Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para reconhecer os vírus como transmissores de gripes. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se, anteriormente, realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE01.
Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos, assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.
Com a sala organizada em círculo, informe que a aula terá momentos de participação intensa dos alunos e que há a necessidade de alguma organização e combinados para que a proposta seja produtiva, como definir alguns alunos - cerca de três - para ser escribas e registrar as principais falas dos colegas, assim como um guardião do tempo, para gerir o tempo de cada etapa da atividade.
Para conhecer um pouco mais sobre o conteúdo conceitual abordado nesta aula recomendamos https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/infectious-diseases/influenza/v/what-is-the-flu
https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/gripes-e-resfriados/
Materiais necessários para a aula: Equipamentos audiovisuais para projeção de vídeo ou textos informativos sugeridos nos links.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Com a sala organizada em círculo apresente o título da aula e dialogue com base em questões como:
- Você já esteve gripado? O que você sentiu?
- Existe diferença entre gripe e resfriado?
- Com que frequência as pessoas ficam gripadas?
- Por que as pessoas têm tantos episódios de gripe durante a vida?
- Vocês têm visto alguma notícia ou informações sobre a gripe?
No título da aula, a palavra gripes está no plural, questione os alunos sobre a presença da letra “s” na palavra, questione:
- Vocês acham que foi um erro no momento da digitação ou a palavra poderia estar no plural? Peça que os alunos justifiquem sua opinião.
ATENÇÃO: Neste momento, os alunos escribas já devem registrar as ideias-chave da participação dos alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Conte aos alunos a situação da personagem Karina e a pergunta de sua mãe. Incentive que os alunos pensem em possíveis respostas para a pergunta da mãe de Karina. Tal questão abre a possibilidade de os alunos levantarem hipóteses como: chupou sorvete, andou descalço, brincou com uma criança que estava gripada, não tomou vacina, etc. Fique atento se as crianças fazem referência aos vírus como transmissor. Este é um momento rico de levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, é importante não corrigir ou cercear as respostas. Enquanto os alunos levantam hipóteses, pergunte se algum colega concorda ou discorda do que foi dito, peça que complementem as opiniões uns dos outros, isso enriquece os argumentos no momento de participação.
Pergunte aos alunos:
- O que acontece no organismo de uma pessoa gripada?
- Karina poderia ter evitado ficar doente ou não?
- Algumas das hipóteses pensadas por vocês poderiam ter formas de precaução?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses e socializem com a turma. Neste momento, os alunos escribas devem fazer os registros das palavras-chave das respostas dos alunos. Havendo necessidade, retome alguns questionamentos feitos no contexto. Incentive os alunos a pensar sobre:
- O que acontece no organismo de uma pessoa gripada?
- Existe alguma possibilidade de prevenção contra as gripes?
- Será um tipo de doença séria ou não precisamos nos preocupar?
- Existe algum agente causador das gripes? (caso não surja a hipóteses dos vírus como transmissores).
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: É hora de saber mais. Por meio da obtenção de informações, vamos confirmar, refutar ou ampliar as informações levantadas pelos alunos sobre gripe. Para isso, oriente os alunos que vocês irão buscar informações em uma fonte confiável, que será por meio de um vídeo ou texto informativo. Oriente-os a registrar no caderno informações direcionadas a quatro pontos-chave: transmissão, ação do vírus no organismo, variedade de vírus e formas de prevenção. Assista ao vídeo do doutor Drauzio Varella disponível em https://www.youtube.com/watch?v=SLQZ3Iq_uWU (informações a partir de 1’ do vídeo). Se não for possível assistir ao vídeo, existem duas possibilidades de textos como alternativas ao vídeo como fonte de informação, um deles é uma entrevista do doutor Drauzio Varella e outro é um texto informativo da revista Ciência Hoje para Crianças.
https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/gripes-e-resfriados/
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/dor-febre-tosse-e-espirro-e-gripe-ou-resfriado/
Mão na massa
Orientações: Para atender à habilidade proposta na BNCC referente à aula, além dos conteúdos conceituais e procedimentais, os conteúdos atitudinais devem ser evidenciados, tendo em vista que, para a prevenção da gripe, faz-se necessário reforçar alguns hábitos de higiene. Desta forma, a atividade proposta se caracteriza como um esquete (encenação) na qual os alunos vivenciam cenas do cotidiano colocando-se em uma situação hipotética de transmissão do vírus e propõem a resolução para este problema.
Para isso, divida a sala em grupos que devem elaborar esquetes demonstrando possíveis situações de transmissão da gripe, dando ênfase às formas de prevenção e incentivando que sejam criados um slogan ou um grito de guerra de combate à gripe.
Para subsidiar os grupos na construção dos esquetes, utilize a imagem da campanha do governo que orienta a população sobre as formas de prevenção contra a gripe ou passe para os alunos alguns vídeos de campanhas de prevenção.
http://www.saudedoviajante.pr.gov.br/2017/08/40/Novos-numeros-da-Influenza-no-Brasil.html
https://www.youtube.com/watch?v=L-OG2SFOZ8s
https://www.youtube.com/watch?v=eI5UGKjSZGI
Esta aula pode ser um ponto inicial para o desenvolvimento de uma campanha de prevenção contra gripe com a comunidade escolar. Uma sugestão é, após a aula, apresentar os esquetes para os outros alunos da escola e, havendo equipamento necessário, os esquetes poderão ser filmados e transformados em pequenos vídeos produzidos pelos alunos, que poderão ser utilizados em redes sociais ou apresentados para toda a comunidade escolar.
Uma proposta alternativa aos esquetes é a produção de fôlderes e cartazes para a campanha de prevenção da gripe na escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Recapitular com os alunos as principais informações sobre gripe verificando se as informações presentes nos esquetes estão adequadas para realizar uma boa campanha de prevenção. Oriente os alunos que, caso seja necessário, façam correções nos registros feitos no caderno e regravem os esquetes com as devidas correções.
Sistematização
Orientações: Destaque com os alunos a diversidade de tipos de vírus e sua mutação, o que faz com que, mesmo existindo a vacina, ela será efetiva contra um tipo de vírus, isso dá destaque aos hábitos de higiene como forma de prevenção a quaisquer tipos de vírus.