Para saber mais sobre como aferir a pulsação, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GOlYaE3-7yY. Se for de sua preferência, mostre aos alunos também.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Cada grupo irá registrar suas observações na ficha de registro, presente no material de apoio ao professor. Faça a mediação dos registros, organizando os alunos em seus grupos, solicitando concentração, retomando as questões e passando as seguinte orientações:

  • Qual a aparência do colega em repouso? E qual a aparência do colega que realizou a corrida?
  • Sintam a pulsação de cada um deles e percebam qual a diferença no ritmo de cada um.
  • Toquem a pele dos colegas. Há alguma diferença?
  • Percebam como está a respiração dos colegas. Está mais rápida? Está mais devagar? Estão iguais?

Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece. Caso queira saber saber mais sobre como aferir a pulsação, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GOlYaE3-7yY. Se preferir, mostre aos alunos também.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora da aula e pergunte à turma:

  • Por que a pele do nosso corpo muda de cor quando nos exercitamos ou estamos expostos ao frio ou ao calor?
  • Vocês observaram a mudança de cor na pele dos seus colegas? Quais?
  • Por que será que aconteceu isso com ele?
  • As observações que você realizaram contribuíram para responder esta pergunta?

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar a sistematização, cite outras situações envolvendo o conteúdo trabalhado.

Exemplo:

  • Quando colocamos gelo em alguma parte do nosso corpo quando machucamos (colocamos gelo para diminuir o fluxo de sangue e de fluidos no local, evitando o inchaço).
  • Quando levamos um susto acontece a vasodilatação (aumenta a circulação de sangue para poder correr ou fugir do perigo).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas iniciais a respeito da habilidade apresentada neste slide introdutório. Pretende-se que este seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas, sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar, em momento posterior, as aulas CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.

Materiais necessários para a aula: A atividade precisará de cronômetro ou de qualquer instrumento que marque o tempo e da ficha de registro presente no material complementar para o professor deste plano. É sugerido que a realize fora da sala de aula, em um ambiente espaçoso, que possibilite a mobilidade dos alunos.

Para se apropriar de mais informações sobre o sistema circulatório, o professor pode utilizar o material de apoio dos links abaixo:

  • http://anatomia-humana.info/corpo-humano/sistema-circulatorio.html
  • https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-circulatorio.htm
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com pequenos questionamentos como:

  • O que você entende por pulsação?
  • O que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue têm a ver com a vida?
  • Algum de vocês sabe o porquê de o coração ser importante para nossa vida?

Possibilite aos alunos um momento de interação, à medida que vai levantando estes questionamentos. É importante salientar que este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens para os alunos. Caso não possua recursos, imprima as imagens e distribua-as ou descreva-as. Após a apresentação, questione-os:

  • Quais diferenças vocês observam nestas imagens?
  • Por que será que cada pessoa está com tonalidades de pele diferentes?
  • O que será que está acontecendo com o corpo de cada uma?
  • Vocês conhecem outras situações em que as pessoas ficam com essas características?

Alguns alunos podem explorar algumas características físicas que não envolvem o sistema circulatório. O professor deve valorizar a observação feita, porém deve atentar-se a voltar à discussão para o tema da aula sutilmente e mediar a observações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, questione os alunos:

  • Por que nossa pele pode mudar de cor quando nos exercitamos?
  • Vocês percebem alguma diferença na nossa pele quando estamos com calor ou com frio?
  • Em quais outras situações vocês percebem que nossa coloração muda?
  • O que será que acontece com o nosso corpo que faz com que ocorram essas mudanças na tonalidade da nossa pele?

Alguns alunos podem responder que a cor da pele pode ter mudado por causa da exposição ao Sol. Neste caso, peça para o aluno imaginar que o exercício seja realizado dentro de um ginásio esportivo, sem exposição ao Sol. E questioná-lo:

  • A cor de pele da pessoa que realizou também muda mesmo sem exposição ao Sol?
  • Por que será que a cor da pele pode mudar mesmo sem ter influência do Sol?

Outros alunos podem responder que a pele de uma pessoa em exposição ao Sol também muda de cor. Explicar, então, para os alunos, que realmente a cor da pele muda, mas por processos diferentes. Questioná-los:

  • Quais diferenças entre as tonalidades de pele ao realizar um exercício ou estar exposto ao Sol?
  • O tempo que a pele volta à cor natural é o mesmo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: No pátio da escola ou em algum lugar aberto, a turma será divida em grupos.
Cada grupo irá aferir a pulsação de um colega que estará em repouso durante 1 minuto. Depois, irá aferir a pulsação, também durante 1 minuto, de outro colega que terá realizado uma corrida rápida de 30 segundos.
Para realizar a medição da pulsação, utilize um relógio para realizar a cronometragem. Além disso, também irão observar outras variações que ocorreram no corpo dos colegas, como a mudança da tonalidade da cor da pele, a temperatura, a frequência respiratória e a sudorese. Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece.

Para saber mais sobre como aferir a pulsação, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GOlYaE3-7yY. Se for de sua preferência, mostre aos alunos também.

Slide Plano Aula

Orientações: Cada grupo irá registrar suas observações na ficha de registro, presente no material de apoio ao professor. Faça a mediação dos registros, organizando os alunos em seus grupos, solicitando concentração, retomando as questões e passando as seguinte orientações:

  • Qual a aparência do colega em repouso? E qual a aparência do colega que realizou a corrida?
  • Sintam a pulsação de cada um deles e percebam qual a diferença no ritmo de cada um.
  • Toquem a pele dos colegas. Há alguma diferença?
  • Percebam como está a respiração dos colegas. Está mais rápida? Está mais devagar? Estão iguais?

Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece. Caso queira saber saber mais sobre como aferir a pulsação, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GOlYaE3-7yY. Se preferir, mostre aos alunos também.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora da aula e pergunte à turma:

  • Por que a pele do nosso corpo muda de cor quando nos exercitamos ou estamos expostos ao frio ou ao calor?
  • Vocês observaram a mudança de cor na pele dos seus colegas? Quais?
  • Por que será que aconteceu isso com ele?
  • As observações que você realizaram contribuíram para responder esta pergunta?

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar a sistematização, cite outras situações envolvendo o conteúdo trabalhado.

Exemplo:

  • Quando colocamos gelo em alguma parte do nosso corpo quando machucamos (colocamos gelo para diminuir o fluxo de sangue e de fluidos no local, evitando o inchaço).
  • Quando levamos um susto acontece a vasodilatação (aumenta a circulação de sangue para poder correr ou fugir do perigo).

Slide Plano Aula
  • Materiais para impressão
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na massa - Coração, vasos sanguíneos e sangue: a vida pulsando em nós


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Trilhando o caminho do sangue

AULA 03

O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação...

AULA 04

O sangue e a defesa do corpo

AULA 05

O coração

AULA 06

Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem...

AULA 07

A circulação pulmonar e as trocas gasosas

AULA 08

A produção e a eliminação da urina

AULA 09

A integração dos sistemas digestório, respiratório, circulat...

AULA 10

Cuidados para manter o bom funcionamento do corpo

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O corpo gasta energia. Mas de onde ela vem?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Coração, vasos sanguíneos e sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Trilhando o caminho do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Pirâmide Alimentar

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As calorias dos alimentos

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação dos alimentos: estômago e intestinos, liquidificadores naturais.

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Nutrientes! O que são e para que servem?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Uma revolução dentro de mim: Investigando sobre o pum e o arroto

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O coração

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Alimentos processados x absorção dos nutrientes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O sangue e a defesa do corpo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Alimentação é mais do que ingerir nutrientes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Cardápio infantil: O que uma criança deve comer?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A integração dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Produção de cardápio equilibrado em diferentes fases da vida

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Desnutrição: Causas e efeitos

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Distúrbios alimentares: conhecendo o que são

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo No ritmo da respiração: investigação sobre mudanças em nossa frequência respiratória

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os pulmões e as trocas gasosas

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Espirro, pelos do nariz e mucosa: os filtros naturais da respiração

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construíndo a ideia de densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Produção de resíduos e o consumismo

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Tempo de decomposição das embalagens e consumo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O corpo gasta energia. Mas de onde ela vem?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Coração, vasos sanguíneos e sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Trilhando o caminho do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pirâmide Alimentar

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

As calorias dos alimentos

5º ano / Ciências / Terra e Universo

O que podemos ver no céu noturno?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Condutividade térmica: bons isolantes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: estômago e intestinos, liquidificadores naturais.

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Nutrientes! O que são e para que servem?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Distribuição de água potável

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Resíduos tecnológicos do luxo ao lixo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Uma revolução dentro de mim: Investigando sobre o pum e o arroto

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O coração

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentos processados x absorção dos nutrientes

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reutilização e Reciclagem

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI07 da BNCC

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Coração, vasos sanguíneos e sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Trilhando o caminho do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O coração

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O sangue e a defesa do corpo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

A integração dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e urinário

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

A circulação pulmonar e as trocas gasosas

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

A produção e a eliminação da urina

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Cuidados para manter o bom funcionamento do corpo

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann