Plano de Aula

Plano de aula: A circulação pulmonar e as trocas gasosas

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sistema urinário e eliminação de resíduos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será abordado o conteúdo envolvendo a relação entre o sistema respiratório e o sistema circulatório, especificando que os vasos sanguíneos passam pelos pulmões, captam gás oxigênio e eliminam gás carbônico pela expiração. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06 sobre o sistema circulatório, envolvendo suas funções, estruturas e mecanismos de defesa.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do Mão na Massa (encontrado no material complementar deste plano), pinos e dados para o jogo.

Caso queira mais informações sobre a circulação pulmonar e sistêmica, acesse os links abaixo:

https://biologianet.uol.com.br/anatomia-fisiologia-animal/circulacao-sistemica-pulmonar.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/circulacao-sistemica-pulmonar.htm

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/circulacao-sistemica-pulmonar.htm

http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/circulacao.html

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:

  • Vocês imaginam como acontece nossa respiração?
  • Qual relação nossa respiração tem com a nossa circulação?
  • Quais trocas gasosas acontecem no nosso corpo?

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS