Resolução da Atividade - Mão na Massa - Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon
Plano de Aula
Plano de aula: Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pontos cardeais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os pontos cardeais e sua localização e ajudar um colega a se localizar sem recursos tecnológicos. É importante, nesse momento, retomar a nomenclatura dos pontos cardeais com os alunos (Norte, Sul, Leste, Oeste).
Para saber mais, acesse: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o slide e leia com os alunos. Retome a situação apresentada para garantir a compreensão de todos. Você pode usar questões como:
- Onde Lucas estava antes de se perder?
- Temos algum dado de localização que pode ajudar nessa situação?
- O que tem ao redor de Lucas nesse local onde ele está perdido?
Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Vocês precisarão ajudar o Lucas a resolver essa situação”. Os alunos podem fazer questionamentos sobre o local onde Lucas está. Comente que um acampamento, geralmente é um espaço rural, de mata e campos abertos onde podem ser realizadas diversas atividades. Algumas pessoas podem acampar por diversão, em busca de contato com a natureza, para relaxar, entre outros motivos. São espaços em que a natureza prevalece e, portanto, encontramos árvores, vegetação rasteira, arbustos e animais, além de normalmente ter um espaço bem amplo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que se coloquem no lugar de Lucas. Leia a questão e os oriente a, antes de tentar respondê-la, relembrar das características da situação e da descrição do lugar onde Lucas está. É importante retomar a fala do monitor (“Todos para o Norte para um campeonato”): a idéia de que ele está entre o acampamento e o campeonato, e os recursos naturais que ele tem disponível (descrição do lugar onde Lucas se encontra). Deixe que eles relembrem esses aspectos e informe alguns, caso perceba que eles não lembraram.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos de, no máximo, 4 crianças. Explique que realizarão essa atividade no pátio da escola, quadra aberta ou em um lugar que receba a luz natural, como o lugar descrito na situação. Solicite que, através dos materiais apresentados (o quadrado de papelão representando o solo, o palito de churrasco representando o graveto), eles construam um instrumento que ajude Lucas a se localizar a partir do que eles já sabem sobre os pontos cardeais. Antes de ir ao local selecionado, faça perguntas que garantam que todos compreenderam a situação e que enfatize os materiais disponíveis. Pergunte: “O que o Lucas tem disponível?”. É importante que eles percebam que além dos materiais fornecidos, Lucas tem a presença do sol e a informação dada pelo monitor sobre o local da atividade.
Circule nos grupos fazendo intervenções que os ajudem a perceber a importância do sol e da sombra nesse desafio. O objetivo é que eles construam um Relógio do Sol, ou seja, espetem o palito no papelão na posição vertical e, assim, percebam a incidência do sol e a localização da projeção da sombra. É importante aguardar um pouco a movimentação da sombra, para uma melhor noção de qual é a movimentação do Sol. Nos grupos, faça perguntas como:
- O que Lucas precisa para se orientar através dos pontos cardeais?
- O que ele sabe sobre a localização do campeonato? O que mais ele precisa saber?
- Como esse graveto (palito) pode ajudar?
- Que elemento natural pode auxiliá-lo e que tem relação direta com os pontos cardeais?
É importante que você faça perguntas que direcionem os alunos a pensarem sobre a importância do sol e da sombra para resolver essa situação. Durante a realização das atividades é possível que os alunos se apoiem em algumas hipóteses como, por exemplo, “Se Lucas veio andando do campeonato, logo, o Norte (o campeonato) está no sentido das costas dele” ou ainda “ É só ele voltar pelo mesmo caminho que ele fez”. Se colocações como essas surgirem, ajude-os a pensar se o Lucas conseguiria refazer o mesmo caminho, visto que não há pontos de referência que ele pudesse utilizar; e que não é possível ter certeza se ele continua de costas para o campeonato porque uma das atitudes de uma pessoa que se perde é girar o corpo em busca de uma referência.
É fundamental auxiliá-los com intervenções que surgirem diretamente da utilização do Sol, e a referência de que ele nasce no lado Leste e se põe no lado Oeste. Outra referência importante é a de que o aluno encontre o Norte e o Sul, a partir da definição do Leste e Oeste. Considerando uma aula no período da manhã, os alunos definirão o nascente. Eles poderão estabelecer uma reta entre o nascente e o poente, no próprio papelão e, a partir do ponto onde o palito foi espetado, traçar uma linha perpendicular a Leste e Oeste para definir os lados Norte e Sul. Podem também se posicionar com o braço direito voltado para o Nascente encontrado (lado Leste) e, assim, definir os demais pontos: Norte, à frente, na direção em que olham, e Sul, atrás. Lembre-se de considerar e informar aos alunos que utilizamos a expressão “Lado Leste” porque o sol não nasce sempre no “Ponto Cardeal Leste”, havendo variações para direita ou esquerda do ponto ao longo do ano. O mesmo se aplica ao “Lado Oeste”.
Materiais complementares: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Proponha que cada grupo apresente seu instrumento, explique sua produção e de que maneira isso ajudaria Lucas. Os demais grupos podem, nesse momento, intervir com perguntas sobre o trabalho do grupo que está apresentando.
Sistematização
Orientações: Retome com as crianças a questão disparadora e como ela foi resolvida. Nesse momento, é necessário argumentar sobre a importância do Sol na localização aproximada dos pontos cardeais e como seu movimento interfere nesse definição. Reflita com eles, por exemplo, como seria a solução dessa situação se estivéssemos em outro período do dia. Pode-se também levantar com eles outras situações reais em que poderíamos utilizar esse conhecimento como, por exemplo, na construção de uma casa em que se deseja o sol matinal ou no fim do dia, localização na própria cidade (zona sul, zona leste, zona oeste, zona norte) e também na localização de sua cidade no Brasil (região norte, região Sul, etc.).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Optativas:
- História em quadrinhos: Pixton.
- Vídeos partilhados: Flipgrid.
- Ferramenta de vídeo: Youtube.
Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, ou grave a introdução desta aula, explicando que vocês trabalharão aspectos relativos à localização.
Você pode montar uma história em quadrinhos via Pixton e compartilhar com os alunos.
Contextualize a história ocorrida com a criança e apresente, por videochamada ou gravação, a questão disparadora. Envie um lista com os materiais a serem usados no “mão na massa” para os alunos.
Mão na massa
Grave um vídeo explicativo ou envie um documento orientando pais e crianças sobre como fazer o tabuleiro (relógio de Sol). Peça aos alunos que montem, cada um, o próprio tabuleiro, mas que não façam a atividade.
Você pode sugerir um relógio de Sol por meio deste vídeo (disponível aqui).
Marque uma videochamada curta com as crianças de posse do seu relógio. Faça as indagações para que os alunos percebam o objeto, espaço e como deve ser utilizado.
Peça que todos coloquem o relógio em algum lugar que tome Sol e no mesmo horário do dia. Deixe as orientações e as perguntas já programadas para que os alunos as respondam. Peça àqueles que conseguirem filmar os relógios que compartilhem os vídeos pelo Flipgrid.
Envie um documento colaborativo, tipo Docs, com o nome de cada aluno, para que façam os registros.
Ao mesmo tempo que os alunos fizeram o experimento, faça também, e deixe-o gravado.
Sistematização
Faça uma videochamada e convide as crianças a partilharem o que descobriram. Mostre seu vídeo para os alunos e peça para que comparem com o próprio experimento, para verem se, juntos, encontraram a localização do menino. Projete o documento colaborativo que construíram e peça para que contem sobre as aprendizagens.
Finalize a aula com a leitura e orientações dos slides 6 e 7
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Peça a um responsável para auxiliar as crianças na montagem e execução do relógio. Peça às famílias para fazerem as perguntas, auxiliando as crianças no levantamento de hipóteses.
Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon
4º Ano
Objetivos de aprendizagem
Construir um gnômon (relógio do sol) e, a partir da observação da sombra produzida pela vara, identificar os pontos cardeais.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon). (EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Roberta Braga Manes da Silva
Mentor: Lisandra Amaral
Especialista: Margareth Polido