Atividade para impressão - Mão na massa - Coração, vasos sanguíneos e sangue: a vida pulsando em nós
Plano de Aula
Plano de aula: Coração, vasos sanguíneos e sangue
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sistema urinário e eliminação de resíduos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas iniciais a respeito da habilidade apresentada neste slide introdutório. Pretende-se que este seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas, sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar, em momento posterior, as aulas CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06.
Materiais necessários para a aula: A atividade precisará de cronômetro ou de qualquer instrumento que marque o tempo e da ficha de registro presente no material complementar para o professor deste plano. É sugerido que a realize fora da sala de aula, em um ambiente espaçoso, que possibilite a mobilidade dos alunos.
Para se apropriar de mais informações sobre o sistema circulatório, o professor pode utilizar o material de apoio dos links abaixo:
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com pequenos questionamentos como:
- O que você entende por pulsação?
- O que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue têm a ver com a vida?
- Algum de vocês sabe o porquê de o coração ser importante para nossa vida?
Possibilite aos alunos um momento de interação, à medida que vai levantando estes questionamentos. É importante salientar que este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete as imagens para os alunos. Caso não possua recursos, imprima as imagens e distribua-as ou descreva-as. Após a apresentação, questione-os:
- Quais diferenças vocês observam nestas imagens?
- Por que será que cada pessoa está com tonalidades de pele diferentes?
- O que será que está acontecendo com o corpo de cada uma?
- Vocês conhecem outras situações em que as pessoas ficam com essas características?
Alguns alunos podem explorar algumas características físicas que não envolvem o sistema circulatório. O professor deve valorizar a observação feita, porém deve atentar-se a voltar à discussão para o tema da aula sutilmente e mediar a observações.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, questione os alunos:
- Por que nossa pele pode mudar de cor quando nos exercitamos?
- Vocês percebem alguma diferença na nossa pele quando estamos com calor ou com frio?
- Em quais outras situações vocês percebem que nossa coloração muda?
- O que será que acontece com o nosso corpo que faz com que ocorram essas mudanças na tonalidade da nossa pele?
Alguns alunos podem responder que a cor da pele pode ter mudado por causa da exposição ao Sol. Neste caso, peça para o aluno imaginar que o exercício seja realizado dentro de um ginásio esportivo, sem exposição ao Sol. E questioná-lo:
- A cor de pele da pessoa que realizou também muda mesmo sem exposição ao Sol?
- Por que será que a cor da pele pode mudar mesmo sem ter influência do Sol?
Outros alunos podem responder que a pele de uma pessoa em exposição ao Sol também muda de cor. Explicar, então, para os alunos, que realmente a cor da pele muda, mas por processos diferentes. Questioná-los:
- Quais diferenças entre as tonalidades de pele ao realizar um exercício ou estar exposto ao Sol?
- O tempo que a pele volta à cor natural é o mesmo?
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: No pátio da escola ou em algum lugar aberto, a turma será divida em grupos.
Cada grupo irá aferir a pulsação de um colega que estará em repouso durante 1 minuto. Depois, irá aferir a pulsação, também durante 1 minuto, de outro colega que terá realizado uma corrida rápida de 30 segundos.
Para realizar a medição da pulsação, utilize um relógio para realizar a cronometragem. Além disso, também irão observar outras variações que ocorreram no corpo dos colegas, como a mudança da tonalidade da cor da pele, a temperatura, a frequência respiratória e a sudorese. Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece.
Para saber mais sobre como aferir a pulsação, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GOlYaE3-7yY. Se for de sua preferência, mostre aos alunos também.
Mão na massa
Orientações: Cada grupo irá registrar suas observações na ficha de registro, presente no material de apoio ao professor. Faça a mediação dos registros, organizando os alunos em seus grupos, solicitando concentração, retomando as questões e passando as seguinte orientações:
- Qual a aparência do colega em repouso? E qual a aparência do colega que realizou a corrida?
- Sintam a pulsação de cada um deles e percebam qual a diferença no ritmo de cada um.
- Toquem a pele dos colegas. Há alguma diferença?
- Percebam como está a respiração dos colegas. Está mais rápida? Está mais devagar? Estão iguais?
Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece. Caso queira saber saber mais sobre como aferir a pulsação, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GOlYaE3-7yY. Se preferir, mostre aos alunos também.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Retome a questão disparadora da aula e pergunte à turma:
- Por que a pele do nosso corpo muda de cor quando nos exercitamos ou estamos expostos ao frio ou ao calor?
- Vocês observaram a mudança de cor na pele dos seus colegas? Quais?
- Por que será que aconteceu isso com ele?
- As observações que você realizaram contribuíram para responder esta pergunta?
SISTEMATIZAÇÃO
Orientações: Para finalizar a sistematização, cite outras situações envolvendo o conteúdo trabalhado.
Exemplo:
- Quando colocamos gelo em alguma parte do nosso corpo quando machucamos (colocamos gelo para diminuir o fluxo de sangue e de fluidos no local, evitando o inchaço).
- Quando levamos um susto acontece a vasodilatação (aumenta a circulação de sangue para poder correr ou fugir do perigo).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: compartilhamento de link do vídeo (Whatsapp ou e-mail); compartilhamento de mensagens (grupo de whatsapp, chat do Hangouts…); documento compartilhado no Google Drive.
- Optativas: videoconferência (Hangout, Zoom).
Contexto e questão disparadora
Apresente a seguinte situação aos alunos:
“Alguns amigos estavam brincando de pega-pega e outros de xadrez. Após a brincadeira, eles se olharam e perceberam que alguns tinham mudado um pouco o tom da cor da pele e outros não.”
Após apresentar esse contexto, pergunte quais crianças eles acham que mudaram o tom de pele e quais não, justificando as hipóteses. Permita que os alunos tenham liberdade para responder, seja por meio de chat ou videoconferência.
Mão na massa
Compartilhe com os alunos o link do vídeo “Exercícios com as Crianças em Casa” (disponível aqui) e oriente que eles devem realizar os exercícios propostos. Após realizar todos, as crianças devem ir para a frente de um espelho e se observar, principalmente no que diz respeito ao tom da cor da pele. Os alunos devem escrever anotações sobre as observações e compartilhar com os colegas da turma (pode utilizar um documento compartilhado no Google Drive).
Sistematização
Para sistematizar as aprendizagens, construa um texto coletivo com a ajuda de toda a turma, utilizando o Google Docs e respondendo à seguinte pergunta:
- Por que a nossa pele pode mudar de cor quando nos exercitamos ou estamos expostos ao frio ou ao calor?
Os alunos não podem deixar de incluir no texto as principais conclusões a que chegaram. O texto não pode deixar de englobar os seguintes conceitos:
- Quando praticamos algum exercício físico ou sentimos alguma emoção, a atividade do nosso corpo aumenta e precisamos de mais oxigênio e nutrientes.
- O sangue é o responsável por transportar esses nutrientes e oxigênio, percorrendo todo nosso corpo por meio de vasos que se ramificam e ficam cada vez mais finos, para atingir todas as extremidades.
- O coração é o principal órgão desse processo. Ele é responsável por bombear o sangue, de forma que ele possa chegar até as extremidades do corpo e voltar para o coração.
- Quando passamos por uma situação de exposição ao frio, geralmente apresentamos uma aparência pálida, e nossas extremidades (como os dedos das mãos, dos pés e a boca) ficam arroxeadas.
- Isso acontece porque os vasos sanguíneos se comprimem e ficam mais finos temporariamente e bloqueiam o fluxo de sangue. Isso faz com que a área afetada altere a cor para branco, depois azul e vermelho com o retorno do fluxo de sangue.
Convite às famílias
Os familiares podem realizar os exercícios físicos junto com as crianças e, depois, observarem, juntos, como ficou o tom da cor da pele uns dos outros, compartilhando o que analisaram e a hipótese que explica porque o tom da cor da pele muda após a realização de exercícios físicos.
Coração, vasos sanguíneos e sangue
5º ano
Objetivos de aprendizagem
Perceber que há um sistema que faz a distribuição do sangue por todo o corpo, com participação de vários órgãos e estruturas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação
dos resíduos produzidos.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Viviane Bonardo Gardin
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido