Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Resolver problemas com infográfico
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnicci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
“NÃO HÁ”
Objetivos específicos
Compreender e interpretar infográficos, comparar o infográfico com outro texto do mesmo assunto.
Conceito-chave
Infográficos, gráficos, mapas, cronologia.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender e interpretar infográficos, comparar o infográfico com outro texto do mesmo assunto.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que o professor pretende desenvolver na aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.
Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?
Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Que informações essa imagem pode nos fornecer?
- Que nome podemos dar a esta imagem?
- É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
- Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
- Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
- Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.
Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?
Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Que informações essa imagem pode nos fornecer?
- Que nome podemos dar a esta imagem?
- É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
- Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
- Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
- Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.
Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?
Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Que informações essa imagem pode nos fornecer?
- Que nome podemos dar a esta imagem?
- É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
- Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
- Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
- Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?
Atividade principal - Conceitual
Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).
Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica do infográfico e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas conclusões. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. O gráfico da atividade principal é estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre gráfico e infográfico, assim como reconhecer e classificar.
Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.
Discuta com a turma:
- Você já parou pra contar quantos copos de água bebe por dia?
- Vamos imaginar quantos copos de água bebemos por dia.
- Sabendo que um copo de água comum tem aproximadamente 250ml, quantos litros de água você bebe por dia?
- Agora vamos comparar esses dados com o infográfico do próximo slide.
Atividade principal - Conceitual
Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).
Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formarem duplas e uma análise crítica do infográfico para responder as perguntas. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet.
Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.
Discuta com a turma:
- Você acha que esses dados têm relação com o seu dia a dia?
- Vamos tabular o que consumimos em nossos dias, e comparar com os dados do infográfico
- Que tipo de informações é possível analisar nesse infográfico?
- Existe alguma relação dessa pesquisa com a matemática?
- É possível efetuar cálculos matemáticos para a conferência desses dados?
Atividade principal - Conceitual
Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).
Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-ar na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formar duplas e fazer uma análise crítica do infográfico para responder as perguntas. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet.
Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.
Discuta com a turma:
- Você acha que esses dados tem relação com o seu dia a dia?
- Vamos tabular o que consumimos em nossos dias, e comparar com os dados do infográfico
- Que tipo de informações é possível analisar nesse infográfico?
- Existe alguma relação dessa pesquisa com a matemática?
- É possível efetuar cálculos matemáticos para a conferência desses dados?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa algumas respostas e faça uma reflexão coletiva sobre mudança de hábitos que promove a conscientização sobre o consumo de água.
Propósito: Analisar um infográfico estatístico.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Informações cuja fontes são: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/05/e-possivel-viver-com-110-litros-de-agua-por-dia-veja-como-seria-a-sua-vida.htm e http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2015/01/118521-agua-no-brasil.shtml Acesso em 04 fev 2018.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa algumas respostas e faça reflexão coletiva sobre mudança de hábitos que promove a conscientização sobre o consumo de água.
Propósito: Analisar um infográfico estatístico.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).
Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formar duplas e fazer uma análise crítica do infográfico e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas conclusões. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. O gráfico da atividade principal é estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre gráfico e infográfico, assim como reconhecer e classificar. Pegada hídrica indica a quantidade de água que alguns alimentos utilizam na sua produção seja por pessoas comuns ou empresas.
Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos na aula?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que eve dificuldade?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).
Orientações: Este é o momento de indicar ao aluno os conceitos que foram retomados e aprendidos para resolver a atividade principal, é importante usar o vocabulário matemático para que os alunos se familiarizar.
Propósito: Promover a interação do aluno com o vocabulário matemático e compreender o que é infográfico.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o que é um infográfico e quais os tipos que existem. E ainda os conceitos necessários para representar reconhecer cada tipo de infográfico.
Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Raio X - conceitual - Resolver problemas com infográfico
Tempo sugerido: 5 - 10 minutos
Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente faça a leitura contínua do infográfico, do início ao fim. Peça que observem as imagens e estude o as informações contidas. Questione os alunos sobre qual tipo de infográfico foi apresentado. Espera-se que o aluno perceba que o infográfico apresentado se trata de uma arte texto, isto é, a informação principal está na forma de texto.
Propósito: Consolidar a aprendizagem no reconhecimento e classificação de tipos de infográficos.
Discuta com a turma:
- Infográfico representa a junção de duas palavras: info + gráfico. É possível deduzir seu significado a partir daí?
- Que tipo de infográfico é apresentado nessa atividade?
- Que tipo de infográfico você considera que colabora para uma melhor interpretação dos dados?
- Qual a diferença entre um gráfico e um infográfico?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_26RDP07
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Raio X
Atividade Raio X
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e montar um Painel de Soluções, com os dados e a imagem do problema, no Padlet, Jamboard, ou num arquivo de acesso coletivo. Peça para que, em duplas, os alunos façam uma análise crítica do infográfico e registrem suas observações, a interação entre eles pode ser feita via chamada de vídeo do WhatsApp. Instigue a argumentação e a comparação das soluções encontradas. Sugira que leiam o artigo “Quatorze tipos de infográficos que podem ser usados em sua estratégia” disponível em: https://marketingdeconteudo.com/tipos-de-infografico, (acesso em 04 de jul 2020) e que assistam o infográfico em vídeo “Entenda como a zika deu a volta ao mundo” no link https://tvuol.uol.com.br/video/entenda-como-a-zika-deu-a-volta-ao-mundo-04024D9A3570DC816326 (acesso em 04 de jul 2020). O objetivo é que o aluno reconheça que o infográfico é um tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio ou vídeo e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet. É importante que ele perceba a diferença entre gráfico e infográfico, aprenda a analisar e extrair as informações através desta análise. Solicite que anotem suas estratégias e respostas, para compartilhar com a turma.
Discussão das soluções
Professor, verifique as orientações feitas no Guia de Intervenção no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Jzk2yTCjAdz4FfpHZnXwn663yk68vbYGQtnRz7AUy59Qc2A8TzcEWNUujsTa/guiainterv-mat8-26rdp07.pdf. Peça que as duplas compartilhem suas soluções, seja por áudio, vídeo, fotos ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou no arquivo de acesso coletivo. Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, faça uma reflexão coletiva sobre mudança de hábitos essenciais para evitar a disseminação de qualquer tipo de vírus, inclusive o Coronavírus (COVID-19). Saliente que o momento é de alerta e as medidas de contenção são imprescindíveis e exige o compromisso de cada cidadão para a contenção da pandemia.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar à solução, é um momento favorável para reflexão em relação a atual pandemia do Coronavírus (COVID-19). É importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão, podem estar envolvidos com outros afazeres.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnicci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
“NÃO HÁ”
Objetivos específicos
Compreender e interpretar infográficos, comparar o infográfico com outro texto do mesmo assunto.
Conceito-chave
Infográficos, gráficos, mapas, cronologia.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.