11943
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º Ano do EF sobre Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os pontos cardeais e sua localização e ajudar um colega a se localizar sem recursos tecnológicos. É importante, nesse momento, retomar a nomenclatura dos pontos cardeais com os alunos (Norte, Sul, Leste, Oeste).

Para saber mais, acesse: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o slide e leia com os alunos. Retome a situação apresentada para garantir a compreensão de todos. Você pode usar questões como:

  • Onde Lucas estava antes de se perder?
  • Temos algum dado de localização que pode ajudar nessa situação?
  • O que tem ao redor de Lucas nesse local onde ele está perdido?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Vocês precisarão ajudar o Lucas a resolver essa situação”. Os alunos podem fazer questionamentos sobre o local onde Lucas está. Comente que um acampamento, geralmente é um espaço rural, de mata e campos abertos onde podem ser realizadas diversas atividades. Algumas pessoas podem acampar por diversão, em busca de contato com a natureza, para relaxar, entre outros motivos. São espaços em que a natureza prevalece e, portanto, encontramos árvores, vegetação rasteira, arbustos e animais, além de normalmente ter um espaço bem amplo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se coloquem no lugar de Lucas. Leia a questão e os oriente a, antes de tentar respondê-la, relembrar das características da situação e da descrição do lugar onde Lucas está. É importante retomar a fala do monitor (“Todos para o Norte para um campeonato”): a idéia de que ele está entre o acampamento e o campeonato, e os recursos naturais que ele tem disponível (descrição do lugar onde Lucas se encontra). Deixe que eles relembrem esses aspectos e informe alguns, caso perceba que eles não lembraram.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de, no máximo, 4 crianças. Explique que realizarão essa atividade no pátio da escola, quadra aberta ou em um lugar que receba a luz natural, como o lugar descrito na situação. Solicite que, através dos materiais apresentados (o quadrado de papelão representando o solo, o palito de churrasco representando o graveto), eles construam um instrumento que ajude Lucas a se localizar a partir do que eles já sabem sobre os pontos cardeais. Antes de ir ao local selecionado, faça perguntas que garantam que todos compreenderam a situação e que enfatize os materiais disponíveis. Pergunte: “O que o Lucas tem disponível?”. É importante que eles percebam que além dos materiais fornecidos, Lucas tem a presença do sol e a informação dada pelo monitor sobre o local da atividade.

Circule nos grupos fazendo intervenções que os ajudem a perceber a importância do sol e da sombra nesse desafio. O objetivo é que eles construam um Relógio do Sol, ou seja, espetem o palito no papelão na posição vertical e, assim, percebam a incidência do sol e a localização da projeção da sombra. É importante aguardar um pouco a movimentação da sombra, para uma melhor noção de qual é a movimentação do Sol. Nos grupos, faça perguntas como:

  • O que Lucas precisa para se orientar através dos pontos cardeais?
  • O que ele sabe sobre a localização do campeonato? O que mais ele precisa saber?
  • Como esse graveto (palito) pode ajudar?
  • Que elemento natural pode auxiliá-lo e que tem relação direta com os pontos cardeais?

É importante que você faça perguntas que direcionem os alunos a pensarem sobre a importância do sol e da sombra para resolver essa situação. Durante a realização das atividades é possível que os alunos se apoiem em algumas hipóteses como, por exemplo, “Se Lucas veio andando do campeonato, logo, o Norte (o campeonato) está no sentido das costas dele” ou ainda “ É só ele voltar pelo mesmo caminho que ele fez”. Se colocações como essas surgirem, ajude-os a pensar se o Lucas conseguiria refazer o mesmo caminho, visto que não há pontos de referência que ele pudesse utilizar; e que não é possível ter certeza se ele continua de costas para o campeonato porque uma das atitudes de uma pessoa que se perde é girar o corpo em busca de uma referência.

É fundamental auxiliá-los com intervenções que surgirem diretamente da utilização do Sol, e a referência de que ele nasce no lado Leste e se põe no lado Oeste. Outra referência importante é a de que o aluno encontre o Norte e o Sul, a partir da definição do Leste e Oeste. Considerando uma aula no período da manhã, os alunos definirão o nascente. Eles poderão estabelecer uma reta entre o nascente e o poente, no próprio papelão e, a partir do ponto onde o palito foi espetado, traçar uma linha perpendicular a Leste e Oeste para definir os lados Norte e Sul. Podem também se posicionar com o braço direito voltado para o Nascente encontrado (lado Leste) e, assim, definir os demais pontos: Norte, à frente, na direção em que olham, e Sul, atrás. Lembre-se de considerar e informar aos alunos que utilizamos a expressão “Lado Leste” porque o sol não nasce sempre no “Ponto Cardeal Leste”, havendo variações para direita ou esquerda do ponto ao longo do ano. O mesmo se aplica ao “Lado Oeste”.

Materiais complementares: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Proponha que cada grupo apresente seu instrumento, explique sua produção e de que maneira isso ajudaria Lucas. Os demais grupos podem, nesse momento, intervir com perguntas sobre o trabalho do grupo que está apresentando.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Retome com as crianças a questão disparadora e como ela foi resolvida. Nesse momento, é necessário argumentar sobre a importância do Sol na localização aproximada dos pontos cardeais e como seu movimento interfere nesse definição. Reflita com eles, por exemplo, como seria a solução dessa situação se estivéssemos em outro período do dia. Pode-se também levantar com eles outras situações reais em que poderíamos utilizar esse conhecimento como, por exemplo, na construção de uma casa em que se deseja o sol matinal ou no fim do dia, localização na própria cidade (zona sul, zona leste, zona oeste, zona norte) e também na localização de sua cidade no Brasil (região norte, região Sul, etc.).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os pontos cardeais e sua localização e ajudar um colega a se localizar sem recursos tecnológicos. É importante, nesse momento, retomar a nomenclatura dos pontos cardeais com os alunos (Norte, Sul, Leste, Oeste).

Para saber mais, acesse: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1a.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o slide e leia com os alunos. Retome a situação apresentada para garantir a compreensão de todos. Você pode usar questões como:

  • Onde Lucas estava antes de se perder?
  • Temos algum dado de localização que pode ajudar nessa situação?
  • O que tem ao redor de Lucas nesse local onde ele está perdido?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Vocês precisarão ajudar o Lucas a resolver essa situação”. Os alunos podem fazer questionamentos sobre o local onde Lucas está. Comente que um acampamento, geralmente é um espaço rural, de mata e campos abertos onde podem ser realizadas diversas atividades. Algumas pessoas podem acampar por diversão, em busca de contato com a natureza, para relaxar, entre outros motivos. São espaços em que a natureza prevalece e, portanto, encontramos árvores, vegetação rasteira, arbustos e animais, além de normalmente ter um espaço bem amplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que se coloquem no lugar de Lucas. Leia a questão e os oriente a, antes de tentar respondê-la, relembrar das características da situação e da descrição do lugar onde Lucas está. É importante retomar a fala do monitor (“Todos para o Norte para um campeonato”): a idéia de que ele está entre o acampamento e o campeonato, e os recursos naturais que ele tem disponível (descrição do lugar onde Lucas se encontra). Deixe que eles relembrem esses aspectos e informe alguns, caso perceba que eles não lembraram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de, no máximo, 4 crianças. Explique que realizarão essa atividade no pátio da escola, quadra aberta ou em um lugar que receba a luz natural, como o lugar descrito na situação. Solicite que, através dos materiais apresentados (o quadrado de papelão representando o solo, o palito de churrasco representando o graveto), eles construam um instrumento que ajude Lucas a se localizar a partir do que eles já sabem sobre os pontos cardeais. Antes de ir ao local selecionado, faça perguntas que garantam que todos compreenderam a situação e que enfatize os materiais disponíveis. Pergunte: “O que o Lucas tem disponível?”. É importante que eles percebam que além dos materiais fornecidos, Lucas tem a presença do sol e a informação dada pelo monitor sobre o local da atividade.

Circule nos grupos fazendo intervenções que os ajudem a perceber a importância do sol e da sombra nesse desafio. O objetivo é que eles construam um Relógio do Sol, ou seja, espetem o palito no papelão na posição vertical e, assim, percebam a incidência do sol e a localização da projeção da sombra. É importante aguardar um pouco a movimentação da sombra, para uma melhor noção de qual é a movimentação do Sol. Nos grupos, faça perguntas como:

  • O que Lucas precisa para se orientar através dos pontos cardeais?
  • O que ele sabe sobre a localização do campeonato? O que mais ele precisa saber?
  • Como esse graveto (palito) pode ajudar?
  • Que elemento natural pode auxiliá-lo e que tem relação direta com os pontos cardeais?

É importante que você faça perguntas que direcionem os alunos a pensarem sobre a importância do sol e da sombra para resolver essa situação. Durante a realização das atividades é possível que os alunos se apoiem em algumas hipóteses como, por exemplo, “Se Lucas veio andando do campeonato, logo, o Norte (o campeonato) está no sentido das costas dele” ou ainda “ É só ele voltar pelo mesmo caminho que ele fez”. Se colocações como essas surgirem, ajude-os a pensar se o Lucas conseguiria refazer o mesmo caminho, visto que não há pontos de referência que ele pudesse utilizar; e que não é possível ter certeza se ele continua de costas para o campeonato porque uma das atitudes de uma pessoa que se perde é girar o corpo em busca de uma referência.

É fundamental auxiliá-los com intervenções que surgirem diretamente da utilização do Sol, e a referência de que ele nasce no lado Leste e se põe no lado Oeste. Outra referência importante é a de que o aluno encontre o Norte e o Sul, a partir da definição do Leste e Oeste. Considerando uma aula no período da manhã, os alunos definirão o nascente. Eles poderão estabelecer uma reta entre o nascente e o poente, no próprio papelão e, a partir do ponto onde o palito foi espetado, traçar uma linha perpendicular a Leste e Oeste para definir os lados Norte e Sul. Podem também se posicionar com o braço direito voltado para o Nascente encontrado (lado Leste) e, assim, definir os demais pontos: Norte, à frente, na direção em que olham, e Sul, atrás. Lembre-se de considerar e informar aos alunos que utilizamos a expressão “Lado Leste” porque o sol não nasce sempre no “Ponto Cardeal Leste”, havendo variações para direita ou esquerda do ponto ao longo do ano. O mesmo se aplica ao “Lado Oeste”.

Materiais complementares: Pedaço quadrado de papelão (aproximadamente 30cm x 30cm), gravetos ou palitos de churrasco, folha para anotações, lápis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Proponha que cada grupo apresente seu instrumento, explique sua produção e de que maneira isso ajudaria Lucas. Os demais grupos podem, nesse momento, intervir com perguntas sobre o trabalho do grupo que está apresentando.

Slide Plano Aula

Orientações: Retome com as crianças a questão disparadora e como ela foi resolvida. Nesse momento, é necessário argumentar sobre a importância do Sol na localização aproximada dos pontos cardeais e como seu movimento interfere nesse definição. Reflita com eles, por exemplo, como seria a solução dessa situação se estivéssemos em outro período do dia. Pode-se também levantar com eles outras situações reais em que poderíamos utilizar esse conhecimento como, por exemplo, na construção de uma casa em que se deseja o sol matinal ou no fim do dia, localização na própria cidade (zona sul, zona leste, zona oeste, zona norte) e também na localização de sua cidade no Brasil (região norte, região Sul, etc.).

Slide Plano Aula
  • Materiais para impressão
  • Documento

    Resolução da Atividade - Mão na Massa - Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Como funciona a bússola?

AULA 03

A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

AULA 04

O movimento da Terra

AULA 05

O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

AULA 06

Atração e Repulsão

AULA 07

O sol e a sombra

AULA 08

Que horas são?

AULA 09

A Construção da rosa dos ventos

AULA 10

Significado dos pontos cardeais

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano :

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Como funciona a bússola?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento aparente do Sol

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento anual do Sol - Estações do ano

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O movimento da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Atração e Repulsão

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Causas das estações do ano - Translação da Terra e inclinação do eixo de rotação

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Fases da Lua - Ideias iniciais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Fases e movimentos da Lua

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O sol e a sombra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Que horas são?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Construção da rosa dos ventos

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Significado dos pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Construindo marcadores de tempo do passado: relógios de Sol, água e areia

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Nosso calendário

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Adaptações do calendário gregoriano - Ano bissexto

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Calendários em diferentes culturas

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações dos alimentos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações de materiais do dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentação dos animais: vamos classificar?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O que são vírus?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Prevenção da transmissão de vírus

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Como funciona a bússola?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento aparente do Sol

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

O que é transformação mecânica

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vírus e vetores

4º ano / Ciências / Terra e Universo

A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento anual do Sol - Estações do ano

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades dos materiais: Massa e Volume

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas no dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância do Sol para as plantas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

A água dissolve todos os materiais?

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação do papel

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Cadeias alimentares de ambientes aquáticos

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O desequilíbrio nas cadeias alimentares

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo os protozoários

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O movimento da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Atração e Repulsão

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI09 da BNCC

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Como funciona a bússola?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O movimento da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Atração e Repulsão

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O sol e a sombra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Que horas são?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

A Construção da rosa dos ventos

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Significado dos pontos cardeais

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI10 da BNCC

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Como funciona a bússola?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Atração e Repulsão

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann