11198
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Conceitual - Resolução de problemas com mais de uma solução

Plano de aula de Matemática com atividades para o 8º ano do Fundamental sobre estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érica Fernanda Barbosa dos Santos,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

NÃO HÁ.



Objetivos específicos

Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática.

Conceito-chave

Investigar diferentes soluções para situações problemas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam o que o professor pretende desenvolver na aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos por meio do projetor ou distribua cópias para cada dupla. Faça perguntas aos alunos que estimule-os a interpretar a imagem apresentada: “É possível dizer qual a massa da casquinha com sorvete?”, “A casquinha com sorvete e as quatro casquinhas têm massas iguais?”. Incentive-os a propor uma solução: “É possível equacionar o problema de modo que a representação seja por letras?”; “Se atribuirmos valores às letras os resultados obtidos poderão ter sentenças apenas verdadeiras? Apenas falsas? Ou verdadeiras e falsas?”. Peça para os alunos irem à lousa e representar sua resposta. Considere perguntas como: “Qual a massa de cada casquinha?” “Qual a massa da bola de sorvete em relação às casquinhas”?

Propósito: Estimular a interpretação de uma situação problema e fazer a representação matemática para encontrar a solução.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta você acha que deve ser respondida?
  • O ambiente em que se encontra a balança tem alguma influência na situação? Por quê?
  • Você já resolveu algum problema parecido?
  • É possível elaborar mais de uma estratégia para solução ou só uma? Quais?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal - Conceitual select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Escreva a atividade na lousa, projete ou ainda entregue a atividade impressa para que o aluno faça a leitura da atividade individualmente, de modo que compreenda o problema e registre no caderno possíveis soluções. Após 5 minutos peça que os alunos formem trios, comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Faça o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse o download da resolução da atividade principal.

Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam o raciocínio lógico e dedutivo, sejam capazes de registrar diferentes representações de soluções de um problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema apresenta?
  • Existe alguma condição? Se sim, qual?
  • Considerando os dados do problema, alguém se lembra de ter resolvido algum problema parecido?
  • Alguém tem alguma estratégia para resolver o problema?
  • A estratégia utilizada para resolver esse problema serve para resolver problemas semelhantes?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividadeo

Guia de intervenção

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Existe outra possibilidade de resolver o problema?

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Existe outra possibilidade de resolver o problema?

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Existe outra possibilidade de resolver o problema?

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Existe outra possibilidade de resolver o problema?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Esse é o momento de indicar ao aluno os conceitos que foram retomados e aprendidos para resolver a atividade principal. É importante usar o vocabulário matemático para que os alunos o compreendam.

Propósito: Promover a interação do aluno com o vocabulário matemático e estimular o interesse nos conceitos aprendidos.

Discuta com a turma:

  • Você ainda tem dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Quais foram seus pontos forte e fracos nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecer os dados que o problema fornece e a pergunta que tem que ser respondida, e ainda os conceitos necessários para representar a solução do problema.

Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Raio X - conceitual - problemas com mais de uma solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 10 minutos (Slides 13 a 17).

Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão para que individualmente crie estratégias que venha mostrar uma ou mais soluções de uma situação problema.

Propósito: Consolidar a aprendizagem de participação ativa na resolução de problemas com mais de uma solução.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta para o problema?
  • Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
  • Quais maneiras foram pensadas para descrever as soluções?

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam o que o professor pretende desenvolver na aula.


Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

NÃO HÁ.



Objetivos específicos

Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática.

Conceito-chave

Investigar diferentes soluções para situações problemas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos por meio do projetor ou distribua cópias para cada dupla. Faça perguntas aos alunos que estimule-os a interpretar a imagem apresentada: “É possível dizer qual a massa da casquinha com sorvete?”, “A casquinha com sorvete e as quatro casquinhas têm massas iguais?”. Incentive-os a propor uma solução: “É possível equacionar o problema de modo que a representação seja por letras?”; “Se atribuirmos valores às letras os resultados obtidos poderão ter sentenças apenas verdadeiras? Apenas falsas? Ou verdadeiras e falsas?”. Peça para os alunos irem à lousa e representar sua resposta. Considere perguntas como: “Qual a massa de cada casquinha?” “Qual a massa da bola de sorvete em relação às casquinhas”?

Propósito: Estimular a interpretação de uma situação problema e fazer a representação matemática para encontrar a solução.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta você acha que deve ser respondida?
  • O ambiente em que se encontra a balança tem alguma influência na situação? Por quê?
  • Você já resolveu algum problema parecido?
  • É possível elaborar mais de uma estratégia para solução ou só uma? Quais?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Escreva a atividade na lousa, projete ou ainda entregue a atividade impressa para que o aluno faça a leitura da atividade individualmente, de modo que compreenda o problema e registre no caderno possíveis soluções. Após 5 minutos peça que os alunos formem trios, comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Faça o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse o download da resolução da atividade principal.

Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam o raciocínio lógico e dedutivo, sejam capazes de registrar diferentes representações de soluções de um problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema apresenta?
  • Existe alguma condição? Se sim, qual?
  • Considerando os dados do problema, alguém se lembra de ter resolvido algum problema parecido?
  • Alguém tem alguma estratégia para resolver o problema?
  • A estratégia utilizada para resolver esse problema serve para resolver problemas semelhantes?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividadeo

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Esse é o momento de indicar ao aluno os conceitos que foram retomados e aprendidos para resolver a atividade principal. É importante usar o vocabulário matemático para que os alunos o compreendam.

Propósito: Promover a interação do aluno com o vocabulário matemático e estimular o interesse nos conceitos aprendidos.

Discuta com a turma:

  • Você ainda tem dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Quais foram seus pontos forte e fracos nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecer os dados que o problema fornece e a pergunta que tem que ser respondida, e ainda os conceitos necessários para representar a solução do problema.

Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 10 minutos (Slides 13 a 17).

Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão para que individualmente crie estratégias que venha mostrar uma ou mais soluções de uma situação problema.

Propósito: Consolidar a aprendizagem de participação ativa na resolução de problemas com mais de uma solução.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta para o problema?
  • Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
  • Quais maneiras foram pensadas para descrever as soluções?

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 8º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano