Objetivo
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
NÃO HÁ.
Objetivos específicos
Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática.
Conceito-chave
Investigar diferentes soluções para situações problemas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam o que o professor pretende desenvolver na aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos por meio do projetor ou distribua cópias para cada dupla. Faça perguntas aos alunos que estimule-os a interpretar a imagem apresentada: “É possível dizer qual a massa da casquinha com sorvete?”, “A casquinha com sorvete e as quatro casquinhas têm massas iguais?”. Incentive-os a propor uma solução: “É possível equacionar o problema de modo que a representação seja por letras?”; “Se atribuirmos valores às letras os resultados obtidos poderão ter sentenças apenas verdadeiras? Apenas falsas? Ou verdadeiras e falsas?”. Peça para os alunos irem à lousa e representar sua resposta. Considere perguntas como: “Qual a massa de cada casquinha?” “Qual a massa da bola de sorvete em relação às casquinhas”?
Propósito: Estimular a interpretação de uma situação problema e fazer a representação matemática para encontrar a solução.
Discuta com a turma:
- Qual a pergunta você acha que deve ser respondida?
- O ambiente em que se encontra a balança tem alguma influência na situação? Por quê?
- Você já resolveu algum problema parecido?
- É possível elaborar mais de uma estratégia para solução ou só uma? Quais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal - Conceitual
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Escreva a atividade na lousa, projete ou ainda entregue a atividade impressa para que o aluno faça a leitura da atividade individualmente, de modo que compreenda o problema e registre no caderno possíveis soluções. Após 5 minutos peça que os alunos formem trios, comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Faça o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse o download da resolução da atividade principal.
Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam o raciocínio lógico e dedutivo, sejam capazes de registrar diferentes representações de soluções de um problema.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema apresenta?
- Existe alguma condição? Se sim, qual?
- Considerando os dados do problema, alguém se lembra de ter resolvido algum problema parecido?
- Alguém tem alguma estratégia para resolver o problema?
- A estratégia utilizada para resolver esse problema serve para resolver problemas semelhantes?
Materiais complementares para impressão:
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Esse é o momento de indicar ao aluno os conceitos que foram retomados e aprendidos para resolver a atividade principal. É importante usar o vocabulário matemático para que os alunos o compreendam.
Propósito: Promover a interação do aluno com o vocabulário matemático e estimular o interesse nos conceitos aprendidos.
Discuta com a turma:
- Você ainda tem dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Quais foram seus pontos forte e fracos nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecer os dados que o problema fornece e a pergunta que tem que ser respondida, e ainda os conceitos necessários para representar a solução do problema.
Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Raio X - conceitual - problemas com mais de uma solução
Tempo sugerido: 5 - 10 minutos (Slides 13 a 17).
Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão para que individualmente crie estratégias que venha mostrar uma ou mais soluções de uma situação problema.
Propósito: Consolidar a aprendizagem de participação ativa na resolução de problemas com mais de uma solução.
Discuta com a turma:
- Qual a pergunta para o problema?
- Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
- Quais maneiras foram pensadas para descrever as soluções?
Materiais complementares para impressão: