Plano de Aula

Plano de aula: Trilhando o caminho do sangue

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sistema urinário e eliminação de resíduos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado o que é sangue, sua composição, sua função e importância para sobrevivência do homem. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente a aula introdutória CIE5_06VE01 sobre sistema circulatório. Posteriormente, aplique as aulas complementares CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06. A aula tem por objetivo apresentar algumas estruturas presentes no sangue. Porém, outras serão apresentadas nos próximos planos.

Materiais necessários para a aula: jogo de tabuleiro, textos explicativos, fichas e dados (encontrados no material complementar deste plano).

Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize o material de apoio formulado e adaptado a partir dos links abaixo:

https://planetabiologia.com/o-sangue-composicao-funcoes-e-celulas/

https://www.todabiologia.com/anatomia/sangue.htm

https://escolakids.uol.com.br/sangue.htm

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com os alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos como, por exemplo:

  • O que é sangue?
  • Vocês sabem o que há no sangue?
  • Qual a função do sangue? Por que ele é importante?
  • Qual o caminho trilhado pelo sangue em nosso corpo?
  • Como ele percorre esse caminho?
  • Como será que aprenderemos sobre isso durante esta aula?

Permita a interação dos alunos e instigue a curiosidade deles à medida que for desenvolvendo esta breve discussão. Diga que temos muito a aprender sobre o líquido vermelho que corre em nosso corpo.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS