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Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Coração, vasos sanguíneos e sangue

Plano de Aula de ciências com atividades para 5º ano do EF sobre Coração, vasos sanguíneos e sangue

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas iniciais a respeito da habilidade apresentada neste slide introdutório. Pretende-se que este seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas, sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar, em momento posterior, as aulas CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.

Materiais necessários para a aula: A atividade precisará de cronômetro ou de qualquer instrumento que marque o tempo e da ficha de registro presente no material complementar para o professor deste plano. É sugerido que a realize fora da sala de aula, em um ambiente espaçoso, que possibilite a mobilidade dos alunos.

Para se apropriar de mais informações sobre o sistema circulatório, o professor pode utilizar o material de apoio dos links abaixo:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com pequenos questionamentos como:

  • O que você entende por pulsação?
  • O que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue têm a ver com a vida?
  • Algum de vocês sabe o porquê de o coração ser importante para nossa vida?

Possibilite aos alunos um momento de interação, à medida que vai levantando estes questionamentos. É importante salientar que este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens para os alunos. Caso não possua recursos, imprima as imagens e distribua-as ou descreva-as. Após a apresentação, questione-os:

  • Quais diferenças vocês observam nestas imagens?
  • Por que será que cada pessoa está com tonalidades de pele diferentes?
  • O que será que está acontecendo com o corpo de cada uma?
  • Vocês conhecem outras situações em que as pessoas ficam com essas características?

Alguns alunos podem explorar algumas características físicas que não envolvem o sistema circulatório. O professor deve valorizar a observação feita, porém deve atentar-se a voltar à discussão para o tema da aula sutilmente e mediar a observações.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, questione os alunos:

  • Por que nossa pele pode mudar de cor quando nos exercitamos?
  • Vocês percebem alguma diferença na nossa pele quando estamos com calor ou com frio?
  • Em quais outras situações vocês percebem que nossa coloração muda?
  • O que será que acontece com o nosso corpo que faz com que ocorram essas mudanças na tonalidade da nossa pele?

Alguns alunos podem responder que a cor da pele pode ter mudado por causa da exposição ao Sol. Neste caso, peça para o aluno imaginar que o exercício seja realizado dentro de um ginásio esportivo, sem exposição ao Sol. E questioná-lo:

  • A cor de pele da pessoa que realizou também muda mesmo sem exposição ao Sol?
  • Por que será que a cor da pele pode mudar mesmo sem ter influência do Sol?

Outros alunos podem responder que a pele de uma pessoa em exposição ao Sol também muda de cor. Explicar, então, para os alunos, que realmente a cor da pele muda, mas por processos diferentes. Questioná-los:

  • Quais diferenças entre as tonalidades de pele ao realizar um exercício ou estar exposto ao Sol?
  • O tempo que a pele volta à cor natural é o mesmo?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: No pátio da escola ou em algum lugar aberto, a turma será divida em grupos.
Cada grupo irá aferir a pulsação de um colega que estará em repouso durante 1 minuto. Depois, irá aferir a pulsação, também durante 1 minuto, de outro colega que terá realizado uma corrida rápida de 30 segundos.
Para realizar a medição da pulsação, utilize um relógio para realizar a cronometragem. Além disso, também irão observar outras variações que ocorreram no corpo dos colegas, como a mudança da tonalidade da cor da pele, a temperatura, a frequência respiratória e a sudorese. Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece.

Para saber mais sobre como aferir a pulsação, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GOlYaE3-7yY. Se for de sua preferência, mostre aos alunos também.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Cada grupo irá registrar suas observações na ficha de registro, presente no material de apoio ao professor. Faça a mediação dos registros, organizando os alunos em seus grupos, solicitando concentração, retomando as questões e passando as seguinte orientações:

  • Qual a aparência do colega em repouso? E qual a aparência do colega que realizou a corrida?
  • Sintam a pulsação de cada um deles e percebam qual a diferença no ritmo de cada um.
  • Toquem a pele dos colegas. Há alguma diferença?
  • Percebam como está a respiração dos colegas. Está mais rápida? Está mais devagar? Estão iguais?

Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece. Caso queira saber saber mais sobre como aferir a pulsação, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GOlYaE3-7yY. Se preferir, mostre aos alunos também.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora da aula e pergunte à turma:

  • Por que a pele do nosso corpo muda de cor quando nos exercitamos ou estamos expostos ao frio ou ao calor?
  • Vocês observaram a mudança de cor na pele dos seus colegas? Quais?
  • Por que será que aconteceu isso com ele?
  • As observações que você realizaram contribuíram para responder esta pergunta?

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para finalizar a sistematização, cite outras situações envolvendo o conteúdo trabalhado.

Exemplo:

  • Quando colocamos gelo em alguma parte do nosso corpo quando machucamos (colocamos gelo para diminuir o fluxo de sangue e de fluidos no local, evitando o inchaço).
  • Quando levamos um susto acontece a vasodilatação (aumenta a circulação de sangue para poder correr ou fugir do perigo).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas iniciais a respeito da habilidade apresentada neste slide introdutório. Pretende-se que este seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas, sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar, em momento posterior, as aulas CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.

Materiais necessários para a aula: A atividade precisará de cronômetro ou de qualquer instrumento que marque o tempo e da ficha de registro presente no material complementar para o professor deste plano. É sugerido que a realize fora da sala de aula, em um ambiente espaçoso, que possibilite a mobilidade dos alunos.

Para se apropriar de mais informações sobre o sistema circulatório, o professor pode utilizar o material de apoio dos links abaixo:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com pequenos questionamentos como:

  • O que você entende por pulsação?
  • O que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue têm a ver com a vida?
  • Algum de vocês sabe o porquê de o coração ser importante para nossa vida?

Possibilite aos alunos um momento de interação, à medida que vai levantando estes questionamentos. É importante salientar que este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete as imagens para os alunos. Caso não possua recursos, imprima as imagens e distribua-as ou descreva-as. Após a apresentação, questione-os:

  • Quais diferenças vocês observam nestas imagens?
  • Por que será que cada pessoa está com tonalidades de pele diferentes?
  • O que será que está acontecendo com o corpo de cada uma?
  • Vocês conhecem outras situações em que as pessoas ficam com essas características?

Alguns alunos podem explorar algumas características físicas que não envolvem o sistema circulatório. O professor deve valorizar a observação feita, porém deve atentar-se a voltar à discussão para o tema da aula sutilmente e mediar a observações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, questione os alunos:

  • Por que nossa pele pode mudar de cor quando nos exercitamos?
  • Vocês percebem alguma diferença na nossa pele quando estamos com calor ou com frio?
  • Em quais outras situações vocês percebem que nossa coloração muda?
  • O que será que acontece com o nosso corpo que faz com que ocorram essas mudanças na tonalidade da nossa pele?

Alguns alunos podem responder que a cor da pele pode ter mudado por causa da exposição ao Sol. Neste caso, peça para o aluno imaginar que o exercício seja realizado dentro de um ginásio esportivo, sem exposição ao Sol. E questioná-lo:

  • A cor de pele da pessoa que realizou também muda mesmo sem exposição ao Sol?
  • Por que será que a cor da pele pode mudar mesmo sem ter influência do Sol?

Outros alunos podem responder que a pele de uma pessoa em exposição ao Sol também muda de cor. Explicar, então, para os alunos, que realmente a cor da pele muda, mas por processos diferentes. Questioná-los:

  • Quais diferenças entre as tonalidades de pele ao realizar um exercício ou estar exposto ao Sol?
  • O tempo que a pele volta à cor natural é o mesmo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: No pátio da escola ou em algum lugar aberto, a turma será divida em grupos.
Cada grupo irá aferir a pulsação de um colega que estará em repouso durante 1 minuto. Depois, irá aferir a pulsação, também durante 1 minuto, de outro colega que terá realizado uma corrida rápida de 30 segundos.
Para realizar a medição da pulsação, utilize um relógio para realizar a cronometragem. Além disso, também irão observar outras variações que ocorreram no corpo dos colegas, como a mudança da tonalidade da cor da pele, a temperatura, a frequência respiratória e a sudorese. Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece.

Para saber mais sobre como aferir a pulsação, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GOlYaE3-7yY. Se for de sua preferência, mostre aos alunos também.

Slide Plano Aula

Orientações: Cada grupo irá registrar suas observações na ficha de registro, presente no material de apoio ao professor. Faça a mediação dos registros, organizando os alunos em seus grupos, solicitando concentração, retomando as questões e passando as seguinte orientações:

  • Qual a aparência do colega em repouso? E qual a aparência do colega que realizou a corrida?
  • Sintam a pulsação de cada um deles e percebam qual a diferença no ritmo de cada um.
  • Toquem a pele dos colegas. Há alguma diferença?
  • Percebam como está a respiração dos colegas. Está mais rápida? Está mais devagar? Estão iguais?

Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece. Caso queira saber saber mais sobre como aferir a pulsação, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GOlYaE3-7yY. Se preferir, mostre aos alunos também.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora da aula e pergunte à turma:

  • Por que a pele do nosso corpo muda de cor quando nos exercitamos ou estamos expostos ao frio ou ao calor?
  • Vocês observaram a mudança de cor na pele dos seus colegas? Quais?
  • Por que será que aconteceu isso com ele?
  • As observações que você realizaram contribuíram para responder esta pergunta?

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Orientações: Para finalizar a sistematização, cite outras situações envolvendo o conteúdo trabalhado.

Exemplo:

  • Quando colocamos gelo em alguma parte do nosso corpo quando machucamos (colocamos gelo para diminuir o fluxo de sangue e de fluidos no local, evitando o inchaço).
  • Quando levamos um susto acontece a vasodilatação (aumenta a circulação de sangue para poder correr ou fugir do perigo).

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