11398
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Análise do Comportamento de uma função

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Analisar o comportamento do gráfico da função

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações- problemas que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Analisar o comportamento do gráfico da função

Conceito-chave

Gráfico da Função.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Construção de gráficos de funções.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha e papel quadriculado.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e relembre o conceito de gráfico de função. Discuta com os alunos sobre quais propriedades o gráfico de uma função pode representar.

Propósito: Retomar o conceito de gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível compreender o comportamento de uma função apenas analisando seu gráfico?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e relembre o conceito de gráfico de função. Discuta com os alunos sobre quais propriedades o gráfico de uma função pode representar.

Propósito: Retomar o conceito de gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível compreender o comportamento de uma função apenas analisando seu gráfico?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam sem que haja intervenção do professor.
Propósito: Desenvolver a habilidade de análise dos gráficos da função.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar que a função é crescente ou decrescente?
  • Como podemos definir o domínio e contradomínio da função partindo da observação dos gráficos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
  • Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
  • Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
  • Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
  • Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade enfatizando a importância do gráfico da função. Discuta com os alunos sobre as vantagens na observação do comportamento de uma função através do gráfico.

Propósito: Concluir e intensificar o assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar no gráfico da função?
  • É possível interpretar todas as características da função somente por meio de seu gráfico?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 e 12).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Avaliar se os alunos desenvolveram a habilidade de interpretar o gráfico de uma função.

Discuta com a turma:

  • As informações apresentadas no gráfico são de fácil visualização?
  • É possível perceber facilmente em uma função dada todos os elementos que determinam o comportamento de uma função?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 14 e 15).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Avaliar se os alunos desenvolveram a habilidade de interpretar o gráfico de uma função.

Discuta com a turma:

  • As informações apresentadas no gráfico são de fácil visualização?
  • É possível perceber facilmente em uma função dada todos os elementos que determinam o comportamento de uma função?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações- problemas que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Analisar o comportamento do gráfico da função

Conceito-chave

Gráfico da Função.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Construção de gráficos de funções.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha e papel quadriculado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e relembre o conceito de gráfico de função. Discuta com os alunos sobre quais propriedades o gráfico de uma função pode representar.

Propósito: Retomar o conceito de gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível compreender o comportamento de uma função apenas analisando seu gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).

Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e relembre o conceito de gráfico de função. Discuta com os alunos sobre quais propriedades o gráfico de uma função pode representar.

Propósito: Retomar o conceito de gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível compreender o comportamento de uma função apenas analisando seu gráfico?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam sem que haja intervenção do professor.
Propósito: Desenvolver a habilidade de análise dos gráficos da função.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar que a função é crescente ou decrescente?
  • Como podemos definir o domínio e contradomínio da função partindo da observação dos gráficos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
  • Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
  • Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
  • Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).

Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.

Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.

Discuta com a turma:

  • É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
  • Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade enfatizando a importância do gráfico da função. Discuta com os alunos sobre as vantagens na observação do comportamento de uma função através do gráfico.

Propósito: Concluir e intensificar o assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que podemos observar no gráfico da função?
  • É possível interpretar todas as características da função somente por meio de seu gráfico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 e 12).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Avaliar se os alunos desenvolveram a habilidade de interpretar o gráfico de uma função.

Discuta com a turma:

  • As informações apresentadas no gráfico são de fácil visualização?
  • É possível perceber facilmente em uma função dada todos os elementos que determinam o comportamento de uma função?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 14 e 15).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Avaliar se os alunos desenvolveram a habilidade de interpretar o gráfico de uma função.

Discuta com a turma:

  • As informações apresentadas no gráfico são de fácil visualização?
  • É possível perceber facilmente em uma função dada todos os elementos que determinam o comportamento de uma função?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano