Atividade para imprimir - Mão na massa (Fichas) - Trilhando o caminho do sangue
Plano de Aula
Plano de aula: Trilhando o caminho do sangue
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sistema urinário e eliminação de resíduos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado o que é sangue, sua composição, sua função e importância para sobrevivência do homem. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente a aula introdutória CIE5_06VE01 sobre sistema circulatório. Posteriormente, aplique as aulas complementares CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06. A aula tem por objetivo apresentar algumas estruturas presentes no sangue. Porém, outras serão apresentadas nos próximos planos.
Materiais necessários para a aula: jogo de tabuleiro, textos explicativos, fichas e dados (encontrados no material complementar deste plano).
Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize o material de apoio formulado e adaptado a partir dos links abaixo:
https://planetabiologia.com/o-sangue-composicao-funcoes-e-celulas/
https://www.todabiologia.com/anatomia/sangue.htm
https://escolakids.uol.com.br/sangue.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o título da aula com os alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos como, por exemplo:
- O que é sangue?
- Vocês sabem o que há no sangue?
- Qual a função do sangue? Por que ele é importante?
- Qual o caminho trilhado pelo sangue em nosso corpo?
- Como ele percorre esse caminho?
- Como será que aprenderemos sobre isso durante esta aula?
Permita a interação dos alunos e instigue a curiosidade deles à medida que for desenvolvendo esta breve discussão. Diga que temos muito a aprender sobre o líquido vermelho que corre em nosso corpo.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a imagem. Caso não possua recursos, imprima a imagem e a distribua ou descreva. Após a apresentação, questione-os:
- O que está acontecendo na imagem?
- O que significa a bolsinha vermelha? Por que ela está conectada ao homem?
- Por qual motivo o homem está doando sangue?
- Para quem ele deve estar doando? Em qual situações uma pessoa recebe sangue?
- O sangue é importante para a vida do homem? Por quê?
- Você identificaria uma função do sangue importante para os seres humanos?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, questione os alunos:
- Qual a importância do sangue para nossas vidas?
- Por que será que ele percorre nosso corpo todo?
- O que será que tem no sangue que o ajuda a cumprir sua função?
- Por que ele tem a cor avermelhada?
Permita que as crianças discutam entre si cada questão norteadora. Você deve mediar a discussão, porém com a cautela de não trazer conceitos predefinidos ou de cercear a fala de algum aluno por apresentar uma hipótese que não se comprovará ao final da aula. Este é o momento para isso, é importante que se registre, de alguma forma, essas hipóteses, para que sejam retomadas no momento da sistematização. A sistematização servirá para que eles verifiquem e comprovem, ou não, as hipóteses apresentadas aqui.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida a turma em 4 grupos. Consulte o material de apoio ao professor contido neste plano de aula e entregue os textos explicativos aos grupos. Entregue também o jogo de tabuleiro e as fichas, para que os alunos possam editá-las. Caso não consiga imprimir o tabuleiro, desenhe a trilha e as fichas em uma cartolina ou em algum papel mais resistente. Oriente os alunos a lerem o texto e a identificarem a composição e as funções do sangue.
O material abordará informações importantes sobre o sangue, contemplando sua composição e funções. Durante a atividade, passe pelos grupos realizando mediações e os seguintes questionamentos:
- Quais as informações mais importantes que vocês identificaram no texto lido?
- Qual a ideia principal do texto?
- Vocês encontraram alguma função que o sangue tem?
- Quais informações você estão aprendendo durante a leitura?
- Conheceram algum componente do sangue?
Mão na massa
Orientações: Após a leitura e identificação, oriente os alunos a preencherem as fichas. Algumas devem ser completadas de acordo com as informações apresentadas no texto informativo lido pelos grupos. Em outras, o conteúdo deve ser idealizado pelas próprias crianças. Atente para a formulação dessas fichas. Caminhe por entre os grupos, pedindo que os alunos retomem o texto informativo, caso haja alguma dúvida conceitual. Em seguida, os grupos devem criar as regras do jogo. Quando as regras e fichas estiverem criadas pelos alunos, direcione a turma a iniciar o jogo. As fichas devem ser trocadas entre os grupos. Quando um jogador cair em uma casa que solicita que ele retire uma ficha, um outro membro do grupo retira e lê o conteúdo da ficha para seu colega.
Durante a atividade, continue passando pelos grupos realizando mediações e os seguintes questionamentos:
- O texto ajudou vocês a preencherem as cartas?
- Quais fichas vocês criaram para o jogo a partir do texto?
- Quais dificuldades vocês estão enfrentando para responderem às fichas do jogo?
- O que vocês aprenderam jogando este jogo?
Mão na massa
Orientações: Após a brincadeira, oriente os alunos a unirem-se com toda a turma novamente e peça para que cada grupo explique o que aprendeu sobre o tema da aula durante o jogo. Ao final da atividade, realize a sistematização.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Inicie a sistematização apresentando a ilustração das estruturas trabalhadas. Caso não possua recursos para a apresentação, imprima o slide ou o desenhe no quadro. Retome a questão disparadora da aula e faça os seguintes questionamentos:
- Quais são, então, as funções do sangue?
- O nosso corpo precisa dele para sobreviver?
- O que aconteceria se o sangue nos faltasse?
- Tem gente que precisa receber sangue de outras pessoas para poder viver. Como você acha que acontece essa transfusão?
- Se você já tivesse idade, doaria sangue? Por quê?
- Vimos também alguns elementos que compõem o sangue. Quais são eles?
- Nós conseguimos ver esses elementos com nossos olhos?
- Como será que descobriram esses elementos? Quais profissionais os descobriram? Quais instrumentos eles devem ter usado?
Sistematização
Orientações: Conclua a sistematização fechando com o quadro de elementos e funções do sangue. Caso, não possua recursos para apresentá-lo, escreva-o no quadro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo); site para criação de mapa mental (GoConqr, por exemplo); documento compartilhado no Google Drive.
- Optativas: videoconferência (Hangouts ou Zoom, por exemplo); site de criação de fórum (Forumeiros, por exemplo).
Contexto e questão disparadora
Questione os alunos acerca de doação de sangue. Pergunte se eles sabem como ocorre e qual a importância dessa ação para a vida de algumas pessoas. Permita que as crianças conversem livremente sobre o assunto e apresentem as dúvidas. Então, lance a questão disparadora da aula:
- Mas o que há em nosso sangue?
Este momento da aula pode ser realizada em uma videoconferência, chat ou por meio de site de criação de fórum.
Mão na massa
Explique aos alunos que eles devem investigar sobre a composição do nosso sangue, ou seja, sobre o que há nele. Para isso, eles devem pesquisar em livros e sites confiáveis as seguintes informações:
- Principais elementos do sangue
- Suas funções
Após realizarem a pesquisa, eles devem criar um mapa mental com as principais informações colhidas. O mapa mental pode ser realizado pelo site GoConqr (disponível aqui). Após elaborado, deve ser compartilhado com os demais alunos da turma.
Sistematização
Após todos os alunos verem os mapas mentais uns dos outros, em duplas ou trios, devem preencher uma tabela compartilhada por Google Drive, na qual devem completar os elementos do sangue e as funções. Na tabela, deve conter:
- Elemento: Hemácias (glóbulos vermelhos)
- Função: Transporte de oxigênio e gás carbônico.
- Elemento: Hemoglobina
- Função: Proteína existente nas hemácias, rica em ferro e que dá a coloração vermelha ao sangue
- Elemento: Leucócitos (glóbulos brancos)
- Função: Defesa do nosso corpo
- Elemento: Plaquetas
- Função: Responsável por interromper a perda de sangue quando nos machucamos.
- Elemento: Plasma.
- Função: Transportar as substâncias dissolvidas, como nutrientes, medicamentos e produtos tóxicos
Convite às famílias
Conversem sobre a importância da doação de sangue para a manutenção da vida de muitas pessoas. Explique que essa é uma atitude simples, mas que pode salvar muitas vidas. Caso algum membro da família seja doador, é interessante que ele explicite como ocorre a doação e o que sente quando toma essa atitude.
Trilhando o caminho do sangue
5º ano
Objetivos de aprendizagem
Compreender a composição do sangue e relacioná-la à sua importância para o bom funcionamento do corpo humano, como transporte de substâncias, defesa e cicatrização de lesões
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Viviane Bonardo Gardin
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido