11943
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º Ano do EF sobre Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os pontos cardeais e sua localização e ajudar um colega a se localizar sem recursos tecnológicos. É importante, nesse momento, retomar a nomenclatura dos pontos cardeais com os alunos (Norte, Sul, Leste, Oeste).

Para saber mais, acesse: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o slide e leia com os alunos. Retome a situação apresentada para garantir a compreensão de todos. Você pode usar questões como:

  • Onde Lucas estava antes de se perder?
  • Temos algum dado de localização que pode ajudar nessa situação?
  • O que tem ao redor de Lucas nesse local onde ele está perdido?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Vocês precisarão ajudar o Lucas a resolver essa situação”. Os alunos podem fazer questionamentos sobre o local onde Lucas está. Comente que um acampamento, geralmente é um espaço rural, de mata e campos abertos onde podem ser realizadas diversas atividades. Algumas pessoas podem acampar por diversão, em busca de contato com a natureza, para relaxar, entre outros motivos. São espaços em que a natureza prevalece e, portanto, encontramos árvores, vegetação rasteira, arbustos e animais, além de normalmente ter um espaço bem amplo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se coloquem no lugar de Lucas. Leia a questão e os oriente a, antes de tentar respondê-la, relembrar das características da situação e da descrição do lugar onde Lucas está. É importante retomar a fala do monitor (“Todos para o Norte para um campeonato”): a idéia de que ele está entre o acampamento e o campeonato, e os recursos naturais que ele tem disponível (descrição do lugar onde Lucas se encontra). Deixe que eles relembrem esses aspectos e informe alguns, caso perceba que eles não lembraram.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de, no máximo, 4 crianças. Explique que realizarão essa atividade no pátio da escola, quadra aberta ou em um lugar que receba a luz natural, como o lugar descrito na situação. Solicite que, através dos materiais apresentados (o quadrado de papelão representando o solo, o palito de churrasco representando o graveto), eles construam um instrumento que ajude Lucas a se localizar a partir do que eles já sabem sobre os pontos cardeais. Antes de ir ao local selecionado, faça perguntas que garantam que todos compreenderam a situação e que enfatize os materiais disponíveis. Pergunte: “O que o Lucas tem disponível?”. É importante que eles percebam que além dos materiais fornecidos, Lucas tem a presença do sol e a informação dada pelo monitor sobre o local da atividade.

Circule nos grupos fazendo intervenções que os ajudem a perceber a importância do sol e da sombra nesse desafio. O objetivo é que eles construam um Relógio do Sol, ou seja, espetem o palito no papelão na posição vertical e, assim, percebam a incidência do sol e a localização da projeção da sombra. É importante aguardar um pouco a movimentação da sombra, para uma melhor noção de qual é a movimentação do Sol. Nos grupos, faça perguntas como:

  • O que Lucas precisa para se orientar através dos pontos cardeais?
  • O que ele sabe sobre a localização do campeonato? O que mais ele precisa saber?
  • Como esse graveto (palito) pode ajudar?
  • Que elemento natural pode auxiliá-lo e que tem relação direta com os pontos cardeais?

É importante que você faça perguntas que direcionem os alunos a pensarem sobre a importância do sol e da sombra para resolver essa situação. Durante a realização das atividades é possível que os alunos se apoiem em algumas hipóteses como, por exemplo, “Se Lucas veio andando do campeonato, logo, o Norte (o campeonato) está no sentido das costas dele” ou ainda “ É só ele voltar pelo mesmo caminho que ele fez”. Se colocações como essas surgirem, ajude-os a pensar se o Lucas conseguiria refazer o mesmo caminho, visto que não há pontos de referência que ele pudesse utilizar; e que não é possível ter certeza se ele continua de costas para o campeonato porque uma das atitudes de uma pessoa que se perde é girar o corpo em busca de uma referência.

É fundamental auxiliá-los com intervenções que surgirem diretamente da utilização do Sol, e a referência de que ele nasce no lado Leste e se põe no lado Oeste. Outra referência importante é a de que o aluno encontre o Norte e o Sul, a partir da definição do Leste e Oeste. Considerando uma aula no período da manhã, os alunos definirão o nascente. Eles poderão estabelecer uma reta entre o nascente e o poente, no próprio papelão e, a partir do ponto onde o palito foi espetado, traçar uma linha perpendicular a Leste e Oeste para definir os lados Norte e Sul. Podem também se posicionar com o braço direito voltado para o Nascente encontrado (lado Leste) e, assim, definir os demais pontos: Norte, à frente, na direção em que olham, e Sul, atrás. Lembre-se de considerar e informar aos alunos que utilizamos a expressão “Lado Leste” porque o sol não nasce sempre no “Ponto Cardeal Leste”, havendo variações para direita ou esquerda do ponto ao longo do ano. O mesmo se aplica ao “Lado Oeste”.

Materiais complementares: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Proponha que cada grupo apresente seu instrumento, explique sua produção e de que maneira isso ajudaria Lucas. Os demais grupos podem, nesse momento, intervir com perguntas sobre o trabalho do grupo que está apresentando.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Retome com as crianças a questão disparadora e como ela foi resolvida. Nesse momento, é necessário argumentar sobre a importância do Sol na localização aproximada dos pontos cardeais e como seu movimento interfere nesse definição. Reflita com eles, por exemplo, como seria a solução dessa situação se estivéssemos em outro período do dia. Pode-se também levantar com eles outras situações reais em que poderíamos utilizar esse conhecimento como, por exemplo, na construção de uma casa em que se deseja o sol matinal ou no fim do dia, localização na própria cidade (zona sul, zona leste, zona oeste, zona norte) e também na localização de sua cidade no Brasil (região norte, região Sul, etc.).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os pontos cardeais e sua localização e ajudar um colega a se localizar sem recursos tecnológicos. É importante, nesse momento, retomar a nomenclatura dos pontos cardeais com os alunos (Norte, Sul, Leste, Oeste).

Para saber mais, acesse: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o slide e leia com os alunos. Retome a situação apresentada para garantir a compreensão de todos. Você pode usar questões como:

  • Onde Lucas estava antes de se perder?
  • Temos algum dado de localização que pode ajudar nessa situação?
  • O que tem ao redor de Lucas nesse local onde ele está perdido?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Vocês precisarão ajudar o Lucas a resolver essa situação”. Os alunos podem fazer questionamentos sobre o local onde Lucas está. Comente que um acampamento, geralmente é um espaço rural, de mata e campos abertos onde podem ser realizadas diversas atividades. Algumas pessoas podem acampar por diversão, em busca de contato com a natureza, para relaxar, entre outros motivos. São espaços em que a natureza prevalece e, portanto, encontramos árvores, vegetação rasteira, arbustos e animais, além de normalmente ter um espaço bem amplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se coloquem no lugar de Lucas. Leia a questão e os oriente a, antes de tentar respondê-la, relembrar das características da situação e da descrição do lugar onde Lucas está. É importante retomar a fala do monitor (“Todos para o Norte para um campeonato”): a idéia de que ele está entre o acampamento e o campeonato, e os recursos naturais que ele tem disponível (descrição do lugar onde Lucas se encontra). Deixe que eles relembrem esses aspectos e informe alguns, caso perceba que eles não lembraram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de, no máximo, 4 crianças. Explique que realizarão essa atividade no pátio da escola, quadra aberta ou em um lugar que receba a luz natural, como o lugar descrito na situação. Solicite que, através dos materiais apresentados (o quadrado de papelão representando o solo, o palito de churrasco representando o graveto), eles construam um instrumento que ajude Lucas a se localizar a partir do que eles já sabem sobre os pontos cardeais. Antes de ir ao local selecionado, faça perguntas que garantam que todos compreenderam a situação e que enfatize os materiais disponíveis. Pergunte: “O que o Lucas tem disponível?”. É importante que eles percebam que além dos materiais fornecidos, Lucas tem a presença do sol e a informação dada pelo monitor sobre o local da atividade.

Circule nos grupos fazendo intervenções que os ajudem a perceber a importância do sol e da sombra nesse desafio. O objetivo é que eles construam um Relógio do Sol, ou seja, espetem o palito no papelão na posição vertical e, assim, percebam a incidência do sol e a localização da projeção da sombra. É importante aguardar um pouco a movimentação da sombra, para uma melhor noção de qual é a movimentação do Sol. Nos grupos, faça perguntas como:

  • O que Lucas precisa para se orientar através dos pontos cardeais?
  • O que ele sabe sobre a localização do campeonato? O que mais ele precisa saber?
  • Como esse graveto (palito) pode ajudar?
  • Que elemento natural pode auxiliá-lo e que tem relação direta com os pontos cardeais?

É importante que você faça perguntas que direcionem os alunos a pensarem sobre a importância do sol e da sombra para resolver essa situação. Durante a realização das atividades é possível que os alunos se apoiem em algumas hipóteses como, por exemplo, “Se Lucas veio andando do campeonato, logo, o Norte (o campeonato) está no sentido das costas dele” ou ainda “ É só ele voltar pelo mesmo caminho que ele fez”. Se colocações como essas surgirem, ajude-os a pensar se o Lucas conseguiria refazer o mesmo caminho, visto que não há pontos de referência que ele pudesse utilizar; e que não é possível ter certeza se ele continua de costas para o campeonato porque uma das atitudes de uma pessoa que se perde é girar o corpo em busca de uma referência.

É fundamental auxiliá-los com intervenções que surgirem diretamente da utilização do Sol, e a referência de que ele nasce no lado Leste e se põe no lado Oeste. Outra referência importante é a de que o aluno encontre o Norte e o Sul, a partir da definição do Leste e Oeste. Considerando uma aula no período da manhã, os alunos definirão o nascente. Eles poderão estabelecer uma reta entre o nascente e o poente, no próprio papelão e, a partir do ponto onde o palito foi espetado, traçar uma linha perpendicular a Leste e Oeste para definir os lados Norte e Sul. Podem também se posicionar com o braço direito voltado para o Nascente encontrado (lado Leste) e, assim, definir os demais pontos: Norte, à frente, na direção em que olham, e Sul, atrás. Lembre-se de considerar e informar aos alunos que utilizamos a expressão “Lado Leste” porque o sol não nasce sempre no “Ponto Cardeal Leste”, havendo variações para direita ou esquerda do ponto ao longo do ano. O mesmo se aplica ao “Lado Oeste”.

Materiais complementares: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Proponha que cada grupo apresente seu instrumento, explique sua produção e de que maneira isso ajudaria Lucas. Os demais grupos podem, nesse momento, intervir com perguntas sobre o trabalho do grupo que está apresentando.

Slide Plano Aula

Orientações: Retome com as crianças a questão disparadora e como ela foi resolvida. Nesse momento, é necessário argumentar sobre a importância do Sol na localização aproximada dos pontos cardeais e como seu movimento interfere nesse definição. Reflita com eles, por exemplo, como seria a solução dessa situação se estivéssemos em outro período do dia. Pode-se também levantar com eles outras situações reais em que poderíamos utilizar esse conhecimento como, por exemplo, na construção de uma casa em que se deseja o sol matinal ou no fim do dia, localização na própria cidade (zona sul, zona leste, zona oeste, zona norte) e também na localização de sua cidade no Brasil (região norte, região Sul, etc.).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano