Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_26RDP06
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no WhatsApp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e montar um Painel de Soluções, com todos os dados do problema, utilizando o Padlet, o Jamboard, ou produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso. Peça para que, em duplas, os alunos discutam as possíveis soluções, registrem no caderno e, após analisarem, preencham os espaços indicados nos Triângulos, a interação entre eles pode ser feita via chamada de vídeo do WhatsApp. Instigue a argumentação e a comparação das soluções encontradas. Sugira os jogos online, “Soma 9 no triângulo” no link,
http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/tsoma9.html, (acesso em 04 de jul 2020) e “Soma 10 no triângulo” no link http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/tsoma10.html, (acesso em 04 de jul 2020).
Na primeira parte da atividade os alunos devem completar os círculos dos triângulos de modo que a soma dos valores de cada lado seja sempre 5,25 e na segunda parte eles terão que fazer um caminho inverso (mais ampliado), que poderá ser facilitado por se tratar de números inteiros. Estimule os alunos a realizar o esforço produtivo e representar suas ideias por meio desenho, esquemas ou algoritmos. Se o aluno apresentar dificuldades para resolver a Adição com números decimais, sugira que assista o vídeo "Soma de números decimais: 9,087+15,31"- Khan Academy, no link: https://youtu.be/i03fCG9k_bo (acesso em 04 de jul 2020). Solicite que anotem suas estratégias e respostas, para compartilhar com a turma.
Discussão das soluções
Professor, verifique as orientações feitas no Guia de Intervenção no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S7wugs9SJf2FWaYw9MDGQKfe4C6d6AFVj6eTb7b2JkWg8ha26P5ZbXnyUWAQ/guiainterv-mat8-26rdp06.pdf, elas serão úteis na condução dessa discussão. A escuta das possíveis soluções é muito importante. Incentive para que eles justifiquem suas escolhas e informem o que julgaram difícil ou fácil. Peça que as duplas compartilhem suas soluções, seja por áudio, vídeo, fotos ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou no arquivo de acesso coletivo.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar às soluções é um momento favorável para interação e troca de conhecimentos. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão, podem estar envolvidos com outros afazeres.